Bolsonaro e o elogio ao carrasco






Causou muito barulho o fato do deputado Jair Bolsonaro na votação pelo impeachment da presidente Dilma ter evocado a memória do coronel Carlos Alberto Brilhante Ustra, conhecido torturador do regime militar.


Bolsonaro já deveria ter sido cassado(para alguns até "caçado") desde o dia em que declarou da tribuna da Câmara que a deputada Maria do Rosário não "merecia" ser estuprada por ele. Isso é de uma grosseria e de um machismo escroto para dizer o mínimo. Dito da tribuna da Câmara, a ofensa se expande exponencialmente. Merecia ser cassado.

Bolsonaro poderia ser um bom representante da direita, defensor do liberalismo econômico, mas teima em viver com a cabeça nos tempos da Guerra Fria. Ele se vê como um caçador de comunistas, mesmo o Muro de Berlim tendo caído em 1989, e se orgulha de defender torturadores e que o regime militar deveria "ter matado mais".

O coronel Ustra foi o primeiro militar reconhecido pelo MPF como torturador nos governos militares. Na comissão da verdade ele disse que tinha ordens para fazer o que foi feito e que não tinha cometido crimes, pois sua ação era contra terroristas comunistas.

Não se pode negar também a ação violenta da guerrilha que lutava contra a Ditadura via ação armada. Eles decidiriam entrar na guerra ideológica da Guerra Fria, alinhados com o comunismo de Moscou e entraram para matar ou morrer. 
As ações do governo militar e as ações da guerrilha faziam parte de uma guerra declarada: A guerrilha lutava para implantar a ditadura do proletariado e o governo militar lutava para que isso não acontecesse e para isso impunha a ditadura capitalista.

As ações da guerra se justificam (ou não) dentro do seu próprio contexto e época, mas trazer isso para os dias atuais é um anacronismo. 
Bolsonaro exaltar hoje torturados do governo militar é anacrônico, pois os tempos são outros. Tortura hoje é algo inaceitável (ainda que ocorram) mesmo na guerra. 

Os inimigos da Ditadura Militar brasileira estão hoje no poder (desde FHC) e nenhum deles querem mais implantar ditaduras de proletariados(com exceção de alguns poucos que ainda vivem com a cabeça nos tempos da guerra fria como Bolsonaro). É hora de evoluir esse discurso político.


Comentários

Ainda que alguns tenham aplaudido o deputado, suponho que ele deva ter perdido muitos dos votos que conquistou ultimamente em sua pretensão de disputar eleições majoritárias. Antes houvesse elogiado os presidentes militares ou figuras mais honradas daquele regime.

O discurso dele está bem ultrapassado. Mesmo que a sua linha não seja a do liberalismo econômico, poderia ter adotado um conservadorismo progressista que sabiamente misturasse o novo com o velho. Afinal, ele se filiou ao PSC e tortura não tem nada a ver com cristianismo. Muito pelo contrário!

Parabéns pelo texto!