Uma operação transformadora






Fernando Gabeira


A Lava Jato ainda não terminou e talvez não termine tão cedo (...) ela é uma operação transformadora, que desvenda, com competência, o maior escândalo da história do Brasil. Inspirada na operação Mãos Limpas, que estremeceu a Itália nos anos 1990, a Lava Jato é um extraordinário trabalho de equipe que conseguiu sobretudo provar com fatos e documentos a inescapável realidade de que a Petrobras foi saqueada e os saqueadores levaram os recursos para fora do país.

A operação vem desnudando a engrenagem apodrecida que ligava as empreiteiras aos partidos no poder. Para se conhecer o juiz Sérgio Moro, a melhor maneira é analisar seu trabalho: o grande conhecimento técnico, as perguntas meticulosas, as sentenças fundamentadas e a coragem de enfrentar a pressão dos advogados mais bem pagos do país.

Foram tão contundentes os fatos apresentados pela operação que seus adversários não tiveram outro caminho exceto criticá-la na forma. Mas a própria justiça brasileira reconheceu sua legitimidade, dando-lhe a vitória em inúmeros questionamentos.

Um dos momentos mais tensos aconteceu quando a Lava Jato levou o ex-presidente Lula para depor, baseando-se no princípio de que todos são iguais perante a lei. Até aquele momento, tinham sido feitas 116 conduções coercitivas. Ninguém protestara. No entanto, no caso de Lula, havia ainda a suposição de que era um símbolo nacional e merecia respeito. Nesse modelo de pensamento, é aceitável o princípio de que a lei vale para todos - menos para os símbolos.

Os procuradores da força-tarefa não se limitam ao trabalho áspero de desmontar uma organização criminosa que unia, num só caso, os maiores empreiteiros do país e os principais partidos da base do governo. Eles perceberam que era necessário modificar e fortalecer a lei para que o Brasil não se tornasse presa fácil dos políticos e empresários corruptos. Fizeram uma proposta para acabar com a impunidade no país, "As 10 medidas contra a corrupção", que conseguiu mais de 2 milhões de assinaturas e virou um projeto de lei de iniciativa popular, já em tramitação no Congresso.


___________________________________________
Adaptado do prefácio do livro 
"Lava Jato" de Vladmir Netto

Para adquirir o livro: Livraria Saraiva 
(obs. Não fazemos propaganda nem ganhamos dinheiro da
Saraiva).

Comentários

Boa postagem!

Acredito que a Lava Jato já entrou para a História e que a maneira de se fazer política já não poderá mais ser a mesma. Ela é a expressão de um novo momento que o Brasil vive e não há como para-la. Sua continuidade importará na reinvenção das nossas instituições.

Que o povo brasileiro não deixe de apoiar os trabalhos da PF e do MPF seguindo o exemplo pelos estados e municípios brasileiros no combate à corrupção.
Eduardo Medeiros disse…
Concordo, Rodrigo, ela já mudou muita coisa. Ela demonstrou que os antes "intocáveis" políticos podem sim serem preso, perderem mandatos. Esperemos que essa nova onda moralizadora continue.