Está na hora de mulher eleger mulheres




Por  Elizabeth Antunes *

Segundo a pagina do DivulgaCandContas do site TSE, "do total de candidatos destas eleições, 155.587 (31,60%) são do sexo feminino, e 336.819 (68,40%) são homens. Na disputa para os cargos de vereador em todo o país, essa proporção é ainda maior: 32,79% são candidatas. Na disputa majoritária (para prefeito), 12,57% dos candidatos são do sexo feminino".

Também de acordo com o TSE, 

"os  percentuais de gênero devem ser observados não só no momento do registro de candidatura, como também em eventual preenchimento de vagas remanescentes e na substituição de candidatos. A Justiça Eleitoral também está atenta a eventuais fraudes no lançamento de candidaturas femininas apenas para preencher o quantitativo determinado pela Lei Eleitoral, sem dar suporte a essa participação com direito de acesso ao horário eleitoral gratuito na rádio e na televisão e aos  recursos do Fundo Partidário".

Apesar desses dados acima, nós mulheres somos mais de 50% da população do Brasil. Então por que não há mais mulheres eleitas? Será que já não está passando da hora de mudar essas estatísticas?

Recentemente tivemos o impeachment de uma presidente, mas isso não quer dizer que nós mulheres não devemos continuar lutando pelo nosso espaço na política. Por muitos anos esses cargos foram ocupados somente por homens, mas com a mudança nas Leis a era machista começa a ser desconstruída.

Agora precisamos começar a aprender a votar nas mulheres!

Poucas foram as vezes em que uma mulher ocupou uma cadeira de vereadora em nosso Município. Talvez você possa não ter se sentido representada ainda. Quem sabe por ter sido uma, no meio de vários homens?

Este ano teremos 13 vagas para vereadores no Município de Mangaratiba. Que tal você mulher ajudar a eleger outras mulheres?

Com mais representantes do sexo feminino na Câmara poderemos lutar melhor pela criação de políticas públicas voltadas para nossas necessidades. Principalmente nas áreas da Saúde, Educação e Emprego e Renda. Claro que não deixando as outras áreas de lado.

Pensem nisso, mulheres!! O seu voto pode ajudar a eleger outras mulheres e fazer toda a diferença para nós.


(*) Elizabeth Antunes é professora do Município de Mangaratiba, formada em Pedagogia e Pós-Graduada em Gestão na Educação Básica, com cursos em controle social, pelo FNDE, CNJ, Escola de Políticas Públicas, Instituto Legislativo Brasileiro e Extensão no curso Controle Cidadão, da Universidade Aberta do Nordeste. 


OBS: Ilustração do artigo extraída de http://static.psdb.org.br/mulher/files/2015/05/Banner-certo.jpg

Comentários