LIberdade de expressão

Dois mil e onze, mais uma vez retornando, Edson Moura, tentando fazer uso de sua liberdade de expressão, um dos pouquíssimos direitos que ainda temos neste país. Vocês vão adentrar no mundo da informação, auto-conhecimento, denuncia, crítica e até diversão. Esta é a Confraria dos Pensadores Fora da Gaiola...sejam todos bem vindos.

À Todos aqueles que pensam, e que ousam ultrapassar os limites da boa política de vizinhança, não mantendo oculto aquilo que gostariam de gritar para o mundo inteiro ouvir...”Se o mundo inteiro pudesse me ouvir”. Nosso espaço é reduzido, é resumido, não sei o motivo. Por que será que fazem isso? Muitos de nós nem sabemos que somos tangidos como gado, somos vitimas de um ideal comum, ou ideologia de massa, sei lá.

Minhas palavras só chegam até uma minoria, que covardia, não querem que mostremos a verdade do dia-a-dia. Outros falam que meus escritos são muito agressivos e que muito do que escrevo não deveria ser dito. Mas, se o mundo inteiro pudesse me ouvir, eu gritaria cada vez mais alto para todo mundo refletir. A informação não pode ficar escondida e o conhecimento compartilhado é fonte de vida.

O sentido que dei à minha vida está atrelado ao exercício do meu direito de falar, seja através de um simples texto, ou de uma poesia, ou uma crônica engraçada, qualquer coisa é válida, quando se deseja repartir o que se sabe. Estou exercendo o meu direito de dizer o que penso. Às vezes escrevo uma mensagem de coragem e força pra viver, e viver com intensidade, contemplar o mundo, jogar na terra uma semente de união a cada segundo. Juntar as minhas idéias com as suas e revelar o que existe de belo na “filosofia das ruas”. Saibam que foi nas ruas que aprendi que sempre temos algo a dizer, e você está convidado para fazer parte desta “milícia” enquanto lê. O momento não pode ser outro, o lugar é aqui..então não perca tempo e grite, grite para o mundo inteiro te ouvir.

Grite para nossa presidente amparar essa gente, pois o Brasil ainda passa fome e o nordeste ainda tem sede. Grite para as pessoas serem mais humanas, que deixem o orgulho de lado e ajudem que está precisando. Aos pensadores, não pensem só com a cabeça, mas também com o coração, estendam as suas mãos, ajudem a quem está precisando, pois um homem que se esquece que é um ser humano, precisam de exemplos, pessoas que estão lutando e passam horas e mais horas juntando semelhante com semelhante, aprendendo e ensinando.

Gritar para Deus que gostaria de vê-lo ajudando, mandá-lo descer do céu e ver o povo que está chorando. Dizer que Betinho, e não Jesus, é que foi um grande homem, este último fundou a campanha da cidadania contra a fome. Dizer que nem só da palavra que sai da boca de Deus viverá o homem, e que um pedaço de pão, mesmo que amassado pelo “diabo”, também mata a fome. “Aonde comem um, dois também comem".

Direito de dizer que nunca mais quero ver a guerra, e desejar que as armas é que vão para debaixo da terra. Dizer que seria tão bom se a fome fosse tão gostosa quanto a sensação que se tem depois de comer. Mas infelizmente isso não é verdade, e a desgraça é encontrada em qualquer canto da cidade. Precisamos nos unir, temos que nos ajudar, e gritar cada vez mais alto para que todos possam escutar, e descobrir que só o ser humano consciente do poder de suas palavras pode fazer isto mudar. Filosofia de rua não irá parar por aqui...enquanto o mundo inteiro não puder me ouvir.

Digam que aprendemos a não sermos mais enganados. Digam que somente os covardes é que vêem tudo e permanecem calados. Falem que aprendemos a respeitar e ser respeitados. Gritem que a voz do coração pode fazer o mundo inteiro te ouvir, e que temos muito pra contar...repassar o que já vivi. Gritem que há muito tempo a Bíblia deixou de ser o melhor livro do mundo, e que agora já podemos e devemos duvidar de seu conteúdo. Digam que o que importa é a qualidade e não a quantidade de nossas ações, de nossas intenções e de nossa bondade. Espero que seus sonhos sejam iguais aos meus e que a realidade da vida nos afaste mais e mais de Deus, não duvidando nunca de que estamos certos e entendendo que esse Deus bondoso...não está por perto.
Escrevo neste pequeno espaço chamado “Confraria dos Pensadores Fora da Gaiola”, e tenho plena consciência de que posso não obter um bom resultado. Também não sei se estas linhas chegarão aonde eu quero, mas tenho a certeza de que chegarão em algum lugar, então terá surtido algum efeito.

Edson Moura


Texto baseado em "Rap de Filosofia de Rua" chamado "Se o mundo inteiro me pudesse ouvir", rap este que já passa dos 20 anos de sua criação e que permeou minha infância e juventude dando-me diretrizes para o meu desenvolvimento tanto intelectual quanto comportamental.

Comentários

Levi B. Santos disse…
Antes de comentar o texto do confrade EDSON, gostaria de responder ao último comentário de EDU ao texto do Herrera.

Primeiro deixa eu dar uma gargalhada (kkkkkkkkkkkk)

Já que estávamos falando de inconsciente, o barbudo Freud foi quem mais estudou os atos falhos de leitura e de escrita. Ele pode auferir que aquilo que normalmente se tem como descuido, na realidade tem o dedo do inconsciente (aqui o pastor fundamentalista diria – dedo de Deus – rsrs).

Quantas vezes planejei meticulosamente telefonar para uma pessoa do meu convívio, e me surpreendi quando a voz que me atendia do outro lado era de uma pessoa que, em minha “sã” consciência, não era a pessoa que os meu dedos pausadamente dedilhara no teclado do telefone.

Quem sabe, não foi um desejo inconsciente, que me fez tomar a sua assertiva, Eduardo, para tentar converter o Herrera. (rsrs)

P.S.: Como o texto do Noreda chegou quando o debate sobre o texto de Herrera esquentava, sugiro que continuemos aguardando a tréplica do Herrera, acessando o texto anterior. OK?
Marcio Alves disse…
EDUARDO

Eu não sabia, (o EDSON muito menos ainda) que você iria sugerir que o texto do CARLOS ficasse mais um dia, até porque a postagem dele já deu 4 dias, mas como o LEVI disse, é só debater os dois textos simultaneamente.
Edson Moura disse…
Mas que confusão é essa? Afinal de contas, Marcio seu FDP, você me liga às 08:00 da madrugada, "mandando" que eu poste um novo texto, e no entanto, nem era meu dia de postar.

Reconheço que uma parcela da culpa é minha por não estar acompanhando os debates na Confraia, mas o maior parte desta culpa é do Marcio "Desespero" Alves que me atormentou a cabeça.rss

Não se encomeodem com este texto, se acharem melhor retirá-lo enquanto se esmiúça o último, fiquem à vontade, depois eu posto novamente. O que não acho legal é ficarem falando do texto anterior, no espaço reservado a este aqui. (viram? estou dando uma bronca em vocês! rss)
Levi B. Santos disse…
“Gritem que há muito tempo a Bíblia deixou de ser o melhor livro do mundo, e que agora já podemos e devemos duvidar de seu conteúdo. Digam que o que importa é a qualidade e não a quantidade de nossas ações, de nossas intenções e de nossa bondade. Espero que seus sonhos sejam iguais aos meus e que a realidade da vida nos afaste mais e mais de Deus...” (Edson)


Caro Noreda

Lendo a vagar o seu ensaio, vi que o mesmo, de certa forma, está em consonância com os comentários efetuados ao texto do Herrera, senão vejamos:

“Definitivamente, adoramos praticar uma falsa humildade, dizendo-nos aquém da verdade, mas agindo como se ela fosse nossa escrava” (Herrera)

O homem científico da pós-modernidade tem criado coisas maravilhosas para fundar necessidades. Entretanto, não temos uma existência caracterizada por fraternidade, felicidade e contentamento; ao contrário, parece que estamos vivendo em um caos espiritual, ou mesmo um estado fronteiriço a loucura.

O longo processo civilizador preservava a idéia de um Deus justo e bom. O cristianismo diz que esse Deus deveria ser visto no outro – nosso semelhante. Mas os nossos atos produzidos através das práticas falantes que circulam socialmente nos meios de comunicação condizem mais com o sujeito dividido entre impulsos de construção (Eros) e impulsos de destruição (Tânatos), mediados pelo princípio do prazer.

Esse outro a quem a ética diz que devamos servi-lo, tem sido mais objeto de gozo, tem sido mais uma abstração ou um lugar vazio de significação e intenção.

Olhando bem, numa análise introspectiva, o que nos falta na nossa caminhada é humildade e disposição para nos tornar um pouco mais íntimos do outro, ou seja, do estranho que existe em nós.

Abçs, (ainda volto...)
Edson Moura,
Há quem reclame quanto a demora nas postagens, inclusive eu.São 4 dias e pronto. O pau que dá no José é o mesmo que dá no Zé.
Valeu também pelo texto, você só exagerou na utopia. Quem disse que em algum tempo a bíblia fôra o melhor livro do mundo? O cristâo?.. He,he.
Diga a todo o mundo que temos a virtude de enaltecer o indigesto, o segundo, o perseguido e o que não deu certo.
Gostei da sua ressurreição.
Levi B. Santos disse…
Miranda

Só depois é que fui notar, que retirei exatamente o trecho do texto de Edson que fala em "Bíblia" e em "Deus" para servir de base para meu comentário.

Desculpe aí, se o negócio degringolou de novo para o lado da religião. Mas a culpa maior é do Edson (provocador) - KKKKKKKKK
Anônimo disse…
A liberdade de expressão e de pensamento são valores fundamentais, fazem parte da dignidade da pessoa humana.

O convite à ação é necessário, a crítica aos discursos vazios, sejam na esfera religiosa, política ou filosófica também.

Porém, chamar Deus à responsabilidade não me parece que ajude em algo. Sou completamente pessimista em relação a um suposto "plano de Deus para a humanidade".

Já disse algum dia que na minha opinião nós somos um projeto frustrado e abandonado à própria sorte. Nada dura para sempre e nós (humanos) daqui há pouco seremos tão importantes para alguém quanto as bactérias marcianas hoje são para nós (com todo o respeito às bactérias marcianas, é claro).

Portanto, a responsabilidade por todo o mal e por todo o bem que possamos praticar aqui em baixo, seja em relação ao planetinha ou a nós mesmos é nossa. Ponto. E o fato de muitos atribuírem determinados acontecimentos positivos a Deus não faz com que seja razoável em oposição a isto atribuir somente os fatos negativos a Deus. Ambos os pensamentos são radicais.

Estamos aqui e estamos sozinhos. O que faremos? Não sei, mas eleger bodes expiatórios não me parece que seja o ideal.
Eduardo Medeiros disse…
edson, eu tinha deixando um recadinho na postagem anterior para que você postasse só amanhã, mas o FDP do márcio nem viu...

tudo bem, sem problemas. como somos todos polivalentes, comenta-se aqui e o carlos pode fazer suas considerações finais no seu texto e agente vai lá conferir.

mirandinha, você não sabe e eu não te falei, mas quando um texto gera muitas boas discussões, como foi o do carlos, é de praxe nos estendermos o período de postagem para mais de 4 dias, ok?

edson, muito bom seu texto; utópico sim, mas sem utopia a vida fica mais crua do que já é. eu só não vi uma conexão lógica entre

"Grite para nossa presidente amparar essa gente, pois o Brasil ainda passa fome e o nordeste ainda tem sede." e

"Gritem que há muito tempo a Bíblia deixou de ser o melhor livro do mundo, e que agora já podemos e devemos duvidar de seu conteúdo..."

aliás, existe sim uma conexão mas meio pervesa. enquanto o estado não chega nos rincões de miséria e seca do nordeste(apesar que a região nordeste tem crescido bastante nos últimos anos), a única tábua de salvação que o nordestino possui é sua disposição incansável para o trabalho penoso e a sua fé inabalável em deus e nos santos.

trabalho e fé. na ausência do estado, os dois têm sustentado o povo sofrido das áreas mais secas do país.

um dia eles terão água encanada em casa, emprego com carteira assinada, todos terão sua terra irrigada, então, não precisarão mais de deus em dos santos. ou não.

e sobre essa parte

"Espero que seus sonhos sejam iguais aos meus e que a realidade da vida nos afaste mais e mais de Deus..."

sinceramente não sei o que o "afastamento de deus" promoverá de bom e de bem para a humanidade.

a maioria dos grandes países europeus e os estados unidos, tornaram-se gigantes com a fé em deus fazendo parte da cultura dos seus povos.

e por coincidência, nos países em que o comunismo totalitário tomou o poder decretando o fim da religião e a "morte de deus" foram os que mais se estagnaram socialmente o que levou por fim, a fragorosa queda do sistema comunista ateu.

e hoje, até edir macedo tem igreja na rússia...a história não perdoa.
no mais, querer nem sempre é poder.
Edson Moura disse…
Leví meu mestre Bronzeado, como sempre seus comentário foi perfeito, embora, tenhas pinçado (como tu mesmo gostas de dizer) apenas as partes em que eu falo de religião.

De fato o texto está em harmonia com o texto anterior, e acredite (para minha vergonha) que eu não tinha visto ainda o texto do confrade Carlos H.

Este texto/poema eixa espaços para os mais diversoas temas, pois quando se fala em liberdade de expressão (embora eu acredite que quem mais calou a humanidade fora a religião), tem-se um leque enorme aberto diante de nossos olhos.

Acredito que dentro de poucos instantes blogosféricos, outro trema que não a religião será debatido neste "textículo" e conatrei com você para trazer depoimentos que fomentarão esta fogueira acesa.

Abraços!
Edson Moura disse…
Altamirando, sua crítica foi anotada e já está sendo avaliada pelas autorides instituidas por nós mesmos neste espaço democrático chamado CPFG.

Reconheço a utopia que você bem observou em meu texto, mas convenhamos, é justamente a utopia, seja ela qual for, que nos compele a buscar a solução dos problemas que nos rodeiam.

Dizer que é o cristão quem fala que a Bíblia é o melhor livro do mundo, caracteriiza uma redundância atemporal, mas bem sabemos que mesmos alguns ateus (como eu e você) também acreditam que a Bíblia por ser um livro que pre-supõe-se, aflore a "lado bom do homem" seja um livro importante para a consolidação de um a sociedadee melhor, mais amorosa, pacata, estóica e porque não dizer...alienada das realidades cruéis em que estamos inseridos.

Quanto à minha ausência, não foi por desleixo ou falta de vontade de escrever e debater, é que meu trabalaho tem me roubado um tempo precioso, mas agora já estou munido de novas armas (notebook) e poderei aparecer mais vezes.

Abraços Altamirando!
Edson Moura disse…
Leví, que negócio é esse de dizer que sou provocador? Eu nem coloquei no corpo do texto alguns pontos de vista que certamente serão mau-vistos por muitos aqui.Por exemplo:

Tenho ou não o direito de não sentir atração sexual por mulheres negras? Por que não posso falar isso em público? (outro dia estava em uma festa e uma mulher negra me cantou, mas quando eu disse que não gostava de mulheres de cor preta, fui alvo olhares criticos e se não fosse meu jogo de cintura poderia ter sido linchado pela turba que se levantou contra mim.

Outro dia dentro de um ônibus, uma mulher louca (redundância) agrediu verbal e fisicamente um senhor que não lher deu passagem, ao que este senhor disse: "Se você fosse um homem a gente iria resolver isso agora". A mulher o olhou bem dentro dos olhos deste simpático homem e disse:

_ O que você tem no meio das pernas não lhe vale de nada, cai pra cima e eu te quebro na porrada!

Então, eu que já estava "espumando de raiva" disse:

_ O senhor está ao errado ao dizer que não bateria em mulher, pois eu, no seu lugar, já teria dado-lhe um soco no meio da cara. Pra quê!? A mulherada quis me pegar de pau rss.

Mas então, eu só estava, tanto em um quanto em outro evento, expressando meu pensamento, sou livre para fazê-lo, assim como sou responsável por eles.

Agi errado?
Edson Moura disse…
Isaías, a minha conclamação à Deus é absolutamente retórica, pois bem sabes que não acredito que ele exista.

Também coaduno do mesmo pensamento que você ao dizer que o homem é o culpado pelo bem e pelo mal que nos assola. Quando digo que Deus é culpado, é o mesmo que dizer que Hitler, pessoalmente tenha matado todas aquelas pessoas, e isto não faço.

Mas a idéia de um Deus que cuidará enquanto nós matamos, esta sim eu abomino, sendo assim, a culpa é de Deus, mas o Deus que nos torna seres apáticos, carentes, e dependentes dele.

Arregaçarmos as mangas e agirmos, gritarmos, criticarmos o conceito Deus é algo que podemos e devemos fazer, e isto faço.

Resumindo, Deus é culpado por que é criação humana e o homem como você bem disse...é culpado por tudo, inclusive por inventar um Deus para culpar. (Gostei desta minha fala)rss

Abraços maninha!
Edson Moura disse…
Eduardo meu capitão, concordo com você quando diz que o Marcio é FDP, e quando diz que somos polivalentes. Por um instante achei que voc~e tinha a necessidade de ter seus comentários sendo vistos na primeira página da Confraria, o que caracterizaria um "espírito" egocêntrico que só podemos aceitar do Gresder. rss

Edu, você primeiro diz não ver conexão entre uma fala e outra, e logo em seguida diz encontar uma conexão perversa. Pois bem, a intenção é justamente esta, ser perverso, e mostrar que pessoas frágeis se apegam à tábuas mais frágeis ainda. O que outrora fora uma boia, agora tornou-se uma âncora e você, como um bom navegador deve saber o que uma âncora faz com uma embarcação que tenta sair do lugar nessas condições (anda em círculos, estou certo?)

Sua fala:

"...um dia eles terão água encanada em casa, emprego com carteira assinada, todos terão sua terra irrigada, então, não precisarão mais de deus em dos santos. ou não..."

Minha fala:

Achei que apenas eu tinha expectativas utópicas.

Edu, a miséria no nordeste, assim como em muitas partes do mundo, não vai e nem deve acabar. Quem lavrará a terra se todos forem cultos? Quem trabalhará de Sol-a-Sol, por um salário miserável, para colher o feijão e o arroz que comemos aqui na cidade?

A miséria é e sempre será a base da pirâmide que sustenta uma sociedade Edu, não se engane.

Outra fala sua edu:

"...sinceramente não sei o que o "afastamento de deus" promoverá de bom e de bem para a humanidade.

a maioria dos grandes países europeus e os estados unidos, tornaram-se gigantes com a fé em deus fazendo parte da cultura dos seus povos.

e por coincidência, nos países em que o comunismo totalitário tomou o poder decretando o fim da religião e a "morte de deus" foram os que mais se estagnaram socialmente o que levou por fim, a fragorosa queda do sistema comunista ateu..."

Minha resposta:

É claro que alguns países se projetaram no cenário mundial como potências devido a fé cristã, mas precisamente a protestante, que bem sabes, é mãe do capitalismo selvagem que impera no mundo.

Não nos esqueçamos que estamos no século XXI e o esclarecimento intelectual já nos limita a muitos erros que alguns idealistas cometeram no passado. Você sabe que não sou à favor do comunismo (talvez até seja contrário à ele), e você também sabe que o poder que alguns países "super-desenvolvidos", como os EUA que você citou, conquistou seu espaço "à bala" e não apenas com a Bíblia.

Mas é bem característico da personalidade de Jeová, afinal de contas, Canaã já tinha dono quando os hebreus a "ganharam" inteiramente de "grátis" do Senhor.Os povos que foram dizimados pelo bando de Javé certamente eram ateus e por isso sucumbiram à sublime persuasão de Calebe e josué.

Sendo assim, não vejo nos dias de hoje, necessidade de crença em Deus. Acho que o povo será sim, melhor, mais corajoso, mais responsável e menos belicoso sem Ele.

Ps. Os portugueses, ao que me consta, tinham em uma das mãos a Bíblia e na outra a espada. E dizer que a fé Cristandade é sinônimo de prosperidade entra em desacordo com a atual situação do Brasil, ou vai dizer que o Brasil será mais prejudicado do que já foi por Deus? Também não somos um País com fundamentações Cristãs? Ou seríamos a excessão á regra?

Saia dessa capitão!rss
Mandem bala que eu estou só começando! Ainda tenho muita coisa pra vomitar! Nem falei da merda da Copa do m undo no Brasil, da corrupção no senado, do homossexualismo que tornou-se uma parte importante da sociedade e que talvez devamos encarar os fatos e aceitar que na história do homem, ao contrário do que pensávamos, existem três gêneros, a saber. Homem, mulher e gays.

Nem disse ainda que o racismo do negro contra o branco é tão forte quanto o seu oposto.

Também não falei todos nós criticamos o aborto, mas não queremos ter que carregar alguém que baba e caga na roupa, como é o caso de muitas crianças que nascem doentes.

Isto é liberdade de expressão, no mais alto grau de humanidade. Isto é filosofia de rua! Quem vai encarar?

Abraços todos que ousam debater temas indigestos.
Excelente blog, já estou seguindo, queria aproveitar e lhe convidar a da uma olhada no meu blog na postagem que fiz sobre o centenário das assembleias de Deus.
Edson Moura disse…
Geraldo Cardoso de Almeida Filho, fico contente em saber que você está seguindo meu blog, inclusive gostaria de ter a oportunidade de pregar lá na sua igreja, tenho certeza que você leu meu texto e concorda plenamente com minha idéia de Deus, não é?

Aguardo seu convite!
Anônimo disse…
Baltazar por E-mail

Edson,parabeniza-lo seria muito pouco pela franqueza e realidade do seu texto, pela grandeza do pensamento,e eu gostaria muito de citar em meu ainda semi-livro Falacias Da Filosofia Engarrafada.

grande abraço.
Edson Moura disse…
Baltazar, seria uma honra ser citado em seu livro, livro este que aguardo ancioso para que seja publicado. Mas também sei que seria impossível eu não estar presente nas páginas de seu trabalho, uma vez que de garrafa eu entendo bem! rss

Abraços meu amigo!
Unknown disse…
Passei e gostei, seguindo aqui.
Beijos e sorrisos!
Marcio Alves disse…
Não li todos os comentários, mas os do EDSON eu li todos, até porque o cara parece mais uma “enciclopédia humana” de tanto livros e revistas que leu e esta lendo.....fui ai mas me esqueci de pegar algumas perolas contigo para ler e dar mais embasamento aos “meus” pensamentos.

Tudo bem que o MIRANDA em sua postagem desnudou a todos nós dizendo que nossos pensamentos não passavam de copia da copia da copia e assim ad infinitum...mas o mérito é todo daquele que assim como o EDSON se esforça para devorar tanta informação.

No mais, suas indagações em sua postagem como comentários nos faz pensar, principalmente quando nos coloca em situações limites (alguém ai viu o filme “CRASH: NO LIMITE”? quem viu, sabe do que estou falando. Quem não viu, favor ver, pois o filme nos mostra justamente isto: o preconceito de uma forma chocante e real vivenciada em situações extremas)

A filosofia cada vez mais tem que ser “filosofia de rua” e cada vez menos “filosofia de gabinete”, pois às vezes debatemos assuntos tão irrelevantes como: “deus, céu, sentido da vida, vida após morte”, e esquecemo-nos do que realmente tem relevância para as pessoas: “dinheiro, relacionamento, trabalho, a rotina do dia a dia”.

As pessoas em geral não estão preocupadas se deus existe ou não, se existe um sentido da vida, mas com as contas que tem que pagar amanhã, com seus filhos doentes que tem que levar ao medico, com traições, preconceitos, enfim, com “problemas reais” e não com “problemas abstratos ou metafísicos”.

Por isso que eu tiro o chapéu para o seu texto “sócio”, acho até que temas como estes que você levantou, quem tem mais autoridade não é que pensa vendo de fora para dentro usando de hipóteses, filosofando a partir do gabinete confortável de uma sala com ar condicionado, mas quem já os experimentou na pele e no chão dramático da existência.

Por isso me abstenho de assuntos como aborto de filhos que vão vegetar e não viver a vida, pois é foda, só que passou e fez ou não o aborto é que sabe e não eu que graças a deus (ops! Rsrs) tenho um filho com saúde de ferro.

Pré-conceito tive, tenho e sempre vou ter, (normal, somos seres humanos e não robôs) mas ser alvo vivendo uma situação limite ainda não, talvez a de ser ateu, mas não perdi amigos ou deixei de consegui empregos, por ser ateu, pois isto sim, seria uma situação limite, no mais, sou um cara medíocre como 99% da população mundial. Rsrsrs
Eduardo Medeiros disse…
edson, não entendi o que você quis dizer com

"Por um instante achei que voc~e tinha a necessidade de ter seus comentários sendo vistos na primeira página da Confraria, o que caracterizaria um "espírito" egocêntrico que só podemos aceitar do Gresder. " (sic)

??????????

a conexão que eu achei não é a não-conexão que você tentou fazer e não fez em minha opinião.

há uns textos atrás, em seu texto "Ressonâncias do “Homo Religiosus”, o LEVI escreveu que a religião na pós-modernidade tem tomado novas roupagens.

deixe eu repetir aqui alguns trechos:

"Mircea Eliade, em seu livro — “O Sagrado e o Profano”, afirma que o “homo sapiens” é antes de tudo “homo religiosus”. Para ele, a religião existe até mesmo para aqueles que dizem não ter religião."

ele diz que, “na modernidade, o sagrado aparece camuflado em movimentos que se dizem laicos ou até anti-religiosos, como algumas organizações ambientalistas”.

"Segundo Silas, há autores que vêem na instituição do mercado, um forte componente religioso. O mercado assume o valor de entidade absoluta, invisível, que tudo regula. Os investidores têm fé nessa força, senão ninguém arriscaria seus recursos em algo que o futuro trará benefícios. Os shopping centers — templos do “deus mercado" — vem desempenhando a função outrora atribuída às catedrais."

"Os antropólogos, em sua grande maioria, concordam em um ponto: O de que a ideologia científica ainda predominante não reconhece essa realidade oculta, insistindo em considerar como ingenuidade pueril, o complexo imaginário reinante no universo psíquico."

...
Eduardo Medeiros disse…
meu mui estimado amigo CDF-elevado-a-oitava-potência: como seria bom se um dia todas as religiões do mundo fizessem das duas uma:

1 - decretariam que a partir daquele momento todos as intituições, todos os dogmas, todos os rituais e toda a alienação que sua religião provoca estariam sumariamente abolidas e só restaria essa dimensão psíquica NECESSÁRIA ao homo sapiens de ser homo religiosus mas nada mais poderia ser construído a partir daí, apenas a CONTEMPLAÇÃO, o que acarretaria que todos as imagens de deus não teriam mais importância alguma, pois todos chegaríam à conclusão que todas elas são incompletas, geradoras de conflitos, reducionistas, individualistas e absolutistas.

ou,

2 - estaria decretado que toda e qualquer religião chegaria à compreensão de que todos os seus ritos, dogmas e preceitos, são apenas construções culturais e que em nada reflete a VERDADE ABSOLUTA DIVINA; daí, resultaria que todos os religiosos não mais tomaram para si a VERDADE DA FÉ, mas compreenderiam que a VERDADE RELIGIOSA DO OUTRO é complemento para a sua própria; e quem nem assim, com todas as fés do mundo juntas se complementando em suas diferenças, ainda sim, não chegariam nem próximo da VERDADE ABSOLUTA DIVINA.

e todos viveriam em paz no âmbito da disputa religiosa. (deixe-me também construir minhas utopias)

o os ditos ATEUS, como ficariam?

o texto do LEVI responde a essa pergunta: eles apenas manifestariam seu lado homo religiosus em temas não propriamentes religiosos como fazem a garotada geração COCA-COLA- shopping centers.

os ATEUS CDFs como você iriam manifestar seu lado homo religiosus escrevendo peças teatrais, escrevendo romances, filosofando a vida, salvando micos dourados, abraçando árvores, denunciando agora o "lado negro" da religiosidade de shopping-center, e deixando a religião formal em suas sugeridas transformações sem vê-la como um inimigo do seu pensamento e da sua livre-vontade.

e se daqui há milhares de séculos a tão propagada SELEÇÃO NATURAL "decidir" que o homo religiosus não é mais necessário para a sobrevivência da espécie sapins, ela começará a produzir bebês que não terão mais em seus cérebros o "ship de deus" ou o ship das emoções(o sentimento religioso é antes de tudo, um sentimento).

mas por enquanto, você não pode ir contra a evolução; ela nos deu a religiosidade por um bom motivo de sobrevivência; vocês, ateus militantes, estão indo contra a obra da seleção natural...
Parabenizo ao Edson e ao Márcio pos haver reiterado assuntos aos quais somos diretamente responsáveis. Parem de culpar uma figura invisível pelo nosso infortúnio e parem de venerar outros pelo nosso sucesso. Somos os únicos responsáveis por nós mesmo.
Márcio, o ateu não pode ser considerado vítima de preconceito por cidadãos de segunda categoria ou analfabetos.
Você faz parte dos 99% medíocres que representam a população mundial? Você quer dizer que eu faço parte dos restantes 1%?
Obrigado, he, he, he... Mas me explique.
Eduardo Medeiros disse…
edson, SEU CONDENADO À LIBERDADE:

sobre o seu tema principal: a liberdade de expressão, você tem toda a razão. devemos ser livres para agirmos e falarmos aquilo que faz parte de minhas concepções morais, culturais e sentimentais desde que isso não seja uma ameaça à vida de ninguém, pois se há algo SAGRADO em nossa realidade, é a vida.

aliás, eu estava pensando na minha postagem abordar exatamente esse tema. mas se o papo começar aqui, ele continuará lá(no meu próximo texto).

eu também não tenho atração por mulheres muito magras; daquelas manequim de passarela; pronto, confessei. será que posso ser processado por manequimfobia??????
GERALDO CARDOSO disse…
Caro Edson Moura.
Eu visitei o seu blog e o convidei a visitar o meu por uma questão de criar novos relacionamentos independente de crença.
Eu tenho um amigo ateu, e o fato dele não fazer parte do meu circulo religioso não me leva a exclui-ó. Somos grandes amigos sem nenhum problema, poi nem eu nem ele somos fanático, a ponto de deixar a diferença de crença nos tornar inimigos.Se você se sentiu ofendido pelo convite me desculpa, essa não foi minha intenção.
Quanto ao debate, você nem imagina o quanto eu gosto de discutir no campo das ideias com pessoas que não concordam comigo.Claro um discussão madura, onde o alvo e expor as argumentações de minha opinião e ouvir as argumentações contrarias, sem baixaria, sem ofender ou prejudicar a honra de ninguém.
Pois o fato de eu não concordar com uma pessoa não me da o direito de ofende-la´.
Quanto a coragem de fazer debate, você acabou de encontrar um crente corajoso, e se você quiser o debate esta aberto.
E eu queria começar te perguntando.
O que Deus fez com você que levou você a ficar tão revoltado com ele e seus seguidores, a ponto de ridiculariza-lo?
Levi, Edson e Edu,
Se acabarem com a miséria humana, Deus e seu contexto viverá de quê?
Se acabar com o bobo, o sabido irá vender o quê?
Não se preocupem com os ateus, eles não são o público alvo.
Edson Moura disse…
Cinderela, obrigado pela visita, só espero que você, devido à pressa com que passou por aqui, não tenha deixado para tráz o sapatino de cristal, e se deixou, ertamente algum príncipe o encontrará, e o final você já sabe qual é né?

"E viveram felizes para sempre" rss

Abraços!
Geraldo Cardoso,
Prazer em conhecê-lo.
Você ficou magoado com a réplica do Édson, mas não se ofenda. Orgulhe-se pois poucos pastores teem o conhecimento religioso do Edson Moura, Carlos Herera e outros membros da CPFG. Quero ser comunicado do convite. He, he, he...
Você tem um amigo ateu. Parabenize-o. Ele tem muito mais motivos para te excluir do que você a ele.
Edson Moura disse…
Marcio, ninguém mais do que você conhece meus pensamentos, minha história, e a maneira como encaro a vida hoje em dia.

Seu elogio sempre será muito importante para mim, pois ele é que me impulsiona a prosseguir, me esforçando para aprender e ensinar, e à medida que ensino, aprendo mais ainda.

Lembro-me de quando você me pediu o primeiro livro para ler, sei que foi uma luta para convencê-lo de a Bíblia por sí só não preencheria a lacuna que ainda estava vazia em sua mente tão sedenta por conhecimento.

Considero você uma de minhas melhores aquisições e fico orgulhoso por vê-lo fazendo Psicologia, pois seu futuro será brilhante, diferentemente do meu que, por motivos que você bem conhece, me impedem de atingir meu sonho.

Vou filosofando, sem o apoio do academicismo tão exigido nos dias de hoje, mas conforto-me em saber que os grandes filósifos da história não tinham um diploma, apenas uma intuição agussada, e esta eu também tenho.

Amo você meu irmão!

Mas como o tema é liberdade de expressão, gostaria de fazer-lhe algumas perguntas:

Você bem sabe que hoje sou livre, e esta minha liberdade deu-me o direito de fazer escolhas que muitas vezes são interpretadas como nocivas ao caráter politicamente correto da sociedade.

Um de meus pensamentos é o de bigamia, ou na pior das hipóteses, ter mais de uma mulhar ao mesmo tempo. Ponho em prática este desejo e não me sinto nem um pouco culpado por ele.

mas é você? Você tem desejo de "trair" sua esposa? Veja bem que ter vontade não é o mesmo que trair. Ou você acredita que sua amada nunca se imaginou num relacionamento extra-conjugal?

Responda se quiser!

Abraços!
Edson Moura disse…
Eduardo Medeiros meu capitão, mesmo embora você não tenha me convencido de que minhas afirmaçõe em seu primeiro comentário tenham sido um golpe deveras violento em seus argumentos, eu me disponho a responder aos novos, como se você não tivesse lido os primeiros.

Isso que você propõe não é religião, e sim um penõmeno socio-cultural conhecido como "Homem massa". Todos somos e se ainda não somos, seremos vítimas deste evento, e diferença está em quem tem plena consciência de que está inserido em um contexto que nota-se inexorável para o homem.

A busca por algo em que acreditar nada mais é do que a massificação do gosto, uma moda que não passará, apenas será sempre e sempre readaptada às exigências da evolução humana.

A massificação do gosto vem atender também ao estado de degradação da experiência estética da sociedade moderna na qual são elaborada as novas tendências culturais padronizadas para determinados grupos sociais. mas o que tem de ruim este fenômeno?!

Respondo:

Este fenômeno exige cada vez mais, pouca reflexão (assim como a religião) e uma grande capacidade de assimilação das tendências profetadas em nosso meio à cada nova era. A mente do homem acaba tornando-se um grande depositário de idéias heteróclitas, perdendo assim qualquer autonomia de suas escolhas.

Vive-se assim, por conseguinte, conforme a moralidade do "impessoal", pois agir de forma destacada, diferente ou contrária da coletividade anônima é algo ofensivo para o FALSO pudor da moderna civilização das massas.

Efeito colateral sempre terá, a saber, castrar o refinamento intelectual e cultural do indivíduo, obrigando-o a anular as próprias nocês de singularidade e originalidade, criando assim, blocos humanos desprovidos de personalidade, sendo assim, melhor controlados, ou seja, gado tangido sem saber que o matadouro o espera.continuo
Edson Moura disse…
Edu, viver é sentir-se fatalmente forçado a exercer sua liberdade e decidir o que vamos ser neste mundo. Isto é filosofia de rua, nua e crua.

Buscar sentido para a existência do homem fora deste chão em que pisamos, sem atentarmos apenas para o que contemplamos, é no mínimo, idiotice. (não estou te chamando de idiota rss)

Lutar por um pensamento uniforme como sua utpia sugere, é querer respaudar a atitude de todos os tiranos que já passaram pela nossa Terra, assim como Hitler, Constantino e Jesus.

Pense bem...
Edson Moura disse…
Geraldo Cardoso, fico felis em saber que você optou pelo combate, diferentemente da maioria dos crentes que conheço. Estou disposto sim, a debater com você sobre a questão da divindade, apenas peço que, ao ler meus comentários, não os ignore e emcubra-os com frases de efeito extraídas da Bíblia.

Ao contrário do que imagina, nao sou frustrado com Deus, Ele não me fez mal algum (nem poderia, uma vez que não existe). Sou decepcionado, às vezes apenas, com o homem, que se viu carente de um criador, um algo que fosse maior que ele, que não sofresse das mesmas mazelas que sofria, logo criou um Deus, não o Deus que nos apresentaram, um Deus que era originador, mas com o passar do tempo, este mesmo Deus precisou de novas roupagens, e assim o fizeram, pintaram este ser das coras mais variadas e o enfiaram goela abaixo, às vezes com a ajuda de um aespada ou uma fogueira.

Portanto, menha revolta é com o home que criou Deus e não com o Deus imaginário ccriado pelo homem frágil.

Agrado sua réplica.
Edson Moura disse…
Errata:

Feliz não é com "S", desculpem o ato falho, é que estou escrevendo na velocidade da luz e nem estou revisando o comentário. Estou optando por algo mais expontâneo e deixo as ideias fluirem enquanto minha mão que não quer calar, digita neste teclado.
Edson Moura disse…
Altamirando, penso exatamente como você:

"...Se acabarem com a miséria humana, Deus e seu contexto viverá de quê?
Se acabar com o bobo, o sabido irá vender o quê?
Não se preocupem com os ateus, eles não são o público alvo..."

Poucos aceitam mais esta é uma das verdades absolutas, miséria e sofrimento é o que atrem o homem para Deus, acabando o combustível o fogo se extinguirá.

Erradicando a pobreza, o caos se instalará na sociedade porque certamente, nenhum doutor vai querer desentupir minha privada, recolher meu lixo ou puxar uma carroça para reciclar paelão e latinhas de alumínio.

Ninguém vai querer pegar no cabo de um enchada quando tem a oportunidade de fazer um serviço menos braçal.

Valeu Altamirando, e que Deus mantenha a miséria para sempre.rss
Edson Moura disse…
Altamirando, você acertou novamente, um ateu tem mais motivos para repelir um crente do que um crente para escurraçar um ateu, até porque no pensamento cristão, são justamente estes que devem ser procurados, encontrados e convertidos à sã doutrina.

Afinal, ele veio para os que estão perdidos, para os doentes assim como eu, você, o Carlos H. e o Marcio.
E que a miséria cultue seu Deus por longo tempo.
Cada cultura criou um Deus para temer por castigos. É um mal necessário. Imagine um miserável sem o temor ao seu Deus. Ele assalta, rouba, mata e estupra por prazer. A espécie humana traz estes instintos em seu DNA, alguns extirpam estes distúrbio através da cultura, outros através da fé (mêdo) em seu Deus. Então o Deus inventado faz o seu papel protegendo a vida dos que não acreditam nele. Neste sentido eu sou grato.Que os fracos, oprimidos e apedeutas continuem temerosos.
Ah! me esqueci que o título do texto é "Liberdade de expressão". Desculpe, he, he, he...
Unknown disse…
Edson, não há nada como a liberdade de expressão. tire-a e tem-se uma sociedade morta e injusta.
Marcio Alves disse…
EDSON

Assim com eu te conheço você também me conhece então para que fazer perguntas tão intimas? Para que me expor? Ganharás o que com isto? Mais comentários? Se quiser venha a minha casa eu lhe responderei olhando nos seus olhos....segredos e intimidades agente só conta para amigos e não para a blogosfera inteira!

Abraços mano
Eduardo Medeiros disse…
EDSON, SEU CABEÇUDO, PRIMEIRO PARA COM ESSE NAMORICO COM O MARCINHO, E DEPOIS, COMO É QUE VOCÊ PERGUNTA UMA COISA DESSAS A ELE SEU MALUCO???? QUER VER NOSSA AMIGUINHO MORRER A GOLPES DE PANELA NA CABEÇA????
MARCINHO, NÃO RESPONDA, MUITO BEM; DÁ UM CORRETIVO AÍ NESSE POLÍGAMO...

MAS EDSON, CÁ PRÁ NÓS, A PRINCIPAL E A FILIAL(OU AMBAS SÃO PRINCIPAIS OU FILIAIS?) SABEM UMA DA OUTRA? ESTÃO DE ACORDO? SE ESTÃO, VOCÊ SE DEU BEM(OU NÃO)E SE UMA NÃO SABE DA EXISTÊNCIA DA OUTRA, TU TÁ FODIDO QUANDO UMA DESCOBRIR...KKKKKKKKKKKKKKK
Edson Moura,
Quando o homem evolui mentalmente, as funções que se faziam braçais são efetuadas por máquinas por si construídas. Em alguns países desnvolvidos que não temem um Deus, a agricultura é 100% mecanizada. A cana, o milho, o trigo, o soja e o café entre outros, são produtos que descartam a mão de obra desqualificada. Então, não temam a miséria física, ela é fruto da perniciosa miséria mental.Extirpem-na.
Sua privada não necessitará ser desentupida, seu lixo será recolhido e reciclado automaticamente e suas latinhas não serão jogadas no rio.
Isto não é utopia. Não acontece em nosso meio porque colocamos a culpa do infortúnio em Deus e ele é surdo.
Eduardo Medeiros disse…
alguém aí sabe o que é "idéias heteróclitas"???????? estou com preguiça de ver no dicionário...
Edu meu caro.
Você já havia visto. Quer dizer, a mesma coisa, igualdade, idem.
Na decadente conjuntura da degradação cultural pelo nivelamento vulgar das qualidades humanas, vivemos sob o jugo da ditadura da massificação de acordo com Renato Bitincourt criticando o advento do Homem-massa. No fundo, também é minha opinoião. Mas eu não quiz dizer isto.
Levi B. Santos disse…
Caros confrades


Como o assunto versa sobre liberdade de expressão gostaria de tomar a liberdade de perguntar algo, para refletirmos e depois respondermos com sinceridade.

Como na vida tudo é REPETIÇÃO, e sabendo que no conceito “Deus” subjaz uma experiência anterior, ou seja, o conceito “Deus” foi em todas as épocas uma expressão historicamente condicionada de uma experiência interior, eu perguntaria:

Será que a nossa revolta dirigida a um deus que, muitos o têm como uma autoridade suprema, tem a ver com as primeiras revoltas (inconscientes) contra os nossos pais nos primórdios de nossa tenra infância?

É sabido que a agressividade já fazia parte de nós quando amamentávamos.

Em meu consultório, inúmeras vezes tenho me deparado com mães com mastites no período de amamentação, dizendo: “Doutor, essa inflamação foi por que o meu nenê com raiva mordeu o bico do meu seio”. Isso, de certa forma não significa que somos regidos pelo princípio do prazer e liberamos nossa agressividade quando somos contrariados ?

Será, que inconscientemente não estamos tomando o lugar do pai, em defesa daquilo que Freud denominou de princípio da realidade. O que caracteriza a nossa ambivalência, não é o fato de a despeito da realidade existencial ainda somos eternos subjugados ao princípio do prazer?

Ontem mesmo estava visitando, uma pessoa muito íntima do meu convívio, que teve que amputar todo o membro inferior direito. Naquele momento, refleti muito sobre a realidade da vida, e conversei com essa pessoa durante uns vinte minutos. Falei para ela sobre a tal da superação. Essa foi a única frase que ela disse, para mim: “Foi Deus que te mandou aqui

Apesar de toda a gama de conhecimentos adquiridos dos outros, o coração não conseguiu evitar que os olhos do velho marejassem.

Meia hora depois, da realidade presenciada e vivenciada na UTI, encontrava-me feliz da vida, numa algazarra alegre reunido com minha esposa, meus três filhos, uma nora e duas netas em uma mesa de um restaurante. ASSIM É A VIDA?

(ainda volto...)
Edson Moura disse…
Altamirando, tempos atráz eu critiquei a posição de alguns confraternos, ao expressarem esta posição de: "liberdade de pensamento não é pra todos", mas hoje, já penso diferente, ou seja, se a fé mantém o equilíbrio e é de extrema necessidade que o ignorante, o alienado, o fraco, o inculto exista, então tenho que concordar com você.

Abraços!
Edson Moura disse…
Biel, você foi curto e grosso, mas falou tudo. Uma sociedade morta e injusta.
Edson Moura disse…
Márcio:

Não fique nervosinho, disse-lhe que se não quisesse responder, ficasse à vontade. Agora não me venha com palavras duras de repreensão, pois sabes que isso não me assusta.rsss

Abraços!
Edson Moura disse…
Edu:

O fato de eu ter vontade de possuir mais de uma mulher, ao mesmo tempo, não quer dizer que eu tenha (embora tenha).

Na verdade tenho um relacionamento mais aberto hoje, e tenho uma namorada de 18 anos, ao mesmo tempo em que saio com outras mulheres. No dia em que ela topar trazer uma amiga para nossa cama cama eu aceitarei, mas também saberei que será o início do fim do nosso namoro, pois aí, estarei dando-lhe direitos de também fazer o mesmo, coisa que para o homem é algo inaceitável.

A bigamia favorece aos machos.
Edson Moura disse…
Edu, a conotação que quis dar à idéias heteróclitas, seria mais ou menos o mesmo que "Estravagantes", ou ridículamente estrambólicas, sem profundidade, estéreis, coisa bem comum hoje em dia.
Edson Moura disse…
Altamirando:

Como assim isso não é utopia? É claro que é! Pelo menos para nossa geração. A mecanização de tudo é algo que só vemos em filmes como Matrix, este evento nunca acontecerá.

Precisaremos sempre de homens que sugem as mãos na graxa, mesmo que seja para consertar os robôs que consertam robôs.

Robôs são feitos de metais, e os metais precisarão ser retiradosda terra, fundidos e entalhados por mãos humanas, indiretamente ou não.

INTELIGÊNCIA ARTICIAL nunca chegará a existir, o máximo que teremos serão máquinas com muita informação armazenada, o que não ´r, e nunca será inteligência de verdade.
Edson Moura disse…
Galera, tenho que sair agora para visitar as crianças, Leví, vou digerir seu comentário e prometo que responderrei assim que chegar.

Também preciso responder o comentário do novo visitante da Confraria que está postado lá no Outro Evangelho, mas este não me dará trabalaho.

Abraços!
Pois é, Edson Moura.(mesmo que eu apanhe)

O alienado, o pária, o ignorante, apesar de ser em maior numero, mantém o equilíbrio social. Para eles a fé é de suma importância por substituir a falta de cultura.
Eduardo Medeiros disse…
edson, posso te perguntar?

depois que você matou deus você matou também a moral que você pensava estar atrelado a ele? daí essa sua liberdade de querer ter duas mulheres na cama?

obrigado pela explicação, eu realmente não conhecia a palavra.

você e o mirandinha estão enganados, a fé não é dos fracos, incultos e alienados; vocês fecham os olhos para a história e fingem não saber que grandes mentes foram grandes pessoas de fé.

pode-se até criticar a fé, só não se pode ignorar a verdade de que ela não é privilégio dos fracos, muito pelo contrário.

sejam justos pelo menos com a história.
Eduardo Medeiros disse…
levi, a vida é assim. e quem pode dizer ABSOLUTAMENTE acima de qualquer dúvida que não foi deus quem o enviou para falar ao seu amigo? se ele sentiu assim, assim foi. somos nós que criamos nossas realidades pessoais e essa realidade te afetou provocando em você emoções e lágrimas. a experiência foi "real".

a teoria de freud sobre a imago dei é deveras relevante; mas não creio que ela esgote o assunto, nem de longe.
Edu, meu caro.

Não confunda Barafunda com Furabunda.

Você pode ser o melhor cientista do LHC, o melhor matemático de Harvard ou o mais brilhante astrônomo da NASA e mesmo assim professar sua fé em MANITÚ, entendeu? Estudo direcionado não quer dizer cultura abrangente. Falta de cultura não quer dizer analfabetismo. O padre é culto, o pastor é culto(nem todos) o rabino é culto pois todos estudaram para exercer a função "específica". Se cada um professa a fé no que quer e só a dele é real, logo todas são falsas. Daí você tem que adquirir cultura suficiente para se defender destas armadilhas.
Cultura, meu caro Edu, é saber porquê a juripoca pia.
A respeito das coisas que falou acerca de Deus, limito a me reportar à célebre frase do iluminista Voltaire. Pelo menos durante esta vida aqui na Terra:

“Não concordo com o que dizes, mas defendo até a morte o direito de o dizeres”

Que possamos defender atentamente este fundamental direito que ainda existe aqui no Brasil - a expressão, visto que, em alguns outros países da América Latina, a imprensa tem sido amordaçada por governantes populistas.

Saudações.
"Na verdade tenho um relacionamento mais aberto hoje, e tenho uma namorada de 18 anos, ao mesmo tempo em que saio com outras mulheres. No dia em que ela topar trazer uma amiga para nossa cama cama eu aceitarei, mas também saberei que será o início do fim do nosso namoro, pois aí, estarei dando-lhe direitos de também fazer o mesmo, coisa que para o homem é algo inaceitável."


Amigo,

Se você refletir profundamente, verá o quanto a Torá está certa. E que a Lei do Eterno é perfeita!

A poligamia, mesmo quando foi praticada pelos judeus, contrariando o desejo do Criador, devia seguir regras (os muçulmanos também têm as suas). Um homem não podia levar duas mulheres ao mesmo tempo pra cama e, embora pudesse ter outras esposas, seria culpado de adultério se transasse com a mulher de alguém, bem como estaria praticando um ato ilegal se fizesse sexo com a filha, a neta, a sobrinha, a enteada ou a cunhada (enquanto a irmã estivesse viva). E a mulher, obviamente, que jamais poderia praticar a poligamia...

Tais proibições tinham como um de seus objetivos preservar a família que é a célula da sociedade. Pois imagine no que daria se, além do homem, a mulher fosse ter outros maridos? Eu teria minhas esposas e a minha esposa os seus maridos? E, no final das contas, quem seria marido ou esposa de quem?

Assim, se a liberdade sexual for vivenciada, ela vai acabar sendo praticada apenas pelo sujeito mais forte da relação que, nos nossos dias, seria o mais poderoso economicamente (não necessariamente o homem). Então imagine uma rica empresária ou uma presidenta como a Dilma tendo um harém de 150 homens?

Logo, cabe ao homem agir com consciência em relação aos seus instintos sexuais e aí ele vai descobrir que o sexo deve ser praticado com santidade.

Se um homem polui o leito em que dorme com a sua jovem companheira trazendo outra mulher para participar da relação, aqueles atos desordenados de uma sexo a três, que podem incluir até o homossexualismo feminino, iria trazer insatisfações e desarmonia.

O sexo deve ser feito entre um homem e uma mulher desempedida com a qual deseja relacionar-se para sempre com ela, dentro do compromisso (casamento?). Do contrário, amanhã ninguém mais vai ser de ninguém e a família estará condenada ao fim.

Ora, como criar filhos saudáveis sem a presença paterna e materna? O que uma criança vai pensar se ver a mamãe a cada dia com um cara diferente e o papai pegando outras?

Não! Isto não pode. Do contrário, a nação acaba como de fato já está acontecendo com o Ocidente que resolveu desacreditar da Bíblia e basear seus valores na busca do prazer e do poder.

Contudo, nenhuma desconstrução pode durar por muito tempo. Há 50 anos, a sociedade ainda encontrava-se saturada com a moral religiosa. Aí vieram Maio de 1968, os hippies e a contestadora geração dos meus pais. Curiosamente tivemos depois um número excessivo de separações conjugais nas últimas décadas e hoje uma população fraca, deprimida e carecedora de valores.

Penso, portanto, que depois de tanta desconstrução, careceremos de valores e aí a Torá poderá ser melhor percebida como o farol que ilumina o homem. Ou então, daqui uns 100 anos, após uma barbárie, o Oriente terá dominado o Ocidente.
Unknown disse…
Rodrigo, discordo desse seu último comentário. "familia" não é um conceito unicamente bíblico, ele existe desde que o homem é homem e a sociedade começou a ser formada. Ele evoluiu com o tempo, e muda entre as culturas. Em algumas ela é Patriarcal, em outras Matriarcal, em outras ela é "aberta", em outras nem existe.

O que ocorre é que a unidade "familia" foi algo que funcionou bem, que nos ajudou evolutivamente. Mas ela muda com o tempo.

Valores antigos mudaram, hoje não faz mais sentido em falar que a mulher deve ser a parideira da casa e o marido o sustendador do lar. Hoje homens e mulheres trabalham juntos, dividem as responsabilidades. Hoje, homens e homens casam e vivem juntos, mulheres casam com mulheres, e não há nada de errado nisto.

Dizer que devemos voltar aos valores da Torá é voltar no tempo. Há lições a se aprender dos livros sagrados? sim, ainda há. Mas não se deve querer adotar valores de uma sociedade repleta de problemas como se fossem perfeitos. O Ocidente deixou de se basear na bíblia? Ótimo, deveria ter feito o quanto antes. Ou nossa sociedade deveria ainda ser escravagista, machista, xenofóbica, imperialista, injusta, monarquista? Devíamos nos curvar perante "profetas" e seguir os desmandos de deuses mesquinhos?

Dizer que a população está "fraca", "oprimida" e "carecedora de valores" é algo subjetivo. Não acredito que voltando à religião, à Torá (como se não houvessem outras religiões né?, só o judaísmo é bom...), vamos ter uma sociedade mais justa. O que falta é Educação, Humanismo. Não é bater o pézinho e dizer que a "familia" está sendo "destruída" pelos gays, ou pelos praticantes de swing, ou qualquer outro "demônio" inventado.

O que está destruindo a sociedade é o que sempre a destruiu: ignorância, ganância, corrupção. E não é "ajustando" o sexo das pessoas que se vai resolver isso.

A família evoluiu, há de se aceitar isto.
Gabriel,

Acho que você não me compreendeu bem.

Talvez eu tivesse que deixar claro que a Torá pra mim não é bem aquilo que está escrito num livro. É a Palavra Viva! É a instrução, a orientação conforme a circunstância.

Eu a princípio procurei raciocinar em cima do que o Edson colocou e achei que ele chegou a um raciocínio interessante (e ignorando a Bíblia): "(...) mas também saberei que será o início do fim do nosso namoro, pois aí, estarei dando-lhe direitos de também fazer o mesmo, coisa que para o homem é algo inaceitável".

Não quero ficar fazendo julgamentos morais e sim mostrar a perfeição da Torá. O Edson acabou de inventar novamente a roda com a sua lúcida conclusão!

Eu concordo com você que a família pode evoluir, mas hoje eu vejo uma enorme fragilidade nas nossas relações. Já não existe mais a família extensiva e sim a nuclear. Para muitos já não faz mais sentido ficar encotnrando todo ano aquele bando de irmãos, sobrinhos e primos na época do Natal. E este afastamento tem nos tornado mais fracos pela falta de amparo nas situações de necessidade.

Outrossim, entendo que a extensão familiar não depende necessariamente do sangue. Como seguidor de Jesus, tenho aprendido sobre a importância de todos serem uma só família através dos laços de amor, o que até hoje lamento não conseguir encontrar satisfatoriamente nas igrejas. Só que eu acredito nesta utopia que me serve de combustível para buscar o aperfeiçoamento das relações.

Obviamente que a relação homem e mulher é fundamental dentro de toda e qualquer comunidade. Um homem ter sua companheira e decidir evoluir ao seu lado até que a morte os separe é uma decisão que ao final será gratificante. E quem foge disto, seja optando pela vida celibatária num convento ou pela falta de uma companheira fixa, está se recusando a crescer.

Sobre os homossexuais, respeito a escolha deles em viver como querem e a sociedade não tem o direito de discriminá-los. Porém, não acho que serão felizes gozando de um jeito contrário à natureza.
Unknown disse…
Rodrigo, eu discordo do Edson quando ele diz que para o homem é inaceitável dividir sua mulher. Isto depende de cada um, há quem aceite isto numa boa, e se o casal pensa igual, não há mal algum. Há sim os riscos envolvidos no sexo, fisicos e emocionais, mas não tornam em si uma relação melhor ou pior. O que mais há é casal "normal" que casou na virgem e na igreja e que acabam em guerra. O que faz um casamento dar certo são outros fatores, e não o seguimento de um padrão, um rito.

E "gozar de um jeito contrário à natureza"? Sério? foi a natureza que os fez assim! homossexualidade é algo extremamente normal na natureza, aliás.
Eduardo Medeiros disse…
mirandinha, você disse que

"Se cada um professa a fé no que quer e só a dele é real, logo todas são falsas."

isso é certo...mas e daí? alguém pode professar isso é ter um cultura abrangente...pois é, pois é, pois é, pois é...eu NÃO tenho uma cultura abrangente, e NÃO acredito que nenhuma fé tenha a verdade absoluta...pois é, pois é, pois é...
Eduardo Medeiros disse…
bill,

" Há lições a se aprender dos livros sagrados? sim, ainda há."

você anda conversando muito com um tal de edu e levi...o clubinho dos ateus vai querer teu fígado...

no entanto, bem-vindo ao equilíbrio.
Unknown disse…
Edu, sempre achei isso. Para mim, "livros sagrados" são apenas livros. Alguns não passam de boa literatura, outros são péssima literatura, alguns tem bons ensinamentos, outros só ensinam sandices... a diferença é que alguns os idolatram como perfeitos, eu não.
Eduardo Medeiros disse…
bill, outra coisa, bicho matar bicho para comer é algo não normal mas é lei na natureza. imagina se a moda pega na raça humana...
Eduardo Medeiros disse…
eu também não, bill. um livro se torna sagrado quando alguém lhe dá esse status por diversos motivos. para mim a bíblia é tão sagrada como a odisseia.
Unknown disse…
ed, mas nós somos bichos e matamos bichos para comer. você se refere ao canibalismo?
"foi a natureza que os fez assim! homossexualidade é algo extremamente normal na natureza, aliás"


Gabriel,

Eu entendo que são falhas da natureza que, em outras espécies, não são tão frequentes como na nossa, a qual tem consciência e consegue lidar melhor com a seleção natural.

Sou um cara muito liberal com os homossexuais. Se entrar uma dupla gay num culto em que eu estiver ministrando a Santa Ceia, eu ofereço o pão e o cálice pra eles sem problemas (e já fui duramente criticado no meio evangélico por pensar assim). Só que jamais vou concordar que seja certo o relacionamento deles, assim como não concordo com o sexo anal e a masturbação mútua entre homem e mulher.

Acho que carícias, sexo oral e até algum ato masturbatório pode fazer parte da relação como uma espécie de aquecimento para o homem, não para ele concluir a ejaculação fora do receptáculo que é a vagina. O sexo anal então eu acho uma coisa absurda, uma aberração, uma coisa nogenta. Pois o ânus é para sair, não pra entrar.

Porém, não fico tocando o terror dentro da igreja a ponto de dizer para os casais que se eles fizerem sexo anal ou sexo oral como um fim em si mesmo sejam pecados mortais. Eu entendo-os como pecado porque fogem à finalidade do Criador e então o prazer tem que ser alcançado pela mesma via da reprodução, ainda que se use algum anticoncepcional.
"eu discordo do Edson quando ele diz que para o homem é inaceitável dividir sua mulher. Isto depende de cada um, há quem aceite isto numa boa, e se o casal pensa igual, não há mal algum. Há sim os riscos envolvidos no sexo, fisicos e emocionais, mas não tornam em si uma relação melhor ou pior. O que mais há é casal "normal" que casou na virgem e na igreja e que acabam em guerra. O que faz um casamento dar certo são outros fatores, e não o seguimento de um padrão, um rito."


Eu já ía esquecendo de comentar esta parte...

É o fim do mundo um homem aceitar dividir sua mulher. E sei que existe este comportamento na nossa sociedade em que homens gostam de ser corno e de assistir outro transando com a esposa dele.

Não quero aqui jogar pedra em ninguém, mas sei o quanto uma situação dessas é entristecedora, uma afronta à honra masculina do próprio varão que consente em ver e sentir prazer com sua esposa nos braços de outro cara.

Mas você falou em "riscos emocionais" e aí ei te digo que as pessoas, quando vivem de um jeito desses, sem pureza no casamento, elas acabam sofrendo muito. Elas vão perdendo seus sentimentos mais bonitos, a inocência do amor erótico. E, evidentemente, que vai haver consequências ruins para quem vive de um modo promíscuo. Não um castigo moralista de Deus, mas um resultado pela violação de uma lei da vida.

É certo que todo e qualquer casamento tem seus conflitos. Pessoas que se casam virgem dentro de uma igreja também não estão isentas de ter suas dificuldades. Mas aí que está a virtude em se buscar a superação dos problemas, com os dois andando juntos, tentando se compreender, se perdoar, um incentivar o outro, proporcionarem prazer um ao outro sem ser egoísta como seu próprio, descobrirem o mundo juntos e experimentando um amor que é muito mais sólido do que as atrações físicas.

Você pode não acreditar, mas quando as pessoas fazem um sexo promíscuo, elas estão alimentando espíritos demoníacos e abrindo uma brecha enorme para o mal na vida delas. Filmes pornográficos, sites eróticos na internet e boates onde rolam trocas de casais são lugares onde estas entidades metafísicas atuam.

Ora, um casal não deve precisar destas coisas. Se a relação está chata, vão dialogar, procurar uma terapia matrimonial, mas nunca contaminar o leito conjugal com certas imundícies inegavelmente reprováveis.
Rodrigo,

O que você acha da suruba feita por Salomão, DIVINA?
Edu, meu caro,

Você confundiu furabunda com barafunda e não descobriu porquê a juripoca pia
Pois é, pois é, pois é...He,he,he...
Unknown disse…
taí gente, uma faceta que vocês não conheciam do Rodrigo. faceta óbvia, aliás. essa neura cristã com o sexo me dá sono.
Eduardo Medeiros disse…
mirandinha, em matéria de fé e crença religiosa, não existe FALSA OU VERDADEIRA, existe a verdadeira para quem acredita ser verdadeira e a falsa para quem acredita ser falsa, pois a função da religião é suprir uma faceta(eu disse fa-ce-ta e não ...)espiritual ou psicológica do ser humano, e aí, cada um tem sua verdade e sua mentira. eles se anulam? creio que sim, mas isso só tem importância para você e para mim e não para quem crê. pois é....
"O que você acha da suruba feita por Salomão, DIVINA?"


Altamirando,

Não sei se você observou o que havia escrito anteriormente em que, mesmo na poligamia, existem regras.

Entre os judeus antigos e os árabes de hoje, não é permitido levar mais de uma mulher pra cama.

Salomão teve, segundo a Bíblia, 700 esposas e 300 concumbinas. Ou seja, 1000 milheres. Mas, agindo desta forma, ele transgrediu a Torá e desviou-se do Eterno trazendo idolatria para dentro de Israel.
"taí gente, uma faceta que vocês não conheciam do Rodrigo. faceta óbvia, aliás. essa neura cristã com o sexo me dá sono."


Gabriel,

Acho que você ainda está bloqueado para compreender aquilo que penso sobre sexo e está confundindo com o que chamou de "neura cristã", partindo para uma equivocada generalização.

Que o cristianismo praticou uma perversa repressão sexual durante séculos, disto não tenha dúvidas. E eu luto cotnra a repressão sexual!

Contudo, também combato a sexolatria porque entendo que a atividade sexual deve funcionar como base dos relacionamentos amorosos, não se tratando de um fim nela mesma. É por causa da compulsão sexual que várias parafilias são desenvolvidas dentro da nossa sociedade, dentre as quais considero a pedofilia uma das mais perversas. Isto sem esquecer do estupro, dos assédios sexuais, do sadomasoquismo, do voyeurismo, do exibicionismo, da necrofilia, da coprofagia/coprofilia, da necrofilia, do incesto, da apotemnofilia, da urofilia, da clismafilia, a dupla penetração e da zoofilia.
Edson Moura disse…
Gabriel e Rodrigo! Ai..ai...ai! Meninos levados!

Brincadeira gente, gostaria de dizer, sem parecer que estou encima do muro, que ambos estão, de certa forma, certos.

Quando eu disse que tenho vontade de ter duas mulheres na cama (SONHO QUE JÁ REALIZEI, DIGA-SE DE PESSAGEM),não estava afirmando que iria fazer isso com minha atual-futura-ex-namorada, até já propus algumas vezes que ela troxesse uma de suas amigas (que já estão excitadas, pela coisas que ela fala, e mulher fala mesmo!)para que nós tentásse-mos fezer um menage a trois, mas ela deu pra traz na última hora.

Rodrigo, sei que parece perversão, algo nojento, um homem transar com duas mulheres ao memso tempo, mas acredite, é muito bom, uma experiência ímpar. Outra coisa é que as circustâncias meio que me conduziram a este final, ou seja, viver a vida, experimentando as coisas que outrora repudiava (exceto drogas e violência), saboreando as delícias que existência nos reserva.

Uma coisa que tirei da cabeça Rodrigo, é a crença de que o homem deva casar-se, constituir família, ser monogâmico, ter filhos (já tenho quatro portanto, sou suspeito neste quesito), enfim, tornei-me ateu, tomei chifre da mulher(não nesta ordem...eu acho...rss), mudei da agua pro vinho, literalmente. Nao tornei-me violento, ainda sou amigo de todos, não chorei desesperado, levantei as cabeças e parti para a luta, ainda abomino as drogas e na mesma proporção a Deus, não odeio os crentes, ao contrário, embora usando muitas vezes de um sarcásmo exagerado, entendo-os pois já estive do outro lado da realidade, ou seja, o mundo dos contos de fadas (olha o sarcásmo aí de novo).

Gabriel, por incrível que possa parecer, o Rodrigo realmente se sente bem em seus relacionamentos sexuais, para nós, sem sal. Ele acredita que família seja sagrado, que Deus abençoa o matrimônio e que realmente Salomão só se fudeu por que comeu mil mulheres (Ps. Já é sabido, e tenho prova documental, que Salomão, nem de longe, fôra tudo isso que a bíblia diz).

Enfim, usei a minha liberdade de expressão para falar algo que poucos têm coragem de falar, e muito menos de fazer, embora eu saiba que muitos puritanos se masturbem no banheiro, com seus pensamentos homossexuais, pedófilos ou polígamos.

Gostei de vê-los falando de assuntos que em muitos meios são tabus, e me satiusfaz saber que o texto surtiu efeito.

Vou encerrar este comentário por aqui, pois já nem sei mais o que escreví lá encima.
Caro Edson Moura.
Com certeza não vou ignorar seus comentários e nem vou usar frases de efeito tirada da bíblia, mas como você diz no seu blog que posso discordar de seus argumentos então vou usar de sinceridade, honestidade e respeito com você, pois não é o primeiro ateu com o qual eu faço debate.
Mas eu acredito que entendi o motivo que levou você ao ateísmo, você chegou a uma conclusão que Deus não passa de uma invenção humana.

Mas afinal de contas o que levou você a chegar a conclusão que Deus e produto da mente humana?

E se Deus é produto da mente humana, por que ridicularizar Deus e não o somente o homem que segundo você o criou?
Edson Moura disse…
Geraldo, o que me levou à conclusão de que Deus é produto da mente humana? Ora, o simples fato de ser uma coisa que não se vê, que não se pode tocar, que está num lugar que não se pode alcançar, são mais do que suficientes para se acreditar que não seja real e sim ilusório.

Quanto ao porquê de eu ridicularizar à Deus, acho que você não captou minha escrita ainda. Quando eu ataco ao Deus criado pelo homem, fica bem claro que estou, na verdade, atacando apanas ao homem que criou Deus.

Mas Geraldo, já que me colocou em sabatina, me responda também algumas perguntas:

Se não houvesse céu e nem inferno (e não existem mesmo), você serviria à Deus? Se a resposta for sim, me responda por que?

Abraços amigo!
Edson Moura disse…
Eduardo, sim! Com a morte de Deus também morre a moral divina, e sobra-se apenas a ética. Ética essa que me impede de comer a mulher de um amigo, ou de um irmão, me impede de roubar ou de matar, sem justa motivação para esta última.
Eduardo Medeiros disse…
meu amigo edson-comedor, pelo menos você manteve o básico da lei divina: não cobiçar a mulher do próximo(pelo menos quando o próximo estiver próximo...kkk), não roubar nem matar. está ótimo, já dá pra você ir para o céu...

e eu concordo com você: os deuses foram criados pela cultura humana. mas se existe de fato uma VERDADE ABSOLUTA e deve haver, para que todas as nossas verdades sejam relativas e temporárias, tenho como essa VERDADE o meu "Deus" (entre aspas, entendeu, né?).

mas como tal VERDADE ABSOLUTA é inalcançável para a mente humana, dela nada se deveria dizer. mas dizem...e aí estão as "verdades absolutas" se degladiando em formato de religiões, ideologias e filosofias.

a VERDADE ABSOLUTA é absolutamente "transcendental".(entre aspas também)
Eduardo Medeiros disse…
ah, meu amigo comedor, esqueci de dizer:

como deus não "existe"(entre aspas de novo), a moral que se diz de deus é na verdade a moral do povo do LIVRO, que aliás, é bem elevada em muitas partes, sendo anacrônicas em outras.
Eduardo Medeiros disse…
caracoles, véio, o RODRIGÃO citou tantas "filias" que eu nunca tinha ouvido falar...kkkkkkkkkk

o próximo a postar seria o servo de ZIUS, o alemão rei das ironias da confraria. depois dele serei eu. se ele não postar até amanhã a noite, postarei na quinta, ok?

vou lá no seu cafofo pedir para que ele volte ao seio da sua amada confraria.
Edson Moura disse…
Edu, eu não falei nada sobre não pegar a mulher do próximo, e sim, a mulher de um amigo ou de um irmão. Portanto, é bem provável que num futuro não muito distante eu acabe saindo com uma mulher comprometida, logo, o céu não será meu lugar. rss
"Quando eu disse que tenho vontade de ter duas mulheres na cama (SONHO QUE JÁ REALIZEI, DIGA-SE DE PESSAGEM),não estava afirmando que iria fazer isso com minha atual-futura-ex-namorada (...) Rodrigo, sei que parece perversão, algo nojento, um homem transar com duas mulheres ao memso tempo, mas acredite, é muito bom, uma experiência ímpar."


Caro Edson,

Não vou ser hipócrita de dizer que para um homem não seja prazeiroso ou pareça nogento aos olhos masculino transar com duas mulheres ao mesmo tempo. E nem tão pouco vou afirmar que ser bígamo (declaradamente como os muçulmanos ou às escondidas como os cristãos) não proporcione algum tipo de prazer para o homem, enchendo seu ego e lhe permitindo ter atividade sexual com maior frequência do que na monogamia.

Mas também tenho refletido sobre a riqueza de uma relação monogâmica onde haja fidelidade, onde o homem busca diariamente apaixonar-se pela mesma mulher e usando sua criatividade para enfrentar a rotina.

Penso no quanto é recompensador você envelhecer junto com aquela pessoa, um cuidar do outro nas situações de dificuldades e, ao final da vida, não se sentir só tendo ao seu lado esposa e filhos te assistindo no leito de morte.

Ora, como é bom ter família num mundo tão hostil! Pois ela, na verdade, acaba sendo a única base, o sólido fundamento, onde um homem pode apoiar-se atualmente.

Como vale a pena criar filhos e criar laços sólidos com futuras pessoas que você e sua mulher colocam no mundo!

Sem o amor da família, o homem é um pássaro de asas quebradas! Pois, se um homem resolve viver como eterno solteirão tendo relacionamentos transitórios, ou ceder a atos de infidelidade que possam arruinar o seu casamento, o fim poderá ser inevitavelmente a solidão. E aí, caso ele fique idoso ou doente, como suportar uma situação dessas?! Pois, mesmo que venha a receber visitas de amigos ou colegas não seria o mesmo que ter ao seu lado pessoas que não vão deixá-lo, tomando conta dele o tempo todo.

Sem família, o homem sente falta de segurança, o que não pode jamais ser substituído por dinheiro, pela fama ou pelo trabalho. Pois significa enfrentar o vazio na velhice quando estiver às portas da morte.

Mas é lógico que existem muitos homens por aí que, apesar de terem se casado e gerado muitos filhos, hoje estão sozinhos e esquecidos porque não souberam cultuvar os relacionamentos familiares.

Assim, se o homem resolver de fato ter família (o que não significa apenas colocar filhos no mundo), ele deverá cuidar dessas pessoas, instruí-las pelo permanente diálogo, cultivar relacionamentos amá-las, assumir responsabilidades e fugir da tentação de ter uma amante.

Eu te desafio, Edson, a refletir sobre as bem-aventuranças deste caminho estreito que nos conduz à vida!
"não odeio os crentes, ao contrário, embora usando muitas vezes de um sarcásmo exagerado, entendo-os pois já estive do outro lado da realidade, ou seja, o mundo dos contos de fadas (olha o sarcásmo aí de novo)."


Edson, o fato de um homem idealizar uma vida só de "aventuras", sem constituir família, não será um ilusório "mundo dos contos de fadas"?

Observe que, na argumentação colocada no comentário acima, onde te respondi, não fiquei fazendo citações religiosas ou de cunho moral. Apenas respondi confrontando-o com a dura realidade da vida terrena.

Medite, pois, na célebre frase do poeta anglo-americano Wystan Hugh Auden (1907 — 1973), o qual, aliás, era um homossexual:

"Amem-se uns aos outros ou pereçam"
guiomar barba disse…
Edsinho, você. com certeza nunca comeu do pão que o diabo amassou, daí escreve essa asneira.

Eu te pergunto que você está fazendo para matar a fome e a sede das vítimas?
Você já ouviu falar da Cristolandia? esses evangélicos insuportáveis estão tirando das ruas as crianças abandonadas e cuidando delas e está dando muito certo, isto está se esticando pelo Brasil afora.
Tenho viajado por muitos lugares nesses últimos meses e tenho visto muita gente cristã, como formiga, dando muito de si e fazendo um sério trabalho com os carentes e eu estou nesta também.

Que tal unir as forças?
Eu te amo, só não entendo porque você odeia tanto a Deus. Beijão.
Edson Moura disse…
Rodrigo, acabei de fazer um puta comentario pra você mas a minha internet conspirou contra mim e me fez perder tudo, vou recuperar o raciocínio (assim que parar de bater com a cabeça na parede) e refazer o comentário.
Edson Moura disse…
Guiomar minha linda, vou escrever de forma bem carinhosa para não ofendê-la.

Gui, muitas vezes eu não tive nem um pão, mesmo que amassado pelo dito-cujo para comer.

Talvez, comer o pão que o diabo amassou seja algo parecido com encontrar a mulher que você ama, semi-nua com um outro cara em seu apartamento, enquanto seu filho mais novo dorme no quarto.

Talvez comer o pão que o diabo amassou seja ter que ver sues filhos crescerem sem sua presença para poder aducá-los.

Talvez comer o pão que o diabo amassou seja você ver seu pai apanhar do amante de sua mãe e não poder fazer nada piis tem apenas 5 anos de idade.

Talvez, e voltando lá encima, o pão que o diabo amassou seja você você ter que sofrer o mesmo que seu pai sofreu e não poder matar o cara, pois a ética lhe diz que matar é errado.

Enfim, Guiomar, de fato eu não provei deste pão amassado pelo diabo, mas também não comi do pão vivo que desceu do céu.
Edson Moura disse…
Guiomar, eu não pretendo mais me envolver em mobilizações sociais de amparo aos carentes, pelo menos não as cristãs. Gui, grupos ateus também fazem este tipo de trabalho (e muito mais que os crentes, pois sabem que oração não resolve e o auxílio não está condicionado a uma visita a igreja).

Já fiz sim essa coisas Guiomar, já frequentei praças e já abraçei dogrados, já cuidei de homens feridos e não me importei se o sangue deles estava respingando em minhas feridas, só ajudei.

Guiomar minha santa, este Edson aqui já viu mais coisas do que você possa imaginar, portanto, não pense que escrevo asneiras ou falo de coisas que não experimentei, minha filosofia foi e sempre será desenvolvida no choque da vida e não poltrona de uma faculdade.

Abraços minha linda.
Eduardo Medeiros disse…
edson, pude sentir toda a carga emocional que o pão pisado e cuspido lhe causou. o pão que veio do céu lhe foi bom por algum tempo mas agora teu estômago já não mais o aceita. prossiga na tua caminhada comendo o pão que você mesmo fabrica na tua padaria existencial.
Eduardo Medeiros disse…
LEVI E DEMAIS GUARDIÕES DA LIBERDADE DE EXPRESSÃO:

convidei o alemão wolkrs para nos presentear com um texto inspirado por zios...vou esperar até amanhã, se ele não postar, eu postarei ok?
Levi B. Santos disse…
OK, Eduardo! Se o Alemão não postar até a meia noite, às zero horas e dois minutos do Sábado, quero está lendo teu bombástico texto. (rsrs)
Edson Moura disse…
Eduardo meu capitão, vejo que compreendes, embora relute em aceitar, que as circustâncias fizeram de mim o que sou. Como havia escrito no comentário feito ao Rodrigo, por incrível que pareça (vindo de mim) seria muito mais fácil eu voltar a acreditar na existência de Deus, do que acreditar na fidelidade entre um homem e uma mulher.

Casamento estável é uma situação que não posso nem mais conjecturar. Recomendo aos casados que permaneçam com suas respectivas esposas, esforçando-se para manter a harmonia, respeitando um ao outro, na medida do possível, não traindo. Enquanto eu, vou comendo tantas quanto puder, dando amor àquelas mais carentes e consolando até mesma às casadas. rss

Abraços!
Guiomar Barba disse…
Edsinho, como amanhã é meu níver, estou mais linda que nunca e você me fez sentir afagada com tanto carinho. Brigadu querido.Pena que foi para não me ofender buaaaaaaaaaaaaaaa

Eu sabia que você nunca comeu daquele pão amassado pelo bicho.

Você não precisa amparar os carentes, entre os evangélicos ou com eles, você deve fazer, é só isto.
Quanto a quem faz mais, não lí nenhuma estatística, nem estou interessada em saber, quero que todos façam o que podem em nome do amor e responsabilidade.
Beijos e comemore meu níver. kkkkkkkkkk
Guiomar Barba disse…
"edson, pude sentir toda a carga emocional que o pão pisado e cuspido lhe causou. o pão que veio do céu lhe foi bom por algum tempo mas agora teu estômago já não mais o aceita. prossiga na tua caminhada comendo o pão que você mesmo fabrica na tua padaria existencial."

Edu, você foi longe, mas não posso negar que dissestes uma grande verdade e confesso que ela me doeu pelo meu amigo Edsinho. Deus tenha misericordia dele. Beijo.
Onde estão os intelectuais desta arapuca, ops Gaiola? Onde está Eduardo Medeiros, Evaldo Wolkers, Gabriel Nagib etc onde? Estão só na lista? Quantos dias, 14?

Edson Moura, você descreveu para a Guiomar alguns que comeram o pão que o Diabo amassou e assou com o rabo?
Quer dizer então, que você é um pegador compulsivo e experiente. He, he...
Me diga lá, com sua experiência infalível, como foi sua "performance" com a primeira mulher que você dormiu. Gostaria de saber se foi diferente do euzinho aqui.
Edson Moura disse…
Guiomar, primeiramente, parabéns pelo seu aniversário, e desejo-lhe muitos anos mais de vida e que pouco à pouco você entenda como eu penso, e melhor ainda, aceite que eu seja um ateu cético e que isso nao fará de mim um ser humano pior que os cristãos.

façamos o bem porque somos humanos e sabemos o quanto dói a dor, e não porque somos "obrigados" por mandamentos divinos.

Beijão Gui, minha lindooooona!
Edson Moura disse…
Guiomar, também concordo com a afirmação do Edu, desta vez ele se superou e criou um aforismo que se encaixa perfeitamente na minha vida, vou até pedir a autorização dele para transcreve-lo para o outro Evangelho.
Edson Moura disse…
Altamirando, todas essas cituações que descrevi, eu não lí, eu não assisti, não me contaram ou eu as inventei. Eu passei por elas, e acredite...sobrevivi.

Altamirando, respondendo à sua pergunta, que diga-se de passagem me parece mais com uma pegadinha, devo dizer que minha performance foi das melhores, afinal de contas, eu deitei com aquela mulher e passei um bom tempo chupando os peitos dela, enquanto ela gritava de dor, pois tempos depois ela me disse que eu cheguei a ferir os seus bicos.

Parece estranho né Altamirando? Mas foi assim minha primeira experiência com uma mulher...a saber: Minha mãe! kkkkkkkkk

Te peguei né?

Mas se a intenção era realmente saber como foi minha primeira relação sexual eu reponderei se estiver interessado em saber.

Abraços!
Edson Moura,

Sagaz, não tenho outro adjetivo, he, he, he..
Não foi desta vez que eu consegui te pegar.

Falando sério, para alguns a vida ensina pelo método mais cruel, mas em compensação o que mais fortalece.
Edson Moura disse…
Pois é Altamirando! Não só meu pão foi amassado pelo "maldito", como também ele cagou encima, e o pior é que eu comi! rsss

Certa vez vez ví num desenho (megamente se não me engano) que até o destino tem os seus preferidos, eu não fui um desses escolhidos para ter uma vidinha módica e sem frustrações.

Tornei-me um homem e aprendi a encarar a vida.preparando-me para tudo de bom ou de ruim que ela tem a oferecer a quem se arrisca a caminhar por este chão.

abraços meu amigo!
guiomar barba disse…
Pois Altamiro, depois as pessoas não entendem que a disciplina de Deus é apenas para fortalecer-nos, para termos condições de viver uma vida abundante. Não necessitávamos do cruel se soubessemos viver disciplinados,

Beijão.
Edson moura disse…
Guiomar minha querida, você está querendo dizer que tudo isso que aconteceu comigo foi vontade, permissão ou disciplina de Deus?

Por favor Guiomar, não me faça odiá-lo mais ainda.
Edson Moura,

Você vive em abundância?
Se... Você foi disciplinado, provado e também receberá (como Jó) um sítio no céu para criar ovelhas e coelhinhos. Amém.

Não?... Você foi enganado. O único enganado.

Não se preocupe, Deus só castiga os dele.