Essa minha intolerância




O 'não-crer-em-nada' a cada dia se torna uma religião tão ou mais chata que as religiões todas juntas.

A explosão do cosmos em micropartículas geradoras de amebas que por sua vez gerarão seres bípedes me causa o mesmo momento de reflexão sobre os rumos da alegoria da criação em 7 dias.

O que está errado? Ou melhor, há alguma coisa certa, nesse amontoado de ideias que cada um, a seu jeito 'inventa', baseado ou nao em subjetividades, e que possui uma lógica; mas o que é mesmo a lógica?

Eu penso na fé... Que pode ser numa pedra, no cosmos vazio ou mesmo num deus que criou todas a coisas...Sem fé não se acorda, não passa o dia, nem mesmo pisca os olhos diante de sua incredulidade...

E o que é a fé?

É crer no invisível, no seu taco ou em coisa nenhuma?


Um homem caminha só, com sua solidão, e em milhões de anos ele questiona pra que serve todo dias acordar e caminhar assim ao lado dela, que mesmo tendo outros iguais aos redor, não a diminui, só atenua...Em direção ao nada caminha...mas pra que mesmo nasceu?


Vejo tudo como  um grande ressentimento; essa coisa de forçar-se a acreditar, mesmo no nada. Ver tantos tentando convencer qual sua verdade, qual o caminho menos tortuoso, qual sua pergunta que ainda não tem resposta.

Se 'nada' existe, pra que se pensar no nada?


Um homem sem perguntas é um homem morto.

Comentários

"O 'não-crer-em-nada' a cada dia se torna uma religião tão ou mais chata que as religiões todas juntas."

A cada dia mais vejo isso, alguns ateus tem tradado o ateismo de um modo tão militante que, por muitas vezes se encontram cegos por sua propria verdade, que esquecem de analisar cuidadosamente as outras, e procurar a 'verdadeira verdade'.




"Um homem sem perguntas é um homem morto."

Eu mudaria a frase, "um homem sem respostas é um homem infeliz"
Marcio Alves disse…
ELIDIA
Quando se deixa de acreditar em deus, passa-se a acreditar em coisas risíveis como ciência, ser humano, e até em si mesmo.
Mas o que permanece de fato, no fim de tudo, é um ser humano angustiado e amedrontado, imerso em duvidas sem fim, numa solidão e abandono cósmico, tentando se iludir na busca ou invenção de verdades, que mais se constituem um castelo frágil de certezas.
Marcio Alves disse…
EDUARDO e LEVI
Respondi a suas perguntas na outra postagem...o mecanismo de defesa que me fez se ausentar do debate foi o de estudar para as provas desta semana. Rsrsrsrs
Levi B. Santos disse…
“Um homem caminha só, com sua solidão, e em milhões de anos ele questiona pra que serve todo dias acordar e caminhar assim ao lado dela, que mesmo tendo outros iguais aos redor, não a diminui, só atenua...Em direção ao nada caminha...mas pra que mesmo nasceu?” [Elídia]


A Bem Aventurada SOLIDÃO

Sem ti solidão do viver humano
que da infância à idade adulta és cilada ou aguilhão para o desejo humano,
este espreitado por ti em cada manifestação do corpo, do sexo,
sem conhecer, sem ti a ameaçá-lo, atraí-lo, envenená-lo,
sem ti de quem ele precisa fugir,
só haveria na espécie humana pensamentos –monólogos,
bulhas de palavras tagarelas de necessidades singulares ou plurais,
nada de obras de civilização, de risos de crianças,
nada de alegrias, festas, poesia, arte, ciências, invenções,
nada de perguntas, nada de vivo mistério trinitário e filial,
nada de armas, de artesanato, de domínio das coisas, de artes,
nada de perguntas ao céu estrelado, às forças dos rios, à felicidade da terra,
nada de trocas e de intercâmbios.


(Françoise Dolto ― psicanalista e poeta)
Elídia :) disse…
Não haveria nada sem solidão....ainda absorvendo...grande poema...obrigada mestre Levi.
Levi B. Santos disse…
EDUARDO e MARCIO

Li os comentários de vocês, e fiz duas considerações rápidas.

Com certeza, nas próximas postagens voltaremos ao tema: "Porque Somos Todos Assim" (rsrs)
Edson Moura disse…
Elídia, gostei muito do seu texto, embora o considere pequeno para um tema tão vasto.

Não acho que o ateísmo seja chato. A verdade é que quando um ateu fala sobre suas "crenças" no nada, o crente considera-se alfinetado em seu coração. Muitas das vezes, quem perde as estribeiras primeiro é o crente. A não aceitação da não crença de um ateu fere a sociedade, pois pode-se ser tudo, menos um cético. É preciso que se creia, como já disse por aqui, até mesmo no poder das cores, nos unicórnios, gnomos ou fadas, mas, não crer? Não! Jamais!

Um homem sem perguntas é um homem morto? Não sei! Deverímos colocar da seguinte forma: "Um homem morto não pode mais fazer perguntas".

Amigos, aproveitando o encejo, gostaria de postar algo acerca do tema. Assim que nossa Confraterna Elídia achar que devo postar, ficarei satisfeito em voltar a chate-a-los com um de meus textos.
Elídia, bem postado.

Primeiro vamos separar o trigo do soja; Fé é um sentimento, crença é um conhecimento. Acreditar em algum Deus é uma crença, acreditar que fomos gerados por uma ameba há milhões de anos é uma crença, acreditar na evolução Darwiniana é uma crença. O elemento que em nada acredita não existe, existem aqueles que só acreditam em fatos evidenciáveis e na dúvida são céticos. Pessoas que não acreditam em fadas, gnomos, unicórnioa e saci pererê são denominadas de ateus, isto quer dizer que ser ateu numa sociedade retrógrada, mística e crente em mitos é uma afronta.
A fé é um sentimento formado no intelecto acoplado com o medo, o desejo, a crença, a ambição, a coragem, a ideais e a outros pecados cpitais. "Acredito que tenho conhecimentos suficientes para adentrar numa universidade e tenho fé na minha aprovação no vestibular". Portanto...
O conhecimento determina sua crença, a fé você já tem.
Marcio Alves, tem dó! Para os que deixaram de acreditar em qual Deus?
Tem aqueles que nunca acreditaram em algo e vivem imersos em dúvidas sem fim, mas tem também, aqueles que se contentam acreditando em suas próprias covicções sem procurar as "verdadeiras verdades" dos outros. Cada um tem suas verdades, muitos são premiados pela religião, outros pela dúvidae poucos pela cultura.
Tiago, meu amigo.

A crença induz a fé.
No livro dos Hebreus 11.1, a fé cristã é definida como "garantia das coisas que se esperam e certeza daquelas que não se vêem".Lida de forma correta e desapaixonada, esta passagem parece fazer da fé um sentimento inteiramente autojustificado.Induz o fiel a acreditar numa coisa que ainda não aconteceu (coisas que se esperam), ou para as quais não existem provas (daquelas que não se vêem), seja uma confirmação da sua verdade ("a garantia e a certeza").O grande problema é que o cristão não aceita a fé dos que não comungam suas crenças ignorando a iguadade.
Noreda Somu disse…
Este comentário foi removido pelo autor.
Noreda Somu disse…
Miranda meu velho, nada mais tenho a acrescentar a teus comentários, está uma mais perfeito (redundância) do que o outro. Eu, assim como você, sou sarcástico e gosto de ser provocado, mesmo assim, evito ao máximo discutir questões de fé com pessoas que não me pediram para falar do assunto. Agora, quando o assunto são crenças, aí não aí tenho que argumentar até a "morte" de um dos debatedores.

Costumo dizer que: "depois que os livros me ensinaram a argumentar, nunca mais precisei ter razão para vencer um debate". Acho que é isso. Vivemos debatendo, vivemos nos enfrentando no campo das ideias e acho que isso é muito sadio para o homem. A intolerância, esta sim deve ser combatida e banida dos meios filosóficos, sociais, culturais e religiosos.

Admito que todos tenham suas crenças, aceito que todos escolham uma religião que lhes faça bem, mas por exemplo: Meus filhos eu educo como ateus. Desde o mais novinho, de 5 anos, até a mais velha, de 15 anos, crio-os como ateus. Ensino sobre religião, e o porque dela existir, da necessidade das pessoas mais fracas se agarrarem a crenças de vida eterna, Deus e volta de Jesus. etc... Estou errado? Não acho que esteja, mas já fui e sou ainda muito criticado por agir assim.

Dizem que não tenho o direito de criar meus filhos assim. Já acionaram até o conselho tutelar na escola de uma de minhas filhas, para que uma assistente social viesse conversar comigo acerca de tais "erros" que venho cometendo. Me diga você Mirandinha? Estou errado?

Ou você Elídia? Posso criar meus filhos como ateus ou devo deixar que a sociedade os ensine sobre o criacionismo, e depois, quando estiverem em suas igrejas, adorando ao Deus que eu não creia existir, deva entrar com argumentos pesados para tentar dissuadi-los de sua fé?

Será que eles próprios não vão me criticar por deixá-lo tanto tempo num paradigma que eu, seu pai, considerava com "desprezo"?
Noreda Somu,

Criei meus filhos mostrando a eles todas as nuances das religiões mas sem obrigá-los a freqüentar nenhuma, tenho livros a respeito de todas e inclusive a bíblia e o alcoorão, Não os incentivei a serem ateus e nem os matriculei em escolas que os induzissem a serem religiosos. Escola alguma tem o direito de fazer lavagem cerebral em crianças. Dei a eles o acesso a informações, portanto sejam fundamentalistas por livre e expontâneas vontades.
Noreda Samu, só gostaria de saber quais argumentos esta assistente social usaria para te convencer.
Você tirou sua filha desta escola?
Noreda Somu disse…
Sim mirandinha, eu já tirei minha filha desta escola. Bom, os argumentos usados pela assistente social era de que minha filha, por ter-se envolvido numa briga com uma outra garota, precisava que eu a levasse a um psicólogo, pois ao ser interrogada por um dos professores, minha filha havia falado que seu pai a havia ensinado a defender-se, e com violência se necessário, ao que a professora disse que deverímos ter princípios cristãos, de paz e perdão, então, minha filha disse que era ateia assim como o pai dela. Daí por dinate você pode imaginar como passou a ser o tratamento da minha filha nesta escola...nem um pouco laica.
É isto que causa indignação.A lei de Talião não é cristã e o princípio de paz e perdão os cristãos tem como seu. No entanto os discípulos de Jesus se armaram com espadas afiadas. O papamóvel é blindado e seus seguranças andam com escopetas. Então a coragem é atéia e a covardia é cristã. Balela,hipocrisia. Um pastor não tem autoridade moral para ser professor de ciencias nem de história assim como um comunista não pode exercer a função de juiz por não respeitar o direito a liberdade.Triste de quem poe seus filhos numa escola dominical querendo que eles aprendam matemática.
Que falta faz a cultura...ou..De que é capaz o medo a Deus.

No Projeto S11D na Serra de Carajás existem várias cavernas sendo estudadea por uma equipe de biólogos,geólogos, arqueólogos etc. Tenho uma amiga que faz parte da equipe e recentemente a encontrei eufórica por haver descoberto vestígios humanos num sítio arqueológico cuja datação se supunha aproximada de 14.000 anos.Esta seria sua tese de mestrado.Como sou curioso no assunto e descrente quanto a situação geográfica da descoberta, sorvemos duas garrafas de Casilero durante o papo de sexta a noite. Tudo bem. Domingo pela manhã a encontrei indo para a igreja Assembléia de Deus.
Edson Moura disse…
Pois é Altamirando, legal você falar da lei de Talião, lei esta que considero muito justa e disciplinadora. É bem melhor você pisar no pé daquele que pisou no seu do que amaldiçoá-lo e pedir ao Deus que serve que o puna pela eternidade.

Os cristãos hoje "pregam a paz", mas esquecem-se que a história está repleta de intolerância, principalmente da parte de Javé, que muitas vez deu ordem a seu povo que entrasse na "cidade-alvo" e matassem a todos, inclusive mulheres, crianças e animais.
Aí, quando um louco Austríaco resolve fazer ao povo Judeu aquilo que outrora fizeram a outras nações, é tido como megalomaníaco e mau. mas então me pergunto: Onde estava a igreja católica com os princípios cristãos, que bem sabemos tinha o poder de impedir o holocausto?

Me questiono todos os dias, não se estou fazendo a coisa certa, mas sim, se estou fazendo a coisa certa da maneira certa, por que certo sei que estou.

Abraços
Edson Moura,Acho uma maldade, não proposital, o que minha avó materna fêz comigo quanto ao conhecimento cristão. Se me fosse alheio eu não me indignaria com as hipocrisias, as mentiras, os preconceitos nem a cobertura que religiões cristãs dão a crimes hediondos.A partir do momento em que se tem acesso a informação, religiosidades deixam de pertencer às nossas idiossincrasias.
Elídia :) disse…
A dissociação feita pelo Miranda é quase perfeita, poderia dizer perfeita mas não creio nessa adjetivação, hehe. Mas enfim , louvo a cisão da crença/fé e admiro a lucidez de quem nao crê em deuses nem seres fantástiscos, até pela fundamentação equilibrada, sem paixões...Sem paixões? O que quis trazer no texto foi a discussão sobre a 'arreligiosisade' enquanto uam nova religiã, aliás o esboço é pequeno propositalmente, pois seus comentários brilhantes formam o texto em si...Há uma brincadeira recorrente no twitter sobre que os ateus falam mais em Deus ultimamente que os crentes hehe... Uma provocação, apenas...Abraços pessoas queridas
Elídia :) disse…
Bom, eu creio que mesmo no texto ou em comentarios, não deixei clara minha crença, e se a tenho... So que foi colocado como que eu estivesse em algum pólo, a tranferência ( help me dr Levi hehe) explica isso?
"Um homem é livre para tudo, até para duvidar"
Pois é, eu não entendi para quem a minha amiga estava mentindo; para o projeto, para ela ou para Deus...
Edson Moura disse…
Bom, como o blog está meio parado, gostaria de postar algo...posso?
Meio parado é apelido, já acendeu luz branca na popa. Manda!...Quem espera sempre cansa, estou aguardando.
Levi B. Santos disse…
Noreda

Seu nome não foi riscado do Livro da Confraria. Aproveite o estímulo antecedente(à la Marcio), e mande brasa. (rsrs)