A maior verdade da Religião


Filipenses 1: 18

Almeida corrigida e revisada fiel
"Mas que importa? Contanto que Cristo seja anunciado de toda a maneira, ou com fingimento ou em verdade, nisto me regozijo, e me regozijarei ainda."

Nova versão internacional
Mas, que importa? O importante é que de qualquer forma, seja por motivos falsos ou verdadeiros, Cristo está sendo pregado, e por isso me alegro. De fato, continuarei a alegrar-me,

Nova tradução na linguagem de hoje:
"Mas isso não tem importância. O que importa é que Cristo está sendo anunciado, seja por maus ou por bons motivos. Por isso estou alegre e vou continuar assim."


O Cristianismo do século XXI tem se baseado muito nesta parte de seu livro para "expandir" suas fronteiras.

Vemos diariamente o quanto os cristãos estão mentindo com um único objetivo, o de converter "membros" à sua religião.

Moral, verdade, realidade, tudo sendo trocado por mentiras e mentiras muito mais que mentirosas.

Quanto vale dar seqüência e inserir "crescimento" em sua religião?

Em "As formas elementares da vida religiosa" Durkheim nos diz que a religião individual (pessoal) é alimentada e mantida quando fazemos com que pessoas passem a integrar nosso grupo, ou seja, cada pessoa que convenço a se "converter" à minha religião faz com que minha "fé" seja "aumentada".

Se por exemplo eu sair por aí dizendo para todos que me encontrei com o grande Falcão Azul Falante e que ele prometeu levar um grupo específico de pessoas para o paraíso que fica em outra galáxia, onde existem dois sóis, onde não há noite, apenas dia e onde existe uma terra muito melhor que esta, onde não há poluição e existem fontes da juventude. Se assim eu disser e se eu encontrar pelo menos uma pessoa que acredite, minha crença neste fato inventado por mim chegará a um nível em que eu mesmo irei passar a acreditar.

Quanto mais pessoas eu conseguir convencer, mais estarei convicto de que a AAF (Águia Azul Falante) existe realmente.

É o que vemos no cristianismo.

Nenhum dos cristãos deste planeta esteve com seu líder (Jesus Cristo), mesmo assim muitos dizem ter conversado com ele.

Nenhum dos cristãos esteve com o pai de Jesus Cristo (intitulado Deus), mesmo assim muitos dizem ter experiências e contatos com tal ser mitológico.

Nenhum dos cristãos esteve com a mãe de Jesus (Maria), mesmo assim muitos afirmam tê-la visto e conversado com ela por diversas vezes.

E quanto mais pessoas são convencidas de que conversamos com estes seres, mais nossa ilusão é aumentada.

Existem pessoas que afirmam conversar com nossos familiares mortos, porém, isto não passa de uma grande mentira. Apesar destes saberem disto, passam a acreditar que tem este poder simplesmente  porque as pessoas acreditam que eles o tem.

Esta "idéia" pode ser estendida além dos muros da religião, desde meros pescadores, com suas histórias de grandes pescarias, até grandes políticos com suas promessas sem fundamento. Existem políticos que prometem fazer obras e ao término do mandato acreditam até que fizeram, mesmo sem ter feito nada do que prometeram (Político: "Está vendo aquela ponte que fiz?" - Cidadão: "Qual ponte?" - Político: "Catástrofe, um Tsunami levou.").

Afinal de contas, 

"Mas, que importa? O importante é que de qualquer forma, seja por motivos falsos ou verdadeiros, Cristo está sendo pregado, e por isso me alegro. De fato, continuarei a alegrar-me"


Evaldo Wolkers.


Comentários

Esdras Gregório disse…
Boa Evaldo, pegou em cheio. Paulo era um tosco mesmo

Você esqueceu desse:“quem ganha alma sábio é”

Ou seja: quanto mais almas ganho mais sábio eu sou, nada mais incentivador.
Anônimo disse…
Parabéns Evaldo. De forma simples, sarcástica e verdadeira, você acabou de dar uma alfinetada no coração do cristianismo. Lembre-se: É só uma alfinetada, mas é no coração.

O evangelho difundido pelo mundo, deixou de ser verdadeiro no momento em que se autorizou pessoas sem um mínimo de escrúpulos o pregasse.

O cristianismo não resistira a mais dois séculos, e eu quero estar vivo para presenciar.rsss

Quero entrar para a seita que você inventou, mas fiquei na dúvida se era Falcão azul (e bionicão), ou Águia Azul. Assim que resolver este pequeno detalhe tornar-me-ei membro.

Ou melhor:

Não importa se é Falcão ou Águia, Urubu ou Galinha, o importante é que seja anunciada a nova religião da ave Azul que põe ovos rosas, mesmo comendo milho amarelo. milagre! Aleluia!
Anônimo disse…
Gresder,

Eu imaginei que sabedoria se adquiria de outra forma, rsrs.

Noreda,

Foi sem querer que troque águia por falcão (ou vice-versa), mas como Jesus tem diversas nomenclaturas (alfa-ômega, Jesus, Cristo, Filho de Deus, Sol da Justiça, Maravilhoso, Conselheiro [é denominação pra carai]) vou deixar assim, meu novo deus é uma águia ao amanhecer e um falcão ao anoitecer. Pode também ter sido uma águia que ressuscitou como falcão. Dá pra ir longe, depende da imaginação.

Não tinha pensado nos ovos rosas, acho que assim dá pra converter o ISA.

Abraços,

Evaldo Wolkers.
Anônimo disse…
MESTRE LEVI E DUZINHOO,

Quero ser membra novamente da CPFG, e dar um toque feminino neste recanto cheio de odores masculinos...rsss..

Beijos..se caso autorizarem a minha volta, insiram meu nome como administradora e me avisem ok.
Levi B. Santos disse…
EVALDO

Primeiramente agradeço a sua colaboração ao não deixar o blog da C.P.F.G virar um deserto.

Quanto ao Aviso do Dia, acho que Zios tocou em teu coração para tirar isso aqui do marasmo. (rsrs)

Mas sabe do que me lembrei, lendo a tua exposição teológica humorada sobre Filipenses 1: 18. Lembrei-me de 50 anos atrás. Vi-me menino assistindo a reprise da “hora do apelo” (kkkkk), que para não soar tão feio, agora é chamada de “hora do convite”. Vejo suavidade só na mudança do termo, pois a forma violenta e mal educada como é tratada a alma que se recusa a ir lá para frente, lá para o púlpito, é de uma indecência impar.

Naquele tempo cheguei a ver um proselitismo violento (bem ao estilo Paulino). Vi gente sendo conduzida ao altar, presa pelos braços, tentando de todos os modos se libertar dos algozes (Você agora vai, em nome de Jesus!!!)

Acho que sem o recurso da hora do apelo ou do convite, o evangelho paulino de resultados, estaria morto. Sem o recurso da força, não há outro meio desse vergonhoso proselitismo ser disseminado.

É, mas hoje, na modernidade, já existe gente treinada para fazer valer a máxima do “apelo” como parte mais importante do culto. Não importa os métodos maquiavélicos de convencimento. O que importa é usar e abusar de todo tipo de recurso para elevar a emoção aos píncaros, a fim de trazer as almas chorosas aos pés da cruz.
Levi B. Santos disse…
Senhores confrades

O ano das mulheres está chegando (rsrs). Vamos começar 2011 com Dilma administrando o Brasil e a Paulinha administrando o blog dos hereges de Javé, ou a seita do Gavião, Falcão, ou Águia, como queiram.

A hora do apelo (bem suave) está soando: “Quem mais quer vir aqui a frente! Não tenha medo! Não deixe passar essa oportunidade!

A Paulinha já voltou, agora vamos pescar o Edson Noreda:

Para convencer o Edson a voltar, não esqueçam o que preconiza o marketing da “Hora do Apelo”. O mesmo deve ser executado com muito esmero. Intensa e solene dramatização, ao som de “corinhos” e de uma suave e crescente pressão dos auxiliares junto ao assustado “blogueiro-pecador-desviado”, para que “livremente”, ele se dirija ao púlpito do blog do Falcão, a fim de ser contabilizado para a honra e glória do pregador.


AMÉM...
Eduardo Medeiros disse…
levi, deixei um comentário sobre o blog no forum. vamos ver o que pode melhorar.

quero informar aos que ainda não sabem que o eduardinho, futuro pensador, já está em casa e o que ele mais tem pensando por enquanto é em como sugar mais e melhor os peitões da mamãe...

* * * * * *

não sou fã da teologia paulina mesmo sendo ela o alicerce do cristianismo posterior. sim, pois o "cristianismo" dos evangelhos é bem diferente. nada de surpresa: a linguagem da religião é simbólica e dinâmica e aí está a graça. ou a desgraça dela...

desde o início os seguidores do caminho(assim eram conhecidos os seguidores do nazareno ressuscitado) tinham por missão proclamar as boas novas, o kerigma, o anúncio de uma nova época em que deus e homens firmariam uma relação totalmente nova em relação ao passado.

posso não gostar de muitos aspectos da teologia de paulo mas creio que houveram poucos homens tão obstinados em anunciar aquilo que acreditava quanto ele. tanto que sofreu pacas pelo seu evangelho, foi torturado, preso, perseguido e por fim, morto.

o que ele pregava abalou as extruturas espirituais do império romano já cansado das velhas religiões pagãs e por isso teve tanta acolhido nos corações das pessoas. ora, o anúncio de uma nova religião onde todos eram iguais perante a deus (ideia absurda para a época), era revolucionária.

ouçamos o apóstolo no contexto do texto citado:

"quero que saibas, irmãos, que o que me aconteceu redundou em progresso do evangelho: as minhas prisões se tornaram conhecidas em Cristo por todo o Pretório e por toda a parte".

e antes:

"Deus é testemunha de que eu vos amo a todos com a ternura de Cristo Jesus. E é isso o que eu peço; que vosso amor cresça cada vez mais, em conhecimento e em sensibilidade..."

a mensagem revolucionária do cristianismo paulino baseado no amor e na igualdade tiveram excelente acolhida nos corações das pessoas por onde ele passava.

ora, isso vai muito além do que anunciar uma ave falante que leva para o paraíso em outra galáxia. mas se você fundar tal religião com certeza alguém vai se interessar em seguí-lo.

a recompensa para muitos líderes pela conversão nos arraias cristãos podem significar cifrões a mais(assim também pode ser com sua igreja do falção azul)

para paulo significou apenas perseguições, prisões e morte e uma consciência tranquila de ter combatido o bom combate, ter terminado a carreira e ter guardado a fé.

por isso, ele tem meu respeito.

abraços a todos
Unknown disse…
Mestre Evaldo! De volta aqui!
Começaste bem, metendo o pau em pau-lo, aquele grande fanfarrão, que tomou o lugar dos apóstolos de verdade (que se deixaram levar pela lábia do cara), mesmo sem nunca ter estado em carne com seu suposto mestre. Daí que ele estragou de vez o que tinha de bom na mensagem do homem, e ajudou a construír o mito de vez.
Anônimo disse…
Levi,

Quem havia deixado de postar por mais de uma vez fui eu, rsrs.
Zios te usou grandemente quando fizestes o apelo por um post.
Realmente a "hora do pesadelo" ou "hora de forçar a barra" é terrível: "Aceite a Jesus como seu salvador pessoal se não quer queimar no mármore do inferno.".

A frase correta para isto é: "Dependência ou morte", rsrs.

Paulinha e Edson, vocês tem que entregar-se de coração ao Falcão Azul Falante (Águia Azul Falante), deixar as penas da ave toda-poderosa tocar em vocês, somente assim serão libertos da opressão do urubu-de-sete-cabeças que vomita carne podre e solta fogo pelo rabo. Está na hora de tudo-se-fazer-novo.

Nós esperamos ansiosos por vós irmãos amados.

Que a ave-toda-poderosa nos cubra com suas asas poderosas,

Amém.

Evaldo Wolkers.
Anônimo disse…
EVALDO,

Esta tua nova crença até que seria um tanto mais colorida, divertida...e azul é a minha cor preferida, que belezaaaaa....rsss

Mas o que parece simples, para mim não é tão simples assim. Tudo pode indicar que este deus é criação das nossas mentes, e que as pessoas estão pregando algo invisível...mas nunca poderemos repelí-las com verdades, pois não temos verdades em nossas mãos!

Não posso dizer que o cristianismo esta errado ou que está correto, pois estamos generalizando coisas que são somente cabíveis à uma parcela de pessoas que possuem uma crença e pregação.

Não digo que isto ou aquilo está errado, quando na verdade o erro está nas pessoas e em nada mais.

Mas nem criticar as pessoas nós podemos, porque também estamos sujeitos à críticas.

Realmente você pode pregar um deus gavião, águia e cia limitada. Você terá a TUA razão, mas não a razão em si.

Você também será criticado, como muitos são hoje por pregar Cristo...e não escapará das críticas, pois as críticas compõem o campo que não é perfeito e possui uma grande falta de verdades. Este é o mundo que vivemos, nada perfeito e escasso de verdades!

Beijão...achei interessante o artigo!
Anônimo disse…
Eu já imaginava que o Edu diria que era "algo do mesmo".

Esperava também sua defesa pelo "verdadeiro" evangelho.

Esperava também que ele desse seu "parecer" sobre Paulo.

Esperava também que ele falaria de Paulo, como alguém que realmente existiu e escreveu aquilo que atribuíram a ele.

Esperava também que diria que ele teria mudado um pouco o sentido da coisa.

Esperava também que ele "reduzisse" meu falcão a um mero mito.

Só não esperava o Gabriel falar como se realmente existissem homens que tinham uma mensagem que fora distorcida pelo querido/inexistente Paulo de Tarso.

Não existem provas de que tais personagens realmente existiram, os próprios são personagens "místicos", ou seja, não se sabe quem escreveu e não se tem certeza de quem se escreveu.

A coisa é muito vaga.

Hermanoteu escreveu sobre Salim, não se sabe ao certo se Salim existira, mas Hermanoteu fala pra caramba sobre ele. E quem é Hermanoteu? Não se sabe ao certo, o que se sabe é que o texto começa assim: "Eu, Hermanoteu, escrevo estes fatos verídicos da vida de Salim"....

E por aí se vai.

Agora, se alguns insistem em DEFENDER que tanto Hermanoteu quanto Salim são personagens REAIS e querem morrer por isso, vão em frente.

Huahuaauahua. (risada satânica de deboche)

Evaldo Wolkers.
Unknown disse…
Evaldo, para mim é tudo mito também, mas isso já é tema batido. Estou apenas falando como se hipoteticamente eles estivessem existido. Paulo e Jesus parecem muito duas invenções, e mesmo assim, a invenção Jesus é melhor que a Paulo. É como se o Jesus fosse uma invenção feita por alguém do bem, inspirado, e que tentou fazer uma imagem legal, copiando vários mitos, mas o cara que fez Paulo, foi um grande filho da puta.
Anônimo disse…
Bill,

Eu ainda aposto na idéia de que a coisa (literatura) fora encontrada tipo vários anos depois e tida como fato real (sendo montada cmoo um quebra-cabeças), mais ou menos como se eu e você fizessemos alguns livros de ficção como "O Mochileiro das Galáxias", não colocássemos nossos nomes e, 500 anos depois de nossa morte pessoas encontrassem e criassem uma religião, dando sua autoria a outro e tal.

Tô com sono, não sei se me expressei direito, atchim.

Evaldo Wolkers.
Levi B. Santos disse…
Pesquisei! A figura do topo do seu texto, Evaldo, é realmente de uma águia.

Na mitologia, Zeus assumiu a forma de águia, para controlar o trovão e o relâmpago. Os sumerianos acreditavam num Deus Águia, os Hititas usavam a Águia de Duas cabeças como um emblema de proteção, com o qual não haveriam de ter surpresas.
Elas engolem as cobras inteiras, simbolizando engolir e digerir alta sabedoria - o conhecimento da serpente. Engolir a serpente representa a criatividade psíquica profunda, pois ela é descrita no Livro de Gênesis como o mais sagaz entre todos animais selvagens.

Tanto a águia como a serpente estão fortemente presentes no mito judaico-cristão.

Está escrito nos arquivos do nosso inconsciente que não podemos ser como a águia. Fica só nos desejos... (rsrss)

“Das aves, estas abominareis; não se comerão, serão abominação: a ÁGUIA, o quebrantoso, e o xofrango”. (Levítico 11:13).

Aqui se entenda que “comer da Águia”, seria o mesmo que desejar adquirir a sua força e altivez.

Pensei, agora, em um dos versículos mais citados no nosso tempo de igrejeiro, que vez por outra, sem a minha autorização, me aparece em sonhos, vindos dos porões secretos de minha psique:

“Mas os que esperam no SENHOR renovarão as forças, subirão com asas como águias; correrão, e não se cansarão; caminharão, e não se fatigarão” (Isaias 40: 31)

O Gresder vem tendo esse tipo de experiência psíquica (do seu inconsciente). Vide o comentário que ele fez, recentemente no “Ensaios & Prosas”:

“Exemplo: esta noite durante o sono, senti algumas sensações fundamentalistas e pietistas do tipo de um misto de segurança em Deus ao mesmo tempo tristeza por estar à mercê do capricho divino que arbitrariamente nos deixa em suspense. Coisa que já senti há muito tempo!”
Anônimo disse…
Excelente Levi,

Nos deste um estudo sobre a religiave.

Na verdade minha Águia é superior a Zeus e superior a todas as Águias mencionadas no Velhaco Testamento.

Afinal de contas, ele é minha Águia, huahahau.

Abraços,

Evaldo Wolkers.
Anônimo disse…
Olá, pessoas. Não liotexto, to na lan, mas passei pra desejar um feliz natal, ops, feliz anonovo pra vocês. Bjs abraços e apertos de mão.
Eduardo Medeiros disse…
caramba alemão, você já esperava tudo isso de mim?? e aí, cumpri suas expectativas??? kkkkkkkk

mas e aí? não vai destruir os meus argumentos?

que tal fazermos um acordo: vamos deixar de discutir se os escritores da mensagem eram fictícios ou não (aliás, isso não tem a menor importância) e vamos nos ater à mensagem em si, pois é ela, com todas as suas nuances simbólicas e existenciais que têm importância.

todo mundo está careca de saber que a bíblia está repleta de mitos e símbolos e não poderia ser diferente visto a época em que foi escrita e a sua temática espiritual.

não vale mais cagar em cima do mito, devemos ir além e ver se os significados dos mitos bíblicos ainda podem nos dizer alguma coisa válida para nós hoje, homens e mulheres desta época do pensamento científico e tão vazio de valores elevados.
Levi B. Santos disse…
Bem feito, Eduardo

Em meu último comentário, já comecei a desmitologizar a águia da seita do Evaldo, ou seja, já descobri o seu desejo latente (inconsciente) de ser uma águia azul da cor do céu.(rsrs)

Gostaria de ver o encontro da águia evaldina com a pomba macediana da IURD. Como seria essa guerra de símbolos avículários?(rsrss)
Anônimo disse…
Evaldinho,

Se você não replicar meu comentário aqui vai ter briga...rsrsrssss...

_________

Mas DUZINHO, vou te ensinar a me colocar como administradora ou autora do BLOG.

Entre no BLOGGER em PAINEL.

Clique em CONFIGURAÇÕES e na guia embaixo, clique em PERMISSÕES.

Em AUTORES DO BLOG, clique em ADICIONAR AUTORES...e digite o meu e-mail do GMAIL please!

Não sei se na hora que você me adicionar, vai aparecer a opção de me permitir ADMINISTRADORA do BLOG, se você conseguir, será beleza...

_____________________

ISA Feliz Ano Novo...muita paz e bençãos..

Beijos.
Eduardo Medeiros disse…
paulinha, quando eu vou em permissões só me aparece "remover seu nome deste blog" e nada mais. e aí, qual é o rolo aqui???
Anônimo disse…
Ótimo DUDU,

Exclui o meu nome/e-mail e me adiciona novamente!

Simples assim!!! rssss...

Ve se dá certo.
Anônimo disse…
Ahhhhhhhhhhhhhh!! mas é excluir o teu nome ???

Ahh não excluaaa não....

Mas o Isa não tem mais acesso à este blog, se quiser eu hackeio a tua senha! rss..

To brincando..mas se não tiver jeito, alguém terá que me ceder a senha...sou de confiança. rs
Anônimo disse…
Paulinha,

Seu comentário fora tido por mim como uma grande verdade, nem percebi que o degustei e não falei sobre o mesmo, você disse tudo que penso.

Quando critico algo é exatamente para tentar ver se aqueles que tem a visão contrária realmente acham que seu ponto de vista é algo além de um mero ponto de vista.

A única verdade é que eu não sei o que é de fato verdade, rsrs.

Na verdade verdadeira, seu comentário resumiu tudo:
1) O simples pode ser complicado às vezes.
2) Não temos a verdade em nossas mãos e sequer sabemos se temos o oposto dela.
3) Não sabemos quem está certo e principalmente quem está errado, incluindo-nos.

Quando me coloco na posição defensora de um ponto de vista é para ser colocado à prova, por exemplo a forma como o Levi derrubou meu mundo quando desmascarou minha Águia Azul, rsrs.

Pois não são pensadores e baderneiros de plantão como eu que são donos da verdade.

Eu gosto de mostrar o outro lado da moeda para ver até onde a crença das pessoas vai.

Por exemplo, se você acredita no "panda-cor-de-rosa-da-bahia" eu iria te questionar e criticar até o ponto de você ou me mostrar a merda do panda ou assumir que era uma ilusão de sua mente.

Outra coisa, não fiquem dialogando sobre administração do blog no meu post né? rsrs.

Abraços,

Evaldo Wolkers.
Anônimo disse…
Felicidades a todos os irmão confraternos!

Leví, Eduardo, Gresder, Paulinha, Hubner, J. Lima, Jair, Evaldo, Bill, Edinelson, Isaías, e meu irmão Marcio
Anônimo disse…
AOS MEU AMIGOS / IRMÃOS QUE CONHECI EM 2010...MEU MUITO OBRIGADA!

DESEJO-LHES FELICIDADES NESTE 2011, CHEIO DE REALIZAÇÕES..

DUDU, MEU IRMÃO TE AMO ..OBRIGADA POR TUDO!.

ISA, MINHA LUZ DE VIDA...VOCE É MEU APOIO, TE AMOOO..OBRIGADA OBRIGADA!

BILL E EVALDO, OS 'ANJOS DO MAL' MAS QUE TEM FEITO UM GRANDE BEM PARA A MINHA VIDA, APRENDI MUITO COM VOCÊS. OBRIGADA DUPLINHA!

MESTRE LEVI, VOCÊ É O MESTRE, O EXEMPLO..O NOSSO 'PAIZÃO' COM TODO RESPEITO. EXEMPLO DE PESSOA MARAVILHOSA. OBRIGADA POR TUDO!

JAIR, QUE SAUDADESSS TE AMO FILHOTE!! MEU POETAAA PREFDILETO! OBRIGADA PELA CONSIDERAÇÃO.

HUBNER, MEU IRMÃO...AMIGO...SEMPRE RETRIBUINDO COM CARINHO! DEUS TE PROTEJA ..OBRIGADA!

J. LIMA, MEU CONTERRÂNEO...NOSSO ADMIRADO PROFESSOR. OBRIGADA POR NOS TRANSMITIR SUA SABEDORIA.

GRESDER, SEU MALUCO...TE AMO FILHOTE!!

MARCINHO, VOCÊ ME FAZ DUVIDAR ATÉ DA MINHA ALMA...COM AS TUAS PERGUNTAS PROLIXAS..MAS TE AMO MEU AMIGO..OBRIGADA PELOS CONSELHOS..PELA AMIZADE...PELO CARINHO...

EDSON, OBRIGADA...POR ME FAZER DESCOBRIR QUE AQUI DENTRO DE MIM EXISTE UMA MULHER CAPAZ DE LUTAR E VENCER. QUERO IR NA TUA FORMATURA HEIN!!

EDNELSON, TE AMO EM CRISTO...CONTINUE COM ESTE CORAÇÃO LINDO!

BEIJOS...E FELIZ 2011 A VOCÊS.

SE ESQUECI DE ALGUÉM....ME PEGUE NA SAÍDA|! RSS
J.Lima disse…
Queridos amigos confraternos.
Sou grato a Deus por todos vocês.
Obrigado pela contribuição que me deram com a amizade e conhecimentos de todos.
Quero desejar um ano cheio de realizações.
Obrigado a todos.
J. Lima.
Anônimo disse…
Geenteeeeeeeee cadê o povo???

E eu que não consigo me infiltrar nesta terra deserta!!

Paidiçiço me ajudeee!! e mande o ISA cair do céu!!
Anônimo disse…
Felicidades, felicidades, feliz 2011 a todos.

Muita saúde, paz e assuntos para postar.

O texto mesmo foi pra PQP.

Virou um fórum este post, huahuahuaha.

Mother foca.

Abraços,

Evaldo Wolkers.
Bem interessante essa crítica ao cristianismo... Mas vamos primeiramente ao contexto literário no qual se encontra o verso acima trabalhado ampliando a citação:

"Verdade é que também alguns pregam a Cristo por inveja e porfia, mas outros de boa vontade; Uns, na verdade, anunciam a Cristo por contenção, não puramente, julgando acrescentar aflição às minhas prisões. Mas outros, por amor, sabendo que fui posto para defesa do evangelho. Mas que importa? Contanto que Cristo seja anunciado de toda a maneira, ou com fingimento ou em verdade, nisto me regozijo, e me regozijarei ainda. Porque sei que disto me resultará salvação, pela vossa oração e pelo socorro do Espírito de Jesus Cristo, Segundo a minha intensa expectação e esperança, de que em nada serei confundido; antes, com toda a confiança, Cristo será, tanto agora como sempre, engrandecido no meu corpo, seja pela vida, seja pela morte." (Filipenses 1:15-20)

De fato, pode ter sido um grande erro o cristianismo ter se expandido com base em ministérios que se desenvolveram por torpes motivações. Embora isto me pareça inevitável em qualquer movimento ou instituição, o mal poderia estar na aceitação de uma atitude interna antiética.

Sob outro aspecto, poderíamos afirmar que para o autor bíblico os fins justificariam os meios. Ou seja, se mais pessoas iriam se "converter", pouco importava se o pregador das boas novas agia por inveja, orgulho ou ciúme. Bastava que os destinatários da mensagem evangelística a entendessem e aderissem ao senhorio de Jesus.

Mas, certamente, temos que divergir do autor ainda que o seu escrito seja considerado "sagrado" pela Igreja. Pois vai contra ao que o próprio cristianismo prega como se vê nas palavras de Jesus sobre as metáforas do "bom fruto" e da "boa árvore".

Dentro desta visão, considerando que água salgada e água doce não podem proceder da mesma fonte, entendo que uma mensagem quando entregue por alguém cujas motivações são ruins torna-se contaminada. Isto porque não pregamos só com palavras faladas ou escritas. Expressamos tudo o que há em nós por meio de inúmeras condutas, gestos, sentimentos, a maneira como tratamos o próximo no cotidiano, etc.

Mas felizmente que essa estupidez encontra-se nas nossas bíblias pois, a partir dela, podemos compreender melhor como que o cristianismo expandiu-se atropeladamente nesses seus praticamente dois milênios de História (não apenas no século XXI).

No final de 2010, embora eu já postasse nesse grupo, ainda não era capaz de apreciar um artigo como este. Já estava começando a me desengaiolar do fundamentalismo religioso, mas não o suficiente para dialogar com o texto bíblico com maior liberdade, inclusive discordando dos escritores sagrados.

Mais do que nunca, agradeço aos ateus, teólogos liberais e críticos ferozes da religião porque ajudam as pessoas a repensarem livremente sobre suas crenças, comportamentos ou opiniões.

Cinco anos depois do debate aqui ter se encerrado, só me resta desejar a todos um feliz 2016 porque 2011 já foi há bastante tempo. (rsrsrs)
Em tempo!

Refletindo sobre a mitológica águia do autor e os interessantes comentários feitos pelo Levi sobre os significados tal figura, foi uma ótima escolha para o texto.

Pois sendo a águia o animal que transcende barreiras e dificuldades, assim deve ser o livre pensador, tornando-se capaz de romper com o campo gravitacional das concepções medíocres a fim de rumar em direção ao "paraíso" das "galáxias" superiores.

Igualmente, assim precisa fazer não só o cristianismo como a humanidade toda para ser mais abrangente. Devemos nos esforçar para compreender onde estão as falhas do nosso desenvolvimento a fim de que a invenção da Igreja ou do Homo sapiens ainda dê certo.

Sejamos como o falcão!