Império


O mais incrível é que se ele nao for um megalomaníaco insaciável, ele vai morrer feliz e jamais será punido, inferno nao existe mesmo e na altura que chegou pode abafar ou contornar qualquer situação. Mais o que ele faz de mal mesmo? Ilude seus fieis? Mais qual líder nao ilude ou deixa iludir? É assim que funciona e sempre funcionou com todos. A questão é que se seus fies estão felizes e deslumbrados, quem nao esta? Que mal ele causa a estas pessoas? Se a margem de desiludidos e infelizes nesta seita for pequena entao podemos dizer que humanamente ele faz mais bem do que mal, ja que da sentido a estas pessoas que estariam gastando uma grande porcentagem de suas rendas em vícios ou desperdícios sociais. Quem pode negar que o convicto nao esta feliz e produzindo muito mais pela poderosa motivação de sua crença? O povo acredita por que quer, e ele nao pode ser punido disso, ele da o que eles querem, zumbis com o cerebro lavado ou apenas empreendedores em potencial, todos estão felizes. Nada pode o punir, nem na terra nem no ceu, por que ele mesmo é elemento de punição, deve matar de inveja todos os lideres que com a mesma mensagem disfarçada, jamais vão chegar aonde ele chegou, Ele imortalizou-se em vida, pode fazer mais ainda, e por mais que construir uma replica de um templo dos tempos bíblicos seja a prova de que ele é um babaca, ninguém pode deixar de confessar no seu intimo o que tentávamos negar a te agora: "o Edir Macedo é foda" E moram de inveja os pastores em todo o Brasil que vao ter que se contentar em suas almas com o consolo de pregar o tal verdadeiro evangelho.

Esdras Gregório

Comentários

Olá, Esdras.

Há quanto tempo não posta por aqui, não é mesmo? Mas seja bem vindo à sua antiga casa que, longe de ser um "império", deve ser um ambiente de aconchego dos pensadores que têm como uma das poucas coisas comuns o respeito à liberdade de reflexão e de discordar...

O confrade escreveu sobre o Edir Macedo, o qual será mais um que a história poderá por no esquecimento em meio século após sua morte da mesma maneira como eu poderia comparar a muitos barões do café que traficavam escravos no período imperial brasileiro... Mas vamos ao que colocou:


"se ele nao for um megalomaníaco insaciável, ele vai morrer feliz"

Será que morrerá feliz mesmo? O dinheiro pode resolver muitas das necessidades do homem, mas não todas. No fundo será que o bispão da IURD não sente alguma dor de consciência por ter sugado a tanta gente e se tornado um assediador da humanidade? Não teria ele alguma frustração por se destacar apenas pelo aspecto negativo?


"jamais será punido, inferno nao existe mesmo e na altura que chegou pode abafar ou contornar qualquer situação"

Sem entrar no mérito sobre crenças acera de céu e inferno, porque corremos o risco de não sintonizar o nosso debate de maneira produtiva (eu acredito que há moradas boas e ruins depois da morte física para onde vai a consciência/espírito), não sei até que ponto o Edir Macedo conseguirá abafar ou contornar. Hoje ele tem nas mãos um partido, uma emissora de TV e várias de rádio, além de um cabresto eleitoral chamado IURD, ações, empresas, veículos, propriedades, projetos, etc. No entanto, o cabra não conseguirá controlar o que vai acontecer depois dele. Quem serão os sucessores da seita e dos demais negócios? E o que farão do seu nome? Que sobrevida ele vai alcançar na sociedade? Logo, não acho que sua "segunda morte" demore a chegar.


Continuando...


"Mais o que ele faz de mal mesmo? Ilude seus fieis? Mais qual líder nao ilude ou deixa iludir? É assim que funciona e sempre funcionou com todos."

Não há como compará-lo a um pastor que cuida corretamente de seu rebanho e segue o santo exemplo do Senhor Jesus em dar a vida pelas ovelhas. O cara em questão é um mercenário. É um lobo! Um ladrão e salteador. Já um pastor que passa anos, décadas e até mais da metade de sua vida numa congregação zelando de verdade pela comunidade dos fieis, aconselhando casais em crise, visitando os doentes nos hospitais, batizando os novos convertidos, ensinando as crianças, orando, ouvindo os idosos, fazendo funerais dos membros, dentre outras coisas comuns do ministério, estará semeando algo para várias gerações. Sim. Este será lembrado por muito tempo como alguém significativo, um novo parente que as pessoas tocadas por ele ganharam. Os jovens que aprenderam com um bom líder cuidador certamente poderão se lembrar na velhice do pastor da igreja onde iniciaram na fé e serem gratos a Deus por sua vida. Já o Macedão será motivo de arrependimento de muitos pela grana que o malandro extorquiu deles e/ou de seus pais.


"se seus fies estão felizes e deslumbrados, quem nao esta? Que mal ele causa a estas pessoas?"

Estão enganados, amigo. Apenas iludidos e a mentira tem perna curta. Aliás, grande parte dos que frequentam a IURD não permanecem nela por muito tempo. Vários retornam para o mundo ou então buscam outra igreja evangélica, geralmente também do ramo pentecostal, onde possam ser melhor alimentados pela Palavra. E quanto à outra pergunta, acho que não preciso nem responder sobre o mal que esse assediador da humanidade causa.


"Se a margem de desiludidos e infelizes nesta seita for pequena entao podemos dizer que humanamente ele faz mais bem do que mal, ja que da sentido a estas pessoas que estariam gastando uma grande porcentagem de suas rendas em vícios ou desperdícios sociais"

Sinceramente, o sujeito tem que estar muito infeliz para se contentar com as migalhas de felicidade da IURD, se é que podemos chamar os shows deles de reuniões felizes. De fato, tratam-se de pessoas que estavam todas destruídas, são recebidas como um potencial ofertante, recebem orações dos obreiros e pastores, são convidados a cantar, dançar e pular "como Davi", sentem novas emoções, sublimam diversos desejos ao invés de tratarem melhor de suas motivações e inquietações, mas no fundo estão é trocando de máscara. Em alguns casos pode ser que o frequentador tenha sido alcançado mesmo pelo Poder Divino porque Deus não tem limites para a sua ação e alguma coisa da Palavra é pregada (uma minoria vai ler a Bíblia por sua conta), mas muita gente ali está mais é se auto-enganando. Será complicado quando um seguidor do Edir Macedo ficar "em chão"...


"Quem pode negar que o convicto nao esta feliz e produzindo muito mais pela poderosa motivação de sua crença?"

É possível que muitas pessoas ali se sintam felizes por tal motivo. Pois se antes não produziam tanto e eram "derrotadas" nos negócios, passam a prosperar mais porque não só recebem estímulos como resolvem tomar atitude de "correr atrás" nem que para tanto elas se alienem de outras coisas. Tornam-se mais bitoladas, porém podem contar na igreja seus "testemunhos de vitória", exibindo o carro novo como a bênção recebida do Senhor e dando aquele cheque alto de oferta. Ora, mas será que dinheiro trás felicidade? Tudo bem que na IURD mal e porcamente eles trabalham os outros aspectos da vida do sujeito orando pela saúde, pelo namoro/casamento, pela "libertação espiritual", bem estar/conversão dos familiares, e ainda existem aquelas reuniões de êxtase sobre a "busca do Espírito Santo". De qualquer modo, vejo que pode haver muitas lacunas para serem preenchidas e que a assistência não é completa.
Continuando...


"O povo acredita por que quer, e ele nao pode ser punido disso, ele da o que eles querem, zumbis com o cerebro lavado ou apenas empreendedores em potencial, todos estão felizes."

Mano, não nego que a responsabilidade seja exclusivamente do Edir Macedo. Mas se há uma indução que "lava o cérebro", eis que a vontade do frequentador da IURD já não é tão voluntária assim. Logo, há que se responsabilizá-lo tanto no aspecto jurídico como ético acerca das opções infelizes das pessoas que o seguem.


"Nada pode o punir, nem na terra nem no ceu, por que ele mesmo é elemento de punição"

Aí, meu amigo, acho que vc o transformou num deus. Mas deus ele não é. Não passa de um homem e, se o Eterno quiser, pode fazer com que o Edir Macedo fique pastando por um bom temo como um animal igual a Nabucodonosor, rei da Babilônia. Ora, o fato é que ele vai comparecer perante o tribunal de Cristo e o Rei dirá aos falsos pastores que não os conhece e mandará que se afastem dele por serem obreiros da iniquidade. Todavia, não vou antecipar em julgá-lo porque Deus não me deu esse poder. Poder ser que eu esteja enganado quanto a detalhes de sua vida que somente o Onisciente sabe. Agora, sem entrarmos nesta seara da metafísica pois, pelo que me parece, vc não crê na existência de um mundo espiritual, vamos falar do julgamento da vida e da história. E, no futuro, os estudiosos saberão discernir muito bem a má contribuição que o Macedo eu à obscuridade de grande parte da população brasileira e mundial. Atribuirão também aos governantes a causa pelos péssimos serviços educacionais oferecidos às crianças, bem como às famílias e à sociedade em geral. Afinal, o ambiente nas regiões de terceiro mundo são propícios para a proliferação de seitas como a IURD e a IMPD que pregam Deus saindo da máquina como no antigo teatro grego.


Concluindo...


"deve matar de inveja todos os lideres que com a mesma mensagem disfarçada, jamais vão chegar aonde ele chegou"

Eis aí um ponto em que não discordamos. Mas no caso de um líder que seja pastor de verdade, um cuidador das ovelhas, ser como Edir Macedo não desperta nenhum desejo ou interesse. Não sou católico mas duvido que o papa Francisco, homem que muito admiro, trocaria sua simplicidade no Vaticano pelo estilo de ostentação do chefão da IURD.


"Ele imortalizou-se em vida, pode fazer mais ainda"

Discordo! Por todo exposto acima, já demonstrei que a "segunda morte" dele deve chegar bem rápido. Proporcionalmente à extensão de sua área de influência, acho que um honrado pai de família que não fez muito além do que trabalhar e cuidar dos filhos, talvez seja lembrado até três ou quatro gerações. Já o Macedão não sabemos se deixará nos filhos e netos marcas negativas de relacionamento. Enfim, muitos talvez preferirão esquecê-lo. Só que, neste momento, muito o aplaudem e o consideram importante.


"por mais que construir uma replica de um templo dos tempos bíblicos seja a prova de que ele é um babaca, ninguém pode deixar de confessar no seu intimo o que tentávamos negar a te agora: "o Edir Macedo é foda"

Taí, Gresder! O prédio talvez o superará. Da mesma maneira como hoje na Europa as grandes catedrais medievais impressionam com seus séculos de existência, mas muitos nem se lembram tanto de quem as construiu, o mesmo deve acontecer com essa obra erguida em Sampa. E quer sobreviva como um templo, o que acho difícil porque é provável que amanhã vire museu, biblioteca ou teatro, acredito que a sociedade verá aquilo como um patrimônio da coletividade a ser apropriado para um uso comum. É o que tem acontecido agora na Europa cm tantos prédios velhos que a Igreja Católica nem consegue mais gerir e talvez ocorra com a IURD também. Em determinadas catedrais ainda há missa. Já em outras menores nem tanto. Então, como são relíquias da arquitetura, precisam ser reservadas. Aí no máximo o nome do rei ou senhor feudal que a construiu fica registrado num local, mas sem uma expressão mais significativa do que outros personagens. Por exemplo, vamos comparar o Macedo com o próprio Salomão cuja estrutura foi destruída pelo exército dos caldeus, mas o seu pensamento exposto em Provérbios e Eclesiastes, além da poesia no Cântico dos Cânticos inspira até hoje mentes e corações. E nem Salomão chegou aos pés de Jesus que, tornando-se um Templo vivo, dividiu em duas partes a história ocidental não tendo sido até agora superado (e creio que nem será porque estará para sempre na base do futuro quer o mundo se mantenha cristão ou não).
Em tempo! Preferiria mais assistir a um capítulo de Império na TV Globo do que ir à inauguração do templo do "império" do Pedir Maiscedo. E não é porque eu seria um pastor invejoso, não. Simplesmente não me interesso pelo mundo dele embora tenha falta hoje de um pouco mais de dinheiro, o que é natural.
Nossa... Saiu um livro por aqui kkkkk é muita coisa para ler...

Penso ser muito mais produtivo aqui ser o mais sucinto possível para gerar diálogo. Cada vez é uma rezenha kkkkk Não que seja ruim, mas eu penso que poderíamos tentar seguir o conselho do Carl"ão" Drumond de Andrade e cortar palavras ao escrever... Assim conseguimos dar tempo aos pensamentos e ao raciocínio.

Cansei só de ver as letras kkkk São muitos livros em leitura e na fila kkkkkk Aí não dá né!!! Não sobra tempo pra pensar!
Levi B. Santos disse…
É, Gresder!

Não há rei sem súditos. O Senhor não seria rei se não existissem os súditos. Ele necessita dos aplausos de seus súditos, tanto quanto os súditos precisam de Sua glória.

Até na “outra vida”, os que pregam o “verdadeiro evangelho” vão adorar e aplaudir o seu rei imaginário. Minha mãe (de saudosa memória) em sua fértil imaginação dizia que o que não poderia ter aqui, iria ter de sobra lá no “Céu”: passear em ruas de ouro e prata, ornada de pedras preciosas.

Como tudo é baseado no TER, o Edir Macedo, que não é bobo, está construindo a morada desse deus, aqui e agora. (rsrs)
O que não se pode negar é o fato de que falamos de um visionário!

O Edir sabe o que esta fazendo, e com certeza nada tem haver com Deus.
Eduardo Medeiros disse…
Uma das características que se espera de um pensador fora da gaiola, é ter coragem de ir contra a maré, de provocar o pensamento questionando ideias mais ou menos estabelecidas.
Eu mesmo há uns dias no Face, disse que o Templo de Salomão era um empreendimento admirável.
Eduardo Medeiros disse…
a prolixidade do Rodrigo contrasta com a síntese do Esdras..rsss
Não duvido nada se o Bispo, padre ou messias Macedo, colocar em seu templo Salomântico uma arca contendo as Tábuas da Lei e um cajado originais.
Levi B. Santos disse…
O próprio deus judaico-cristão, Matheus, está abismado diante de tão grande ousadia do Macedão. Ele jmais pensou que o Templo de Salomão seria construído bem pertinho da paróquia de São João Batista, na região do Brás em S. Paulo, onde em dias úteis passam milhões de pe$$oa$. (kkkkkkkkkkkkk)
Levi B. Santos disse…
Você está defasado, Miranda (rsrs)

"O prédio paulistano tentará reproduzir as dimensões do original e terá 36 escolas bíblicas com capacidade para 1.300 alunos. Uma Arca da Aliança de efeito tridimensional será depositada no meio do altar. A previsão é que tudo esteja pronto em maio de 2014".

Vide Link:

http://vejasp.abril.com.br/materia/construcao-templo-salomao-igreja-universal
Esdras Gregório disse…
Rodrigo sera punido apenas por si mesmo se for insaciável, se quiser construir em algum lugar uma nova Jerusalém, por que nao vai conseguir, deve estar endividado ja rs se se satisfazer com o templo e crescimentos previsíveis periódicos vai morrer feliz, quanto a sucessores ele deve ter pensado muito nisso, ja deve ter encaminhado isso, e consciência é para os fracos ele nao tem isso
Esdras Gregório disse…
Acredite: verme gosta de bosta, acredite eles estao felizes, tem o que merece.
Esdras Gregório disse…
pastor honesto, isso existe? rsrs honesto ou capazes ou ineficazes em mentir enganar, por falta de competência, tudo bem exagerei, sei que tem um em cada dez , isso por que nao foram exposto a tentações maiores, salvos pela simplicidade de vida que tiveram
Esdras Gregório disse…
as pessoas se enganam por que querem, por que sao olhudas, zoiudas, só cai em golpes pessoas assim, entao sao culpadas, tem o que merecem
Esdras Gregório disse…
Nabucodonozor é um mito, dos mais bizarros e encomendados por reis e sacerdotes para amedrontar o povo, nao vale nem a pena discutir isso, bastava um rei soberbo morrer de algum tipo de morte e ja se aproveitava isso para dizer que foi punido, bizonho
Esdras Gregório disse…
Padre Francisco nao, por que é um santo nem merece ser citado aqui no meio de tanto herege rs mais o Malafaia, deve se contorcer de inveja e todos do tipo haha,
Esdras Gregório disse…
Imperio foi só um nome por falta de inspiração, queria dizer algo sobre auto punição ou o simples fato de nos espantar ideia de pessoas monstruosamente injustas nao serem de alguma forma julgadas
Esdras Gregório disse…
UM falso profeta para um falso deus né Levi, é consequência natural do deus do velho testamento rs
Esdras Gregório disse…
a obra vai diurar mais do que o home como disse o rodrigo, mais o turista nao se importa com os motivos ambiciosos dispendiciosos e ridículos do grandes reis imperadores que as fizeram, eu quero ve-la
Esdras Gregório disse…
Nisso ele me decepcionou, pensei que ia mandar fazer um véu imenso e colocar ele rasgado no templo, acho que ele nao teve mais essa brilhante ideia, chateado# kkkk
Eu disse, "originais". Levi Bronzeado.
Levi B. Santos disse…
De fato, Miranda você falou nos símbolos originais.

Mas a plateia histérica que quer emoção, vai ficar extasiada ao chegar perto de uma arca tridimensional, com mais tecnologia, que a velha feita de pau do tempo de Moisés. Não interessa que seja mentira, o fiel quer é gozar o espetáculo que essa arca mirabolante vai desencadear em seus corações. Certamente, epidemias histéricas vão se propagar por contágio dentro desse megatemplo., e vários pentecostes acontecerão. Até a sacerdotiza Dilma (defensora dos palestinos da faixa de Gaza, que sentou o coro em Israel recentemente) disse que não faltará a sua inauguração. (rsrs)

Já dizia Charcot (professor de Freud): “ a sugestionabilidade na histeria não revela falsidade, e sim o poder de quem comanda. O fiel se deixa hipnotizar por aquele a quem ama, adora e respeita(O mestre, o pastor, etc)

Até o Esdras Gregório (autor do texto) já comprou seu ingresso antecipadamente.
Levi B. Santos disse…
Tens razão, Gresder.

No fundo, o poder é a meta de todos. E o Malafaia deve inventar alguma coisa extraordinária nos próximos dias para tentar ultrapassar o Macedão.


(kkkkkkk)
Vocês já pensaram na repulsa que esse "templo" não vai causar na comunidade judaica? Principalmente entre os judeus mais ortodoxos? Mas para estes radicais qualquer culto cristão é idólatra, um avodah zarah, de modo que perplexidades dos judeus não existirão, mas tão somente uma oportunidade para que afirmem não ser tal réplica algo correto porque o verdadeiro Templo só pode ser estabelecido no Monte Sião, em Jerusalém.
Esdras,

Li suas réplicas aos meus comentários, mas continuo não nutrindo nenhuma admiração por esse indivíduo.

Pra mim ele buscou a "porta larga" ao invés de passar pelo "caminho estreito" da vida. É certo que para alcançar aquilo que muitos consideram "sucesso" o Macedão teve que se direcionar durante anos, agir com foco, objetividade, celebrar milhares de cultos desde à época da sua primeira igreja no bairro da Abolição na Zona Norte do Rio, comparecer frequentemente aos programas na então rádio Copacabana, viajar, transformar os cinemas cariocas em "igrejas", abrir novas filiais pelo Brasil e pelo mundo, pedir votos para seus candidatos nas eleições, rever estratégicas de marketing religioso, etc. Ainda assim, penso que ele escolheu o caminho fácil.

Ora, a vereda mais difícil seria agir com honestidade, promover obras sociais eficazes, destinar os ganhos das ofertas para os necessitados de sua igreja e do mundo, promover o esclarecimento e a elevação ética das pessoas ainda que isto viesse a lhe custar a perda de adeptos, etc. E, se este caminho ele tivesse trilhado, estaria a este momento levando quem sabe uma vida bem mais modesta, com menos seguidores, porém fazendo a vontade de Deus nos passos de Jesus. E como ele sempre foi um homem com muita energia (suponho que um compulsivo e hiperativo), teria também viajado o mundo como missionário como fez Paulo, caso houvesse escolhido o bem. E, se assim fosse, morreria como pobre prisioneiro em algum país hostil ao Evangelho como ocorreu com o apóstolo. Aliás, Paulo sim escolheu o caminho estreito.
De fato muitas pessoas "sao olhudas, zoiudas", mas se posso agir de um modo que não vá contribuir para o mal delas, prefiro agir assim. A Bíblia considera "maldito" quem fizer errar um cego (Dt 27:18). E, sob certo aspecto, muitos na IURD são cegos em seus caminhos, sendo certo que somente Deus sabe julgar a responsabilidade de cada qual. Ou seja, do membros e do seu "pastor".

Sobre Nabucodonosor, não considero uma narrativa tão bizarra. O cara que teria conquistado o mundo em sua época formando um tremendo império "de ouro", de alguma maneira morreu igualado a todos os mortais. Aí pouco importa que se trate de mais um mito.
Será que é a meta de todos pois pelo que me lembro Jesus foi o cara que renunciou a esse poder mundano quando o diabo lhe ofereceu poder sobre as nações da Terra, caso o adorasse. Na cruz, o Mestre esvaziou-se por completo.
Prefiro não me ater à "gaiola" da limitação de caracteres. O texto do Esdras gera inúmeros outros debates e o que fiz foi espalhar vários pontos polêmicos. Mas se metralhei, não há necessidade de se rebater cada argumento um por um. Como numa mesa farta, basta comer do que se gosta.
Levi B. Santos disse…
Mas Javé, Rodrigo, deve está rindo com a grande jogada do Edir Macedo, ao deixar os judeus ortodoxos zonzos (rsrs). Será que foi um golpe no turismo deles?
Levi B. Santos disse…
No discurso entre duas pessoas há o poder de uma razão falando a outra.

Não há como não sentir poderoso quando se convence alguém: pelo menos de forma inconsciente.

Paulo seguiu o caminho estreito por falta de opção. Os tempos mudaram e a quantidade de "ovelhas" também. Freud nasceu depois de Cristo e a esquizofrenia só foi identificada no início do século XIX. Pelo tamanho da templo de Salomão construído em São Paulo percebe-se que a humanidade vai necessitar de célula tronco para amenizar seu transtorno bipolar. Alguma doença mental eles têm.
Muita coisa para ler... Ai tem que entrar na fila!! rsrsrs