O povo brasileiro.

O que dizia a nobreza européia sobre nossa formação intelectual.
O conde francês Arthur de Gobineau escreveu, em 1853, sobre a decadência de civilizações e sua degeneração causada pela mistura racial. Sobre o Brasil, disse:. Os brasileiros só têm em particular uma excessiva depravação. São a ralé do gênero humano com costumes condizentes.
O zoólogo suísso Louis Agassis escreveu em 1868: Qualquer um que duvide dos males causados pela mistura de raças que venha ao Brasil, pois não poderá negar a deterioração decorrente do amálgama das raças, mais aqui do que em qualquer outro lugar do mundo.

Gene, na definição da genética clássica, é a unidade fundamental da hereditariedade. Cada gene é formado por uma seqüência específica de ácidos nucléicos - biomoléculas mais importantes do controle celular, pois contêm a informação genética. Existem dois tipos de ácidos nucléicos: ácido desoxirribonucléico (DNA) e ácido ribonucléico (RNA).
O seu principal papel é armazenar as informações necessárias para a construção das proteínas e RNAs. Os segmentos de DNA que contêm informação genética são denominados genes. O restante da seqüência de DNA tem importância estrutural ou está envolvido na regulação do uso da informação genética.

O Meme é considerado como uma unidade de informação que se multiplica de cérebro em cérebro, ou entre locais onde  é armazenada. No que diz respeito à sua funcionalidade, o meme é considerado uma unidade de evolução cultural que pode de alguma forma autopropagar-se.

Nossa formação genética sofreu influência hetérica de três raças distintas; a ibérica, a africana e a ameríndia. Temos no nosso DNA o gene, o meme e as influências psicológicas e biológicas dos portugueses, negros e índios. De cada uma destas três raças nós herdamos características fundamentais para nossa evolução ou não. Somos assim, porque assim foi formado nosso “TRICROSS”.
Entendendo nossa capacidade intelectual.

Somos um povo com pouca expressão intelectual, cultuamos o TER e não o SABER. Nossas personalidades que se destacam pela inteligência não são reconhecidas tanto quanto os que se dão bem através do jeitinho com sorte. Em nossa “corte”, as figuras principais  são o bobo e o lacaio. Temos a virtude de cultuar o indesejável, o pior marginal, o político mais ladrão, o assassino mais cruel. Ainda por cima temos memória curta. Não aprendemos com o passado.

Cultuamos o fundamentalismo cristão, característica herdada através da colonização ibérica que nos imputou a cultura do proletariado, o desprezo pelo saber, a tolerância ao infortúnio e a incapacidade de desenvolvimento. Seremos um eterno país de terceiro mundo mas com uma eterna arte de sonhar.
Tudo por culpa de Napoleão Bonaparte.

Comentários

Levi B. Santos disse…
Miranda


Não é à-toa que o Brasil é conhecido no mundo inteiro como o país do carnaval (desfile de bundas), do futebol, dos folhetins novelescos na televisão, e da impunidade. (rsrs)

Os portugueses sob o comando de Cabral acharam nossas terras, por acaso. Depois vieram os degradados da metrópole portuguesa que, sob o comando de D. João VI, deram início a uma grande farra, que até hoje continua.

Corromperam as índias nativas, engravidando-as sem ao menos reconhecerem o fruto do ventre delas, e ainda por cima surrupiaram nossas riquezas.

Somos descendentes de filhos e filhas de mães abandonadas por estupradores e espertalhões.

Então?! Só podia dar no que deu (rsrs)
Caro Levi Bronzeado,

Se em Portugal houvessem outros Viriatos, Napoleão não teria ameaçado invadir o país e daí, aquela corja comandada por D. Pedro não teria vindo fazer orgias aqui.
Nossa origem é similar ao cristianismo. Se fuçar muito chega na lama.
Anônimo disse…
O Brasil é uma vergonha, o povo brasileiro é uma vergonha. Quanto mais eu vivo e amadureço mais me dou conta da nossa inexorável baixeza moral, intelectual e cultural. Aqui o ladrão é herói e o imbecil é tido como culto. O Brasil é um erro crasso, coisa de português...
Eduardo Medeiros disse…
Eu não tenho essa visão tão pessimista do povo brasleiro.

Mirandinha, vou repostar aqui o que comentei no seu blog:



o povo brasileiro não é melhor nem pior do que qualquer outro da espécie humana. Todos nós somos da "mesma raça", a raça humana.

A tal da nobreza européia não tinha lá toda essa "nobreza" e é uma falácia achar que os europeus são "puros". Nenhuma civilização que esteve exposta a invasões e a conquistas, é "pura".

Gens não têm cultura. A cultura é uma criação do indivíduo em sociedade. Em que a cultura europeia é superior? Uma cultura que gerou Hitler, que afundou a Europa na Segunda Guerra não é superior a coisa nenhuma.

A "raça pura" da qual Hitler pretensamente fazia parte, achou-se portadora de uma missão de testar padrões darwinistas da sobrevivência do mais forte e do mais apto.

Muitos brasileiros "inferiores", "misturados", deram sua vida para livrar o mundo dessa insanidade.

Portanto, não concordo em espécie nenhuma a ideia de "raça superior" geneticamente estabelecida. Se é que eu entendi o que você quis passar no teu texto.
Anônimo disse…
Só pra constar: não apoio esse negócio de 'raça pura' e etc. Os europeus são tão puros, mas tão pedófilos, tão porcos, tão alcoólatras, tão fascistas...
Levi B. Santos disse…
Antes do Miranda se manifestar (no bom sentido – rsrs)

Alguns geneticistas têm confirmado, em seus estudos, a presença de genes
com susceptibilidade para a esquizofrenia. Mas esse dado vai de encontro à idéia Alemã de raça pura, que teve no próprio personagem Hitler, um esquizofrênico de alto quilate. (rsrs)

Mas Edu, o que me dizes do alto de tua sapiência teologal:

O Deus Javé, com a idéia de um povo separado, não se misturando com outras raças, não foi quem plantou no inconsciente judaico o racismo?

Ou foi o contrário:

A elite judaica foi quem projetou uma imago paterna - (JAVÉ), como representante ou símbolo dos seus desejos de potência, reprimidos no inconsciente?

Eu acho que naquele tempo, a maldição genética só ia até a quarta geração (está nas Escrituras) ― rsrs
Levi B. Santos disse…
Como o tema aqui versa sobre o “Povo Brasileiro”, quero falar, constrangido, sobre a pantomima que vai haver no Pará, no dia 11 desse mês: Uma negociata com o nome de plebiscito que irá empregar os afilhados e parceiros do Rei, que como praga, não para de se reproduzir.

O Duda Mendonça (não poderia ser outro, aquele do mensalão) como o mais interessado, por ter boiadas e mais boiadas no Carajás, foi elevado à condição de marqueteiro da campanha do SIM.

Viva os brasileirooooooos do “SIM” do Pará que, tais ovelhas sem pastor, caminham sem ter a mínima condição de saber que vão para o “holocausto” saciar os famintos lobos devoradores.

“O brasileiro é cordial” ― disse Sergio Buarque de Holanda. E com razão, até hoje ele aceita com cordialidade ser explorado, dizendo:

“se Deus é por nós, quem será contra nós?!” (rsrsrs)

AI QUE DÒ!!!
Carlos MJ disse…
esse papo de "raça pura" é balela nazista-darwinista. A primeira coisa que uma "raça pura" faz quando se percebe assim, é "limpar o mundo das raças sujas e impuras".

Voltando ao nosso povo brasileiro, tudo o que se diga de mal dele provavelmente será verdade assim como qualquer coisa de mal que se fale das aristocracias e monarquias europeis também serão.

Por certo serão outros males; cada povo nutre muito bem seus "pecados sociais". A xenofobia têm aumentado muito na Europa nos últimos anos, principalmente contra os "imundos mulçumanos".

Somos um povo em construção. Somos um povo extramemente jovem, e como todo jovem, fazemos muitas merdas...

A maturidade terá que vir, de uma forma ou de outra; a miscegenação do povo brasileiro não o faz pior do qualquer povo "puro" e teve seu lado positivo. Afinal de contas, somos um dos povos mais tolerantes com o diferente, mesmo havendo um ranço racista camuflado em muita gente.

Temos debilidades e potencialidades. somos apenas humanos que têm muito que aprender como sociedade.
Carlos MJ disse…
Levi,

recebi o convite na nova conta, tudo certo. E o seu e-mail do gmail para o convite para a logos e mithos?

sobre o povo eleito de Javé. Durante o holocausto, muitos judeus se perguntavam qual era a vantagem de ser eleito de Deus se durante toda sua história, o povo judeu sempre teve que lutar com as facas nos dentes para sobreviver.

A eleição de Israel é um tema vasto, como você sabe, que pode suscitar considerações sociológicas, teológicas, religiosas...só se pode entender a consciência judaica da eleição divina, se pudermos olhar para a história através do olhar do judaísmo.

A tese teológica enfatiza que Deus escolheu Israel para ser "uma luz para as nações"; mas segundo o pensador judeu Scholom Ben-Chorin, a eleição de Israel terminará no futuro "Reino de Deus", "pois sob o reinado de Deus a eleição há de estender-se a todos quantos constroem em comum o reino da paz, do amor e da justiça" (in "A Eleição de Israel, um tratado teológico-político, ed Vozes).

Enfim, Levi, o tema é vasto, e o tema aqui é a "eleição do povo brasileiro" não quero tratar aqui de temas teológicos para não deixar nossos anti-religiosos exaltados.

Falando neles..."cadê-los"...???? esses nossos amigos só aparecem quando detectam alguma palavra "proibida" em algum texto...kkkkkk
Isaias,

Pena que poucos têem esta visão e isto impede que haja mudanças. A maioria manda e elege a farinha do mesmo saco.
Edu, meu caro.

Te dou a mesma réplica do "O lado ou a parte".

Todos os símios também são da mesma raça mas existem particularidades entre as espécies. Existem os gorilas, os bonobos, os gibões, os chimpanzés e os macacos, cada um com característica e personalidade diferente mas mesmo assim são primatas. A espécie humana também é assim. Quero dizer que quanto mais miscigenada pior é o entendimento.Mais macaquices fazem. A raça brasileira nos impossibilita de prever sua capacidade intelectual tanto para o bem quanto para o mal sem afirmar que a alemã seja exemplar. No entanto, mostre-me um exemplar da raça brasileira que contribuiu para melhorar esta "insanidade" nata. Mostre-me um...
Ainda mais quando se cruza caranguejeira com cavalo do cão.
Caro Levi,

O Pará não será dividido. Queira o crápula do Duda Mendonça ou não. Não será desta vez!...
Dia 11/12, 55 e 55 neles.
Carlos MJ,

A maturidade, a evolução, a honestidade, a disposição para trabalhar só virá com educação e nós não estamos favorecendo isto. Ao contrário, estamos criando cotas para ingresso a universidades de uma minoria retardada, mascarando a falência do ensino público. Estamos enaltecendo cidadãos de segunda categoria com honras de Nobel. Em nossa corte as figuras mais importantes são o bôbo e o lacaio. O povo é chinfrin, come merda e ainda ri.Se orgulha de exportar puta e jogador de futebol. É mole ou quer mais?
Carlos MJ,

Carlos MJ,

Você enfatiza que o Deus de Israel terminará com um futuro reino e haverá uma eleição divina.
Pois bem... Respondendo ao "cadê-los": Não sou judeu, não descendo de Davi, não sou correligionário do partido divino, não tenho o Deus dos judeus como meu e portanto desconheço esta eleição. A eleição que o Levi citou para o dia 11/12 é para não dividir o céu.
Caro Levi,

Nós não somos frutos de uma maldição genética, somos frutos de um cruzamento mal planejado com resultados inesperados."A culpa está no meme".
Para os que pensarem que a foto nada tem haver com o texto. Tem sim. Estou falando do jeitinho.
Estou falando que desonestidade é sinônimo de inteligência. Estou falando do povo brasileiro.
Carlos MJ disse…
Eu sou brasileiro, gosto da minha terra, não como merda; alguém aqui come?

Mirandinha, a sua teoria de que a mistura aumentou o grau de macaquices, carece de comprovação. Não estou negando que a colonização possa ter influências na constituição social de um povo, mas não é um fator determinante e de destino irrevogável.

Já avançamos muito e temos muito a avançar. Os problemas estão aí e precisam ser resolvidos. Não é jogando o Brasil na lata de lixo que as coisas vão melhorar. Aliás, quem quiser jogar o país na lata do lixo deve antes, sair dele, pois senão, no lixo também estará...

Mirandinha, a minha resposta ao Levi foi "teológica" a partir da visão judaica, nada mais que isso; eu não "enfatizei" nada; expus o pensamento religioso teológico do judaísmo. Aliás, pensamento este que ajudou a um povo miudinho, quase nada(como cantava o Gonzagão) a ter gerado os maiores cérebros em diversas áreas do pensamento humano.

Resumindo, não sou um patriota dado a patriotadas à moda do "Ame-o ou deixe-o", apenas vejo os nossos problemas como algo a ser resolvidos ou minimizados e não como manifestação de uma certa e improvável "essência ruim degenerada herdada pela miscigenação".

abraços
Levi B. Santos disse…
Não nutro ódio a nenhuma raça. Sou fã do batuque dos negros que nos deram o samba. Sou fã da miscigenada “Bossa Nova” que parece ser uma mistura de samba com o jazz americano. A nossa exuberante comida deve muito, a bem dosada mistura de raças no nosso país. Longe estou de querer a aniquilação das raças que, supostamente, dizem ser inferiores. A minha indignação é mais com a elite impune que faz do povão miscigenado massa de manobra para suas tenebrosas transações.

Contudo, não vou negar que muito do que nos foi ensinado e repassado na escola do primeiro grau permanece arraigado no nosso inconsciente, a ponto de considerarmos a miscigenação como algo negativo.

A história de Zeca Tatu, de Monteiro Lobato, que não me deixa mentir, era a tônica no tempo de minha formação de adolescente. Esse autor, tão lido e relido nas aulas de literatura do nosso tempo traçou um retrato de inferioridade do mestiço, do caboclo, que terminou por considerá-lo como o protótipo da indolência, da preguiça e da falta de inteligência.

Vejam que paradoxo. O Brasil gaba-se do seu ensino, mas ao mesmo tempo, institui as cotas raciais para os negros, E isso, para mim, é mais uma comprovação de que a nossa sociedade tem o negro como inferior. O Afro-brasileiro já entra para a Universidade, maculado por não ser capaz quanto o branco.

Alguns dias atrás, por ocasião da discussão do regime de “cotas raciais” para se entrar na universidade, vi o depoimento de uma aluna cotista da “raça negra”, reclamando que os professores de sua universidade estavam anunciando que iriam tratar a todos com igualdade, quando, segundo ela, o certo seria reconhecer a “diferença”.

O juiz afro-brasileiro Joaquim Barbosa que vai presidir o julgamento dos mensaleiros é um que está sendo escanteado de forma sutil, mas muito bem tramada. E todos nós, lá no fundo, sabemos muito bem o “porquê”.
Eduardo Medeiros disse…
Levi,

excelente seu comentário. Temos em nosso inconsciente que o brasileiro do interior é um povinho "jeca", burro e feio. E para alguns, o brasileiro da cidade grande é feio e burro. Isso não é herança da elite branca brasileira que sempre quis pousar de "europeia"? chique é falar francês...

As cotas para universidades não deveriam ser para afros-descendentes e sim, para pobres de qualquer cor, já que hoje, a grande maioria dos estudantes das principais universidades públicas e privadas são da classe A.

Os pobres têm muito mais dificuldades de conseguir entrar numa boa universidade. Isso é um problema que ainda não foi resolvido; os programas do governo para facilitar que jovens mais pobres façam universidade não é perfeito, não fazem com que carreiras da "elite" sejam democratizadas. Eu ficava analisando isso quando fiz faculdade particular. Durante o tempo que fiquei lá(por que saí antes de terminar o curso de história), não vi nenhum aluno negro fazendo medicina.

Levi, o discurso de quem é a favor das cotas é que se trata não de admitir a inferioridade dos negros e sim, pagar uma dívida social que o país têm com os descendentes dos escravos que foram "libertos" para apenas serem de novo aprisionados na falta de perspectiva, de educação e de trabalho digno.

o que você acha disso?
Levi B. Santos disse…
Edu


Esse negócio de “pagar dívida social” pode ser um tiro pela culatra.

Sei que a intenção foi boa.

Mas entenda:

As cotas deveriam ser para os pobres. Cotas para negros, terminou dando uma conotação racista ao projeto. E aquilo que era para agregar pode terminar segregando

Esse "resgate", pode se tornar constrangedor. Já pensou, o branco dizer para o afro-descendente na universidade:
“Você não merecia está aqui entre nós, pois tomou a vaga de um mais competente?”

Um exemplo, a seguir, está nas Olimpíadas; se os países oferecerem uma boa base aos seus atletas, eles, com certeza, irão se classificar entre os melhores, independentemente de cor ou credo.

Mas o Brasil, no panamericano, até que não fez papel feio (rsrs)
Carlos MJ,
Prazer em conhecê-lo.

A mistura racial não aumentou a macaquice, criou-a.
Já avançamos em qual sentido?... Aumentamos a pobreza, a violência e crescemos 1% em 2010. Lixo não se joga fora, recicla. Será que esta geração saberá fazê-lo?
Não entendi porque não faço parte desta visão judaica.
Caro Levi,

Quem fala em dívida com a raça negra não conhece a história. Quem mais escravizou o negro foi o próprio negro. Os negros que vieram para o Brasil, como escravos, foram comprados de outros negros em sua origem. Nós não devemos nada a raça nenhuma, muito menos a negra. Quer dizer, então, que eu sou culpado de haver escravizado meu próprio avô. Isto é masoquismo. Prova que alguns elementos da raça negra sentem saudades da escravidão, daí aceitam cotas e forçam uma discriminação velada para tirar proveitos.
Edu, meu caro.

As cotas para universidades não deveriam ser para afro-descendentes, pobres nem índios, elas não deveriam existir, pois discriminam através da falta de conhecimentos, competência.Inteligência não tem classe social, ofereça ensino de qualidade à população que as cotas passam a serem desnecessárias. O pobre tem maior dificuldade em adentrar numa faculdade porque está competindo com o rico. Competição causada pela incompetência do governo. O preto rico não. A cota não é para cor, é para classe social.
Caro Levi.

A UNIP (Universidade paulista) está promovendo cursos de engenharia para evitar cotas.
Documentos:
- C I
- M 18 (pode ser supletivo 2° grau)
- Aprovação no vestibular (Uma redação com um texto pré estipulado com, no mínimo, vinte linhas.
Se aprovado o aluno recebe duas horas aulas aos sábados durante cinco anos. Tem aprovação garantida pois não se exige conhecimento sem que lhe seja oferecido.
O CREA pode copiar a OAB. Pode ser que no futuro estes engenheiros precisarão de cotas para a aprovação do CREA. He, he, he...
Assim como temos advogados que desconhecem leis, teremos engenheiros que não saberão somar.
Carlos MJ,

Até hoje não consegui sair do país, nem a passeio. Mas na próxima encarnação não quero nascer abaixo da linha do Equador, não quero nascer negro, nem pobre, nem feio e nem judeu.
Elídia :) disse…
Caros e amados: estou conseguindo passar muito pouco por aqui, fim de semestre, loucura,loucura, prometo voltar em breve.
Sobre o texto: Não concordo com muitas coisas, soou meio preconceituoso...Acho estranho reclamarmos que o Brasil 'isso e aquilo', esquecemos que muitos médicos renomados e profissionais da saúde são reconhecidos mundialmente em suas áreas de atuação, na pesquisa cientifica somos respeitados 'lá fora'. Valorizados? Isso é cultural, se nos depreciamos como nso creditarão? E esse negócio de limpeza étnica já está mais do que provado que não deu certo...bjs
Elídia,

Temos cientistas, médicos e outras personalidades valorizadas fora do Brasil. Estas mesmas personalidades quando citadas aqui, fguram sem destaques aos pés de páginas ou como notícia complementar. A ênfase é para criminosos hediondos, jogador de futebol e personagens de novelas. Esta é a nossa cultura.
Anônimo disse…
Elídia :)

O Brasil no exterior é tão bem visto quanto o México, cujo índice de impunidade chega a 98%. Daí você nota o quanto nós somos "valorizados". O Brasil é isso mesmo. Vou colocar uma musiquinha aqui pra animar o post:

É Ladrão Que Não Acaba Mais

(Bezerra da Silva)

Quando Cabral aqui chegou
E semeou sua semente
Naturalmente começou
A lapidação do ambiente...

Roubaram o ouro
Roubaram o pau
Prá ficar legal
Ainda tiraram o couro
Do povo
Desta terra original...

E só deixaram
A má semente
Presente de Grego
Que logo se proliferou
E originou a nossa gente...

É ladrão que não acaba mais
Tem ladrão que não acaba mais
Você vê ladrão
Quando olha prá frente
Você vê ladrão
Quando olha prá trás...(2x)

Hiiiiiii!
A terra boa
Mas o povo
Continua escravizado
Os direitos são os mesmos
Desde os séculos passados
O Marajá
Ele só anda engravatado
Não trabalha, não faz nada
Mas tá sempre
Endinheirado...

E se entrar no supermercado
Você é roubado!
E se andar despreocupado
Você é roubado!
E se pegar o bonde errado
Você é roubado!
E também se votar prá deputado
Você é roubado!
Certo!

Tem sempre 171 armando fria
Tem ladrão lá no congresso
Na quitanda e padaria
Ladrão que rouba de noite
Ladrão que rouba de dia
Dentro da delegacia
Ninguém entendia
A maior confusão
O doutor delegado
Grampeou todo mundo
Porque o ladrão
Roubou outro ladrão

É ladrão que não acaba mais
Tem ladrão que não acaba mais
Você vê ladrão
Quando olha prá frente
Você vê ladrão
Quando olha prá trás...(2x)

Quando Cabral aqui chegou
E semeou sua semente
Naturalmente começou
A lapidação do ambiente...

Roubaram o ouro
Roubaram o pau
Prá ficar legal
Ainda tiraram o couro
Do povo
Desta terra original...

E só deixaram
A má semente
Presente de Grego
Que logo se proliferou
E originou a nossa gente...

É ladrão que não acaba mais
Tem ladrão que não acaba mais
Você vê ladrão
Quando olha prá frente
Você vê ladrão
Quando olha prá trás...(4x)
Eduardo Medeiros disse…
Pois é, este país de merda acaba de receber a visita do FMI. Veio pedir dinheiro emprestado ao Brasil para ajudar a salvar a rica e culta europa...
Eduardo Medeiros disse…
vamos procurar não focar em apenas um ponto e dizer: O Brasil é isso!! pois o Brasil pode ser isso, mas também é aquilo e aquilo outro...Nenhum país, nenhuma pessoa (ou país) pode ser definida por um único aspecto da sua existência.
Anônimo disse…
Okay, agora capacidade de emprestar papéis coloridos para o FMI define caráter. Tá vendo como até tu, Brutus, meu primo, estás contaminado por essa nossa cultura nojenta?
Eduardo Medeiros disse…
Isa, de fato não define caráter. Eu não fecho os olhos para os nossos problemas éticos mas problemas éticos não são exclusividades do povo brasileiro; e a tese de que somos corruptos por sermos "misturados" é tão absurda quanto dizer que um povo "puro" como os arianos do qual Hitler fazia parte eram o povo mais ético e humano do mundo.
Eduardo Medeiros disse…
O que eu quis de fato salientar na questão do empréstimo ao FMI é de que este país não é o cu do mundo(nada contra o cu, que fique claro, citei apenas uma expressão difamatório conhecida por todos..rs); estamos em uma evidente progressão em importância no mundo que surgirá pós crise capitalista americana e europeia.
Edu, meu caro.

Emprestar dinheiro a alguém não compra honestidade de credor algum. Ainda bem que temos para emprestar. Portugal deu um diploma de "DOUTOR" para um apedeuta brasileiro no afã de conseguir uma ajuda financeira. O dinheiro faz muitas coisas, só não compra dignidade. Pior foi quando tivemos que pedir emprestado.
O Brasil é o melhor país do mundo, o que não presta é seu povinho de merda.
Edu, meu caro.

No mundo não existem só brasileiros miscigenados nem alemães, existem outras raças que tem a honestidade na cultura como a japonesa que também pode servir de exemplo.Não se deve voltar os olhos só para os extremos. Os Americanos também não nos servem de exemplos.
Vejam as chances de crescimento que já desperdiçamos. Primeiro foi o ouro, o café, a borracha e a cana de açucar. Depois foi a agricultura, a pecuária, a madeira, o biocombustível e o petróleo. Temos mil e uma oportunidades de crescimento. Pertencemos a um país rico mas seu povinho continua nanico.
Eduardo Medeiros disse…
Mirandinha, sou obrigado a concordar com você sobre as chances de crescimento que nós desperdiçamos. Mas eu não ponho totalmente na conta do povo essas chances desperdiçadas, e sim, aos equívocos econômicos que nossos governantes vêm cometendo a décadas. Estamos cheios de "décadas perdidas" mas creio que chegou o momento mais propício para que o Brasil avance; somos a maior potência em biocombustível que querendo ou não, será a energia de um futuro não muito distante. Temos a maior biodiversidade do planeta; temos melhorado os índices sociais mesmo tendo muito a se fazer.

Pena que só descobrimos agora o pré-sal que fará do país um dos maiores produtores de petróleo, mesmo com a decadência no mundo deste combustível.

Mas apesar da nossa elite, acredito neste país e em seu bravo povo que de "povinho" não tem nada em minha modesta opinião.
Anônimo disse…
Que fique muito claro o seguinte: eu concordo com a visão pessimista do Altamirando sobre o povo brasileiro, mas discordo de que isso tenha sido causado pela nossa miscigenação.

Edu, e discordo de ti sobre a falta de ética ser uma coisa generalizada em países sérios. Não é. Nos países decentes, quando um Ministro, por exemplo, é ACUSADO de alguma coisa, ele se sente no dever moral de renunciar e de fato RENUNCIA. Aqui, o canalha diz que só sai à bala.

"Fala isso na minha delegacia pra ti ver", como diria o controverso Prates (Luiz Carlos Prates, que trabalha aqui em Floripa).
Edu, meu caro.

Não ponha a culpa pelos nossos infortúnios aos governantes, eles são a essência de nossa personalidade e é com louvor que nos representam. Estão nos governando porquê os elegemos.
A bola da vez é o bio-combustível e o petóleo do pré-sal, donde somos os ban-ban-ban no assunto. Concordo com você. Mas... Quer apostar quanto como daqui a duas décadas ninguém falará deste assunto, nosso IDH continuará com o mesmo índice, continuaremos crescendo 1%, comendo cururu e arrotando perú?
Se nós merecemos governantes sérios, honestos e altruistas, por quê não os elegemos?
Temos estes elementos em nossa sociedade?
Será que a safadeza é um vírus?

Me responda daí, Edu.
Isaías,

AS influências genéticas no intelecto existem, mas estão mergulhadas na interação entre genes, psicologia e desenvolvimento. É inegável a tese de que o que há dentro da nossa cabeça sofra influência do genes.
A falta de ética, a desonestidade e a disposição para trabalhar do brasileiro pode não ser culpa da miscigenação ou do cruzamento mal planejado. Pode ser cultural?

Isaías Medeiros, o que nos faz sermos assim?
A ciência mostra que qualquer característica racial só se fixa permanentemente após a terceira geração de cruzamentos.
Será que idiotice é uma característica racial?
Estamos cruzando idiotas há 20 gerações. He, he...
Levi B. Santos disse…
Caro confrades


Para apimentar o debate, passo a vocês uma entrevista do médico psicoterapeuta João Augusto Figueiró, na qual ele responde se a genética e o ambiente podem ou não ser responsáveis por tornar o homem corrupto.

Não percam. Aí vai o link:

http://ucho.info/genetica-e-ambiente-sao-responsaveis-por-transformar-o-homem-inclusive-em-corrupto
Caro Levi,

O Sr: João Augusto Figueiró alude no seu texto que ausência de caráter é treino, é desenvolvimento, mas o vírus da corrupção está no genes. Óbvio... Ninguém necessita ser neuro/psíco para saber disto. Corrige-se estes desvios com leis, e daí? ... Eu pergunto:...
-Existem leis, no Brasil, para punir estas infrações?
-Pais corruptos ensinam seus filhos a serem éticos?
Eu respondo: NÃO!...
Então serão mais 20 gerações de corruptos.
Eduardo Medeiros disse…
MIrandinha,

leve em consideração que somos uma democracia bebê. Ainda não sabemos nem andar, ainda estamos engatinhando. A ditadura nos fez um grande mal nesse sentido. Até a filosofia e a sociologia foram tiradas dos currículos escolares.

De fato, estamos longe de sermos politizados como deveríamos para que pudéssemos eleger homens melhores para a política. Mas tudo é aprendizado.

Nossos políticos são uma piada? corruptos e que se acham acima da lei? são. Mas na história, a elite sempre manipulou o povão. Mas veja só os ventos de revolução que estão soprando nos países árabes; quando o povo quer, o povo faz.

Vamos dar um crédito ao povo brasileiro. Nós somos brasileiros; existem muitos que têm massa crítica; não aceito dizer que o povo brasileiro é povinho que come merda.

E eu duvido que nosso IDH daqui há anos estará o mesmo de hoje, pois ele vem numa crescente há muito tempo.

Vamos ser críticos mas não vamos vomitar no solo que nós fará companhia pela eternidade.
Edu, meu caro.

Vou tomar como base o único parágrafo que discordo.
"Vamos ser críticos mas não vamos vomitar no solo que nós fará companhia pela eternidade."
O Brasil é a melhor região do mundo. Eu disse: Melhor região do mundo. Seria o melhor PAÍS se seu povo tivesse o mesmo conceito dos que fizeram florir o deserto de Saara,ou dos que formaram um país chamado Holanda entre outros. Não estou vomitando na terra em que nasci, não estou aceitando pertencer ao povinho de merda que nela habita.
Elídia :) disse…
Concordo com a visão critica do Miranda ao falar de falta de 'reconhecimento', de perspectiva com os rumos que as coisas tomam, e entendi sua desilusão. Concordo em muitos aspectos, principalmente por sabermos que aqui 'em se plantando tudo dá'. Discordo do que surgiu em alguns comentários: não podemos relegar generalizadamente os problemas sociais simplesmente ao fato de sermos 'brasileiros', pareceu direcionar a questão baseada em clichês. Poderia responder com clichê também e simplesmente dizer "não goste, vá morar no Afeganistão', mas acredito que isso é fugir dos problemas que temos, sim, e graves.. A discussão nesse nível não leva a lugar a algum, e como disse o Edu, é 'cuspir no prato que come', mais nada.

Quanto a 'genética', acredito que os comportamentos são influenciáveis por 'n' fatores, por exemplo: um psicopata pode desenvolver tal disfunção, pelo seu ambiente, mas também por questões fisiológicas, assim sendo o que os estudiosos de plantão apontam é que inteligencia, carpater, sexualidade depende de uma gama de fatores que combinados podem determinar o perfil do individuo, mas nunca isoladamente.
LER E NÃO ENTENDER, gera discussões infindáveis e até dissabores.
Eu posso não gostar de um certo restaurante pela qualidade do atendimento sem criticar a comida pela qual eu paguei caro. Como ´posso gostar do atendimento apesar da comida de péssima qualidade que me fôra oferecida gratuítamente.
Eu não tenho que mudar, eu não posso mudar e minha ausência não mudará nada, nem minha indignação mudará o sabor da farinha.
Eduardo Medeiros disse…
Mirandinha,

ok, ok, vou ser solidário com seu desânimo com o povo brasileiro, mas com extensas resalvas...

veja: acabei de ver no JN que hoje no morro do alemão aqui no Rio(morro que foi ocupado pelos militares e pela polícia e pelo Estado com obras sociais(ainda tímidos, mas está chegando) ) que uma grande multidão foi assistir a...(assinale a resposta certa):

1 - show com o pagodeiro Belo
2 - Show com Ivete sangalo
3 - Show com o grupo revelação
4 - nenhuma das alternativas anteriores

se você marcou o 4, você acertou. o Show foi de música clássica...

o povo brasileiro sabe o que é bom, basta ter acesso.

valeu, mirandinha, bom domingo
Edu, meu caro.

Se oferecer caviar para porcos, eles comem.
Anônimo disse…
Edu, pracabá, uma frase bem brasileira, do jeito que tu gostas: o problema é que o buraco é muuuuito mais embaixo...
É, Isaías. O buraco é mais embaixo!...
Anônimo disse…
Tem que se admitir, os povos escandinavos, anglo-saxões e saxões possuem maior racionalidade e não possuem um desvio de conduta moral tão evidente como os povos de cultura latrina, digo, latina.

Há sim uma patente diferença desfavorável aos povos de ´´europa latina´´, tais como espanhóis, italianos e, óbvio, portugueses.

Somos descendentes de portugueses, um povo de histórica e notória baixeza.