A Supersimetria da criação

Conta uma tradição chinesa da época Xia (2205-1782), que apareceram dez sóis em nosso ambiente cósmico causando súbitas mudanças. Os povos da terra sofreram, terrivelmente com o calor e, por isso o Imperador ordenou ao seu melhor arqueiro que abatesse os sóis extras. O arqueiro foi recompensado com uma pílula  que tinha o poder da imortalidade mas sua esposa a roubou. Por esta ofensa ela foi exilada imóvel no firmamento transformando-se na lua.
Segundo esta lenda, o primeiro ser vivo foi P’na Ku, que cresceu durante 18 mil anos dentro de um ovo cósmico. Quando se chocou, a casca acima dele se tornou o céu, enquanto a casca abaixo tornou-se a terra. Os opostos da natureza foram separados como masculino e feminino, úmido e seco, claro e escuro, yin e yang. P’an Ku se despedaçou e suas feições se tornaram o mundo natural. Seus membros se transformaram em montanhas, seu sangue em rios, sua respiração no vento, sua voz nos trovões, seu cabelo na grama e seu suor na chuva. Seu olho esquerdo se tornou o sol e o direito na lua.
Antes do início dos tempos havia Nu, o oceano primordial do caos. De um ovo na superfície de Nu surgiu uma divindade referida como Amon-Rá. Amon-Rá produziu filhos e filhas divinos. As lágrimas de Amon-Rá fornaram a humanidade. Seu neto, o Deus Osíres se casou com uma sua irmã Ísis que descobriu a identidade de Amon-Rá, o que permitiu que Osíres tomasse seu lugar como rei. Osíres mostrou aos humanos como obter comida e vinho, enquanto Ísis ensinou-lhes a tecer e fazer medicina. Set, irmão de Osíres, que representava o mal, prende-o em um baú lançado ao Nilo.  Ìsis recuperou o corpo dilacerado de Osíres exceto o pênis que fora comido por um peixe. Ela criou um pênis de barro e soprou a vida de volta para Osíres através dele.  Osires viveu apenas o suficiente para engravidar ìsis do seu filho Hórus. Para manter seu filho a salvo de Set, Ìsis o colocou num cesto para flutuar no Nilo, inspirando a história de Moisés.
No princípio o Deus Amma, o sol e a lua, na forma de dois potes, jogou pedaços de barro no espaço para criar as estrelas e uma bola de barro para criar a terra. Sentindo-se só, Amma se aproxima da terra e fertiliza-a para gerar filhos. Entretanto, uma colina vermelha causou um defeito na gestação. Em vez de gêmeos, nasceu um chacal que trouxe inúmeros problemas para Amma. Esta lenda explica a circuncisão feminina realizada por diversas tribos africanas.
A bíblia conta a lenda de quando Josué rezou para que o sol parasse em seu trajeto de forma que a luz do dia se prolongasse, permitindo a ele terminar a batalha contra os Amoritas em Canaã. Segundo o livro de capa preta, o sol ficou parado por um dia. Atualmente sabemos que isto significa que a terra ficou sem rotação por doze horas. Se a terra fosse imobilizada, de acordo com as leis de Newton, tudo que não estivesse preso a ela, continuaria a se mover na sua velocidade original que é de 1.800 km/h no Equador. Um preço muito alto para um pôr do sol prolongado. Por outro lado, o universo não pode ser rebobinado. As leis matemáticas da física moderna não permitem o desvio de seu curso inexorável, para o futuro.
Mitos de criação como estes são tentativas de responder a questão feita pela ciência; Por que há um universo, e por que o universo é do jeito que é.
As lendas têm significados diferentes. As citadas aqui, umas são poéticas, outras são românticas e outras são mentiras enganosas que perduram. O universo é compreensível por que é governado por leis científicas e seu comportamento pode ser descrito como um modelo matemático. A primeira força descrita em linguagem matemática foi a gravidade. A lei da gravitação universal foi descrita por Newton e publicada em 1687  dizendo que todo objeto no universo atrai qualquer outro com uma força proporcional à sua massa. A ideia de que existem leis naturais ,suscita questões semelhantes àquelas pelas quais Galileu Galilei foi condenado por heresia em 1637.
A humanidade parece ter reconhecido que o universo não foi uma criação recente ou os seres humanos  têm existido apenas durante uma fração menor da história cósmica. Isto porque nossa espécie tem aprimorado tão rapidamente seu conhecimento tecnológico que, se existisse a milhões de anos, já teríamos alcançado a singularidade. A menos que a cada limite da evolução, a sociedade entra em colapso e começa tudo novamente. Inclusive a criação.

Dissocia-se o universo da criação humana, mesmo que o homem seja criado à semelhança de alguém e pode ser destruído por seu criador. O universo se mantém simétrico com outros universos.

Comentários

Para provar que sou teimoso e não desisto facilmente, apesar da ausência prolongada. Aqui estou novamente postando minhas heresias mesmo sabendo que as últimas postagens não renderam meia dúzia de comentários.A sala desestimula assuntos que não se referem a crenças absurdas. Postar ensaios científicos, publicações catedráticas é lamber giz. Espero que algum membro leia e comente. Ficarei feliz em replicar.
Eduardo Medeiros disse…
Ora, viva, Mirandinha, boa iniciativa de tirar a poeira da nossa Confraria. Nossos leitores ocultos já deviam estar com saudades, já os leitores "fixos" eu não sei...rs

Eu tenho um apreço por mitos e lendas. Tenho imaginação fértil. Acho o mito bíblico da criação algo maravilhoso. Nem se compara com aquelas ideias infantis de casca de ovo, de tartarugas carregando o mundo nas costas, etc. Os mitos egípcios considero interessantes, toda aquela guerra entre família...

Mas seu texto é antes de tudo, sobre a simetria do universo. Há pouco foi lançado o filme sobre a vida do físico inglês Stephan Hawking, que se não me engano, ganhou algum Oscar este ano. Hawking é um grande unificador. Ele pretende unificar toda a criação em uma única "Teoria de Tudo". Essa ideia unificadora vem de longe, vem do povo que nos deu alguns bons mitos mas depois nos ensinou a não levá-los muito a sério, os gregos.

Foi Tales, segundo a tradição, o primeiro filósofo a fazer um pronunciamento científico ao dizer "tudo é feito de uma única substância". Era a ideia da unidade de todas as coisas que eu muito aprecio. Gosto daquelas máximas zen de que tudo é uno.

Pitágoras, alguns anos depois de Tales, via nos números algo místico, que o mundo natural pode ser descrito por relações matemáticas, logo, racional com sua perfeição e simetria. A corrente pitagórica via por trás do caos aparente do mundo, havia as tais simetrias matemáticas.
Essa ideia varou a Idade Média e chegou à Renascença. O desejo de todo mundo era construir vínculos entre a matemática e a experiência mística de Deus.

Já imaginaram uma igreja cristã pitagórica mística do uno??? rsss mas essa ideia de fato dominou o cristianismo: se Deus era o arquiteto do universo, as leis e os arranjos cósmicos não poderiam ser acidentes do acaso.
Eduardo Medeiros disse…
Hoje, em plena era da física quântica, quando os mecanicismos matemáticos de Newton já não dão conta de explicar o mundo subatômico, novos desafios são lançados aos físicos. Para muito deles, uma teoria do Tudo é simplesmente, impossível.Para outros, o universo não é mecânico, e sim, quântico, logo, é possível reforçar a ideia de interconectividade entre consciências, da consciência como a base de tudo e não, a matéria. Nesse mundo quântico, até a ideia de "Deus" como consciência cósmica, se encaixa bem.

Quanto mais leio sobre essas questões, mais maravilhado fico com a existência, e concordo com Aristóteles de que a atitude correta diante dos mistérios do universo, é o assombro.

Eu gosto de misturar crenças ou mitos com ciência. Afinal, a ciência só foi desenvolvida devido a falta de evidências dos mitos. A partir do momento que o mundo criado por Deus não era plano nem o centro do universo o homem passou a desenvolver estudos para encontrar explicação plausível para o inexplicável para os leigos. A religião com suas crenças e mitos acaba sendo responsável pelo desenvolvimento científico e alguns que usam parte de sua capacidade cerebral pega carona nesta evolução.
Gabriel Correia disse…
Onde a ciencia não alcança, estão os mitos. Precisamos então optar por um mito mais "cientifico".
O genesis nos é intelegivel e surpreende por muitas passagens: "do fruto da arvore da ciencia do bem e do mal não comerás".

Como Ele sabia que comeriamos do tal fruto Sua advertencia era um "deboche" dirigido ao homem atual com sua ciencia problema.
As lendas e mitos podem ser ainda muito úteis para desvendar o inconsciente humano e explicar muitos comportamentos das pessoas ainda não compreendidos. Podem não revelar a origem cosmológica física, mas falam algo sobre as primeiras concepções humanas acerca do Universo (ou de seu próprio mundo interior).
Gabriel Correia, você tem inteira razão. A história bíblica não foi escrita por idiotas. A árvore do bem e do mal era o conhecimento. O fiel estava condenado ao despotismo clerical.
Rodrigo, todo pensador inteligente busca encontrar uma divindade interior. Desvendar o inconsciente humano é uma atividade psicológica. Lendas e mitos só tem utilidades no curandeirismo e macumba não é ciência. Quando insere o universo no contexto, as lendas e mitos se tornam filosofias xinfrim. São universos paralelos, crenças e mitos convivendo com a ciência mas sem se encontrarem.
Levi B. Santos disse…
No que diz respeito ao nosso COSMO biológico-cerebral, Miranda, quero aqui ressaltar que o homem está perdendo a guerra para as bactérias. Chegaram à conclusão de que elas são mais inteligentes que eles, os pesquisadores.

Há cerca de três décadas tínhamos uns 15 a 20 tipos de antibióticos contra as bactérias. Hoje temos só uns três ou cinco que fazem efeito moderado sobre elas. Do jeito que vai, dentro de mais ou menos cinco anos, superbactérias vão destruir a nossa geração. (rsrsrs)

E as próximas gerações contarão, em forma de lenda, a destruição do planeta TERRA por um dilúvio de bactérias. (kkkkkkk)
Meu amigo Levi Bronzeado, Estou percebendo isto. A singularidade do vírus. Antigamente o mosquito anópheles vivia na floresta e só transmitia a malária. Com a degradação de seu ambiente ele colocou uma bermuda de bolinhas, trocou o nome para aedes aegypti e foi para a periferia das grandes cidades transmitir a dengue. Após um combate intensivo de defensivos ele resolveu se vingar de seus algozes. Colocou uma gravata borboleta foi provocar o cólera nos grandes centros urbanos. O Micobacterium tuberculosis passou de fatal a letal. Já não mata seu hospedeiro a curto prazo. Quanto mais demora a agonia em morrer, mais chances tem sua profilaxia.A natureza é sábia. Ela controla as miríades com sua própria antropogenia.
Este comentário foi removido pelo autor.
Levi Bronzeado, esta semana eu me lembrei de você. Um grade médico cardiologista faleceu após 50 anos de bons serviços. Foi o responsável por muitas sobrevidas. Centenas de pacientes fizeram-lhe uma linda homenagem. Decoraram a capela, as ruas onde passou o cortejo com guirlandas em forma de coração de todas as cores. A borda de sua sepultura foi decorada com um grande coração em três dimensões com todos os detalhes, com entrada pela aorta. Juro que me lembrei de você. Já pensou se suas pacientes resolverem copiar a homenagem no seu adeus?

26 de fevereiro de 2015 12:01
Levi B. Santos disse…
Estou para fazer 69, Miranda. Mas estou me cuidando para viver mais um bocadinho: controlando minha diabetes e hipertensão arterial. Mas estou com medo das superbactérias, que quando atingem a árvore respiratória do indivíduo nessa idade, é fatal. (rsrs)

O enterro fantasioso do cardiologista, seu amigo, me fez rir bastante. É que sou Ginecologista, especializado mais na Prevenção do Câncer cérvico-uterino (Nas horas vagas é que me dedico a ler obras de cunho psicanalítico).

Como seria então, Miranda, a decoração da sepultura de um Ginecologista? Pensa aí! (kkkkkkkk)
Levi, estou co 65, hipertenso e portador de um stent. Meu rim esquerdo é fabricante de pedras inúteis e já fui vítima de três litotripsias. Não tenho medo de viroses. Enquanto não inventarem um "diabo verde" para desentupir coronária, meu medo é um infarto.
He, he, he..... Não é difícil imaginar....
Altamirando, tratava-se da maneira como o homem de outras épocas se expressava colocando nas lendas e nos mitos diversos sentimentos e pensamentos. São linguagens que nos auxiliam para compreendermos uma cultura e sua cosmovisão. Algo que considero de grande valor para a humanidade.
Hoje, aproveitando a greve dos Presidentes latinos, resolvi desopilar a mente desligando a tv e fui bisbilhotar a C.P.F.G. até 02/02/2011 e percebi o quanto ela mudou. E para pior. O volume de comentários por texto era maior, o número de participantes ativos era maior,a interação dos membros era maior e até minha acidez adocicou. Tempos em que se pedia permissão ao moderador para postar um dia antes do prazo determinado para a postagem em vigor. Dos atributos encontrados na C.P.F.G de outrora (e não faz muito tempo) não sobrou nenhum além da relação de membros que escafederam-se. Voltar?... O tempo não dá marcha a ré.
Eduardo Medeiros disse…
de vez em quando faço isso, MIrandinha, gosto de ficar lendo posts antigos, lendo as discussões nos comentários que muitas vezes chegou a mais de 100! Mas tudo flui, tudo se transforma, e todo sistema fechado tende a entropia.
Eduardo Medeiros disse…
Devo dizer aos meus caros amigos sexagenários, que em junho próximo chego aos 50; e daqui até os 60 é um pulo, até os 70 alguns passos. Quando mais ficamos velhos mais o tempo nos oprime com sua celeridade.

Mas não é bom constatar que já não se fazem mais velhos hoje como antigamente?
No inicio do século passado velho era quem chegava aos 40, e se não morresse de tuberculose, no máximo, chegava aos 60 já decrépito.
Quando vejo sexagenários correndo na rua, fazendo musculação e muitos em forma melhor do que os mais jovens, fico abismado de como é possível se manter ativo em qualquer idade.

Da minha parte, pretendo continuar ativo até os 75, no mínimo. Fui pai depois dos 40, tenho chegar aos 70 bem para poder brincar com meus netos, isso, claro, se meu filho (que deve ser o único, minha mulher é jovem e quer outro mas eu não sei não...rss) não seguir meu exemplo e se casar mais jovem....rss
Fazer filho é um trabalho muito exaustivo. He, he, he...
Concordo.... Mas sua antiguidade não as tornam reais.
Eduardo Medeiros disse…
Mirandinha, criá-los muito mais rss
Cada fase tem um período. Quando eu estava no período de fazê-los eu não sabia criá~los. Quando aprendi a criá-los perdi a coragem de fazê-los.
É melhor fazê~los sem saber criá-los do que criá-los sem saber fazê-los.