Minha Anorexia Santa - Confissões da Filha de Jairo Antes Da Morte


Minha santa anorexia veio átona aos 13 anos. E três eram os motivos. Primeiro por causa da constante insatisfação com o próprio corpo, segundo por me sentir culpada quando comia muito e terceiro por ter uns pais fanáticos ao judaísmo que só me davam atenção quando eu praticava o que eles queriam. Com o tempo o próprio organismo passou a rejeitar os alimentos.

Antes eu era uma criança normal, saudável e comunicativa. As pessoas diziam para minha mãe que queriam ter uma filha igual a mim. Mamãe estava sempre jejuando, e às vezes eu me tornava companheira dos seus jejuns, chegava a ponto de ser concorrente. No fundo de tudo isso, ambas lutava para manter os nossos corpos esbeltos.


Agora vejo que, essa pratica fanática e farisaica, desviou a minha família dos verdadeiros valores pregado na cruz. Provocando turbulências emocionais que permeavam nossa casa. Sendo eu a única filha (e também adotiva), sempre levava a pior, e por conveniência, sentia as chicotadas do meu pai quando ele explodia de raiva, insegurança, e sabe Deus mais o quê. Fui atingida e muitas vezes abusada verbalmente. Embora eu lembre muito pouco da minha infância, em termos gerais, sobraram as piores lembraças, onde sempre gritavam, culpavam, batiam, disciplinavam ou criticavam a minha pessoa. A única aproximação com a minha mãe vieram através dos jejuns.

 Na puberdade, aos "13 anos", os meus pais reprimiram e tentaram controlar totalmente a minha vida, meus amigos, meu namorado, minha agenda, tudo. E por esse motivo, o jejum e o fanatismo em excesso se tornaram uma obsessão para mim. Eu emagreci 25 quilos. Em cerca de um mês... Eu me deliciei em ver as reações desesperadoras dos meus pais por causa da minha fome. Era uma mistura de raiva (porque não podia controlá-la), medo, dor e magoa. Já não me sentia totalmente em contato com minhas emoções... Uma parte de mim, eu sei, “não” só queria morrer de fome (por motivos da “religião”), mas sentia que merecia sofrer (por razões de auto-ódio). Passei a maior parte da minha adolescência (e além) reprimindo os meus sentimentos diários.

Ontem à noite caminhei ao lado da santa anorexia, percebi a profunda depressão e insônia que nutria do meu ódio pelos meus pais fanáticos. Quando discutíamos, eu tentava agredi-los com empurrões, e o meu pensamento de morte era constante.

O ódio que eu sentia, também de mim mesma, fez com que várias vezes eu me cortasse com cacos de vasos e facas, o meu próprio corpo. Por conseqüência da anorexia santa..., ou poderia dizer dos jejuns descontrolados, estou acamada. Sei que o meu fim está a sete palmos do chão e não negarei que prefiro morrer, mas aguardarei um Salvador..., o meu Salvador que me ensinará o verdadeiro sentido da vida e a verdadeira religião...

A Filha de Jairo (Antes da morte)
(Uma História de Ficção)
Texto Baseado: Marcos 5.21-43

Fonte do texto: http://hubnerbraz.blogspot.com/2010/10/minha-anorexia-santa-confissoes-da.html
Fonte das imagens: Retirado do site do google.
Fonte da imagem: Retirado do site do YouTube.

Comentários

eduardo medeiros disse…
hubinho, seu texto levanta várias questões interessantes. você acertou: para algumas meninas que sonham com o estrelato das passarelas, a aneroxia acaba mesmo virando uma "santa" que é capaz de fazer o milagre da diminuição de quilos.


e o "santo jejum" praticado por religiosos desequilibrados pode mesmo levar também à beatificação do passar fome como exercício espiritual por excelência, pensando em mortificar a carne para que o espírito se fortaleça, inconscientemente, afirmam a doutrina gnóstica de que o corpo "para nada aproveita".

o interessante é que no judaísmo o corpo não tem nada de profano, pelo contrário, o corpo é o "território do sagrado" (titulo de um interessante livro da editora imago, se não me engano).
Esdras Gregório disse…
Hubinho sua escrita esta cada vez melhor, mais detalhada, versátil, sem ser cansativa, suave e bonita. Mas o tema na me interessa debater, boa sorte! Boa a proposta do assunto, o vídeo é legal também. Falou
Levi B. Santos disse…
É, meu caro Hubner

A anorexia nervosa e o fanatismo religioso têm tudo a ver.

O emagrecimento extremo no caso das meninas, é pregado pela mídia como algo fundamental para levá-las ao panteão sagrado da “beleza”. As pobrezinhas nem sabem que a cada “overdose” nos desfiles estão morrendo lentamente.

Já o emagrecimento provocado pelo fundamentalismo, leva a atrofia do cérebro, e finalmente à morte. As células cerebrais, mesmo na presença da “fé”, morrem irreversivelmente por falta de exercício e alimentos sadios.
Hubner Braz disse…
Dudu, Gresder e Levi obrigado pelos comentários vou responde-los logo... logo... que acabar está correria aqui.

Abraços fraternais.
Unknown disse…
Hubner, uma tirinha para combinar com seu topico: http://www.umsabadoqualquer.com/wp-content/uploads/2010/12/5872.jpg
Hubner Brás, desejo a você um feliz Natal e um divino 2011 repleto de boas realizações.
Abraços mil.
Anônimo disse…
Madonna! Este espaço está meio parado hein?

Hubner, gostei do texto, você realmente está desenvolvendo uma boa escrita. O tema anorexia é muito bom, pois mostra como as mulheres se deixaram seduzir por aquilo que algum idiota disse que é "belo".

O que temos hoje, são 2 meninas por minuto, entrando em um estado de profunda insatisfação com seus corpos, e outras 2 morrem de inanição a cada 5 minutos, se sentindo gordas, pesando apenas 35 quilos.

Abraços!
Levi B. Santos disse…
Palavras ao vento?!(rsrs)

Há alguém aí da confraria muda?

Postem algum texto neste espaço anorético. Quem for tocado, não resista. Amanhã pode ser muito tarde...

Abraços aos invisíveis (rsrs)
Hubner Braz disse…
Voltei para responder amigos...

Dudu você foi o primeiro a comentar e merece ser respondido por primeiro também, pois bem... Você lembrou o fato dos gnósticos dizer inconscientemente que o corpo "para nada aproveita". Por um lado eles estão certos, a visão deles não limitava na terra, eles olhavam além, eles viam a "outra dimensão" e criam que iriam para lá.

E você disse também sobre o judiaimos afirmar que o corpo é "território do sagrado".

Mais será que é o judaísmo ou as teorias paulinas que afirmam na "adoração" do corpo?

Até esse ponto nós pensamos além... Não podemos se incomodar deixando o corpo ao léu. Mais também não podemos fixar uma prioridade maior para o cuidado do corpo que ultrapassa toda a vida.

Termino por ak Dudu...

Descupa pela demora de resposta... Abraços
Hubner Braz disse…
Gresder,

Obrigado pela sua presença e sinceridade.
Sem Mais,

Abraços
Hubner Braz disse…
Levi,

Você falou em poucas palavras os pontos chaves do texto. Onde existe dois culpados fundamentais para que as pessoas se tornem anorexas.

1° Culpado: A Midia: Que com suas propagandas tem levado as meninas ao ilusório da beleza elementar atraves do emagrecimento.

2° Culpado: O Fanatismo: Pessoas estão buscando desenfreadamente uma santidade atraves do sacrificio e jejuns. Isso é preocupante. Não sou contra ao jejum, sou contra a falta de sabedoria de alguns que ultrapassam a dosagem dos jejuns, que provoca o que você jpa citou no seu comentário.

Depois deste comentário, irei beber um pouco de água e comer alguns biscoitinho, deu fome!!!

Abraços Levi...

Hubner Braz
Hubner Braz disse…
Gabriel, ou quer dizer "Bill".

A tirinha que você indicou é ótima. Não sei como conseguiu encontrar. Obrigado amigão...

Osculo pra ti...
Hubner Braz disse…
Altamirando desejo a você o mesmo... que este 2011 seja ótimo na sua vida cheia de realizações.

Volte sempre, abraços...
Hubner Braz disse…
Noreda,

Você trouxe uns dados ótimos, concerteza valerá pra alguem que ler este texto no futuro. Vou repetir... abraços...

"O que temos hoje, são 2 meninas por minuto, entrando em um estado de profunda insatisfação com seus corpos, e outras 2 morrem de inanição a cada 5 minutos, se sentindo gordas, pesando apenas 35 quilos." (Noreda)

Abraços Noreda.