Copa do Mundo 2014: Guia Para Turista.




O índice de homicídios no Brasil vem crescendo assustadoramente, a ponto de ultrapassar o de países em permanente conflito, como o Iraque, Sudão e Afeganistão. Segundo dados do Centro Brasileiro de Estudos Latino-Americanos somente em 2010 foram assassinadas 36.702 pessoas. Uma média de cem assassinatos por dia, ou seja, um a cada quinze minutos. 

Como em nosso meio se tornou comum a confecção de cartilhas de advertências, principalmente quando estão envolvidas questões graves de saúde, como epidemias de dengue, de viroses, resolveu-se, neste momento pré-Copa, fazer o mesmo: disseminar pelo país afora manuais de segurança para estrangeiros que nos visitarão e não estão tão acostumados a viver como o brasileiro ― em eterna vigilância quando sai de casa.

Em que pese a repercussão negativa entre alguns patriotas brasileiros, a idéia de Mário Leite, presidente do Comitê de Gestão da Copa do Mundo da Polícia civil de São Paulo de fazer um manual de alerta aos turistas durante a Copa foi bem sensata. “O alerta principal é para o latrocínio ― roubo seguido de morte ― para quem não tem idéia de como se comportar em uma cidade tão violenta quanto São Paulo. As orientações são claras: não reaja, não grite nem discuta (Vide Link).

Sabendo como são as coisas aqui nas terras de Dom João VI, a FIFA resolveu dar uma mãozinha: aproveitou o ensejo para editar o seu manual para turistas estrangeiros na Copa, acrescentando outros ingredientes que provocaram muita celeuma nos brasileiros de alma socialmente correta. Dizem que a reação foi tão forte, que fez com que o todo poderoso Blatter sustasse a divulgação de sua cartilha.

Para quem ainda não tomou conhecimento, seguem aí os Dez Mandamentos da Cartilha da FIFA:


1.   SIM NEM SEMPRE SIGNIFICA “SIM”
Os brasileiros são otimistas e nunca começam uma frase com a palavra “não”. Para eles “sim” talvez significa na realidade, “talvez”. Quando disserem “sim eu te ligo” é melhor que não espere que o telefone toque em cinco minutos.

2.   HORÁRIO FLEXÍVEL
A pontualidade é um conceito muito flexível no Brasil. Quando marcar com alguém ninguém espere que estará no lugar combinado na hora exata. O normal é contar com uns quinze minutos de atraso.

3.   CONTATO FÍSICO
Os brasileiros e as brasileiras não estão familiarizados com os costumes da Europa de manter distância como norma de cortesia e conduta. Eles falam com as mãos e não evitam de tocar o interlocutor. Isso pode facilmente se transformar em um beijo se a conversa estiver ocorrendo em uma discoteca, por exemplo.

4.   FAZER FILA
A paciência de esperar não é uma virtude dos brasileiros. Por exemplo: não existe uma “fila mecânica” como na Inglaterra. Os brasileiros preferem ser inteligentes, sempre se arranjando para chegar na frente.

5.   MODERAÇÃO
Quem se animar a ir a uma churrascaria, deverá praticar jejum de 12 horas e maneirar na hora de comer, já que as melhores carnes chegam na hora final.

6.   A LEI DO MAIS FORTE
A regra que dá à preferência dos carros no trânsito é simples: o veículo maior passa na frente.

7.   PROIBIDO FAZER TOPLESS
A imagem das mulheres com pouca roupa, tão típica no carnaval, pode ser enganosa e é diferente da realidade. É certo que os biquínis têm menos panos que os europeus, mas as brasileiras nunca os tiram na praia, onde fazer topless é proibido e pode resultar em prisão.

8.   A LÍNGUA ESPANHOLA NÃO VALE
Os turistas que tentarem se comunicar em espanhol terão a sensação de que estarão falando para as paredes. A língua nacional é o “brasileiro”, uma variável do português. Quem falar que Buenos Aires é a Capital do Brasil, pode estar seguro que será deportado imediatamente.

9.   EXPERIMENTAR O “AÇAÍ”
As bacias da Amazônia fazem maravilhas: previnem as rugas e tem o mesmo efeito de uma bebida energética. Algumas mordidas podem recuperar o jogador de futebol mais cansado.

10.              PACIÊNCIA
No Brasil é muito comum fazer as coisas no último minuto. A recomendação aos turistas é que tenham muita paciência. No final, tudo estará pronto a tempo. Isso pode ser aplicado aos estádios. A filosofia dos brasileiros na vida pode ser resumida com a seguinte frase: “relaxa e aproveita”.

Comentários

Levi B. Santos disse…
Veja como funciona a cápsula antifurto para turistas que queiram freqüentar as praias.

Trata-se de uma cápsula, em formato de parafuso, que pode receber objetos valiosos e ser enterrada nas areias das praias brasileiras. Câmeras, celulares e carteiras ficariam, assim, fora da visão de ladrões enquanto o turista toma seu banho de mar.

VIDE LINK:

http://viagem.uol.com.br/noticias/2014/05/28/jornal-aconselha-turista-a-usar-capsula-antifurto-nas-praias-do-brasil.htm
Já havia lido sobre isto em algum lugar. Onde será? (rsrsrs)

Mas por esses dias eu estava a debater sobre a Coa com um senhor petista em seu blogue e, segundo ele, "A violência urbana aqui é perfumaria (brincadeira) para quem está acostumado com os atentados terroristas em seus países."

Agora, falando do topless, deveria liberar uma faixa de areia para a prática do naturismo nas principais praias das cidades litorâneas que sedarão os jogos da Copa já que nenhuma dessas metrópoles tem algo como Tambaba aí na Paraíba. O Rio até tem a de Abricó, mas fica lá onde Judas perdeu as botas, depois do Recreio dos Bandeirantes, na direção de Grumari.

Enfim, somos um país estúpido que, com todo o seu potencial ecológico não sabemos ainda como receber o turismo. E o legado que o evento proporcionará para essa atividade talvez não contribua tanto para que mais gente queira frequentar o país. O Brasil, além de caro, deixa muito a desejar em matéria de segurança, limpeza, respeito pelo cidadão, atendimento, credibilidade, transportes, acesso cicloviário, roteiros ecoturísticos, orientação nas vias, etc.
Levi B. Santos disse…
Aí vai uma paródia que fiz com a letra da canção “O Que Será, Que Será!” de Chico Buarque.

O titulo da paródia poderia ser: “Que Copa Será, Que será?” (rsrs)


O que será que será
Que andam desviando com essa Copa
Que andam sussurrando nas construtoras
Que andam combinando lá no Congresso
Que andam com os Cartolas nas suas bocas
Que andam falando pelos botecos
Que estão falando alto lá nos protestos
O grito nos estádios, que com certeza
Faz tremer a natureza.

Será, que será!
De quem não tem certeza que Copa terá
De que não tenham tempo de terminar
As obras prometidas.

O que será, que será!
Que vive nas cabeças dos governantes
Que falam os jornalistas inteligentes
Que sentem os torcedores abandonados
Que está na romaria dos explorados
Que está na fantasia dos iludidos
Que está no dia dia dos desempregados
No plano dos bandidos e desvalidos
Em todos os sentidos...

Será, que será!
A Copa com decência que nunca terá
O que não tem vergonha nem nunca terá
O que não faz sentido...

O que será, que será!
Que todo nosso imposto vai financiar
Porque todos os ricos vão abocanhar
Porque todos os vampiros irão chupar
Porque todo o pepino pra nós sobrará
E todos os libertinos irão carregar
E todos os matutinos irão estampar
E o papa argentino que não vem pra cá
Olhando aquele inferno vai anunciar
O que não tem governo nem nunca terá
O que não tem juízo.

Muito boa a paródia! Como disse no Feissibuque, quero divulgar com os devidos créditos autorais.
Exste alguma escola ensinando o iglês básico para faciitar a abordagem dos larápios aos gringos? Se,,, não duvido. No país da esbórnia tudo é possível.
Levi B. Santos disse…
O governo não está preocupado com esse tipo de abordagem, porque Curso grátis de Inglês básico na INTERNET é o pau que mais tem, Miranda (rsrs)

Vide link:

http://www.gcfaprendelivre.org/ingles/index.do?gclid=CjgKEAjwtZucBRD77aiiq_v4xnASJABkAg8JKeWVtcGi_1RERjoS1xOYmqYEYQLQkGOg_0i3fYaoyPD_BwE
Acho que o MEC deveria financiar as prefeituras para que estas disponibilizem nas cidades cursos de inglês, espanhol e esperanto.
guiomar barba disse…
Levi o senhor sátira.
O que mais dói é que esta copa "é" a festa em que os políticos vão comemorar a exploração bem sucedida contra nós seus eleitores.
Eduardo Medeiros disse…
Noticiaram que o governo de Minas estava ensinando inglês às meninas de vida difícil para elas atenderem bem os gringos. rss
Eduardo Medeiros disse…
O que mais eu lamento é que o "legado" que poderia ter sido legado para as cidades-sedes serão tão tímidas. Até para os turistas, só 3% do previsto para serem gastos no melhor atendimento a eles foi gasto, confome publicou hoje a Folha.
A eleição para presidente vem aí..... Cuidado para que o próximo alimento responsável pelo aumento da inflação não seja o capim. Já foi o xuxu o tomate e a batata. Não duvido que o colonião seja o próximo.
Levi B. Santos disse…
O Que o Turista Deve Saber Sobre a Luxuosa Granja Comary ― Concentração da Seleção Canarinho:



• Ele deve saber que a granja Comary, onde está concentrada a seleção brasileira, fica em Teresópolis e faz parte da região serrana assolada pelas mega-enchentes de janeiro de 2011.

• Ele deve saber que a seleção brasileira foi recebida na Granja Comary pelos desalojados das enchentes que ainda estão sem as moradias prometidas pelo governo.

• Ele deve saber que perto do luxo da Granja Comary, um entorno de 14 quilômetros mais parece um cenário de guerra, e já dura três anos e meio.

• Ele deve saber que a ONU classificou a tragédia de Teresópolis como a maior tragédia natural do país e uma das dez piores do mundo neste século.

• Ele deve saber que o governo até agora só construiu 16% das 6.000 casas anunciadas na época da enxurrada, em 2011

• Ele deve saber que nesse mesmo governo em pouco tempo se torrou 15 R$ milhões em reformas na granja Comary para abrigar a seleção brasileira (ops, de jogadores brasileiros residentes na Europa)

• Ele deve saber que um motorista que perdeu vinte parentes na tragédia próxima a granja Comary, ao ver a festa de chegada dos atletas, fez o seguinte desabafo: “Teresópolis é a casa da seleção brasileira, mas também é a casa do abandono”

• Ele deve saber da patética frase dita pelo secretário da Cultura de Teresópolis, recentemente: “As pessoas estão reclamando muito da rodoviária (que nunca passou por uma reforma estrutural). A nossa rodoviária está para a Copa, como os aeroportos estão para o Brasil”.

O turista sabe que a Granja Comary fica no Brasil e que pela localizção tudo é possível. Quem precisa saber disto é o brasileiro. Principalmente o que vai votar.

Vamos apostar como de julho a outubro os que sabem já esquecerm? Se tivessem memória não seriam roubados nestes últimos oito anos.
Levi B. Santos disse…
É isso aí, Miranda!


Os brasileiros nas manifestações de ruas, dizem : "Não à Copa!".

Quero ver em Outubro, dizerem: “Não ao Voto!” (rsrs)

Mas o que fazer se querem por que querem escolher entre seis e meia dúzia?
Apesar de tudo, amigos, eu digo SIM à Copa e também ao voto.

Agora que o evento vai rolar, que saibamos receber bem o turista e tirarmos o melhor proveito da ocasião. Que os erros sejam resolvidos depois numa CPI e com a resposta do povo nas eleições.
Levi B. Santos disse…
Acho que com estádios e outras estruturas nos seus entornos não concluídas, faltando apenas onze dias para a partida inaugural, tem tudo para esta COPA ser um caos.

Cabe aqui lembrar o que aconteceu recentemente no Rio de Janeiro:

“ Num dias desses o Rio fez um seminário sobre mobilidade urbana. Chamava-se “ O Rio não pode parar”. A ideia era discutir alternativas de deslocamento na cidade, que, além da Copa vai sediar a Olimpíada de 2016. O seminário atrasou uma hora porque todo mundo ficou preso no trânsito. E o Rio PAROU” (kkkk)
Levi B. Santos disse…
“Relatórios reservados da Polícia Federal informam que na maior parte dos aeroportos brasileiros a segurança nos guichês de imigração e em áreas restritas está abaixo da crítica”

VIDE LINK ABAIXO:

http://veja.abril.com.br/noticia/brasil/aeroportos-da-copa-testados-e-reprovados-pela-pf
Falar que o povo brasileiro evoluiu é balela. Contina movido a pão e circo. O dsparate é que quem está de barriga cheia de cestas não entra no circo. O ingresso para os jogos do copa não serão distribuidos no bolsa família.
Levi B. Santos disse…
Lembrou bem, Miranda. O dinheiro que no "bolsa família" é destinado ao lazer, o bolsista compra apenas um picolé, se for bem longe do estádio. (rsrs).

Talvez, após a Copa, quando os estádios virarem "elefante brancos", os bolsistas terão condições de assistir shows beneficentes.
Onde serão ouvidos os "consertos"(he, he, he) de funk, reggae, axé e outros rítimos d uma nota só acompanhados por uma poética letra de um sila composta por duas vogais. Pura cultura!...
Levi B. Santos disse…
Se fossem pelo menos os clássicos da música caipira, com arranjos de uma orquestra sinfônica, até que cairia bem.(rsrs). Mas a moçada hoje tem pavor a algo suave aos ouvidos. Querem mais é encher a cara e rebolar ao som estridente e sem sentido de duas notas musicais.