"Cuidar de quem mais precisa"




Por Teresa Bergher *

No final do ano passado, o prefeito Marcelo Crivella me chamou para dar a nobre missão: ajudá-lo a cuidar das pessoas. No primeiro dia do ano, assumi a secretaria municipal de Assistência Social e Direitos Humanos e o compromisso de tentar melhorar a vida de quem mais precisa.

O desafio é grande. O primeiro passo é promover de fato a unificação das três secretarias que ficaram sob a minha responsabilidade: assistência social, idoso e defesa da mulher. Para ter maior efetividade e oferecer um serviço de maior qualidade, vamos eliminar as sobreposições de atividades, evitando o desperdício. Isso só será possível através de uma gestão competente, que cuide dos recursos públicos com rigor e austeridade.

A proposta é envolver toda a sociedade civil e religiosa na atenção à infância e à população de rua, hoje estimada em 14 mil pessoas. Não pretendo recolhê-las, mas acolhê-las, com humanidade. Ainda nestes primeiros dias quero percorrer os abrigos públicos, para ver como a prefeitura vem recebendo quem vive sem um teto.

Com o apoio da secretaria de Saúde e dos mais diversos segmentos religiosos, pretendo atender com dignidade os dependentes químicos, com especial atenção às cracolândias.

Mas não bastam as boas intenções e ideias sem o indispensável apoio de todos vocês. Cada um precisa fazer a sua parte, pelo menos o mínimo possível; olhar para quem está do lado; estender a mão; oferecer ajuda. Só assim, juntos, poder público e sociedade, será possível cuidar verdadeiramente das pessoas.


(*) Teresa Bergher é Secretária Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos da prefeitura do Rio de Janeiro


OBS: Imagem acima extraída de http://www.psdb-rj.org.br/site/midia/artigos/5967-qcuidar-de-quem-mais-precisaq-por-teresa-bergher

Comentários