A vingança nunca é plena, mata a alma e envenena


Preferi deixar a poeira do câncer de Lula baixar um pouco para então poder fazer um comentário mais sóbrio e maduro sobre o assunto. Claro que a temática central será a campanha para que Lula fizesse seu tratamento pelo nosso decadente Sistema Único de Saúde - SUS, para os íntimos.

Eu não morro, e jamais morri de amores pelo Lula, apesar de ter sido membro do PC do B e haver colaborado na sua primeira campanha vitoriosa  (sim, ninguém é perfeito). Todavia, também não tenho o Lula como inimigo público número 1.

O nosso ex-vice Presidente da República, José Alencar, vice do mesmo Lula que hoje trata-se de câncer, também teve a mesma doença. Lutou bravamente contra a sua enfermidade. Aliados e opositores políticos elogiavam publicamente sua disposição por permanecer na vida. Entretanto, ninguém jamais cogitou a hipótese de ele ir fazer seu tratamento pelo SUS. Tal como Lula hoje faz, Alencar teve acesso aos melhores hospitais do país. Empresário de sucesso, lamentavelmente, não obteve êxito em sua derradeira e mais importante empreitada.

Como dizia um dos folclóricos, porém sábios personagens do clássico seriado mexicano Chaves, "a vingança nunca é plena, mata a alma e envenena". Não duvido que haja pessoas honestamente constrangidas com o fato de tantas pessoas humildes morrerem nos hospitais públicos brasileiros - muitos ainda em seus corredores, à espera de atendimento -, mas também não me resta dúvida de que a maioria daqueles que gostariam que Lula se tratasse pelo SUS na verdade o fazem por rancor, ódio e vingança, na expectativa de que o destino de Lula fosse igual ao de tantos infelizes que acabamos de mencionar.

Por outro lado, eu compartilho da indignação daqueles que não se esqueceram do escândalo do Mensalão que, se não foi realmente inventado pelo PT, ao menos foi patenteado pelos amigos de Lula. Somente aqueles que não compreendem que cada centavo desviado da educação, da saúde e dos programas sociais do governo na verdade significam crianças sem merenda, doentes sem remédios e estudantes sem ensino público decente é que acham que uma coisa não tem nada a ver com outra.

De fato, se fôssemos usar a lei do olho por olho, Lula e sua família deveriam sentir na pele todo o sofrimento que ajudaram a piorar com seu acobertamento à corrupção em seus sucessivos mandatos. Porém, felizmente estamos no século XXI e vivemos num estado democrático de direito. Já passamos do tempo em que tudo era resolvido "da maneira antiga" e já é hora de amadurecermos para reconhecermos detrás dos nossos "queridos adversários" - como diria Arthur Virgílio, duro crítico do ex-Presidente - os seres humanos que, acima de preferências políticas, religiosas ou de quaisquer outras naturezas, precisam ser respeitados. Sobretudo em seus momentos de maior fragilidade na existência.

Comentários

guiomar barba disse…
Isa te parabenizo com todas as letras. Depois pergunto, se a máquina que governa o Brasil é o extrato da sociedade em que vivemos, quem será que estando na política não se deixaria vencer pela corrupção e não gostaria de ser tratado como um ser humano na hora da sua desgraça?

Sabemos que ainda existem homens honrados como o policial que não aceitou o suborno de um milhão em troca do Nem, mas é coisa rara, muito rara.

Me pergunto também, até aonde a mídia nos informa realidades e até aonde ela vende as suas reportagens?
Esta matéria vai me ensinar muito. Obrigada.
Abraço.
Eduardo Medeiros disse…
excelente artigo!!

eu fui um dos que tentei mostrar os verdadeiros sentimentos dos que participavam da campanha pelo face que mandava lula se tratar no sus. uns, mais exaltados, clamavam por sua morte!

não era uma campanha por melhorias na saúde, era uma campanha contra uma pessoa em seu momento de fragilidade. ou seja, humanidade e solidariedade passaram longe dos "crentes" que também entraram de sola e com os dois pés na garganta do lula.

a revista época publicou um interessante artigo na semana passada sobre o tema, mostrando inclusive que a campanha era preconceituosa com aqueles que dependem do sus, como se toda a rede do sus fosse uma miséria, e não é. o artigo mostrava hospitais públicos do sus que são excelentes. em são paulo mesmo, perto do hospital sírio-libanês há um hospital do governo de são paulo que é referência; o autor do artigo chega a dizer que o lula não foi se tratar lá por uma questão política, pois o hospital foi construído pelo serra.

mais uma vez, primo, parabéns pelo texto, e seja bem-vindo de volta ao nosso meio.
Eduardo Medeiros disse…
gui,

deixei uma resposta para o comentário que você me faz lá no final do texto do hubinho.
Edson Moura disse…
Isaías é bom tê-lo de volta. Parabéns pelo texto. Embora, como você bem sabe, seja avesso aos políticos, não desejo que eles morram desta forma, excetuando-se é claro, o José Sarney. Parabéns pelo artigo, este foi um daqueles textos que nós lemos sem querer que ele acabe, muito bem elaborado e fácil de entender a mensagem que queres passar.
Edson Moura
Levi B. Santos disse…
Na inauguração de uma UPA na região metropolitana de Recife, Lula disse naquele seu jeito peculiar de falar: ...dá até vontade da gente ficar doente pra ser atendido aqui.

Tratando de forma maldosa esse seu pronunciamento, grande parte dos internautas aproveitaram para descarregar seus ressentimentos contra o SUS e a figura do ex-presidente.

É bem verdade que o SUS está na UTI. Basta entrar na maioria dos hospitais de nossos municípios para constatar alas inteiras fechadas, aparelhos sem funcionar, corredores lotados de pacientes sem o mínimo conforto. Médicos trabalhando com ausência completa de condições de trabalho digno. Falta de equipamentos e de insumos para o atendimento básico da população.

É também verdade que Lula não é culpado por toda essa situação lastimável do SUS, uma vez que o mesmo foi criado em 1988, quando ele nem pensava ser um dia eleito presidente da nação.

Portanto, acho completamente descabida e desrespeitosa a atitude de muitos em se aproveitar da doença grave de um ex-mandatário da república para descarregar os seus afetos vingativos produzidos, talvez, por uma expectativa ilusória de que Lula e seus ministros tivessem a obrigação de resolver os problemas de saúde que afligem a sociedade há décadas.

Nunca é demais lembrar que muitos que estão a tripudiar sobre autoridades que tiveram o poder em suas mãos, numa hora imprópria como essa, e que se postam como vítimas do sistema de saúde nacional deveriam se ressentir de sua própria omissão e passividade, pois a eles cabem também a responsabilidade pelo prejuízo decorrente de sua inércia, ao ficar eternamente em berço esplêndido à espera de um salvador da pátria.
Daniel disse…
"O nosso ex-vice Presidente da República, José Alencar, vice do mesmo Lula que hoje trata-se de câncer, também teve a mesma doença. "

Meu caro, o José Alencar faleceu há algum tempo, poderia revisar este parágrafo.
Hubner Braz disse…
ISA,

Parabéns pelo texto, vou destacar a última parte onde escreves: ""queridos adversários" - como diria Arthur Virgílio, duro crítico do ex-Presidente".

A política que tem origem grega "politikós" (cidadãos, pertencente aos cidadãos), em outras palavras, "pecadores, pertencentes aos pecadores" só poderia dar em merda... por isso que existe tanta corrupção.

Afinal, maldito o homem que confia no homem.

Dizia Friedrich Nietzsche "O macaco é um animal demasiado simpático para que o homem descenda dele". Será que ele estava mentindo ou queria se opor a teoria de Sigmund Freud?

O orgulho, egoismo e o capitalismo, tem enlouquecido alguns políticos com a ganância de ganhar mais e mais, e pior, em cima de nós.

Eles se tornaram faraós da modernidade. Onde seus sustentos sai de cada suor nosso, pago pelos absurdos impostos que nos escravizam.

Neste mundo imundo está cada dia mais difícil vermos políticos praticando a arte da garça, são poucos, ou talvez nem exista, e como diz a letra do Estratagema de Deus: "A graça da garça. A arte de viver em meio a lama sem sujar as vestes."

Mas todos que entram no meio político, de alguma maneira sujam as suas vestes em meio a lama da corrupção.
Eduardo Medeiros disse…
daniel,

quem está "hoje" se tratando, é claro, é lula, não josé alencar, que hoje, já descansa devidamente em sua morada eterna. é isso que o autor diz na frase lembrando-nos que ninguém fez campanha para que o alencar fosse para o sus.

levi,

o engraçado é que muitos que entraram nessa odiosa campanha, possuem seus planos de saúde...
Elídia :) disse…
Incrivel como no caso citado no excelente texto do Isa, ouvi até mesmo crentes dissipando esse ódio nas redes, no trabalho, em td lugar.. cade compaixão q o Mestre tanto pregava?
Sei q a frase mencionada por Lula em alusão ao tratamento no SUS foi infeliz, mas desejar o sofrimento de alguem em um doença tão cruel, é assustador...
Isaias disse…
Guiomar Barba

Gui, com certeza absoluta os brasileiros não são diferentes, tampouco melhores do que aqueles que os representam. Quando não se vende o voto, faz-se protestos burros, como eleger um palhaço (profissional) para o Congresso Nacional.

Eu sou 110% cético em relação ao Brasil. Começamos errado e vamos terminar errado. Corrupção, "jeitinhos" e malemolência para combater as coisas erradas fazem parte do DNA do povo brasileiro.

Abraço.
Isaias disse…
Eduardo Medeiros

Edu, é nessas horas que a gente vê quem está pronto para amar os seus inimigos, hehe. Evangelho é uma coisa que passa longe de muitos cristãos nominais, infelizmente.

Abraço.
Isaias disse…
Edson Moura

Valeu, Edson. Mas vaso ruim não quebra, não é bom nutrir esperanças em relação ao Sarney, rsrs

Abraço.
Isaias disse…
Levi Bronzeado

Mestre Levi, como médico o senhor conhece bem mais de perto a realidade da saúde pública no Brasil. Portanto, este seu comentário tende a acrescentar bastante vivência ao debate.

Claro que muitos sentimentos de lulistas, ex-lulistas e "novos lulistas" se misturam nesse caldo temperado pelo ódio e condimentado pelo desejo de vingança, mas não podemos nos esquecer de que não gostaríamos de estar no lugar de Lula e que ele é um ser humano cuja dignidade não pode ser menosprezada.

Abraço.
Isaias disse…
Daniel

A Paz de Deus, Daniel. Como o Eduardo já esclareceu o seu pequeno equívoco de interpretação provocado pela nossa complexa língua portuguesa, só me resta agradecer o seu comentário. Deus abençoe.
Isaias,

Desejar Lula ser tratado pelo SUS é tê-lo como inimigo público nº1 ?
Não chegue a tanto, mas também não o compare a José de Alencar. No resto eu concordo contigo.
Isaias disse…
Hubner Braz

Gostei da parte que você fala sobre a graça da garça, mas discordo do escopo do seu comentário.

Nós estamos tão afundados na lama da nossa própria cultura corrupta e leviana que achamos que o mundo todo - literalmente - é igual. Não é assim, amigo. Em países de primeiro mundo existe ética, quando um político é ACUSADO de algum crime ele mesmo renuncia, não é como aqui que o cara diz que "só sai à bala".

Abraço.
Eduardo Medeiros disse…
isa,

o brasil, esta nossa pátria amada, é um caso interessante. temos os políticos mais corruptos do mundo mas mesmo assim a economia brasileira segue forte e já somos a sétima economia do planeta. nos últimos 16 anos, tivemos muitas melhorias sociais; ainda precisamos evoluir muito para chegarmos a padrões suiços, mas eu acredito neste país.

na época da hiper-inflação, a economia crescia mais do que hoje, fato que deixava os próprios economistas intrigados.

acredito neste país. hoje a importância do brasil no cenário mundial é visível. temos todas as possibilidades de sermos o padrão na nova economia verde que terá que surgir daqui há pouco.

nem mesmo a corrupção vai conseguir destruir o brasil.

e não é patriotada, não, é a análise que é feita por muitos economistas brasileiros e estrangeiros.

não é fantástico o brasil ter chegado aqui apesar "deles"/nós?
Anônimo disse…
Altamirando Macedo

Não, desejar que o Lula se trate pelo SUS não é o mesmo que tê-lo como inimigo público número 1, mas muitos que queriam isso de fato têm o Lula como inimigo.

Por curiosidade: o que te leva a crer que o Alencar fosse tão melhor assim que o Lula?

Abraço.
Anônimo disse…
Edu

Também não creio que o Brasil será economicamente destruído em breve, mas o caráter do brasileiro é mau, corrupto, leviano e isso é o que eu tenho 110% de certeza que jamais mudará. Valores, amigo, isso o brasileiro não tem.
Isaias,

Não é que José de Alencar seja melhor ou pior que Lula.É uma questão demagógica: José de Alencar sempre teve acesso a planos de saúde e quando no governo foi figura decorativa. Lula faz parte dos 140 milhões que dependem do SUS, teve poder para melhorar este atendimento mas foi sucumbido pela corrupção. Seria bom que ele provasse do atendimento que ele merece.
Anônimo disse…
Altamirando Macedo

Ah, bom, desse ponto de vista eu entendo. Apesar de não concordar.
Levi B. Santos disse…
“Em países de primeiro mundo existe ética, quando um político é ACUSADO de algum crime ele mesmo renuncia, não é como aqui que o cara diz que "só sai à bala".” (

É isso aí, Isaias.

Só posso pensar que é a impunidade para ricos e os parceiros do Rei, que faz com que um ministro de nossa “venerável república”, quando pego com a mão na botija, tenha a tamanha desfaçatez de declarar em alto e bom som:: só saio daqui na bala.

Come está tão atual aquele velho trecho do discurso que Rui Barbosa fez no Senado em 1914:

“A falta de justiça, Srs. Senadores, é o grande mal de nossa terra, o mal dos males, a origem de todas as nossas infelicidades, a fonte de todo o nosso descrédito é a miséria suprema desta pobre nação”.

“A injustiça, Senhores, desanima o trabalho, a honestidade, o bem, cresta em flor o espírito dos moços, semeia no coração das gerações que vem nascendo a semente da podridão, habitua os homens a não acreditar senão na estrela, na fortuna, no acaso, na loteria da sorte, promove a desonestidade, promove a venalidade, promove a relaxação, insufla a cortesania, a baixeza, sob todas as suas formas”.

“De tanto ver triunfar as nulidades, de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça, de tanto ver se agigantarem os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar da virtude, a rir-se da honra, a ter vergonha de ser honesto.”
Levi B. Santos disse…
Isaias


E eu agora fiquei pensando com os meus botões, sobre o que disse o traficante, Nem, da rocinha, quando foi preso:

“Não sou o bandido mais perigoso do Rio” ― afirmou
guiomar barba disse…
Edu, o que nos faz crer que nosso problema é único: corrupção! Isto dói e como dói.

Quando penso no tratamento que teve um brasileiro amigo meu com câncer, na Inglaterra, sem gastar um centavo...
Quando penso em um amigo meu nos EUA que por ser idoso, com 65 anos, não compra um remédio, mesmo não estando legal no país, o governo tem que dá todos os remédios...
Por que não podemos ser cuidados assim?
guiomar barba disse…
Elídia, me intriga muito como somos, mesmo quando gostaríamos de ser melhores.
Sábado eu estava em um restaurante e a TV estava exibindo uma luta livre; como sempre, fiquei impressionada com os rostos dos lutadores, um deles berrava como um louco enquanto as pessoas estavam histéricas, aplaudindo as violentas pancadas desferidas no perdedor.

Lembrei do filme "Menina de Ouro", com certeza comove o coração das pessoas que simpatizaram com a figura lutadora, honesta, sofrida do personagem Maggie. Os golpes com os quais ela quase imobilizou sua rival levaram seus torcedores ao delírio. Emoções semelhantes são despertadas também nos corações da torcida que escolheu a maquiavélica prostituta Urso Azul.
É evidente que se o personagem Urso Azul houvesse lutado conforme as regras, sem fraudulência, não haveria “justificativas” que explicassem o delírio das multidões que não discutem o preço dos ingressos, a não ser que a violência só dói quando é na nossa própria pele ou na daqueles que realmente amamos.
guiomar barba disse…
Lembrando de uma reportagem sobre uma novela: Algumas pessoas foram abordadas na rua sobre a violenta surra dada pelo personagem Melissa no personagem Ivone. Lembro-me apenas de duas pessoas que foram contra a violência, no entanto, algumas delas fizeram entusiasmada apologia à atitude da agressora; outras preferiam que a violência fosse contra o marido traidor, “mas que houvesse vingança.”


No dia a dia os nossos ouvidos são cheios através da mídia, amigos, vizinhos, da violência que banha de sangue as ruas, do lamaçal que forra o planalto e os passos da máquina governamental. Toda esta podridão provoca uma indignação que vai corroendo as nossas esperanças de um mundo melhor e mais justo e confirmando cada vez mais as profecias de que “Por se multiplicar a iniqüidade o amor de muitos esfriará”. (Mateus 24.12).
Grande parte das mesmas pessoas que se revoltam diante das injustiças sociais grita e esbraveja nas arquibancadas dos ringues da vida: maaata! Acaaaaaba com ele (a)! Pula, espuma, fica histérica, e se o seu favorito ganha, volta feliz, comentando com o máximo prazer sobre as cenas mais sanguinolentas. Uma desconexão própria de pessoas que ainda não foram resgatadas, restauradas à imagem e semelhança de Deus, que é contra toda classe de violência e destruição. É o resultado da separação do homem com O Cristo, que soprou paz sobre seus discípulos.

Escrevi muito kkkkkkkkkk
Publiquei, recente, um desabafo sobre nós, o povo brasileiro. Eu deveria ter esperado e publicado aqui. O assunto é inerente.
Eduardo Medeiros disse…
sem me permitir fazer papel de avestruz, eu não tenho esse olhar tão pessimista quanto à índole do povo brasileiro. não somos melhores nem piores, somos o que somos. quando vejo brasileiros humildes que devolvem malas esquecidas em taxi com centenas de dólares, resisto a pensar que isso seja a exceção da exceção.

mas evidente que as leis por aqui são frouxas, existe uma aura de impunidade que facilita os esquemas de corrupção.

vamos fazer uma pesquisinha informal aqui:

qual de nós que visse alguém deixar cair a carteira recheada de notas de 100 dólares não iria pegar a carteira e devolvê-la ao dono?

deixo a minha resposta: eu devolveria. será que sou melhor que alguém? claro que não...
Eduardo Medeiros disse…
mirandinha,

sugiro que dê repeteco aqui do seu texto sobre nós, brasileiros.
Edu, meucaro,

Só que eu gostaria de enriquecer o texto com a soma de alguns comentarios.
Ótimo artigo e concordo com muita coisa que foi colocada.

Penso que o sentimento de humanidade deve prevalecer acima das nossas divergências políticas, ideológicas ou religiosas. Desejar que o outro se lasque quanto à sua saúde por ter deixado de satisfazer as principais demandas sociais durante sua gestão, não me parece o melhor caminho. Pois seria um discurso retributivo de pouca consciência.

Mesmo que um político se beneficie de desvios de dinheiro para financiar futuras campanhas neste sistema eleitoral corrupto, ou que tenha engordado suas contas, o caminho para combatermos coisas deste tipo não seria desejando o mal da pessoa. Primeiro é preciso mudar o sistema, assim como a cultura política brasileira, lançarmos fora o comodismo do cidadão e abolirmos de vez o comportamento corrupto.

Realmente Lula tem sorte de ter subido na vida com a política e hoje não depender do SUS, assim como foi o caso do ex-vice presidente José de Alencar já desencarnado. Então, o que melhor podemos refletir quanto à situação do Lula é que, lamentavelmente, temos milhões de brasileiros vivendo em situações mais desvantajosas do que a dele.