O Segredo da Inseminação Artificial - Confissões de Jesus de Nazaré na sua Infância.

Por meio de uma inseminação artificial e divina, fui gerado. Você doou o próprio esperma e preferiu ficar no anonimato, no esquecimento e sumiu tornando um desconhecido.

Quando eu me formava no ventre da minha mãe, durante nove meses, o futuro esposo dela não saia do seu lado. Mas você não estava lá... Para estreitar os laços de afeto comigo. Eu queria apenas receber o carinho das suas mãos e ouvir a sua voz ao falar comigo, mesmo eu estando lá dentro eu queria...,

..., eu queria o seu afeto mesmo estando no ventre da minha mãe. Quando sai do ventre, você não estava lá... Para me pegar nos braços e encher-me de segurança e proteção.

Quando eu disse as minhas primeiras palavras, você não estava lá para mim... Para ensinar-me o dicionário inteiro se fosse necessário. Quando eu dei meus primeiros passos, você não estava lá... Para me encorajar a prosseguir em frente.

Quando eu tive meu primeiro dia na escola dos profetas, você não estava lá... Para me dar conselhos. Não estava lá... Para me ajudar com meu dever de casa. Pergunto-me, onde tu estavas quando eu mais precisava? Eu posso suportar a falta do seu colo, mas eu nunca irei suportar a dor do meu coração pela falta de te conhecer, pois é o meu verdadeiro Pai.

Eu nem terminei a escola, e tenho que aprender carpintaria longe de ti. Chora minha alma, só em pensar que a única coisa que deixaste pra mim e a bíblia sagrada. Dizem que tu estás lá, mais aonde que não o vejo?

Ando cabisbaixo pelo corredor sentido a sua ausência. Acho injusto, pois todos os dias essa prática de inseminação artificial vem ocorrendo, e nós somos a última pessoa com quem todos se preocupam. Será que não entendem que eu não sou um objeto ou um bem pessoal. Saiba que eu sou um Ser, sem pecado, sujeito as mesmas paixões, mas apenas sujeito..., e tenho dignidade e respeito.

Será que não tenho o direito de conhecer o seu passado, e seus antepassados, e de onde veio? Mesmo assim, tive sorte, por ter sido criado no meio de um casal, homem e mulher, onde minha mãe é biológica e meu pai nem tanto. Não culparei minha mãe por ser a responsável por ter escolhido um doador desconhecido. De qualquer forma eu terei que pagar o preço.

Mas afirmo, tenho todo o direito de saber a sua origem. Eu não quero me intrometer em sua vida, apenas quero uma informação. Eu quero ver uma foto sua para ver como você é, apenas isso. Eu não quero invadir sua privacidade ou prejudicar sua vida de forma alguma. Só acho que nunca é tarde pra conhecer alguém.

Nunca é tarde...
... Espere aí!
Estou sentido algo que deste que fui gerado preenche o vazio do meu interior...
... E você Papai?
Sempre estavas comigo, e pela minha ignorância não tinha percebido...
... Eu te amo meu Papai!

Jesus de Nazaré (Confissões da sua Infância)
 Referência: Mc: 2.18-25; Lc: 2.41-52
(Uma História de Ficção nos moldes dos dias atuais)

Reflexão do Hubner Braz: 
 
Vejo as primeiras gerações de crianças nascidas através de inseminação artificial atingindo a idade adulta...
Vejo que muitos querem saber mais sobre como eles nasceram...
Vejo que eles estão à procura dos doadores e, em muitos casos, encontrando-os, muitas vezes contra a vontade do próprio doador “O Pai Anônimo”...
Vejo um grande infortúnio entre ambos. 

Imagens:http://1.bp.blogspot.com/Menino+triste4+conto+1.JPG
http://1.bp.blogspot.com//artificial-insemination-6.jpg
http://1.bp.blogspot.com/pai_filho.jpg

Fonte do texto está no Blog Confissões Insanas: http://hubnerbraz.blogspot.com/2010/11/o-segredo-da-inseminacao-artificial.html

Comentários

Hubner Braz disse…
O Mestre Levi e o Dudu já conheceram está história no Blog Confissões Insanas.

O que temos que fazer é olhar para o futuro próximo... Que é preocupante.

Está é minha Confissão. O olhe o texto em si e não o personagem do texto.

Abraços
Levi B. Santos disse…
Vejam senhores confrades como estamos sempre nos surpreendendo com o ser humano.

Convivemos com o Hubner de longo tempo, e já nos acostumamos chamá-lo de fundamentalista.

Na verdade, a minha SURPRESA foi produzida mais em decorrência de o ter subestimado. Aqui eu faço o "MEA CULPA".

Mas no alto de meus 65 anos de idade, jamais vi um texto tão cortante e desconstruidor de imagens, como esse postado.

Eu rotularia esse texto como o "Evangelho da Primeira Infância de Cristo".

Ensaio nota DEZ, pela análise profunda e incontestável do que se passa numa criança nas suas primeiras trocas intra-psíquicas com seus pais.

PARABÉNS.
Levi B. Santos disse…
Não quis entrar de início na discussão sobre o tema “inseminação artificial” ( achei secundário) por achar tão belo e profundo a “fala inconsciente” do bebê em suas primeiras trocas.

No texto do Hubner, se pode ver como uma vida começa já humana. Essa demanda do recém-nascido não se satisfaz apenas com a boca e o corpo.

A primeira solidão registrada no seu cérebro, ao se sentir separado das entranhas da mãe, se repetirá em sua idade adulta, toda vez que se sentir censurado e confrontado pela vida afora, de maneira que o desamparo de amanhã será sempre uma repetição da primeira solidão.

Meninos ou meninas em crescimento, andamos sempre nas pegadas de nossos pais ou tutores. A Trindade sagrada “Pai – Mãe – Filho” e o clima de sua linguagem é quem nos determina, é quem nos doa a trama de desejos dos nossos pensamentos. São os pais que lançam as bases psíquicas dos nossos projetos, da nossa música, dos nossos devaneios solitários que acompanham a nossa trajetória existencial.

Quando nos arvoramos de adulto, o Pai simbólico, substituto do pai natural é quem nos segura nos tombos da caminhada íngreme da vida.
guiomar barba disse…
Hubner,

Eu acabei de ler um poema sobre uma menina de três anos, morta pelo pai após "longos anos" de espancamento. Uma realidade que nos traz uma sensação de impotência dolorosa.

Não tenho idéia o que sente um "produto" de inseminação. Talvez se houver uma razão... O amor poderá convencer de que valeu a pena...

Quanto ao nascimento de Jesus eu diria como o grande Exupéry: "Só se vê bem com o coração. O essencial é invisível aos olhos."

Parabéns pelo texto. Abraço.
Hubner Braz disse…
MESTRE LEVI,

Você externou o seu comentário tão brilhante que estou me sentindo... bem... sem explicação.

Imagine o meu rosto, está vermelho. É muita honra da sua parte, os seus elogios e a sua explanação são ótimas.

E o título que você opinou é ótimo...

Obrigado pelas suas palavras.
Hubner Braz disse…
LEVI você está certo sobre os problemas que surgem com a ausência dos pais, existem dados em pesquisas pelo mundo que quando o pai fica ausente, o bebê tem quase quatro vezes mais chances de morrer no primeiro ano de vida, quando comparados aos que tiveram a presença do pai na gravidez.

Segundo a pesquisa, os bebês que não tiveram seus pais enquanto estavam na barriga da mãe também apresentaram maior probabilidade de nascerem abaixo do peso e do tamanho, quando não, prematuros.

Isso são dados verídicos de instituições sérias, e olhe que nem entramos ainda no assunto da Inseminação Artificial...
Hubner Braz disse…
GUIOMAR,

O "produto" não terá uma razão para viver, e sim os que desejam que este "produto" nasça. Por isso que eles pensam em si e não no "produto" que vai nascer.

Que para mim é um ser humano igual a nós. E que tem todos os direitos iguais.

Obrigado pelo seu rico comentário.

BjXx
Esdras Gregório disse…
“Quando eu me formava no ventre da minha mãe, durante nove meses, o futuro esposo dela não saia do seu lado. Mas você não estava lá... Para estreitar os laços de afeto comigo. Eu queria apenas receber o carinho das suas mãos e ouvir a sua voz ao falar comigo, mesmo eu estando lá dentro eu queria...,”


Há isso é horrível afh ridículo, Jesus teve um pai e não teve carência de um pai, mesmo que José seja o corno do Espírito Santo, Jose foi totalmente pai para Jesus.


Em beleza seus poemas são muito bons, mas desta vez você viajou, deleta esta b05t@...


Poxa Levi não dá corda, O poema pode até ter um valor psicanalítico para filhos criados sem pai, mas no caso de Jesus que teve pai presente sempre, que acompanhou a mãe em toda hora e provavelmente tenha ensinando a profissão ao menino não tem nada a ver, fala serio né Levi.

Hubner não seja desonesto como toda pessoa que usa a bíblia querendo achar nela um gancho para falar sobre tudo, seu tema é bom, mas a analogia é péssima, de um péssimo gosto de uma falta de noção sem tamanho.
Hubner Braz disse…
Gresder,

Jose nunca foi pai biológico de Jesus, sendo assim... A analogia fictícia esta ótima para discorrermos em um debate saudável.

E outra coisa, lembra o que Jesus disse sobre a família dele? Ele disse que aquele que quer ser seu pai ou sua mãe e aquele que segue-o, pois ele mesmo e trino em um.

Para um bom entendedor meia palavra basta...
Hubner Braz disse…
E outra coisa Gresder,

Nao estou sendo desonesto com os meus irmãos da Fe. Ate porque Nao foi a toa que li a Biblia por inteiro. Sendo assim, o texto tendo um sentido fictício, ele próprio me dar uma liberdade de imaginar uma história para os dias atuas.

E fora de mim você considerar esta história verdadeira, pois se fosse verdadeira seria uma heresia...

Abracos seu irritadinho.

P.S. E horrível escrever do celular.
Esdras Gregório disse…
Huber eu já li o novo testamento oito vezes e uma vez os quatro evangelhos comparando versículo por versículos.

Mesmo se realmente Jose não fosse o filho biológico ele criou Jesus como pai, e uma criança que foi criada por um pai do coração não tem necessidade de pai como você escreveu ai em seu texto.

Pode a ver curiosidade da criança, mas ela se satisfaz com o pai de criação que amou desde o principio fazendo todo o papel de pai.

Ou seja, seu texto já não encaixa nem na percepção mitológica fundamentalista
Levi B. Santos disse…
GRESDER


Como nada sabemos dos primeiros 10 anos de Cristo, o Hubner resolveu criar o seu texto poético no vácuo deixado pelos evangelhos(rsss)

Achei interessante, por o texto ser literário e não obedecer aos moldes dogmáticos fixos, como via de regra se faz em analogias à temas bíblicos.

Isso, além de ser poesia, Gresder, retrata o que se passa no inconsciente da criança. Nos três primeiros anos o suporte maior é o materno, o pai só parece depois.

O pai, geralmente, só vai se fazer presente quando a criança começa a dar os primeiros passos ao chamá-lo de "pápá".

A figura do pai é dúbia na cabeça da criança, pois, ao mesmo tempo que é seu provedor, ele é também executor da lei, disciplinador, o que faz a criança temê-lo.

O "complexo de Édipo" formulado por Freud para explicar a situação da criança frente ao Pai, está presente de forma poética no texto de Hubner. Isso eu ainda não tinha visto em lugar nenhum da blogosfera, daí a minha empolgação com o texto.

"Há isso é horrível afh ridículo, Jesus teve um pai e não teve carência de um pai, mesmo que José seja o corno do Espírito Santo, Jose foi totalmente pai para Jesus".

Se eu lhe disser que a carência da criança com relação ao pai natural, é transportada em nível inconsciente para um Pai simbólico. É a esse pai (simbólico) que finalmente, de forma imaginária, o ser humano recorre em busca daquilo que lhe faltou na relação com o pai natural.

"Eu não quero invadir sua privacidade..." - diz a criança no texto de Hubner.

Ora, foi justamente o que Freud viu para formular a sua teoria. Com relação ao menino,o interdito partiu do fato do pai ter se sentido invadido em sua privacidade.

Bem, no meu caso, fiz boas pescarias no ensaio do Hubner (rsss)
Esdras Gregório disse…
Levi no sentido explícito psicanalítico esta bom o texto e a poesia é bela. Mas consciente e explicitamente o Huber fala de uma criança que cresceu com carência de pai; “Quando eu tive meu primeiro dia na escola dos profetas, você não estava lá...”

Tinha que ser discípulo do mutilador Ciro Sanchez que nem a ortodoxia respeita na sua neura de pureza doutrinaria

Pois segundo o entendimento ortodoxo sadio Deus teria falado a José pelo anjo para que ele continuasse coma mãe e criação e criança, então porra! Jesus não tinha falta de pai como todo o texto do Huber descreve.

Olha que eu estou usando apenas argumentos cabíveis à ortodoxia.
Hubner Braz disse…
Gresder por que Jesus indagou lá na Cruz "Deus meu, Deus meu, por que me desamparaste?"

Será que ali estava exposto a manifestação da psique infantil, na ausência do pai???

...
Esdras Gregório disse…
Nossa! nossa! nossa! nao seja ridiculo Hubner!

Seu poemas sao belos, sao bem legais, mas querer discertar sobre tudo, fazendo estes remendos ai nao Hub !?
Levi B. Santos disse…
O Hubner está botando as unhas de fora.


Acabou de estragar TUUUUUUUDO!!!!!!

O meu próximo texto na confraria seria: "O GRITO DUPLO DE JESUS" - Quando Ele fez o brado ao Pai simbólico em seu último momento de vida, estava embutido no profundo de sua psique, o grito decorrente da primeira solidão - no que a psicanálise denomina de resolução do complexo de Édipo.

Entendo que o Hubner foi longe de mais. Foi provocador ao extremo. Um texto desse 100 anos atrás, daria uma condenação a morte.

Quando eu falo provocador, o que eu quero dizer com isso, é que o ensaio poético atingiu o âmago de nossa alma infantil fundamentalista. Mexeu em algo que foi plantado em nossa tenra infância de igrejeiro.

Aqui fica uma pergunta:

Será que nós, lá no fundo, mais lá no fundo mesmo, não continuamos fundamentalistas?

Talvez um dia eu possa responder, sem mentir para mim mesmo.
Hubner Braz disse…
Gresder,

Quem nao deve ser ridículo e você... Você Nao pode negar os fatos que estão patentes a olho nu. Esta claro que os evangelhos sinópticos concordam entre si quando Jesus diz a famosa frase de abandono na Cruz.

O Levi foi bem claro no seu comentário posterior dizendo sobre a evidente manifestação da resolução do complexo de Edipo. Se o mestre disse esta frase de abandono e porque houve um significado atras de tudo isso. Talvez obscuro para os leigos. Mas me sinto limitado para explicar tal fato com grande clareza.

No abto da Teologia o nosso professor JAIR poderia explicarmos melhor, na área da psique o Mestre LEVI tem dado uma aula. E confesso que estou de boca aberta. Coisas que o Dr. Levi falou, foi como aula deesclarecimento.

E por enquanto eu tenho visto você boiando no assunto. Nao me leve a mal pelo que eu acho....

Mas esta evidente...
Unknown disse…
Hubner, José era pai biológico de Jesus sim, outrosim Jesus não seria da suposta linhagem de Davi. Além disso, os evangelhos o colocam na genealogia de José, evidenciando isto.
Hubner Braz disse…
Mestre Levi,

Poxa, foi mal. Nao queria estragar o seu próximo texto. Mas pra mim fica valendo. Estou ansioso para ler a duplicidade dos sentidos da fala de Jesus. E nem irei me estender sobre o assunto DUAL, pprefiro ficar aguardando o texto.

Agora sobre a sua pergunta, bem, eu me acho um fundamentalista, mais em fase de desconstrucao, tenho os conceitos bíblicos na minha mente mas Nao concordo com alguns pontos da liturgia imposta pelo homem.
Hubner Braz disse…
Gabriel,

Nao tem lógica comparar a genealogia de Jesus sendo Jose participante pois sabemos que Maria pertencia a mesma tribo, a de Juda!
Unknown disse…
Hubner, nã nã. Tá lá escrito que Jesus veio de José. Ou é mentira?
Eduardo Medeiros disse…
Hubinho, lá no teu blog eu fiz o seguinte comentário:

"Hub, gostei do enfoque que você fez sobre os filhos da inseminação artificial mas creio que o link que você fez com Jesus não teve muito sentido por que sabemos que ele não foi "insiminado artificialmente" visto que Deus não tem esperma. Mas se Deus não tem esperma e Jesus foi um ser humano como nós, de onde veio o espermatozóide para fecundá-lo senão do seu pai José? Mesmo sendo ficção você acaba por desmerecer sua própria crença. Ou não? "

agora quero dar mais alguns pitacos de botequim...kkkkkkk

eu realmente achei muito boa a sua justaposição das crianças filhas da inseminação artificial com o caso de Jesus ter sido gerado também "artificialmente".

As indagações que você põe na boca do menino Jesus são muito relevantes e deve ser de fato, as indagações de alguém que se descobre filho da "artificialidade".

Levi já nos brindou com a explicação psicanalítica do seu texto que creio nem você mesmo tinha consciência de existir. Nem eu também fiz tal leitura singular.

como eu lhe disse, o pai de Jesus para mim chamava-se José, logo, tenho que concordar com o Gresder quando ele diz que Jesus não deve ter tido tais indagações.

mas seu texto é uma releitura, e como tal, é muito relevante para abordar essa questão. Parabéns.
Eduardo Medeiros disse…
sobre genealogias...

as genealogias de Jesus(mateus e lucas) dão aspectos diferentes de acordo com a intenção do escritor.

Mateus quer enfatizar a descendência abaâmica de Jesus e o parentesco com Davi e diz "jacó gerou josé, o esposa de Maria da qual nasceu Jesus..." e lista de lucas é universalista pois remonta a Adão, cabeça da raça humana.

um dado interessante: de Davi a José, as duas listas só tem dois nomes em comum. Isso é explicado exatamente pela intenção do autor. Para Mateus Jesus é o descendente dinástico de Davi. a sua listagem também é sistemática numerologicamente em 7(olha a numerologia bíblica outra vez...), são três séries de duas vezes sete nomes.

na Bíblia nada diz sobre Maria ser da descendência de Davi.

concluo então, que as genealogias não são para serem levadas ao pé da letra pois tem antes de tudo, significado teológico.
Levi B. Santos disse…
Eu tenho um irmão que é professor da Escola Dominical numa cidade bem próxima a minha.

Ele passou muito tempo acreditando que Jesus tinha vindo só do óvulo de Maria, porque, segundo ele o Messias não poderia vir do um espermatozóide que continha o pecado de Adão.

Mas dá tempo ao tempo é o melhor remédio.
Hoje, ele exercendo um mecanismo de defesa psíquico na tentativa de apaziguar a Ciência com a Fé, ensina na igreja, que Cristo foi inseminado espiritualmente pelo E. Santo. E conta garbosamente os detalhes imaginários: "O E. Santo retirou o espermatozóide de José e colocou sobrenaturalmente no útero de Maria". Fez então o pacote divino+humano para acomodar tudo bem direitinho em sua cachola: Foi a única fórmula que meu irmão encontrou para admitir que Maria engravidou e continuou sendo virgem".

Ele rir de embolar quando eu replico: Você esqueceu de dizer que Maria pediu para José ou E.Santo não contar nada a ninguém!(kkkkkkk)

Talvez seja por isso que ninguém tenha entrevistado o pobre do José no evangelhos sinópticos.(kkkkk)

Mas até o legalista Saulo de Tarso diz que Jesus veio carnalmente, orgasticamente e espermatozoidamente da descendência de Davi.
E foi considerado filho de Deus segundo o espírito de santidade.

Mas aqui pra nós: Será que Jesus teve conhecimento do mito do nascimento virginal, ou esse mito foi construído década depois de sua morte?
Levi B. Santos disse…
Mais dados sobre a infância de Jesus:

E aconteceu que, sendo época da semeadura, José saiu para semear o trigo, deixando seu filho Jesus que contava com aproximadamente dez anos de idade, junto aos seus dois amiguinhos, Mateus e Lucas, acomodados debaixo de uma palhoça, abrigados do sol causticante do meio dia.

Jesus, nesse dia, não estava muito para conversa. Tinha vindo da escola, onde teve umas escaramuças com os colegas mais afoitos que o apelidavam de “o filho da virgem”. Ele já na mais agüentava essa história de que José era seu pai de “faz-de-conta”.

Durante todos os dias se postava diante de um espelho a observar os mínimos detalhes e feições do seu rosto, ocasião em que dizendo um palavrão, se retirava para o seu quarto com os olhos vermelhos de raiva. Algumas vezes, ele saia chorando para os seus aposentos, pois lá no fundo ele não acreditava que José não fosse seu pai. As coincidências físicas entre ele e seu “adotivo pai” eram muito grandes, e como dizia o ditado, “estampava na cara” que José era seu pai natural. O menino Jesus não entendia o silêncio profundo do seu pai, quando, às vezes, tocava de leve no assunto, à guisa de alguma resposta convicente sobre sua filiação, pois muitos do que o viam sem nunca o ter conhecido antes, diziam logo: "Esse só pode ser filho do carpinteiro José!".

Ficava horas e horas sem dormir a revirar-se na cama, lendo o Livro Sagrado, que dizia que o Messias prometido viria de uma virgem. Mas logo ele, teria que engolir aquilo tudo, para satisfazer aos profetas do tempo antigo? Os dois amiguinhos vendo o semblante perturbado de Jesus, perguntaram, quase já sabendo a resposta que ele daria.

─ O que foi que aconteceu contigo na escola, Jesus? ─ perguntou Mateus.

─ Nada! Nada que interesse a vocês! ─ respondeu Jesus, meio irado.

─ Já sei. Fizeram chacota contigo na escola, sobre tua mãe e teu pai José ─ falou Mateus, levantando-se do chão.

De há muito, o futuro messias vinha notando que só o seu amigo Mateus falava com tanta convicção, enfatizando “Tua mãe e teu pai”. Dessa vez Jesus tomado de coragem, resolveu perguntar se ele acreditava que José era seu pai mesmo.

─ Mateus, me diga sinceramente: Tu acreditas que José é meu pai de verdade?

─ É claro meu camarada. Como é que tu não és filho de José, se tens uma cara igualzinha a dele. Faz aí um sorriso para Lucas ver! ─ disse Mateus em tom zombeteiro, pois o jeito de rir do futuro messias era inconfundivelmente semelhante ao do pai.
Levi B. Santos disse…
[Continuação - Infância de Jesus - parte II]

Lucas era o seu amigo mais compenetrado, do qual os pais tinham profetizado que seria médico. Médicina naquela época era uma mistura de curandeirismo e misticismo. Os pais de Lucas eram daqueles judeus extremamente ortodoxos, que acreditavam fanaticamente na literalidade do Velho Testamento, e quase sempre estavam proibindo-o de brincar com seu amiguinho Jesus. Incutiram tanto na cabeça do menino a história do nascimento virginal, que ele começou acreditar na história de um filho sem pai natural. De vez em quando os pais diziam para o Lucas:

“Quem sabe se não é você que vai ser o escolhido para escrever a história sobrenatural da Imaculada Maria, mãe do Filho de Deus, Filho esse, que sendo o próprio Deus, jamais poderia nascer da semente pecaminosa de José?”

Como que para aprovar a história que seus pais, insistentemente lhe contava, Lucas, virando-se para Jesus disse com sua voz pausada e fina:

- Jesus, quando eu crescer, irei contar a história miraculosa do teu nascimento!

─ Quem colocou na tua mente tamanha loucura? Até tu, estás a zombar de mim? ─ gritou Jesus bem ao pé do ouvido do Lucas.

─ Traduz tudo isso em miúdos, senão vou te dar um safanão! ─ falou Jesus, impacientemente.

Mateus afastando Lucas de perto de Jesus, intrometeu-se entre os dois:

─ Meu grande amigo! ─ disse ele se dependurando no pescoço de Jesus:

─ Prometo também contar a tua história, e nela jamais incluirei essa coisa de um filho nascido só da mãe. Toca aqui ─ disse Mateus apertando com força as mãos de Jesus.

─ Prometes mesmo? ─ disse Jesus com um ar mais alegre.

─ Além de prometer, vou te dizer uma coisa - No meu livro escreverei toda a verdade. Acalma-te, que um dia, os que vierem depois de nós, vão saber que José é teu verdadeiro pai ─ falou Mateus, olhando para os olhos de Jesus, que começavam a marejar.

─ Tem mais! ─ disse Mateus eufórico ─ o meu livro vai ser o primeiro que vai contar a tua história. Se o Lucas escrever o dele, vai ser depois do meu.

Foi quando Jesus abriu um largo sorriso, e o Lucas entendeu que não podia negar o que estava vendo. Ele vira nas feições alegres de Jesus, a cara de José “escarrada e cuspida”.

Lucas a caminho de casa matutava com seus botões: “Vou escrever a história de Jesus como meus pais querem. Não irei dar desgostos a eles”. Não sabia Lucas, que mais tarde, Jesus lhe surpreenderia ao nunca revelar por sua boca, que se tornara homem sem a herança do pai no seu proprio sangue.

Conta-se que os dois evangelhos, o de Mateus e o de Lucas, foram encontrados em uma caverna bem perto da cabana do roçado de trigo de José.




P.S.: Ensaio-ficção por Levi B. Santos (ENSAIOS & PROSAS) ─ Baseado na narativa de Mateus, centrada em José e na narrativa mística de Lucas sobre a virgem imaculadada, junto com uma pitada dos Evangelhos Apócrifos.

Guarabira, 11 de maio de 2009
guiomar barba disse…
Levi,

Fico espantada como temos facilidade de ver refletida em Deus as nossas impotências. Se Deus não pode realizar uma gravidez fora do contexto humano, Ele não é Deus.

Seu irmão deve viver profundas angústias procurando entender o modo como Deus procedeu...

Acredito na possibilidade de que a pessoa que nasceu artificalmente, possa ser convencida pelo amor, de que a forma não foi egoismo dos pais.
Tenho uma amiga que impossibiitada de ter um filho naturalmente, apelou para o artificial e o amor com que eles, os pais, abraçaram esta menininha, a felicidade no olhar deles, silencia qualquer julgamento crítico.

Abraço.
guiomar barba disse…
Hubner,

No primeiro comentário que fiz, eu deveria ter dito: "quanto a paternidade de José" e não quanto ao nascimento de Jesus. Entendeu?
Valéria Gomes disse…
A sua ousadia, deixou-me encantada e sem palavras. Parabéns, querido!!!

Beijos de passarinho!!!
Eduardo Medeiros disse…
Levi, então foi assim que aconteceu... :)
Eduardo Medeiros disse…
Gui, pensa comigo: a explicação teológica para que Jesus nascesse somente de Maria e de Deus era porque ele não poderia herdar a natureza pecaminosa do homem caído. Ora, se foi assim, temos que admitir que Jesus não era um ser humano completo. na verdade ele nem mesmo poderia ser Deus e sim, meio divino e meio humano. Mas seres meio divino e meio humanos certamente são mitologia, assim como Hércules. Se Jesus não foi um mito, ele teve que ser um humano completo que através da sua visão única de Deus foi alçado à divino pelos seus discípulos.

Marcos, o primeiro evangelho, nada fala de nascimento virginal. Paulo, que escreveu a maioria de suas cartas antes dos Evangelhos, jamais falou em nascimento virginal. Ora,será que uma doutrina assim tão fundamental não era conhecida de Paulo?

O que Mateus e Lucas fizeram foi um Midraxe. Mateus, principalmente, quer colocar Jesus dentro de uma profecia que ele cria ter relação com o messias, ou seja, a profecia de Isaías de que "a virgem conceberá...". Mas qualquer leitura atenta da passagem, verá que o texto não estava se referindo ao futuro messias e muito menos ao messias Jesus.

podemos voltar a esse assunto da virgem conceber de Isaías em um outro momento.
Levi B. Santos disse…
EDUARDO

Parece que essa força que nos move a escrever e criar a história que não foi contada de uma fase tão marcante como foi a da infância de Jesus, advém de um anseio profundo de ver com os olhos do coração um Cristo menino parecido com a criança que fomos um dia, alegre e brincalhona, quando tínhamos os nossos amigos a quem confidenciávamos os nossos segredos, que nem de longe os nossos pais sabiam.

Quando escrevia a ficção do "Filho de José" sentia-me como se estivesse bem ao lado de um Cristo menino, participando de suas travessuras, como contam os excertos do evangelho Armênio da Infância de Jesus.

A ficção não é muito bem vista pelos fundamentalistas, porque, no caso, ao aproximar mais Cristo do homem, o distancia mais do Deus Javé.
Hubner Braz disse…
Dudu, Levi, Guiomar, Valeria, Bill e Gresder... Amanha de manha comentarei a minha replica e trepica sobre todos os comentários, pois cheguei do trabalho agora e estou um pouco exasto.

Abraços fraternais...
Hubner Braz disse…
Voltei... DUDU, eu te respondi assim lá no meu blog...

"Dudu, estamos abertos para discussões.
1• O link tem tudo a ver com a ficção, aja vista que todo ser nascido de mulher necessita de um Ovulo e um Espermatozoide.
2• Jose ficou triste quando soube que Maria estava gravida. Parafraseando, ele pergunta pra si mesmo. Como ela esta gravida sendo uma mulher virgem?
3• Nao estou desmerecendo a crença, pois sabemos que houve uma inseminação divina. A Biblia Nao afirma, mas Sao suposições que Nao podemos transformar em verdades para que Nao desvie a fe de muitos. A idéia central e sobre a minha preocupação com esse tema tão esquecido na atualidade.
4• Outra coisa, Nao quero que os leitores parem de crer em Deus por causa de um texto fictício, onde sabemos que a descrição Nao e uma pura verdade.
5• Se tiver mais alguma duvida... Pergunte, e eu explicarei melhor...
Como e chato digitar pelo celular, nem da pracolocar acentos. Mesmo assim, sou grato pela sua visita.
Abracos"

Então vou continuar dando minha replíca sobre o caso da genealogia...
Hubner Braz disse…
Dudu e Bill,

Para explicar melhor sobre a genealógia, devemos entender melhor sobre a cultura dos Judeos.

Primeiro: Os Judeos tinham um costume de dar suma prioridade a genealógia para que aqueles que incluicem o nome na lista, tivessem o direito de propriedades. Sendo assim, aqueles que não consegui-se colocar o nome nos registros da genealogia não tinham o direito de herdar terra.

Segundo: As profecias contribuiram para que eles preservassem a genealógia, todos estavam curiosos em saber de qual genealogia viria o Messias prometido.

Terceiro: Os Judeus não usavam a palavra filho num sentido limitado, como fazemos hoje. Para o Judeu, a palavra filho poderia ser utilizada para designar um descendente, numa geração arbitrariamente distante. O exemplo claro é que Matheus declara que Jesus era o “filho de Davi, o filho de Abraão”. À primeira vista poderia se entender que Davi era o pai de Jesus e que Abraão era o seu avô. Um Judeu entenderia que Matheus estava declarando que Jesus era descendente de Davi, que por sua vez era descendente de Abraão. Outra coisa, Filho também poderia ser usado para descrever parentesco, sem filiação. Jair exemplifica também este princípio. Era apenas um parente não consanguineo distante de Manassés ( 1 Crônicas 2:21-23 e 7:14-15). No entanto foi chamado “filho de Manassés” (Números 32:41, Deuteronômio 3:14, 1 Reis 4:13). Este ponto deve ser lembrado e temos que levar em conta que a palavra filho pode ser aplicada a vários tipos de parentesco.

Quarto: Existe um erro nas citações das gerações, eu poderia denominar de saltos genealógicos, e este salto não só aparecem em Matheus, como também em vários pontos do Velho Testamento. Comparando-se Esdras 7:3 com 1 Crônicas 6:7-10, verifica-se que Esdras deliberadamente pulou seis gerações, de Meraiote a Azarias (filho de Joanã).

Continua....
Hubner Braz disse…
Quinto: Com a ajuda do amigo Jacinto Mendes da igreja Batista, ele explica de uma forma mais clara sobre a vida paterna de Jose. Ele diz que em Mateus e Lucas está escrito que José era o pai legal de Jesus, mas não seu pai genético. Jesus foi milagrosamente concebido em Maria, através do Espírito Santo. Em virtude de ser o esposo de Maria, José era considerado o pai de Jesus e portanto Jesus era seu herdeiro legal. Através de José, Jesus tinha direito legal sobre o trono de Davi. Embora Jesus fosse descendente legal de José , não era seu descendente de sangue. A genealogia mostrada em Lucas indica isto claramente, declarando que Jesus era “como se cuidava o filho de José” (Lucas 3:23). Claramente, assumia-se que José era o pai biológico de Jesus, embora de fato não o fosse (Mateus 13:55).

Sexto: Existia uma maldição de Jeoaquim e Jeconias onde Jeoaquim foi um rei de Judá que ofendeu a Deus queimando um rolo que o profeta Jeremias havia escrito. Deus o castigou, indicando que “não teria quem se assentasse no trono de Davi” (Jeremias 36:30). O filho de Jeoaquim , Joaquim, assumi o reinado depois da morte de seu pai (2 Reis 24:6), mas permaneceu em Jerusalém apenas três meses, quando então a cidade foi conquistada por Nabucodonosor, que o levou cativo para a Babilônia, de onde jamais retornou (2 Reis 24:8-15, 25:27:30). O sentido hebraico da frase “não terá quem se assente no trono” é de uma permanência mais duradoura.
Joaquim também chamado Conias (Jeremias 37:1), ou Jeconias (Jeremias 22:24, 24:1 e 27:20) foi também castigado por sua desobediência a Deus (Jeremias 22:21 e 22:30): “nenhum de seus filhos prosperará, para se assentar no trono de Davi, e ainda reinar em Judá”.

E o problema existente nisso é que José, o pai de Jesus era descendente de Jeoaquim e Jeconias. Portanto a descendência física de José não poderia aspirar ao trono de David em virtude do castigo imposto a ambos. Jesus era herdeiro do trono de David, conforme declarado em Lucas 1:32, Atos 2:30 e Hebreus 12:2. Além disso Deus havia prometido a David que um de seus descendentes físicos haveria de reinar em seu trono para sempre (2 Samuel 7:12-13).
Se Jesus tivesse nascido de José a profecia seria contraditória. Era portanto impossível satisfazer à promessa e à profecia de forma natural. Este problema exigiria portanto uma solução de natureza divina.

Continua...
Hubner Braz disse…
Sétimo é último: Deus criou a solução deste problema através do milagre do nascimento virginal. Embora José fosse um descendente de Joaquim e Jeoaquim (através de Salomão), Maria não era. Ela era descendente de Natã (Lucas 3:31) um dos outros filhos de Davi. A promessa feita a David foi cumprida pois Maria era a mãe biológica de Jesus. O nascimento virginal também resolveu o problema do castigo imposto a Jeoaquim e Joaquim, dando a Jesus o direito legal ao trono, através de José.

Este comentário estenso que fiz está no site: http://www.jacinto-mendes.eti.br na integra. E pra mim não tem uma explicação melhor.

E o que podemos concluir que Jesus realmente é descedente de Davi, mas... das decendências de Maria a sua mãe.
Hubner Braz disse…
LEVI: Gostei do cométario do seu irmão sobre os detalhes imaginários: "O E. Santo retirou o espermatozóide de José e colocou sobrenaturalmente no útero de Maria".

Siceramente, Eu dei risadas aos baldes... Mas pra mim o Espermatozoíde não veio de José... Pode ser de outros, mais de José é que não foi.

Ai... entra outro debate... de quem será o espermatozoíde que gerou Jesus???

Ixixixixixi...
Hubner Braz disse…
MESTRE LEVI,

Acabei de ler o seu Ensaio e percebi algo peculiar, a preocupação do menino Jesus sobre o seu nascimento original.

A parte que você diz: "O menino Jesus não entendia o silêncio profundo do seu pai, quando, às vezes, tocava de leve no assunto, à guisa de alguma resposta convicente sobre sua filiação, pois muitos do que o viam sem nunca o ter conhecido antes, diziam logo: "Esse só pode ser filho do carpinteiro José!".

É de uma profunda reflexão... Ai vem os amigos dele, principalmente Matheus, para abafar o caso e dizer que ele é nascido de Pai e não de uma inseminação divina.

Mas não adiantou ele abafar o caso, pois sabemos que José nunca foi o seu Pai.
Hubner Braz disse…
Guiomar,

Agora entendi, então se partimos do presuposto que José assumiu Jesus como filho, pois foi o que aconteceu, será que Jesus não queria saber sobre o seu verdadeiro Pai??? Será que Jesus, mesmo sabendo que José é seu pai, e o considera muito, será que Jesus não se importava com o seu passado? Com o passado antes do seu Nascimento?


Sei que os pais preenche lacunas, mais não todas as lacunas. Porque ainda existe a curiosidade de conhecer a verdadeira origem, o verdadeiro pai.
Hubner Braz disse…
Valéria,

Obrigado pelos seus comentários e sua participação. Volte sempre neste espaço da blogosfera.

Bjs
Hubner Braz disse…
DUDU me explique melhor sobre o "midraxe" será que você está se referindo a Mitra???
Unknown disse…
Hubner, parabéns, você daria um ótimo sofista. Sua volta para tentar dizer que Jesus era descendente de Davi, mas não por sangue, é no mínimo idiota.

Primeiro que você cita passagens que não comprovam sua tese. Lucas 3 e Mateus 13 dizem claramente que Jesus era FILHO de José, e em momento nenhum citam a genealogia de Maria. Poderia me dizer onde Maria entra na jogada?

Está escrito lá que o fantasminha camarada era filho de José, mas por algum motivo, vocês crentes (eu também fazia isso), tem que dizer que não, que ele era mas não era. A LENDA de Zeus inseminando a virgem (ops, mitologia errada), a de Deus engravidando Maria, não passa disso, lenda. É a velha desculpa do "foi o boto".

Basta olhar os outros evangelhos, aqueles "não aprovados", que dá para se notar que tudo não passou de uma escapada e a velha desculpa. Em um destes, conta-se como José e Maria escaparam de serem condenados por pular a cerca. Os dois juraram de pés juntos que não fizeram nada, e o sacerdote os mandou para um monte, se algo lhes acontecesse, eles seriam culpados, senão, estariam falando a verdade.

A parte das profecias é risível. Nota-se claramente que elas não se cumpriram, principalmente a do reino fisico eterno do trono de Davi, que não durou alguns poucos anos. Jesus, o suposto novo rei, veio, morreu, e nada fez. A profecia dizia que ele ia reinar fisicamente, mas nada disso aconteceu. Segue-se então inúmeras "adaptações", como você bem as descreveu, para se tentar corrigir as profecias. Jesus é gerado "milagrosamente" por Zeus, ops, Deus. Daí que seu discurso muda completamente, falando de que o Reino não é desse mundo (quando as profecias diziam que era). Daí quando Jesus morre, e ninguém entende nada, ele "milagrosamente", ressucita. Mas espere, ele não assume o trono, pois depois de um tempo, some de novo.

Daí que em Atos e para a frente segue-se a mais completa sofismação das profecias, e tudo que era físico, real e palpável torna-se abstrato, irreal e inalcançável. O Reino não é mais "desse mundo", mas habita o "coração dos homens". O cordeiro que iria tirar o pecado do mundo, na verdade não o faz, tanto é que o mundo descambou para a desgraça pouco tempo depois, e tudo torna-se filosófico. O perdão não é vitalício, deve-se continuar lutando contra o mal, o diabo ainda reina, e novas profecias são feitas para o futuro (mas não foram cumpridas nem as antigas...).

E tudo começou naquela história mal contada do boto, quer dizer, de Zeus, quer dizer Deus, engravidando a virgem.
Guiomar Barba disse…
Gabriel,
Você disse: "Está escrito lá que o fantasminha camarada era filho de José, mas por algum motivo, vocês crentes (eu também fazia isso), tem que dizer que não, que ele era mas não era. A LENDA de Zeus inseminando a virgem (ops, mitologia errada), a de Deus engravidando Maria, não passa disso, lenda. É a velha desculpa do "foi o boto".

Eu lhe pergunto: se Jesus era filho biológico de José, por que ele intentou deixar Maria quando viu que ela estava grávida?

Beijo.
Unknown disse…
Guiomar, boa pergunta. Veja que Mateus apresenta José como justo, mas logo em seguida diz que ele, para não difamar Maria, a deixaria secretamente.

Ora, isto não faz sentido. Estando ela já gravida, ser largada pelo noivo a difamaria mais ainda. A única forma de não difamá-la seria casando com ela. Largando-a, ele só safaria o rabo DELE.

Tomando-se a narrativa como verdadeira, ou seja, a de quê José quis realmente deixá-la, temos duas opções: ou foi ele quem a engravidou, mas não queria arcar com as consequências, mas pela culpa, inventou o papo do "ES" lhe revelando que ela foi engravidada magicamente, ou ele realmente foi passado para trás, mas por ser justo, inventou o papo do "ES" da mesma forma, e ficou com ela.

No segundo caso, o único santo da história é ele.
Levi B. Santos disse…
O fundamentalista mataria três coelhos com uma só cajadada, se aceitasse os argumentos de meu irmão (professor da Escola Dominical Assembleiana) de que Maria miraculosamente foi inseminada com o espermatozóide de José.

Vejamos o que o fundamentalista solucionaria, com a tese do meu irmão:

1°) a questão da dúvida de José, pois ele, possivelmente caído em um profundo sono, não deve ter percebido a ação do E. Santo pescando a sua célula germinal.
E daí, por não ter tomado conhecimento como tudo se passara, começou a duvidar de que Maria o tinha passado para trás.

2°)Resolveria também a questão da genética, pois Jesus para ser humano teria que ser portador do DNA do pai e da mãe. Ora sabemos perfeitamente que para que haja FECUNDAÇÂO humana, tanto o óvulo como o espermatozóide tem que contribuir, cada um, com 23 cromossomos.

3°)Estaria em consonância com o que relata os evangelistas sobre Jesus, quando pessoas, por achá-lo tão parecido com o pai, diziam: "Não é esse o filho de Jose?". Se diziam isso, é porque ele tinha as mesma feições do pai.

P.S.: Será que alguém vai dizer aqui, que Jesus tinha o rosto parecido com o de José, e o jeito de falar e de andar parecidos com o de Deus?!(rsrss)
Levi B. Santos disse…
Vocês me perdoem, mas esse imbróglio todo sobre o "nascimento virginal de Jesus", creio eu, se deve mais ao fato de que ninguém naquela época admitiria que o Filho de Deus fosse gerado de uma conjunção carnal mediada pelo prazer. Já hoje...

A igreja romano-católica herdou essa ojeriza, pois sempre tratou a sexualidade, a concepção, o prazer carnal com hostilidade.

Freud explica...
Unknown disse…
Levi, concordo com o imbróglio. Acho que já discutimos isso em outra ocasião. O "Messias" não podia ser concebido numa gozada, sexo é pecado etc.
Daniel disse…
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse…
Daniel, tudo nos Evangelhos é anedótico. Alguns afirmam que José é o PAI outros dizem que Jesus é bastardo. Alguns nem se importam. Clareza é a última coisa que há na biblia, meu caro.
Daniel disse…
Hubner,

Jesus não queria saber sobre o verdadeiro Pai, Ele O conhecia profundamente. Ele mesmo afirmou: Eu e o Pai somos UM.
Acho que não necessita mais argumento.
Beijo.

Daniel é meu filho, sou Guiomar.
Daniel disse…
Guiomar disse...
Gabriel, me perdoe, mas acho que você não tendo argumento, fez este arrumadinho kkkkkkkkkk

Fica bem claro que José não tinha nada haver com a gravidez dela.
Ele não era o "santinho", mas sim tinha um caráter que não é tão comum principalmente hoje em nossos dias ...
Abraço.

Daniel sou eu Guiomar. rsrs
Unknown disse…
Daniel, essa parte também é contraditória. Jesus ora afirma não saber nada sobre Deus, ora diz que apenas obedece ordens, ora que é o próprio. Cada escritor deu sua arrumadinha.

Mas a frase matadora é a de quando Jesus expira na cruz, e reclama com Deus: "Por quê me abandonastes?"
Daniel disse…
Edu,

1 - Pensei... Mas minha conclusão difere da sua completamente. Veja esta versão católica Dios habla hoy:

“Em El principio ya existia La Palabra; y aquel que ES La Palaba estaba com Dios y era Dios. (Juan 1.1).

Agora vejamos: Aquel que ES La Palavra se hizo hombre y vivio entre nosotros. Y hemos visto su gloria, La gloria que rebió Del Padre, por ser su hijo “único”, abundante em amor e verdade. (Juan 1.14).

Veja também que João diz propositadamente: Ele já existia antes de mim.

Lembremos também deste episódio: “Os judeus responderam, dizendo-lhe: Não te apedrejamos por alguma obra boa, mas pela blasfêmia; porque, sendo Tu homem, Te fazes Deus a Ti mesmo. João 10:3

Jesus não foi uma mitologia. Ele está a destra de Deus e é O nosso advogado junto ao Pai.

2 - Ainda que Marcos ou Paulo falassem, mudaria algo no seu modo de pensar?

Eu creio que a visão que Paulo conta haver vivenciado à caminho de Damasco , dispensa qualquer alusão feita por ele ao nascimento de Jesus; além do que, ele fala seguidamente e com muita paixão sobre Jesus e seu propósito neste mundo.

Paulo não era historiador.

3 – Não entendi porque você disse que o Lucas e Mateus fizeram foi um Midrash. Como chegou a esta conclusão? Tampouco entendi como uma leitura atenta de Isaias pode provar que o profeta não se refere ao Messias, ou seja, a Cristo.

Beijos.
Daniel disse…
Gabriel, Daniel é Guiomar, deu pane aqui. rsrs

Qdo Jesus fala que não sabe nada de Deus?

Quanto ao Deus meu... Por que...? Foi exatamente para que através dEle nós fossemos amparados. Ele tomou sobre si todas as nossas dores.

Eu O amo profundamente.
Beijão.
Unknown disse…
Daniel, se você é mesmo a Guiomar, apague o cache do seu navegador e refaça o login na sua conta.

Vamos lá:

Versão 1:
E a ninguém na terra chameis vosso pai, porque um só é o vosso Pai, o qual está nos céus.

Versão 2:
Eu e o Pai somos um.

Versão 3:
Não crês tu que eu estou no Pai, e que o Pai está em mim?

E assim vai. Ora ele é o Pai, ora ele é Filho. Se decide pô!

E quanto ao brado, é uma reclamação, e fere a profecia de quê ele iria como "ovelha muda". ovelha muda não fala (ovelha fala?). Tipo assim, sendo sincero com as profecias, Jesus teria que estabelecer um reino físico na terra, ou deixar algum descendente para reinar. Mas nada disso aconteceu, e ele viu que não deu muito certo a parada.
Eduardo Medeiros disse…
hubinho:
"Ele diz que em Mateus e Lucas está escrito que José era o pai legal de Jesus, mas não seu pai genético."

aonde está escrito na genealogia que josé era somente o pai legal e não genético?
Eduardo Medeiros disse…
Gabriel, eu concordo com você. Jesus não se enquadrou totalmente nas profecias sobre o messias. Aliás, nem mesmo os profetas concordavam entre si sobre a pessoa do messias. e todos aquelas partes em que mateus diz que jesus cumpriu, na verdade ele está fazendo uma interpretação, ou seja, um midraxe. midraxe são exegeses narrativas baseadas na tradição oral da torá feita pelos rabinos. o que mateus fez foi parecido: é uma interpretação a posteriori.

mateus escreveu seu evangelho para judeus e ele tenta provar que jesus era o cumprimento das profecias para o messias de israel. um ponto difícil para a interpretação cristã é as passagens em que mateus valoriza a lei judaica. se não me falha a memória, somente em mateus jesus diz: "eu não vim abolir a lei, vim cumprí-la". ora, isso vai totalmente de encontro com a concepção cristã de que a lei foi ultrapassada por jesus e que agora vivemos no período da graça.

a análise profunda dos evangelhos é complexa e nem sempre o que vem a tona agrada aos conservadores.
Hubner Braz disse…
Cheguei agora do trabalho, e o que pude ver, e o desafio do Bill e Dudu para uma guerra santa. Rsrsrs.

Vamos ter uma então?! Rsrsrs

Sobre a legalidade de pai, podemos ver na cultura judaica e Nao nos evangelhos, mas subtende- se que Jose era somente o pai legal de Jesus.

Volto amanha... Muito sono acumulado.
Eduardo Medeiros disse…
Gui, eu não disse que jesus era mitologia, mas sem nenhuma dúvida, ele foi mitologizado.

veja bem, minha intenção não é discutir a sua fé, você sabe que eu respeito todas as fés e acho importante a fé como dimensão humana que dá sentido à vida. a conversa aqui é outra, é exegética, histórica e literária. nos estudos bíblicos avançados costuma-se fazer uma diferenciação entre exegese pastoral, que tem por finalidade a vida espiritual do fiel e a exegese cientítica, que busca analisar o texto bíblico sem as pre-concepções teológicas e de fé e é baseada na história, na análise do texto bíblico como literatura, nos mecanismos que levaram o texto a tomar certas formas (crítica das formas) e etc.

é bom que se saiba separar as duas vertentes. é assim que se estuda a bíblia em bons seminários: devocionalmente e criticamente.
Anônimo disse…
Hubner,

Este texto eu já tinha lido em algum lugar.
Ou você trouxe do teu blog, ou ele é simplesmente parecido com tudo que você diz.

Galera,
Prometo ler todos comentários.

Mas, para sacanear com o Edu:
Gabriel, como o Edu disse as genealogias não podem ser levadas ao pé da letra. Em outras palavras, eu diria que as genealogias, assim como toda a Bíblia, não devem ser levadas a sério.

Abraços,

Evaldo Wolkers.
Hubner Braz disse…
Evaldo Wolkers,

Você deve ter lido este texto no meu Blog Confissões Insanas, a única fonte é http://hubnerbraz.blogspot.com/2010/11/o-segredo-da-inseminacao-artificial.html

Esse texto foi obra do meu pensamento subconciente preocupado com os filhos das inseminações artificiais.

Abraços
Hubner Braz disse…
Poxa prometi que iria comentar logo cedo, e não aconteceu, correria com a reforma de uma casa que tenho em outro bairro e estou alugando. Alguém interessado??? rsrsrs.

BiLL,

A Maria mãe de Jesus, ela mesmo, era descendente de Natã (Lucas 3:31) um dos outros filhos de Davi. A promessa feita a Davi foi cumprida pois Maria era a mãe biológica de Jesus. O nascimento virginal também resolveu o problema do castigo imposto a Jeconias e Joaquim parentes de José, dando a Jesus o direito legal ao trono, por José ser o Pai adotivo.

Entendeuuuuuuuu
Hubner Braz disse…
Esse comentário de cima é para DUDU também... rsrsrs.
Hubner Braz disse…
Gabriel,

Sua fala:"Tomando-se a narrativa como verdadeira, ou seja, a de quê José quis realmente deixá-la, temos duas opções: ou foi ele quem a engravidou, mas não queria arcar com as consequências, mas pela culpa, inventou o papo do "ES" lhe revelando que ela foi engravidada magicamente, ou ele realmente foi passado para trás, mas por ser justo, inventou o papo do "ES" da mesma forma, e ficou com ela."

BiLL as duas opções estão ERRADAS, porque José sabia que se ele tivesse um inicio matrimonial era o mesmo de ficar solteiro, vendo que ela estava gravida e não poderia praticar relação sexual. E outra parte, é que ele não inventou a história, pois ele mesmo recebeu uma mensagem de um anjo. Ou você não acredita em Anjo também??? Rsrsrs.

Os anjos são mensageiros do Senhor, mas ajo inútil entrar nos detalhes dos anjos, deixarei isso para um post futuro.

Okkkk...
Hubner Braz disse…
LEVI,

Você poderia até estar certo, O fundamentalista mataria três coelhos com uma só cajadada, se aceitasse os argumentos de meu irmão (professor da Escola Dominical Assembleiana) de que Maria miraculosamente foi inseminada com o espermatozóide de José.

Mas só poderia acontecer isso se José durmisse ao lado de Maria, e durante a noite ele sonhou cenas obcenas e mesmo durmindo gozou na "cueca" e com isso ele abraçou inconcientemente a Maria.

Foi quando o espermatozoide atravesou a sua tanga e entrou na Maria mesmo virgem... Isso seria o mais real e lógico possivel... rsrsrs.

Mas é impossivel acontecer isso, sendo que na cultura Judia diz que se alguem deitar com o sexo oposto já está praticando sexo.

E ainda existe outra Tese, ela poderia ser uma hermafrodita, produzindo tanto cromossomos X como os Y. Mas isso já anularia o milagre em si.

Bemm, essa explicação é bem tosca... mas é uma explicação que eu mesmo particularmente não aceito.

Prefiro pensar no milagre com o Esp. Santo.

Poxa já está na hora de ir ao trabalho... e nem respondi a todos... Aff.
Hubner Braz disse…
Daniel ou Guiomar, rsrsrs.

Belas explicações, e concordo com você que Jesus e Deus são UM, junto com o Espirito Santo também.

E as profecias foram compridas na íntegra. Nem acredite no que o Bill e o Dudu diz sobre as falhas das profecias.

As profecias não existem falhas, o que existe são as maus interpretações.

Okk... Boa tarde... irei trabalhar mais voltarei... Segura essa Bill... Rsrsrsrs
Unknown disse…
Hubner, olha só a referência que você me passou:

Eliaquim, filho de Meleá, Meleá, filho de Mená, Mená, filho de Matatá, este, filho de Natã, filho de Davi;

Cadê MARIA aí filho? Não fala dela. Quero saber ONDE nos evangelhos fala que Maria é da ordem de Davi.

Cara, sobre as profecias, por mais que você chie, não é questão de interpretação. Ou melhor, pergunte a quem estuda a Torah desde que ela foi escrita, a saber, os Judeus. Pergunte a um rabino se Jesus cumpriu as profecias? Se há alguém que tem autoridade sobre as escrituras são os judeus, e se eles dizem que NÃO, é NÃO.

É fato que Jesus não cumpriu as profecias. É preciso MUITO contorcionismo para encaixá-lo nelas.
Guiomar Barba disse…
Bom Edu, fiquei na mesma, sem resposta as últimas perguntas q fiz.

Beijo.
Levi B. Santos disse…
GRESDER

Está chegando a sua hora de postar.

Pelo amor de Deus, mande brasa, para que os de trás não venham lhe ultrapassar de novo. (rsss)
Hubner Braz disse…
Mestre Levi,

Você é o próximo a postar!!! O Gresder renunciou a sua vez, ele mesmo se manifestou...
Hubner Braz disse…
Confesso que ainda vou dar réplica a alguns comentários... voltarei...
guiomar barba disse…
Gabriel,

Eles eram um não em matéria, mas em Espirito. Ele não têem divergências como nós seres humanos.

Caramba! Ovelha muda, Ele simplesmente se submeteu sem defesas a uma morte cruel e indigna. Com certeza você sabe que se trata de uma metáfora.

Vai chegar a hora em que Ele vai estabelecer para sempre o seu reinado amigo. Aguarde. Ele foi e enviou o Espírito Santo que nos mantém em sintonia com Ele.

Todo olho o verá e toda boca confessará que Ele é o Senhor!

Beijo.
Aludir que Jesus tenha sido fruto de inseminação artificial é uma boa saída. Fica mais fácil provar a IA do que a virgindade da mãe. Em breve ouviremos pastores incluindo a fertilização in vitro e a aspiração folicular em seus sermões dominicais.O Viagra e a camisinha também eram desta época em que a fornicação imperava na ordem do dia de Davi,Noé e Salomão. Só José não teve o prazer do ato. Praticaram por ele. Tem dó!...
Abraços mil.
Hubner Braz disse…
Altamirando Macedo,

Quero saber a sua opinião sobre este assunto... Como você acha que Jesus Nasceu???

Volte e responda... Abraços
Hubner Braz disse…
Gui,

Estou contigo, neste último comentário seu.

Bjs
Hubner Braz disse…
Gabriel,

A Maria é da raiz de Davi, está patente nas escrituras..., não existe essa de manipular as profecias.

Esta claro que ela e da raiz de Davi.... É só atentar para o Pai dela... Preste atenção e verás.

Abraços
Unknown disse…
Hubner, me mostre onde, exatamente, diz que Maria é da "raiz de Davi". Não sei se diz em algum lugar, quero que você me diga, prove-me de onde você tirou isso. Ou você acredita no quê te disseram sem questionar?
Hubner Brás, você me pergunta como eu acho que Jesus nasceu, pois bem. Primeiro alguém tem que me provar que ele existiu.Já comentei em alguma sala que a "Bíblia" é a história do que não aconteceu escrita por alguém que não esteve lá. Por quê Jesus, que discutia com doutores, não escreveu nada?
Se algum elemento denominado Jesus nesceu há 2.000 anos, só pode ter sido através de parto natural pois todas as mulheres pariam assim.
Outrossim,se você me questionasse sobre a concepção de Jesus eu defino minha opinião. O Espírito Santo faz parte da santíssima trindade criada por Constantino "O Grande" em 312 após Cristo,então, não poderia ter emprenhado Maria.
Como os Hebreus/Judeus eram cidãdãos de segunda categoria durante a ocupação Romana, suas mulheres eram vítimas de estupro,seqüestro e prostituição. O Jesus citado pode ser uma destas vítimas. Até hoje existem crianças com paternidade atribuída a bôtos tucuxí e padres.
Espero que alguém me convença que a Bíblia tem razão.
Hubner Braz disse…
Irei responder os dois, mais primeiro terei que trabalhar um pouco hoje é hora extra. É sério!!!
Hubner Brás, você sumiu...He,he, he.
Hubner Braz disse…
Estou aki... para os não avisados... respoderei você Ok..