HOSPITAIS PADRÃO ― SUS − DE DILMA E PADILHA


Pátria Amada és Tu Brasil?...

Colocar médicos recém-formados no interior, que já tem os PSF, é demagogia pura do Governo. No eleitoreiro “Programa Mais Médicos”, a única coisa que o profissional de saúde poderá fazer no atendimento aos casos graves e crônicos (que são muitos) será colocar o paciente numa ambulância e mandar para especialistas em Hospitais sucateados e superlotados de centros maiores. 

Senhor ministro da Saúde, acorde, e não faça pouco da inteligência do povo brasileiro. As placas dos manifestantes nas ruas pediam: HOSPITAIS PADRÃO FIFA.

Ou o colega, que momentaneamente está ministro, quer dar uma de esquecido?

Áqueles que não querem se emendar com o recado recentemente dado nas ruas, aguardem só a  COPA e as Olimpíadas chegarem por aí.

“Quero que o povo vá para as ruas” – disse o Papa Francisco I. A carapuça, como todos sabem, caiu muito bem na cabeça de Dilma (e seus 39 ministros) que, com a Jornada Mundial da Juventude, pretendia obter uma fatura política a fim de  estancar a sua  atual estrondosa queda de popularidade.

 P.S.:

Quando, em seu primeiro discurso diante do Papa, Dilma fez a deselegante e demagógica proposta de criar uma cruzada para erradicar a pobreza mundial, recebeu de Franscisco I um silêncio ensurdecedor, igualzinho ao emblemático “Por Qué No Te Callas! ” que o rei espanhol, Juan Carlos, dirigiu a um presidente também desnorteado ― Hugo Chavez ―, ídolo do PT, recentemente falecido.


 Em Tempo:


Um Corajoso e Experiente Médico Detona o Programa "Bolsa-Velório" de Dilma e Padilha:



Comentários

Levi B. Santos disse…
Para o Conselho Federal de Medicina, os médicos do “Programa Mais Médicos” do Dr. Padilha ― serão "jogados" na periferia das cidades ou em locais longínquos do País, "sem nenhum controle de sua capacidade técnica", advertindo que esta "é uma atitude, no mínimo, temerária, para não dizer criminosa".
(Vide link ― UTI e as Eleições 2014: http://veja.abril.com.br/blog/radar-on-line/eleicoes-2014/a-area-mais-mal-avaliada-do-governo-e/

Tudo de acordo com a cantada e decantada letra do baião ”Severina Xique Xique”,― de Genival Lacerda, cujo refrão diz:

“ELE TÁ de OLHO é Na BUTIQUE DELA”. (rsrs)
guiomar barba disse…
Se os protestos silenciarem, eu não terei mais nenhuma esperança.
Levi B. Santos disse…
Algumas Perguntas para o Dr. Padilha ― pré-candidato ao Governo de São Paulo:

O que você faria, caro colega, em um posto de saúde no meio da floresta amazônica, em casos corriqueiros, como os abaixo relacionados:


1.Infarto do miocárdio

2.Acidente vascular cerebral

3.Choque anafilático por medicação administrada erradamente.

4.Mulher com descolamento de placenta em trabalho de parto

5.Criança com choque septicêmico

6.Criança com desidratação do III gráu

7.Anemia aguda por hemorragia digestiva, gástrica, por facada ou por projétil de arma de fogo

8.Derrame pleural por pneumonia

9.Fratura expostas

10.Parada cardíaca por insuficiência respiratória, comuns em idosos que sofrem de asma crônica.

11.Obstrução das vias aéreas superiores

12.Meningite

13.Corpo estranho no globo ocular

14.Edema de glote de natureza alérgica.


O caro ministro mandaria esses doentes de helicóptero para os Hospitais do SUS, que estão por vossa culpa e da cambada do PT, abandonados?
Levi B. Santos disse…
"PROGRAMA MAIS MÉDICOS" - USADO PARA FINS ELEITOREIROS, BURLA AS LEIS TRABALHISTAS:



A Fenam (FederaçãoNacional dos Médicos), que congrega os sindicatos estaduais de médicos, antecipou que vai entrar com ações judiciais para derrubar a medida provisória (MP) que cria o Mais Médicos.
Para Ferreira, o governo está oferecendo o pagamento em bolsa para fugir dos direitos trabalhistas dos profissionais. “É uma fraude jurídica fingir que está contratando médicos para estudar, com o intuito de fugir da legislação trabalhista. Ele diz que vai passar uma bolsa porque o médico está ali para estudar, mas o que eles querem é o trabalho do médico, que os profissionais atuem em regiões onde eles não existem.”

A entidade declarou que na próxima quarta-feira (31/07) vai entrar com uma ação civil pública na Justiça Federal, questionando a dispensa da revalidação dos diplomas de médicos estrangeiros que serão contratados pelo Mais Médicos. A federação informou ainda que vai ingressar com ação direta de inconstitucionalidade no STF (Supremo Tribunal Federal) contra a ausência de um regime de trabalho. “Isso não é estudo, é trabalho”, disse Ferreira. Se os médicos começarem a atuar pelo programa, a orientação da Fenam é que os sindicatos locais entrem com ação na Justiça trabalhista exigindo os direitos.
Levi B. Santos disse…
Taí no que deu - fazer da Saude trampolim para subir degraus na execrável política brasileira:


http://www.estadao.com.br/noticias/vidae,federacao-de-medicos-e-estudantes-apoiam-ocupacao-de-faculdades-contra-o-mais-medicos,1057696,0.htm
Eduardo Medeiros disse…
É, a coisa tá esquisita para a Dilma e Cia. Projetos para dar uma resposta às ruas, cheios de furos e problemas! E eu nem sabia que a intenção é que os médicos viessem para "estudar"!! é isso mesmo????
Levi B. Santos disse…
EDU

A Dilma é maquiavélica, e de besta não tem nada. Se não vejamos:

A única jogada que ela tinha para montar o seu monstruoso e imediatista programa, seria burlar as Leis Trabalhistas(como fazem muitos de colarinhos brancos) deixando a bomba com a lenta Justiça. Os médicos recém-formados no “Programa Mais Médicos”, para receber os 10 mil prometidos, assinarão uma papelada corroborando que estão, como estudantes, em treinamento nos postos de Saúde (tendo os doentes como cobaias – que fique claro).

A presidenta ao agir de forma maliciosa e fraudulenta escapa, com isso, de assinar a carteira profissional dos médicos admitidos no programa.

Pasme: aquele que aceitar entrar nessa fria, não vai ter os mesmos direitos que as empregadas domésticas conseguiram recentemente.

Em nenhum país sério, ninguém teria coragem de sonhar com tamanha ilegalidade. Mas na República das bananas, como você bem sabe, quem mandam são os plantadores de bananas.

Mas isso é coisa para o STF de Joaquim Barbosa resolver.

Quando?

Só Deus sabe. (rsrs)
Levi B. Santos disse…
Mas aqui pra nós:

Estou sentindo a ausência do confrade - o advogado Rodrigo.

Ele bem que poderia, à luz do Direito, expressar a sua opinião a respeito dessa intricada armadilha montada por Dilma e seu parceiro Padilha. (rsrs)
Levi B. Santos disse…
"A parcela da população mais desassistida e vulnerável será exposta a uma espécie de roleta-russa da saúde com o programa Mais Médicos

VIDE LINK:

http://www1.folha.uol.com.br/fsp/opiniao/121506-a-medida-da-mentira.shtml
Caro Levi,

Que o Brasil necessita de mais médicos é incontroverso, conforme havia respondido a um dos artigos de seu blogue e mencionado um texto de minha autoria escrito neste mês de julho:

É preciso ponderação diante dos protestos de branco
http://doutorrodrigoluz.blogspot.com.br/2013/07/e-preciso-ponderacao-diante-dos.html

"o nosso Brasil tem um número de médicos relativamente baixo, na proporção de 1,8 para cada mil habitantes, o que é pouco se comparado com países desenvolvidos como a Inglaterra onde o índice é de 2,7. As faculdades de Medicina hoje existentes não conseguem dar conta da demanda! Para as 147 mil novas vagas no mercado de trabalho, surgidas nos últimos dez anos, apenas 93 mil profissionais foram formados neste período. Além do mais, a distribuição de médicos pelo território nacional chega a ser bem desigual. Existem 1.900 municípios com menos de um médico por 3 mil habitantes. Sem esquecermos que, até nos próprios grandes centros urbanos, temos unidades com carência de profissionais nos bairros de periferia. Nem todos os formados estão dispostos a começar suas carreiras nos hospitais interior, o que é lamentável porque muitas regiões distantes e de expansão populacional acabam oferecendo serviços de saúde bem precários. Inconcebível para o nosso desenvolvimento sócio-econômico!"

Mas sobre exigir que o profissional vindo do exterior tenha uma formação no mínimo equiparada aos nossos médicos sem dúvida que se faz necessário. Não que para tanto deva ser feito o processo de revalidação do diploma.

Por outro lado, deve-se buscar uma mudança de mentalidade e promover a saúde preventiva e as terapias alternativas. Quem foi às ruas não vislumbrou essas possibilidades, mas entendo que, por exemplo, o SUS precisa dispor mais de tratamentos homeopáticos e fitoterápicos. Fazer com que a população se submeta a exames de rotina e não procure o médico apenas quando estiver doente é indispensável para obtermos uma revolução na saúde.

Por outro lado, nunca podemos nos esquecer de melhorar os hospitais e as condições de trabalho. Penso que uma coisa não exclui a outra.

Abraços.
Elídia :) disse…
Vou falar da experiência própria, que a priori, me serve inicialmente como guia. Quem já trabalhou ou trabalha no SUS sabe que, uma vez abraçando o fato de ser trabalhador desse sistema, abdica-se de alguns (às vezes supostos) saberes privilegiados, aderindo a 'única teoria' do SUS: as políticas públicas. Uma vez que desempenhamos este papel de não-detentores de um saber superior ao outro, trabalhando as práticas multi e transdisciplinares. Já atuei com médicos com sensibilidade a essa prática que contempla a saúde como um todo, colegas éticos,maravilhosos, que enxergavam a saúde no campo social, não apenas cabeça dissociada de um corpo mas também presenciei a arrogância de profissionais que atrasavam para atender pacientes,sob alegação que 'ali era SUS', recusavam-se de participar das reuniões da equipe (enfermeiros, técnicos, terapeutas ocupacionais, psicólogos) sob a alegação que era 'perda de tempo' discutir saúde com os demais. Já é o segundo CAPS que trabalho, (Centro de Atendimento Psicossocial)e percebo que nos concursos municipais, os médicos 'fogem' dos pequenos vilarejos, para aglomerarem-se nos grandes centros, mesmo com salário superior nos locais citados. Não vejo más condições nos PSFs e UBS (onde os profissionais do mais Médicos supostamente atuariam) ao contrário, são instalações novas, e cirurgias, exames e procedimentos complicados não são contemplados nesse locais, como se sabe. Hoje em Porto Alegre nas manifestações, havia escassos manifestantes, a maioria residentes. Sabemos que fatores epidemiológicos e estatísticos devem ser levados em consideração nessa análise delicada dos fatos, portanto, na região Sul essa mesma análise nos diz que sobram vagas, os médicos prestam concurso mas simplesmente desistem de assumir ao perceberem que terão de trabalhar mais pelo mesmo salário. O mais aqui se refere a 20 hs, e o salário é superior ao demais profissionais da saúde que cumprem 40hs pelo mesmo soldo. Não creio que o programa do governo federal será implantado, pelas razões comprovadamente expostas de violação de alguns direitos, não somente da classe médica, mas de trabalhadores em geral. E essa briga ia ser milionária, fora o desgaste do governo. Seria interessante também que esses direitos fossem defendidos não só pelos profissionais de medicina, mas por todos que lutam a cada dia por uma saúde de qualidade, acessível a todos, prestada por multiprofissionais, que é o que preconiza o SUS.
Elídia :) disse…
DepoiS que postei meu comentário vi o do Rodrigo, e concordo plenamente com suas palavras quando diz:

Por outro lado, deve-se buscar uma mudança de mentalidade e promover a saúde preventiva e as terapias alternativas. Quem foi às ruas não vislumbrou essas possibilidades, mas entendo que, por exemplo, o SUS precisa dispor mais de tratamentos homeopáticos e fitoterápicos. Fazer com que a população se submeta a exames de rotina e não procure o médico apenas quando estiver doente é indispensável para obtermos uma revolução na saúde.

PREVENÇÃO e CUIDADO NO TERRITÓRIO.Esse tema tem sido exaustivamente debatido em reuniões intersetoriais de saúde em que participamos. O modelo biomédico nunca será suficiente, há que ser necessário reeducar para a saúde.
Levi B. Santos disse…
Ô Rodrigão

Parece que você não conferiu o vídeo postado? (rsrs)

O problema não é mais médicos sem experiência.

O problema é a falta de estrutura dos Hospitais devido a licitações fraudulentsas e desvios de dinheiro público.

Não é à-toa que o Ministério da Saúde vem se destacando como a Vergonha maior do nosso país.

Ouça bem o que o médico no vídeo falou:

Em 2012 17 milhões destinados a saúde não foram aplicados

Creio que você há de convir para que bolsos foram esse dinheiro todo.

Em países sérios, creio que esses vampiros da saúde estariam todos em cana.

Homeopatia e fitoterapia, Rodrigo, é brincadeira não é?

Mas me diga mesmo:

Em que você discorda na denúncia do médico no vídeo postado?


Levi B. Santos disse…
Elídia

Fazer prevenção de ferimentos em pessoas que estão morrendo por graves feridas? (rsrs)





Levi B. Santos disse…
Rodrigo

No artigo recente em seu blog, você falou em “protestos corporativistas no país nessa importantíssima categoria profissional”.

Não nego que imiscuído nos protestos tanto da justiça, como da saúde, da segurança e das demais áreas profissionais existe o tal do fisiologismo, principalmente de parcela dos apadrinhados que estão no poder.

Na condição de médico que trabalha na desprezada prevenção do Câncer Uterino (Saúde da Mulher), creio, que só o tempo dirá se os protestos de agora são de natureza corporativista.

Não acredito que o professor e médico no vídeo tenha dito alguma coisa que pudesse ser considerada de natureza corporativista.

Estão falando que os médicos do Hospital Sírio Libanês ( de referência internacional) também são corporativistas. Só por que o médico que fez o tratamento do câncer de Dilma com sucesso, discordou dela, quanto ao seu plano demagógico.
Elídia :) disse…
Este comentário foi removido pelo autor.
Elídia :) disse…
Dr. Levi, eu entendo sua posição ética e concordo com o sr. em vários aspectos. Mas não me referi a cirurgias e nem procedimentos invasivos em casos cronificados. Acredito que não é mais importante tentar entender à caça as bruxas que vem sendo deflagrada, mas sim a análise do discurso destas. Concordo com a crítica ao sucateamento dos hospitais e HPS, e sabemos que esse problemas não é 'desse' governo, mas quando um plano desse porte é proposto, e não bem aceito, qual seria então uma outra alternativa para os locais onde comprovadamente ninguém quer trabalhar???
Caro Levi,

Infelizmente não estou conseguindo escutar vídeos no meu comportador por causa de problemas de hardware. Bem que eu gostaria de ouvir o nobre profissional.

Penso que uma coisa não exclui a outra. Há falta de médicos e também existe a má gestão da coisa pública justamente por causa desses que você bem denominou de "vampiros da saúde". Termos mais médicos, por si só, sabemos que não vai bastar para que tenhamos serviços num "padrão FIFA".

O que colocou a Elídia aí acima é importante. Pois o que deve ser feito para atrair mão-de-obra para os rincões deste nosso país onde faltam médicos? Enfim, você há de convir comigo que há várias coisas a serem resolvidas e daí tanto os médicos quanto a sociedade devem permanecer alertas contra decisões demagógicas dos governantes que nada resolvem.

Abraços e tenham todos um feliz descanso semanal.
Levi B. Santos disse…
Elídia

Entenda a razão porque é que digo que esse plano feito à toque de caixa é casuístico, corroborando com o chefe do setor de Urologia do HC de São Paulo que no vídeo postado explicitou de modo tão inteligível e lúcido que até um estudante de curso secundário deve ter entendido.

NO jornal a Folha de São Paulo de hoje (dia 02) no caderno A página 08, mostra claramente o segredo de toda essa armação – “O “Mais Médicos”. Diz o seguinte:

“o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva bateu o martelo numa reunião com ministros em São Paulo. Ficou acertado que o Dr.Padilha será o candidato petista ao cargo de governador desse Estado, desde que faça tudo pela conclusão da tramitação da medida provisória que assegure a importação de médicos estrangeiros para o país. Pela estratégia combinada, após ter almoçado com Lula e se reunido com a cúpula estadual da legenda ficou acertado que todos dirão que Padilha é candidato, mas o ministro negará essa decisão. O plano rendeu até gracejos entre eles.

Só não vê quem não quer, que o Padilha na função de médico-ministro está infringindo o código de ética médica e a legislação ao fazer propaganda eleitoral antecipada. Se você refletir bem, verá que a piedade de Padilha tem um NOME: “Se apossar do Governo mais rico do país”. Duvido muito que seja em benefício da Saúde do Povo de São Paulo.

A saúde está neste estado, por que se colocam médicos, que de há muito deixaram suas atividades profissionais para fazer do Ministério da Saúde trampolim em benefício de seus próprios interesses.

As medidas temerárias de fundo eleitoreiro do imperador Lula e seu apadrinhado, Padilha são tão cheias de fantasias que podem até enganar alguns profissionais de saúde.

O tempo dirá se estou errado ou não.

Você pergunta:

qual seria então uma outra alternativa para os locais onde comprovadamente ninguém quer trabalhar???

A solução para obrigar médicos a fazer de conta que estão trabalhando em rincões distantes , sem a mínima dignidade, é simples: basta instalar no país uma ditadura (que é coisa que PT mais deseja) e ameaçá-los de prisão ou torturá-los.

Não é à-toa que os totalitaristas de plantão dos postos do governo, adoram tanto a Venezuela e Cuba.

Segundo o PT, o braço forte de Fidel é que está fazendo de Cuba uma nação próspera.

Dizem os petistas assessores de Padilha que a ONU comprovou que os cubanos têm o maior índice de expectativa de vida e os mais altos níveis de educação e saúde do mundo. O índice de mortalidade infantil lá é zero.

Como perguntar não ofende:

Por que o imperador Lula e a rainha Dilma relutou tanto e por tanto tempo, tentando convencer Chavez a sair de CUBA, para vir tratar do seu câncer no Sírio Libanês? (rsrs)



Levi B. Santos disse…
Caro Rodrigo


Se você não conseguiu conferir o vídeo, perdeu 99% do que estou aqui a discutir.

Mas continue tentando. Se conseguir, não deixe de compartilhá-lo com seus amigos, parentes e colegas de profissão.

Abçs,
Elídia :) disse…
Com certeza, a política infiltrada nos altões escalões de estatais e órgãos estratégicos é visível e causa revolta. Sou uma das vítimas desse sistema. Onde trabalho, depois que o PT assumiu os técnicos foram em sua maioria afastados e colocados 'na geladeira' para a gestão 'companheira' e sem competência técnica assumir. O resultado não poderia ser diferente: adoecimento dos trabalhadores e sucateamento do patrimônio. Concordo com à crítica à demagogia eleitoreira do governo Lula-Dilma, mas também é notório o quanto algumas correntes internas do ParTido - mesmo que escassas - com suas tentativas moralizantes e que talvez sejam um fio de esperança em meio a tanta bandalheira, proporcionaram grandiosos avanços,conseguindo fazer com que aos poucos pesquisa e serviços unam-se com o propósito de melhorias no atendimento á população, e incluindo esta no protagonismo social das mudanças. Muito oportuna a discussão aqui por sinal, tem sido riquíssima e de alto nível, pouco lugares estão fazendo um debate cuidadoso e minimamente isento tal qual o nosso rsrsrs
Levi B. Santos disse…
Cara confrade Elídia


Estamos no mesmo barco (rsrs).

Sua colaboração foi muito valiosa no debate aqui desenvolvido.

As minhas esperanças não morreram ainda por completo.

Cordialmente,


Levi B. Santos

Levi B. Santos
Muito pertinente a postagem do Dr. Levi. Ninguém de sã consciência e com um pouquinho de memória, esperaria melhora na administração petista arquitetada por este grupo de larápios. Dias piores virão. O Brasil só vai ver a luz no fim do túnel quando aprender a enxergar na escuridão. O fundo do poço ainda não foi atingido. Protestar nas urnas com metade da população recebendo bolsa esmola e a outra metade composta por analfabetos funcionais é impossível.O valor da urna é o mesmo do penico.
Parabéns políticos brasileiros, Dilminha esperteza, Lulalá e seus asseclas. Não fiquem esperando que o Sr. Joaquim Barbosa é o nosso Zorro ou Robin Hood. Ele é farinha do mesmo saco, levante seu tapete e verá o mesmo lixo de seus correligionários. Homem honesto e de caráter ilibado não participa de confrarias criminosas, "não se assenta na roda dos escarnecedores", não participa o mesmo teto com ladrões. MAS...Todo povo tem o governo que merece. Seja feita a sua vontade... Amém.