Praticamente inofensivos


Somos uma espécie jovem. O homem moderno surgiu a meros 200 mil anos, e o que conhecemos como civilização foi praticamente a segundos atrás, considerando-se a idade da Terra (nem 10 mil anos) a apenas 10 mil anos, praticamente um instante, se considerarmos a idade da Terra (4,65 bilhões de anos). Entretanto, neste pouco tempo, fomos capazes de modificar o curso da vida em nosso planeta, pousarmos em nosso satélite e mandar sondas para os confins da via láctea.

Mas isso é só o começo. Daqui a milhares de anos, possivelmente teremos colonizado outros planetas. Talvez não fisicamente, pois pode ser biologicamente impossivel viajar distâncias tão longas. Mas há tecnologias possíveis que podem nos levar a qualquer lugar. Construiremos máquinas conscientes, teremos nossos "avatares", com os quais poderemos visitar as luas de Saturno e sentir tudo que passa lá, poderemos habitar Marte, torná-la habitável e quem sabe fazer a vida crescer lá.

Nossas máquinas conscientes poderão viajar aos confins do Universo durante milhares de anos até encontrarem algum planeta com vida. Realizarão nosso maior sonho. Farão conquistas que nenhum humano ousou pensar.

Lá então, estes milhares de anos que passamos, nossas guerras, nossos deuses, nossos preconceitos, nossas religiões, nossas desavenças, os males causados, serão um pequeno episódio da história. Terão talvez um único capítulo dedicados no livro. Quem sabe uma única frase, como diria Adams em seu Guia* sobre a Terra: "praticamente inofensiva".

Aí então, um dia, encontraremos uma civilização perdida, contaremos toda nossa história para eles, e seremos confortados por eles: "tudo bem, nós também passamos por isso". Talvez a gente encontre um letreiro como o encontrado por Marvin, e entenderemos tudo*

Estes dois videos de Sagan são melhores do que quaisquer debates. Qualquer pensamento de que somos algo a mais do que mera poeira cósmica se esvai, e qualquer sentimento de sentido, de motivo, fica pequeno. Somos só isso, mero acaso, e não temos objetivo ou razão de estarmos aqui. Mera sorte, ou azar.

*do "Guia do Mochileiro das Galáxias", livro que mudou minha visão de mundo, e minha filosofia de vida.

Comentários

Edson Moura disse…
Gabriel, explêndido a sua prospecção para o futuro. Gostaria de ser otimista como você, mas as evidências indicam que não chegaremos nem perto deste dia utópico.

Uma observação, a Terra com 10 mil anos? Não entendi! Talvez sejam 10 milhões.

Embora não tenhamos uma visão clara de como se deu a vida na Terra, temos indícios, e o mais interessante deles é que provavelmente, nós habitaremos este planeta azul por menos tempo que o dinossauros.

O Eduardo vai encrencar com este trecho que eu adorei, mas eu estarei aqui para lutar contigo contra este defensor feroz da "teoria do sentido da vida".

[... Qualquer pensamento de que somos algo a mais do que mera poeira cósmica se esvai, e qualquer sentimento de sentido, de motivo, fica pequeno. Somos só isso, mero acaso, e não temos objetivo ou razão de estarmos aqui. Mera sorte, ou azar...]

Eu acho que foi sorte!
Edson Moura disse…
Alguns estudos mais recentes, mostram que o acaso esteve ao lado da humanidade desde o início. Segundo estudiosos, um meteorito achado na Antártida pode dar peso ao argumento de que a vida na Terra pode ter tido o pontapé inicial a partir do espaço.

A análise química do meteorito mostra que ele é rico em gás de amônia. Ele contém o elemento nitrogênio, encontrado nas proteínas e DNA que formam a base da vida como a conhecemos. Os pesquisadores dizem que meteoritos como este poderiam ter "regado literalmente" a Terra, adiantando e fornecendo os ingredientes que faltavam para o desenvolvimento da vida.

Os detalhes do estudo feito por pesquisadores na Universidade Estadual do Arizona e da Universidade da Califórnia, Santa Cruz, estão publicados na revista Proceedings, da Academia Nacional das Ciências.

O novo estudo é baseado na análise de pouco menos de 4g de pó extraído de um meteorito chamado Grave Nunataks 95229 (nomeado após seu lugar de descoberta na Antártida), descoberto em 1995.

No tratamento, as amostras do pó mostrou que havia grandes quantidades de amônia, bem como os hidrocarbonetos. A professora Sandra Pizzarello, que liderou a pesquisa, diz no estudo que há asteróides lá fora, que quando fragmentados tornam-se meteoritos, que poderia ter regado a terra com uma atraente mistura de componentes, incluindo uma grande quantidade de amônia.

"Meteoritos como este poderia ter fornecido a Terra primitiva nitrogênio suficiente na forma certa para formas de vida primitivas surgirem". Estudos anteriores concentraram-se no meteorito "Murchison", que caiu na Austrália em 1969, e foi encontrado nele ricos compostos orgânicos.

A professora diz; "Murchison é 'algo bom demais de se estudar', isto porque ele contém as moléculas de hidrocarbonetos que você esperaria encontrar no final, ao invés do início da história de vida. Ela acredita que as composições desses compostos são demasiado complexas e aleatórias em sua forma molecular, o que pode ter desempenhado um papel na origem da vida na Terra.

Ôh sorte do cacete! rsss

Fonte:http://www.astrofisicos.com.br/asteroides/meteoritos-podem-ter-trazido-nitrogenio-para-terra/index.html
Levi B. Santos disse…
Os vídeos que você postou, Bill, deixou-nos humilhados, principalmente por fazermos parte de um minúsculo grão no espaço, vivendo em constantes guerras, sem a conscientização de que estamos destruindo o nosso pequenino mundo, movidos por ódio, ganância e poder político.

”Daqui a milhares de anos, possivelmente teremos colonizado outros planetas

Bill, você é um grande visionário. Lendo seu texto senti-me voando na vasta galáxia. Essa sua postagem lembrou em muito os meus sonhos de um mundo mais justo.

Mas, o contrário pode ser que aconteça, isto é, sermos colonizados, ou melhor descontaminados por seres de outros planetas. Nesse caso eles teriam uma missão difícil, a de pescar algumas espécies do planeta terra ainda não contaminadas pelo egocentrismo, pela maldade, injustiça, ambição e cobiça para não contaminar os outros planetas com o nosso vazio de vida fútil e oca cuja felicidade está baseada no TER.

Espero Bill que nos possíveis e evoluídos planetas distantes de nós não reinem os muitos privilégios para poucos e a miséria para muitos.

Acho que a colonização de outros planetas pelos terráqueos só redundará em algo diferente, se as antigas motivações com base na exploração de uma classe por outra baseada no lucro fácil, forem substituídas por novas motivações, que não o caráter mercantilista que rege a nossa vida social.

Há, também, que se ter muito cuidado para não transportar os nossos “demônios interiores” para outras galáxias virgens de ganância, preconceitos e superstições. (rsrsrs)
Unknown disse…
Edson, corrigi a frase, veja se ficou melhor!

De fato, este é um ensaio otimista. Pode ser que estejamos extintos, ou que em nossas guerras venhamos a destruir todo conhecimento que adquirimos até então, e nunca mais nos elevemos novamente, impossibilitando quaisquer tentativa de desenvolvermos a tecnologia necessária para colonizarmos outros planetas. Essa tecnologia não é simples, e ainda levará milhares de anos até termos-na dominado.

Há ainda a possibilidade de outra civilização nos mandarem suas máquinas... seria uma situação interessante, pois muitos os chamariam de deuses...
Anônimo disse…
**Bill,

Você está equivocado, este vídeo do Sagan é apenas algo criado para tentar confundir os escolhidos.

Não existe vida em outros planetas, não existem outras galáxias. Os pontos luminosos vistos pelos telescópios mais potentes são manchinhas deixadas por Jeová na cortina dos céus para confundir até os escolhidos.

Não há nada acima de nós. Ninguém mais inteligente, ninguém mais avançado. Porque nós somos a criação de "deus", nós somos os escolhidos para dominar este planeta.

Nós somos a "menina" dos olhos do "senhor".

E antes que tudo o que você disse possa acontecer este planeta será destruído porque "ESTÁ ESCRITO". E os salvos (incluindo eu) estarão GOZANDO eternamente, em um céu cheio de beldades lindas e maravilhosas, enquanto os maus, estarão passivamente sofrendo na mão do diabo e seus anjos.

ps.: Após meu comentário me veio uma coisa na cabeça. O diabo e seus assistentes são todos do sexo masculino, estranho, as mulheres na mitologia judaica perderam até este lugar (diga-se de Lilith).

___________

*Este post é uma brincadeira de carnaval e não expõe as idéias de seu autor.
___________


Abraços ateístas Bill.
Fique na sua própria paz (ou não, você decide).
Que a luz das idéias te ilumine.
Que a graça das piadas mais engraçadas te alegrem.

E por fim, bom fim-de-carnaval.


Evaldo Wolkers.
Olá!

Do jeito como caminha a humanidade, o futuro me parece bem trágico com o homem destruindo a si mesmo e também a vida no planeta.

Nas últimas centenas de milhões de anos a vida na terrra conseguiu sobreviver a diversas catástrofes de grandes proporções, eliminando a grande maioria das espécies, dentre as quais se destacam: a fragmentação da Pangéia, que deu origem à formação dos continentes, e a colisão de um asteróide que provocou uma hecatombe no planeta a ponto de extinguir os dinossauros.

Agora, no entanto, um novo asteróide chamado 'Homo sapiens' ameaça a vida na Terra. Com uma tecnologia capaz de consumir energia em excesso, estamos criando um processo quase que incontrolável de destruição que poderá nos levar a um colapso ecológico.

Onde estará a sabedoria desta espécie que se auto-denomina sábia?

Do jeito como caminha a humanidade, não acredito que o homem chegará a um futuro glorioso sem antes resolver sua questão ética e praticar o autoconhecimento.

Refletindo sobre a nossa situação, parece-me que um dia a civilização perdida pousou suas naves em Delfos e contou aos homens este ensino fundamental:

"Ó homem, conhece-te a ti mesmo e conhecerás o Universo e os Deuses."

Precisamos não de religiões, mas sim de uma verdadeira re-ligação. E, quanto a isto, Jesus nos mostrou o caminho.

"Um novo mandamento lhes dou: Amem-se uns aos outros. Como eu os amei, vocês devem amar-se uns aos outros." (Evangelho de João 13.34; tradução da NVI)

Espero que do caos ambiental as próximas gerações vivam um futuro amoroso e possamos compreender o sentido da volta do Messias.

Um abraço a todos!
Há coerência nos comentários em que todos acham improvável o sonho de conquistarmos o espaço sideral.Belo texto e vídeos.
Em minha opinião, creio já estar muito tarde para evitar o colapso eminente. Já ultrapassamos o limite da população sustentável e a natureza tem demonstrado esta saturação.
A espécie humana fracassou como raça e já assinou o atestado de incompetência para gerir sua própria casa, não tem condições de evoluir em outras. Enquanto pouquíssimos altruistas se preocupam em estudar meios de sobrevivência em outras galáxias. Grande número de egoístas teimam em destruir os recursos naturais de seu quintal, reproduzem como ratos e acreditam que seu deus proverá fundos para tirá-los da miséria que conquistam por ignorância.
Levi B. Santos disse…
Parece que a dialética vai desembocar em Religião?!

Em seus primeiros comentários o Edson falou num “dia utópico”; o Bill falou em deuses, e eu falei num planeta de Justiça e Paz, descontaminado do egocentrismo, da maldade, da ambição e da cobiça (rsrsrs)

Era tudo que o Edu queria para fazer uma analogia do texto do Bill com a Religião de Javé (kkkkkkkk)
rayssa gon disse…
apesar de concordar com as informações gerais do texto, eu discordo do tom.

não sou tão otimista. as pessoas não viverão num grande clip de "we are the world". mesmo se deixarem de crer em deus. :S
Hubner Braz disse…
Nossa, isso aqui esta parecendo uma salada de idéias sem seguir uma ordem cronológica, pensei que seria o Evaldo mais em fim apareceu o Bill.

Pra mim a terra Ja foi destruído 5 vezes e houve 5 Adoes e Evas antes do Atual a Adao e geração adaamica. E pelo caminhar da carruagem, seremos destruídos pela sexta e ultima vez.

Porque depois dessa destruição nos entraremos na sétima geração geral. Aquela geração perfeita. Que acompanhara o número 7. O número da perfeição. O número de Deus.

Lá os animais falara com nos outros e participaremos de um reinado sebosa onde os salvos no arrebatamento serão os sacerdotes do amanha.

Continua...
Hubner Braz disse…
Os serafins como sempre estarão adorando o rei com suas 6 asas.

Com duas asas eles tampavam os pés, com duas tampavam o rosto e com duas voavam. Significando Santidade, reverencia e serviço.

Os querubins continuaram a prestar serviços, como maestros, carruagem de Deus e jogos de luzes semelhnte a um disco voador relatado pelo profeta Ezequiel.

Ali vamos conhecer quem e Thor, Tupan, Zeus, Zios, Oxum, Kyuubi, Hatusho, Shiva, Ganesha, Kamisama entre outros.

Me descuido os erros ortográficos por esta usando o iPhone. E muito ruim escrever ao estilo do Gresder por causa dos recursos da Apple.

Fui mais voltarei em breve
Unknown disse…
rayssa, concordo contigo, mesmo que sobrevivamos e consigamos conquistar o espaço, não acredito num mundo "paz e amor". muitas guerras ainda virão, e muitas religiões novas surgirão, mas como mostra a natureza, não há uma justiça maior governando o mundo, sempre haverá competição.

Hubner, desencana rapaz, não existe esse futuro. Um mundo governado por uma só religião é o pior dos mundos.
Levi B. Santos disse…
Bem que eu profetizei (rsrs) que o negócio aqui iria degringolar para o lado da Religião. O Eduardo não apareceu, mas mandou o seu arcanjo (protegido), para revelar que o que o Ezequiel bíblico descreveu foi, nada mais e nada menos, que a visita de seres extra-terrestres.

E não é que, mesmo nos tempos em que vivia no meio fundamentalista, sempre achava que a descrição minuciosa dos carros de fogos com rodas com rostos de animais relatadas por Ezequiel tinha algo a ver com os seres de outros planetas, que eu lia em meus Gibis.

Mas vamos ler o que o C.U.B. (Centro de Ufologia Brasileiro), diz sobre a visão de Ezequiel que o Hubner trouxe à tona:

Um exemplo popular da associação de visitações extraterrestres às visões celestiais é comentada no livro ‘Eram os deuses astronautas?’. Citando a visão de Ezequiel, procuram simular uma visitação de astronautas como segue: Quem falou com Ezequiel? Que espécie de seres eram? "Deuses", segundo a concepção tradicional, certamente não eram, pois esses provavelmente não necessitavam de um veículo para ir de um local a outro. A nós, essa espécie de movimentação nos parece incomparável com a concepção de um Deus Todo-Poderoso. Sobre o motivo da visita dos astronautas afirmam: Os "deuses" falaram com Ezequiel e instaram para que doravante restaurasse a lei e a ordem na Terra.

Link do trecho colhido:

http://www.cubbrasil.net/index.php?option=com_content&task=view&id=890&Itemid=91

Cadê o homem dos Gibis, que não aparece!!! (rsrsrs)
Guiomar Barba disse…
kkkkkkkkkkkkk Gabi querido, ainda bem que todos nós somos anjos sem asas. Não conseguimos nem sequer manter nosso pontinho de luz, nosso "pixel" solitário, e você já quer nos levar para os espaços siderais...

Com certeza haveremos de conhecer um novo mundo, e olhe que lá existem coisas segundo as visões proféticas, assombrosas...

Beijos.
Guiomar Barba disse…
Evaldo, boas voltas,

"enquanto os maus, estarão passivamente sofrendo na mão do diabo e seus anjos".

Não entendo porque as você continuam acreditando que o diabo vai reinar no inferno e atormentar os outros espíritos, se o inferno foi preparado para ele e seus anjos caídos.

"Após meu comentário me veio uma coisa na cabeça. O diabo e seus assistentes são todos do sexo masculino, estranho, as mulheres na mitologia judaica perderam até este lugar (diga-se de Lilith)."

É tão claro na própria bíblia que espíritos são assexuados. Se eles receberam nomes masculinos... teríamos iguais questionamentos se fosse o contrário.

Sentia sua falta amigo.
Guiomar Barba disse…
Levi,
Em seus primeiros comentários o Edson falou num “dia utópico”; o Bill falou em deuses, e eu falei num planeta de Justiça e Paz,

Haverá um reino de justiça e paz sob a soberania de Jesus o Príncipe da paz.
Hubner Braz disse…
Bill voce esta esquecendo que No mundo terá 3,5 anos de Paz onde o anti Cristo reinara. Neste dia Sera Paz e Amor.
Unknown disse…
uahuahua esse hub...
cara, o anti-cristo era Nero. desencana disso.
Eduardo Medeiros disse…
sorte ou azar?

com certeza muito azar...

tudo ia às mil maravilhas no mundo do não-ser e da não-existência; mas por acaso, alguma coisa veio a existir e nesse momento nascia a existência...

o sábio físico Hawking escreveu anos atrás que o universo veio do nada "por acaso" através da gravidade quântica e ainda falava de múltiplos mundos para dar um jeito na fina sintonização do universo para criar vida inteligente.

com sintonia fina para criar vida inteligente, creio que ele queria dizer que o universo foi programado para em algum momento criar a vida inteligente, o que deixa o acaso um pouco de lado, mas enfim, não vamos entrar nessas ideias cosmológicas complexas.

pense nos milhões e milhões de processos que o universo teve que fazer por acaso para chegar a criar um ser inteligente e consciente.

pensou? pense de novo, pois esse processo é tão grande quanto é grande o espaço infinito que circunda o insignificante pontinho azul...

e aqui estamos nós, inteligentes e burros ao mesmo tempo; magníficos e débeis ao mesmo tempo; capazes de gestos supremos de altruísmo e de gestos supremos de barbárie...

parece que somos um projeto inacabado...ops, perdão, "projeto" é uma palavra que dá dor nos ouvidos materialistas...

somos por acaso um acaso imperfeito; mas quando pensamos em nossa consciência, ah, caramba, como chamar um ser que carrega o poder supremo do universo em sua massa encefálica?

somos o maior paradoxo das galáxias...

quem foi que cunhou as expressões "universo", "galáxia", "estrelas", "quântico", "multiversos", etc...? nós, os insignificantes moradores do pontinho azul insignificante...

se não fóssemos nós estarmos aqui para contemplar e nomear o que vemos quem saberia que há um universo?

um dia ouvi um físico (esqueci o seu nome) dizendo que os processos aleatórios que vieram desbocar na vida consciente na terra foram tão complexos e por acaso que é quase impossível que o mesmo processo tenha ocorrido em outro ponto do universo.

eu concordo com ele.

o raio da aleatoriedade não cai milhões de vezes no mesmo lugar.
Eduardo Medeiros disse…
"na escala dos mundos, humanos são irrelevantes"

somos tão irrelevantes que se não fóssemos nós, seres irrelevantes a descobrir e observar o espaço, não haveria nem mesmo a ideia de relevância...

"a ilusão de que temos alguma posição privelegiada no universo..."

de fato, é uma ilusão. se em toda a via láctea tudo o que existe provavelmente e com quase certeza são planetas inóspitos, sem condição de sustentar vida inteligente, realmente não fomos nem um pouco privilegiados em evoluírmos em um pontinho azul com todas as condições milimetricamente(por acaso) postas para que a vida inteligente surgisse...

se um dia nós por pura incopetência e avareza destruírmos este planeta que foi por acaso feito para gerar vida, o universo todo "deixará de existir" pois não haverá mais quem possa observá-lo e dizer "há um universo"; a não ser é claro, que algum outro pontinho azul insignificante e esquecido, algum ser supremo faça algum ser inteligente do barro...
Eduardo Medeiros disse…
bill, gostei demais da sua postagem e de todas as reflexões que ela pode suscitar. estava com saudades..
Eduardo Medeiros disse…
hubinho, meu amigo, não viaja tanto assim na caipirinha...kkkkkkkk

assim a trindade do mau vai dizer com razão que nós, místicos e teístas ou deístas somos todos pirados...
Hubner Braz disse…
Bill,

Onde que Nero trouxe 3,5 de Paz e 3,5 de guerra;
Onde que Nero trouxe a batalha de Armagedom;
Onde que Nero de transformou na besta que saiu do mar;
Onde que a besta do Nero engravidou uma mulher;
Onde que Nero passou pelo jugamento divino;
Onde? Onde? Onde?

Voltarei....
Unknown disse…
Hub, a linguagem do apocalipse é claramente simbólica, ou vc acredita que realmente vai sair um dragão gigante do mar como nos filmes japoneses? Onde fala de 3,5 anos?

O apocalipse é cheio de símbolos da cabala, muitos dizem que não passa de uma interpretação das escolas de mistérios da época. Basta notar que para os cristãos primitivos, o fim do mundo estava ali, próximo. A besta, o anticristo, o governo do mal era Roma, seu imperador e eles falavam da época que viviam. É uma analise política do governo da época, misturado com muito misticismo e uma boa dose de fantasia.

Para mim, discutir isso é como discutir o Ragnarok ou a Guerra do Anel. Não passam de fantasias. Tem seu fundo de verdade, assim como "O Príncipe" é "profético" em relação aos políticos e governos corruptos e tiranos, pois descreve sua natureza, apocalipses da vida acabam predizendo o futuro de muitas nações, mas estão longe de descreverem "o futuro" de forma objetiva, pois este é imprevisível.
Hubner Braz disse…
Dudu,

Da caipirinha que eu tomei, todos da confraria ja tomaram!!!

Descupe as faltas de acento, sabe como e iPhone que nao tem teclas de acento!!!
Hubner Braz disse…
Bill,

Sera que Joao quando escreveu o livro das revelações ele estava louco, alucinado, sem perspectiva???

Perturbado pelo espirito de Nero numa ilha cheia de pestes ele teve que escrever seguindo o exemplo da Cabala para que os fieis ao ler nao sejam perseguidos???

Ali tem simbolismo, sim... Mas tambem tem partes literárias e partes alegóricas.... Nao podemos tirar o barato de Joao. Suas revelações eram perfeitas a ponto de levar os cristãos do século passado terem medo de ler.

Voltarei
Unknown disse…
Se não me engano, o apocalipse de João é baseado/copiado de um filósofo grego que esqueci o nome agora.
Hubner Braz disse…
Bill,

Essa e nova, nao lembro desse grego... Mas sei que nao valera a pena discutir sobre o apocalipse...

Voltarei
Hubner Braz disse…
Falei que ia voltar logo, mas vai demorar um pouco porque tenho que ir pro trabalho NOW (Agora em Ingles).

E confesso Bill que ainda estou procurando este filosofo grego que deu as dicas para Joao escrever o livro das revelações.

Bye, bye
Este comentário foi removido pelo autor.
O nome do filósofo grego que inspirou Pedro foi a "deuza" Cãnabis Gañjä, conhecida desde o século 03 aC e sua adoração sempre foi proibida. Mas até hoje é "endeuzada" pelos pobres de espírito. He,he,heeee...
Abraços.
Hubner Braz disse…
Altamirando,

Gostaria de saber o filosofo grego que inspirou o apóstolo Joao...

Ate...
Hubner Brás, acorde! He, he...

A confraria é a mesma. Tanto faz Pedro, João, Mateus ou Marcos, ou Paulo ou.....?
Eduardo medeiros,
"Na escala dos mundos, humanos são irrelevantes"
DISCORDO!...Só por ter usado "mundos".

Se isto fôsse verdade, a ilimitada inteligência humana seria incapaz de configurar o conjunto dos cíclos dos planetas e das galáxias, da mesma forma que uma célula do nosso organismo não tem a capacidade de entender a estrutura ao qual pertence.
Abraços. Sem he,he,he.
Eduardo Medeiros disse…
altamirando, quem disse a frase não fui eu, foi video dol segan, eu apenas, como você, discordei.
Eduardo Medeiros disse…
bill, nessa aí o hubinho te passou para trás. o apocalipse de joão pertence literariamente à "apocalítica", gênero tipicamente judaico. também desconheço que algum grego tenha inspirado joão.
Unknown disse…
Encontrei a referência que li.

aqui: http://ateus.net/artigos/critica/jesus-cristo-nunca-existiu/
e aqui: http://ceticismo.net/religiao/a-maior-farsa-de-todos-os-tempos/as-provas-e-as-contra-provas/

essa é a parte: "Os historiadores mostram que essa religião nasceu em Alexandria, e não em Roma ou Jerusalém. Fazem ver que ela nasceu das ideias de Filon que, platonizando e helenizando o judaísmo, escreveu boa parte do Apocalipse. A mesma transformação que o cristianismo dera ao judaísmo ao introduzir-lhe o paganismo e a idolatria, Filon imprimira a essa crença, até então apenas terapeuta, dando-lhe feição grega, de cunho platônico. "

De fato, Filo ou Filon não era grego, era judeu. Mas ele fazia uma junção das filosofias gregas e judaicas e interpretava a torah de acordo.
Unknown disse…
Aqui tem uma referência mais mística sobre o apocalipse: http://www.deldebbio.com.br/index.php/2010/05/31/666-the-number-of-the-beast/
mas essa é tão tosca quanto a tradicional, embora faça mais sentido.
Eduardo Medeiros disse…
bill, o que o texto que você postou diz é bem questionável. gostaria de ver a citação de algum bom historiador do cristianismo que diga que ele nasceu com fílon, que de fato era helenizado mas dizer que ele fundou o cristianismo não me parece historicamente correto.

e o link que você aponta já desmerece o que vem depois: "jesus cristo nunca existiu"; essa é uma afirmação que ateus militantes podem acreditar que seja verdade mas não é a opinião de 10 entre 10 historiados não comprometidos com afirmações ideológicas.

que tal voltarmos à insignificância humana?
Unknown disse…
Ed, o segundo link que passei contém referências bibliográficas.
Eduardo Medeiros disse…
bill, fui lá conferir mas parei por aqui:

"Tiferet representa o ser Crístico que habita dentro de todos nós. Dentro da Kabbala, representa todos os deuses iluminados e solares:Apolo, Hórus, Bram, Lugh, Yeshua, Krishna, Buda, todos os Boddisatwas, todos os Mestres Ascencionados, todos os Serenões, todos os Mentores, todos os Pretos-velhos e assim por diante. Escolha uma religião ou filosofia e temos um exemplo máximo a ser atingido."

isso não é cabalah nem aqui nem na china...
Unknown disse…
não, nesse não, to falando do ceticismo.net
Levi B. Santos disse…
Eduardo e Bill

Opinem sobre esse trecho que colhi no blog “Física na Veia” (eu pessoalmente achei irretocável):

“Independente da religião (e até de acreditar-se ou não em um Deus ou em uma inteligência suprema), não há como negar que, “...amar ao próximo como a si mesmo, é um boa, simples e eficiente receita de viver bem.

Sagan traduz esse sentimento religioso para a instância científica quando afirma: a partir da nossa pequenez diante do universo, registrada fotograficamente, num experimento controlado, que toda soberba humana não faz sentido. Pelo contrário, só aumenta a “...responsabilidade de nos portarmos mais amavelmente, uns para com os outros”.

É com esta reflexão emprestada do genial Sagan que poderíamos chamar de quase fronteira entre a Ciência e a Religião”


Link do artigo: http://fisicamoderna.blog.uol.com.br/arch2010-12-26_2011-01-01.html
Unknown disse…
De fato, Sagan era um pacifista nesse sentido.

Todo conhecimento, seja ele vindo de onde for, do mito que for, da religião que for, pode ser bem aproveitado. O problema é quando se interpreta literalmente mitos, e se os coloca como leis absolutas a serem seguidas. Daí segue-se a hipocrisia que vivem muitos religiosos, que são capazes de todo mal em nome de seu livro.
Levi B. Santos disse…
BILL


Concordo com o que você expressou acima, em número, gênero e grau

Abçs
Anônimo disse…
Guiomar, Guiomar, duro te é recalcitrar contra o aguilhão.

Tu dizes:
"Não entendo porque as você continuam acreditando que o diabo vai reinar no inferno e atormentar os outros espíritos, se o inferno foi preparado para ele e seus anjos caídos."(sic)

Eu respondo:
Eu não acredito no Diabo(diabo) e não acredito em Deus(deus), entendeu?
Só fiz uma brincadeira sarcasticamente e carnavalescamente crentiniana.

Tu dizes:
"É tão claro na própria bíblia que espíritos são assexuados. Se eles receberam nomes masculinos... teríamos iguais questionamentos se fosse o contrário."

Eu respondo:
Espíritos assexuados??? Desde quando?
Deus = homem (engravidou Maria)
Gabriel = Anjo = Másculo
Miguel = Arcanjo = Másculo
Jesus = Másculo
O Deus de Abraão = Másculo
E agora me responda, Desde quando espíritos judaicos e cristãos são assexuados?


Evaldo Wolkers.