Atualizando a Bíblia: A Parábola do Bom Travesti

Rubem Alves

Jesus sabia que as estórias são o caminho para o coração. Por isso contava parábolas. As parábolas de Jesus eram sempre feitas em torno de situações da vida naquela época. Se ele vivesse hoje suas parábolas seriam diferentes.

E perguntaram a Jesus: “Quem é o meu próximo?“ E ele lhes contou a seguinte parábola:

Voltava para sua casa, de madrugada, caminhando por uma rua escura, um garçom que trabalhara até tarde num restaurante. Ia cansado e triste. A vida de garçom é muito dura, trabalha-se muito e ganha-se pouco. Naquela mesma rua dois assaltantes estavam de tocaia, à espera de uma vítima. Vendo o homem assim tão indefeso saltaram sobre ele com armas na mão e disseram: “Vá passando a carteira“. O garçom não resistiu. Deu-lhes a carteira. Mas o dinheiro era pouco e por isso, por ter tão pouco dinheiro na carteira, os assaltantes o espancaram brutalmente, deixando-o desacordado no chão.

Às primeiras horas da manhã passava por aquela mesma rua um padre no seu carro, a caminho da igreja onde celebraria a missa. Vendo aquele homem caído, ele se compadeceu, parou o caro, foi até ele e o consolou com palavras religiosas: “Meu irmão, é assim mesmo. Esse mundo é um vale de lágrimas. Mas console-se: Jesus Cristo sofreu mais que você.“ Ditas estas palavras ele o benzeu com o sinal da cruz e fez-lhe um gesto sacerdotal de absolvição de pecados: “Ego te absolvo...“ Levantou-se então, voltou para o carro e guiou para a missa, feliz por ter consolado aquele homem com as palavras da religião.

Passados alguns minutos, passava por aquela mesma rua um pastor evangélico, a caminho da sua igreja, onde iria dirigir uma reunião de oração matutina. Vendo o homem caído, que nesse momento se mexia e gemia, parou o seu carro, desceu, foi até ele e lhe perguntou, baixinho: “Você já tem Cristo no seu coração? Isso que lhe aconteceu foi enviado por Deus! Tudo o que acontece é pela vontade de Deus! Você não vai à igreja. Pois, por meio dessa provação, Deus o está chamando ao arrependimento. Sem Cristo no coração sua alma irá para o inferno. Arrependa-se dos seus pecados. Aceite Cristo como seu salvador e seus problemas serão resolvidos!“ O homem gemeu mais uma vez e o pastor interpretou o seu gemido como a aceitação do Cristo no coração. Disse, então, “aleluia!“ e voltou para o carro feliz por Deus lhe ter permitido salvar mais uma alma.

Uma hora depois passava por aquela rua um líder espírita que, vendo o homem caído, aproximou-se dele e lhe disse: “Isso que lhe aconteceu não aconteceu por acidente. Nada acontece por acidente. A vida humana é regida pela lei do karma: as dívidas que se contraem numa encarnação têm de ser pagas na outra. Você está pagando por algo que você fez numa encarnação passada. Pode ser, mesmo, que você tenha feito a alguém aquilo que os ladrões lhe fizeram. Mas agora sua dívida está paga. Seja, portanto, agradecido aos ladrões: eles lhe fizeram um bem. Seu espírito está agora livre dessa dívida e você poderá continuar a evoluir.“ Colocou suas mãos na cabeça do ferido, deu-lhe um passe, levantou-se, voltou para o carro, maravilhado da justiça da lei do karma.

O sol já ia alto quanto por ali passou um travesti, cabelo louro, brincos nas orelhas, pulseiras nos braços, boca pintada de batom. Vendo o homem caído, parou sua motocicleta, foi até ele e sem dizer uma única palavra tomou-o nos seus braços, colocou-o na motocicleta e o levou para o pronto socorro de um hospital, entregando-o aos cuidados médicos. E enquanto os médicos e enfermeiras estavam distraídos, tirou do seu próprio bolso todo o dinheiro que tinha e o colocou no bolso do homem ferido.

Terminada a estória, Jesus se voltou para seus ouvintes. Eles o olhavam com ódio. Jesus os olhou com amor e lhes perguntou: “Quem foi o próximo do homem ferido?“


FONTE:

Comentários

Eduardo Medeiros disse…
kkkkkkkk você pulou sim o Bill(mas acho que este não ia postar mesmo porque quer evitar a fadiga), o Gresder e o Hubinho...tinha que deixar pelo menos o Gresder postar né, primo???

mas tudo bem, já que a quase anarquia é a nova ordem por aqui, quando o Gresder ou o Hubinho quiser postar é só cair no tapa, quem ficar de pé posta...
Eduardo Medeiros disse…
Brincadeiras à parte, por favor escritores da confraria, se chegar o dia de alguém postar e por algum motivo não quiser fazê-lo, seja por preguiça, falta de inspiração, ou porque o texto anterior está bombando com muitas profícuas discussões, é só dizer: "passo a minha vez a..." ou "gostaria de ver esse texto ser um pouco mais debatido por isso e isso...".

Ok, de acordo?
Eduardo Medeiros disse…
Isa, você escolheu um ótimo texto do Rubens. Na verdade, no lugar do "bom travesti" poderia está dito qualquer indivíduo que pertença a uma minoria que é discriminada pela maioria da sociedade, seja ele o negro, o amarelo, o gordo, o magro, o narigudo, o feio, o cadeirante, o velho...

A lição é sobre discriminação. Aquele indivíduo que na consciência coletiva moral ou religiosa da sociedade não é digno de fazer parte da "turma", do "grupo", da "panelinha" ,é exatamente aquele que irá fazer o que mais importa: jogar as regras da religião fria no lixo e fazer o bem pela simples motivação de exercitar em nós o que temos de mais humanizador - a solidariedade.
guiomar barba disse…
Isa,

Será que há alguma glória para o misericordioso?
Ele exerceu a sua cidadania, o seu dever.
Talvez em outra ocasião será o padre, o pastor, o espírita, o macumbeiro que fará o mesmo que aquele travesti, e outro travesti passará de largo.

Ao meu ver, Jesus ensinou mais uma vez sobre o verdadeiro amor, a compaixão que age.

Beijos.
Eduardo Medeiros disse…
Isa, permita-me dizer a Gui o seguinte:

amiga, a lição maior não é o verdadeiro amor simplesmente e sim, que o verdadeiro amor é capaz de vir de onde ninguém acha que ele poderia vir e muitas vezes ele não vem de onde todo mundo teria certeza que ele viria.
guiomar barba disse…
Edu, isto não seria dizer: a compaixão que age? Claro, não de onde esperamos, mas de onde ela existe...

Beijos.
Levi B. Santos disse…
ISA

Profunda analogia

A íntima compaixão só surge em nós quando nos identificamos com àqueles que sofrem preconceitos. A travesti se reconheceu na figura do sofrido garçon, como aconteceu na parábola do bom samaritano, porque viu no ferido, um igual.

Jamais a íntima compaixão vai surgir nos que se apresentam com capas de santos, naqueles que fazem parte dos conselhos fiscais sacerdotais da Lei. A compaixão não pode surgir de uma pessoa inflexível em seus conceitos.

É muito difícil, ou quase impossível , que os sacerdotes portadores de PRÉ-CONCEITOS FIXOS, deixem o seu trono de poder político para servir àquele que está deixando visível, o que há encoberto neles a sete chaves.

Ora, se eles não conseguem DESCER, não podem ser tocados por esse nobre sentimento – COMPAIXÃO.
Hubner Braz disse…
ISA você transcendeu os posts dos amigos... rsrsrs
Eu não irei questionar, você está totalmente certo.

O meu texto está pronto mais postarei depois da manifestação do Gresder. Rsrsrs

Sobre a analógia...
Esdras Gregório disse…
Hub eu vou ler todos os texto como sempre e comentar quando desejar, mas já nao faço e nem escrevo textos especificos para este blog, voces já foram iluminados pela luz que eu tinha para dar a vos, irei eu a outros povos e mundos manifestar-me.

Traduzindo: meus textos aqui nao produz discuçoes e sao fraquinhos dinte dos vossos, alem do que eu quero seguir carreira solo.
Marcio Alves disse…
A solidariedade só é realizada pelo sujeito que se vê no outro, pois ao contrário, não pode ser vivenciada, embora possa ser praticada com as mascaras dos bons costumes ou atos religiosos que nos transveste.
Hubner Braz disse…
Isa, esse texto e brilhante.

Eu mesmo tive a honra de coloca-ló no meu blog, tambem o blog Recortes colocou o mesmo texto.

A importância da mensagem e extremamente exposta pelo Rubens Alves com tamanho fascínio que eu particularmente Nao canso de ler.

O amor ao próximo e primordial para todos, e o segundo mandamento. E que assim seja cumprido por cada um de nos.

Abracos
Hubner Braz disse…
Hoje a noite postarei o texto... Quanto as demais coisas Tomarei iniciativa quando for ter convosco.

E viva ap texto excepcional que acabamos de ler!
Anônimo disse…
Maravilhoso texto...complementado logo abaixo com a ótima reflexão do Mestre Levi (Parabéns a ambos).

Eu fico a pensar e imaginar, como seria o mundo se não houvesse igrejas, religiões, Deus e Bíblia.

O mundo composto pelo Eu, Ele, Nós, Vós..etc...seria o mais completo.

É isto que o mundo precisa, de "pronomes" pessoais e não de seres que se acorbertam atrás de falsidades espirituais..religiosas..que só sabem fazer tudo pela simples aparência fiel e bondosa da religiosidade.

Somente quem reconhecer o que é amar de verdade, é que terá a mesma reação que a travesti acima. Palavras é uma benção, mas atos de uma boa ação praticados, é o essencial.

Beijos.
Anônimo disse…
Isa,

Excelente reescrita do bom samaritano.

Conseguiste reproduzir três conceitos do cristianismo de forma bela e inteligente.

Abraços,

Evaldo Wolkers.