Historinhas Bíblicas Infantis

O que você está ensinando a seus filhos?






Filho:
Pai, conta uma historinha para dormir?

Pai:
Vamos lá, vou pegar um livro que tem muitas instruções morais e devo te educar usando seus ensinamentos a você.
Havia um povo que Deus gostava muito.
Eles estavam presos em uma terra chamada Egito.
Havia um homem que Deus tinha escolhido para salvar seu povo e retirá-los do Egito.

Filho:
Qual era o nome dele papai?

Pai:    
Moisés era seu nome.
Ele havia sido escolhido por Deus para salvar seu povo.
Deus usou Moisés demonstrando todo o seu poder.
Deus enviou pragas para destruir o Egito.

Filho:
Destruir o Egito papai?

Pai:
É meu filho.

Filho:
Mas mamãe falou que Deus é meu papai do céu, você destruiria o Egito igual ele fez?

Pai:
Não meu filho, eu não tenho este poder, mas ele é Deus.
Continuando a história, Deus enviou a última das pragas, onde foram mortos todos primogênitos do Egito, desde os animais até os homens.


Filho:
O que é primogênito pai?

Pai:
O primeiro filho que nasce.

Filho:
E quem não tem irmãozinho é primogênito?

Pai:
Sim.

Filho:
Eu sou o primogênito pai?

Pai:
Sim meu filho, você é meu primogênito.

Filho:
Então papai do céu matou crianças no Egito?

Pai:
Meu filho, eles eram maus, tinham prendido o povo do Senhor.

Filho:
Os policiais prenderam titio Juca, vamos pedir a Deus para matar os filhinhos deles?

Pai:
Filho, na época não tinha a lei onde Deus disse "Não matarás".
Depois disto tudo Deus disse que não podia mais matar.
Seu titio foi preso porque fez o que era errado. Os policiais não são maus.



Filho:
A sim, entendi.

Pai:
Filho, vamos trocar de história, deixa esta pra lá e vamos mais à frente.
Vamos lá, bom, esta é legal.
Havia um jovem que cuidava de ovelhas.
Certo dia um urso apareceu para comer suas ovelhas.



Filho:
Que medo papai.

Pai:
Não fique com medo filho, Deus livrou ele, Deus deu força e inteligência para ele matar o urso .
Depois apareceu um leão.



Filho:
Um leão? E comeu o menino?

Pai:
Não, Deus abençoava Davi e ele matou também o leão.
Depois, o povo de Deus estava cercado pelos filisteus.
E não tinha ninguém para os salvar.

Filho:
Quem eram os filisteus?

Pai:
Um povo que não gostava do povo de Deus.

Filho:
E Moisés não os salvou?

Pai:
Já tinha passado muito tempo e Moisés já tinha morrido.
Mas o menino Davi, se ofereceu para lutar contra os filisteus.
Tinha o mais forte de todos, um gigante chamado Golias e Davi foi para lutar com ele.

Filho:
O menino foi lutar com o gigante?



Pai:
Sim e venceu.

Filho:
O menino deu uma surra no gigante?

Pai:
O menino jogou uma pedra na cabeça do gigante, que caiu no chão.
Aí o menino pegou a espada do gigante e cortou a cabeça dele.



Filho:
Mas pai, você não disse que Deus disse "não matarás"?
Porque o menino matou o gigante?

Pai:
Porque ele era inimigo do povo do Senhor.

Filho:
Entendi, quando eu tiver um irmãozinho eu não vou matar ele porque eu e ele somos povo do Senhor não é pai?

Pai:
Sim, irmãos não podem se matar.

Filho:
Pai, mas se alguém vier implicar comigo na escola eu vou fazer igual Davi, vou dar uma pedrada na cabeça dele e cortar o pescoço dele com uma faca, porque, quem desafia um servo do Senhor como eu tem que morrer.

Pai:
Boa noite filho.


FIM.


Isto eu não ensino aos meus filhos nunca mais:

Escrito por um pai de duas adoráveis crianças chamadas Haniel (primogênito) e Louis Fernando.

Evaldo Wolkers.

Imagens:
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEj4zidMrTSrFlN8E9_u5HBbZohAQ5YljEQReNWAKxj4kNBkdnxuXIKW7eqV_luWNLjsyamu8pTpOVdJvm9A1JcNGRv7ReF7UKoj29vc44S4VJfftNdw0D-79v7xhMOoEy8WNQ_h5cZz5J4n/s1600/b%C3%ADblia+-+advert%C3%AAncia.jpg
http://kuryusthelord.files.wordpress.com/2009/06/egito.jpg
http://cadeosentido.files.wordpress.com/2009/01/urso1.jpg
http://andrelopeszanetti.files.wordpress.com/2009/06/leao61.jpg
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEilclqn45GJq7aqRQ4KSNmcwxNwk1Wdruq1_-IuPsDpMqhffGceinF70yAwYRAwTtRk5zS-S5UjstgvrBrjdaWstw8CMs3yf2y1Z-JeoD3s-WmXW_HMi3uevRBpRn42J_K8D06ZzXCIIaE/s320/Davi+e+Golias+03.png
http://kuryusthelord.files.wordpress.com/2009/10/davi.jpg
http://pensamentomacho.files.wordpress.com/2009/12/os-10-mandamentos-de-deus.jpg

Comentários

Anônimo disse…
Este comentário foi removido pelo autor.
Anônimo disse…
Isa você foi mais rápido no gatilho do que eu, rsrs.

Demorei de postar porque fui ao Shopis tomar um Chopis com Letícia e Josmar, dois colegas de trabalho.

Abraços,

Evaldo Wolkers.
Anônimo disse…
Outra coisa ISA,

Pelo jeito leu meu texto sobre Sodoma não é?

Huahauhauahu.

Abraços,

Evaldo Wolkers.
Hubner Braz disse…
Belo texto Evaldo,

Nada contra!!!!
Valéria Gomes disse…
Que situação a deste pai!!!
Não consigo parar de rir com o comentário do Isa.

Beijo à todos!!!
Levi B. Santos disse…
Historinhas de terror - para domar as criancinhas no caminho do SINHÔ.(rsrsrs)

Meu caro Evaldo


Tenho uma netinha de cinco anos que vem frequentando a Escola Dominical aqui nas Ass. de Deus. Ela só quer brincar o dia inteiro; gosta muito de festas, e já se encontra lutando contra a balança.

Pois não é que o seu "céu" imaginário, como Freud falou, é constituido pelos desejos que vem reprimindo!

Um dia, eu lhe perguntei:

"Diga-me minha filha, três coisas boas que você vai ter lá no céu?"

Ela respondeu de imediato:

"Lá eu vou comer 5 pratos, vou brincar até não querer mais, e ir a muitas festas".

Tão pequena.já tem o seu céu imaginário feito de desejos reprimidos, uma vez que tem que controlar a boca por causa do sobrepeso; os pais lhe impoem um horário para brincar, e as festas que ela tanto adora, não se tem todos os dias.

Agora entendo porque os "religiosos" são tão avessos à psicanálise. (rsrsrs)
Levi B. Santos disse…
O filho, agora crescido(pai de uma menina e um menino), se tornou um a-religioso, ao descobrir que o projeto de Moisés de fundar uma nação, para escravizar as demais, estava acima de tudo.

O inconsciente de Moisés, revelado (de forma literal) em seus sonhos, mostrava um “Deus dos exércitos” vestido de general, destruindo crianças e adultos que Ele considerava “imundos”, por não pertencer ao seu clã ou a sua patota.

Ainda bem, que hoje, os psicólogos estão alertando os pais, quanto a influência maléfica da narrativa bíblica de forma literal, no desenvolvimento biopsíquico dos menores a partir de três de idade.

As historinhas bíblicas infantis infundem a intolerância religiosa, e a violência através da descarga agressiva instintiva sobre o outro que não tem o mesmo padrão de comportamento.

Veio em boa hora, Evaldo, essa sua historinha - réplicas de muitas que vem sendo contadas em inúmeros lares e templos, em "nome de deus".
Anônimo disse…
O que posso dizer do teu comentário Levi?

Caramba, você está corretíssimo, rsrs.

Por isso muito crente quando sai da igreja faz tudo o que não fazia lá dentro, por isso tem muito "ex-irmão" que duvida de minha idoneidade neste momento (óbvio que este não é o meu caso).

E o pior é quando a criança chega na adolescência com estes desejos reprimidos, vem o desejo sexual que vai criando uma certa neurose em busca do príncipe encantado (ou seria pinto encantado?). Aí, basta um pequeno motivo que a faça "abandonar os caminhos do Senhor" para virar "a garota da galera".

Óbvio que sei que isto não vai acontecer com sua garotinha porque ela tem um avô muito consciente que pode ensiná-las nos caminhos de Freud, rsrs. Mas, conheço algumas meninas aqui do meu bairro, filhas de presbítero assembleiano que, ao chegarem a uma determinada idade, saíram da "presença do Senhor" e viraram latinha na mão de catador, rsrs.

Abraços,

Evaldo Wolkers.
Levi B. Santos disse…
Bem aventurado és, Hubner, por aceitar de bom grado essa historinha de cunho anti-fundamentalista.

É tempo de desconstrução de paradigmas...

Um forte abraço,

Levi B. Santos
Eduardo Medeiros disse…
Eva, deixei uma resposta ao seu comentário do texto anterior, se quiser estender o papo, fique a vontade.

Cara, este teu texto está muito bom, muito criativo. A versão "estendida" do Isa também ficou bom rsss

Sabe, eu fui criado na igreja, na Escolinha bíblica ouvindo tais historinhas. Já com uns 12 anos, meu pai comprou uma bíblia ilustrada em linguagem juvenil e eu lia as histórias e viajava na maionese.

Creio que tais histórias não me afetaram em nada. É claro que eu não era tão inteligente quanto o menino da sua história, eu não perguntava porque Davi teve que matar o gigante, na minha cabeça Davi era o super-herói e golias, o vilão. Nunca quis arrancar a cabeça de nenhum amiguinho, já que minha mãe "compensava" a minha cabecinha com a tolerância que Jesus tinha aos inimigos.

Essa crítica à literalidade das histórias eu só fui fazer depois de adulto. Engraçado que uma vez eu tive essa conversa com minha esposa. Eu lhe disse que meu filho que deve nascer no início de dezembro, só vai ler as historias bíblicas depois dos 10 anos...ela não gostou muito da ideia rsssssss mas se for o caso, desde pequeno ele irá saber que tais histórias não aconteceram de verdade, era como as historias que ele com certeza irá ler nos gibis. O pai tem uma coleção enorme...heeeee
Eduardo Medeiros disse…
outra coisa:

Não devemos esquecer que tais histórias bíblicas foram escritas exatamente como histórias de heróis. Todo povo tem seus heróis que no passado foram homens guerreiros que lutaram contra os inimigos da nação.

No caso do antigo Israel, as histórias da formação da nação são contadas de forma mítica e religiosa, já que na época, os deuses "caminhavam com os homens" em suas batalhas.

A guerra já foi a regra. Conquistas de território já foi coisa comum. O inimigo era sempre o outro. O outro deus. É muito difícil com o nosso olhar de hoje apontarmos o vilão.

Mas por trás de todo sangue que tem no pentateuco, existe uma "ética do sinai" que ainda hoje, tem o que nos falar.

Mas para isso, temos que conhecer um pouquinho das tradições que formaram o texto do AT. Nos profetas, por exemplo, em Isaías, a nação de Israel deveria ser o centro irradiador da sabedoria de Javé para todos os povos. Haveria paz em todo mundo, pois todos conheceriam o Senhor. Mas ou menos como o moderno "destino manifesto" dos americanos que se consideram
nascidos com a missão de serem a nação que deve guiar o mundo para um final feliz.

Entre um e outro, vejo no "destino manifesto dos judeus da época profética" algo bem mais idealista que o americano atual.

não devemos nos esquecer de toda herança que a cultura judaica deu ao mundo no campo da ciência, da literatura, da música.
Guiomar Barba disse…
Isa, acho que você leu errado, quem fez a brincadeira com o pai foram as filhas, apenas por uma questão de cultura, preservação da descendência do pai.

Para mim esta história não tem nada de chocante, baseada na cultura louca deles.

Abraço.
Guiomar Barba disse…
Evaldo, acredito plenamente na justiça de Deus e na sua soberania, existem como estas "historinhas", outros "acontecimentos" bíblicos que combinam com qualquer outro deus, mas nunca com o Deus que mandou Jesus por amor a nós.

Tenho questionamentos mil, mas o Deus em quem eu creio, é puro amor e compaixão.

Beijão pra tu. Você é brilhante amigo.
Guiomar Barba disse…
Levi, é lamentável que muitas pessoas se membram a uma igreja, sem convicções, sem conhecer o amor de Deus e sequer questionam a doutrina a qual se entregam, vivem uma vida de repressões, uma grande maioria, por puro comodismo.

Tente ajudá-las e verá quantos inimgos você ganhará, quando menos você esperar estará ardendo em chamas clericais.

Será que realmente os líderes somente têm a culpa?

Abraços.
Levi B. Santos disse…
Prezada Guiomar


Eu acho que as filhas de Ló embriagaram-no com vinho misturado a mandrágoras (os Viagras de hoje).
Essas plantas afrodisíacas, que mais tarde, viciariam o velho Jacó, aumentavam o apetite sexual, e, é claro, a ereção.

"As mandrágoras dão cheiro, e às nossas portas há toda sorte de excelentes frutos, novos e velhos; ò amado meu eu os guardarei para ti". (Cantares 7:13)
Anônimo disse…
Este comentário foi removido pelo autor.
Hubner Braz disse…
Pai: - Filha vou contar uma historia,

Filha: - Que História Pai?

Pai: - A de Davi e Jônatas... Tudo começou quando Davi ganhou a batalha, e foi convidado por Saul para morar no palácio do rei.

Filha: - Que lindo Pai... Mas ele não cortou a Cabeça de Golias?

Pai: Sim filha, por isso Deus não deixou ele construir o Grande Templo. Suas mãos estavam sujas de sangue. Ele colheu o que plantou.

Filha: - Verdade Pai, entendi...

Pai: - Filha, quando Davi chegou no palácio, se deparou com Jônatas, no qual, Jônatas começou a sentir uma profunda amizade por Davi e veio a amá-lo como a si mesmo.

Filha: - Pai!!! Esse tal de Jônatas é homem?

Pai: - Sim filha, Ele ganhou muitas batalhas para o seu povo. Eles eram apenas amigos. A sua amizade era tão forte que ele livrou Davi da morte.

Filha: - Que amizade verdadeira Pai, queria que toda a amizade fosse assim... Mui bela. Obrigado Pai por me contar essa historia.

Pai: - Que bom filha você gostou. Tudo está registrado na Bíblia em 1 Samuel 18.1 e outros lugares deste livro. Durma com Deus filha.

Filha: - Beijos Pai e Boa Noite.
Hubner Braz disse…
Levi,

Só sei de uma coisita nesta historinha de Ló... É que apartir das filhas dele nasceram duas gerações que iriam lutar constantemente contra o povo Judeu.

Evero.
Hubner Braz disse…
O Dudu,

Você tem o livro de Enogh pra mim emprestar? Eu gostaria de lee... Esperarei a resposta.

Essa historia de terror do EVALDO, me deixou com fome de ler mais e mais livros apócrifos.

E concordo com o Dudu, não podemos tirar os méritos dos Hérois da fé. Sabemos que estamos no tempo da graça.

Esperarei...
Levi B. Santos disse…
GUIOMAR


A religião é infantilizadora, na medida em que adota o autoritarismo sem admitir contestações.

O autoritarismo patriarcal(da religião fundamentalista) que prima pela organização defensiva, repressiva e reacionária, estagna o desenvolvimento humano e atrasa a cultura.

Esse poderoso arquétipo funciona como uma espécie de substituto do pai natural, que antigamente impunha medo e tremor com suas ordens.
O crente desde cedo, como acontece com a tenra criança, se aliena à autoridade eclesiástica, com medo de perder os benefícios, a bênção e a proteção paterna. E, assim, abdica da vontade própria em prol dos desejos do seu senhor.

Hegel, em sua dialética “ Senhor ─ Escravo”, descreve muito bem essa dinâmica.
Eduardo Medeiros disse…
Filho: Pai, me conta uma história da Bíblia
Pai: Claro, filho, vou te contar uma história de amor...a história de Jacó e Rebeca.
Filho: Pô pai, história de amor, ninguém merece!! conta uma com bastante luta, aventura e guerra!
Eduardo Medeiros disse…
Filho: Pai, quem era o pai de Jesus?
Pai: era Deus meu filho.
Filho: então a Maria se casou com ele??
Eduardo Medeiros disse…
Estavam num passeio de barco. O filho de repente pula na água e quase se afoga.

"Mas filho, porque você fez isso?" pergunta o pai depois de tirar o filho da água.

"Jesus conseguiu porque eu não consigo..." responde com cara de choro.
Eduardo Medeiros disse…
Zezinho, depois de ler a história da criação de Adão fica pensativo...pensa mais um pouquinho...enfim, pergunta ao pai:
"pai, Adão tinha umbigo???"
Eduardo Medeiros disse…
Evaldo, quem começou foi o Isa....
Anônimo disse…
Edu,

Realmente a Bíblia é a melhor fonte de historinhas humanas e "des-humanas", rsrs.

Prefiro jogar GTA com meus filhos, pelo menos não ficam um monte de "GTÃOS" dizendo que os fatos realmente ocorreram e meus filhos sabem perfeitamente que o jogo é ficção.

O que é totalmente diferente em se tratando do "livro sagrado", entendeu o "espírito" do meu post agora?

Abraços,

Evaldo Wolkers.
Guiomar Barba disse…
Isa, "Sejas crente e não incrédulo", não posso duvidar daquilo que tem sido verdade em minha vida, questiono sim e muito, aquilo que a Bíblia diz, mas não é em mim... Quanto as histórias, espero entendê-las um dia.

Beijão amigo.
Anônimo disse…
Este comentário foi removido pelo autor.
Anônimo disse…
Este comentário foi removido pelo autor.
Guiomar Barba disse…
Não entendi porque você disse que o Jacó ficou viciado em mandrágora. Me parece que eram as mulheres que faziam uso delas. Veja que a Lia negociou com Raquel com as mandrágoras que seu filho Rúben havia achado no campo e dado a ela.
A Raquel emprestou Jacó a Lia, por uma noite em troca da erva. Eu creio que ela deveria combater a esterilidade. Veja que Raquel logo depois ficou grávida.

Estou certa?
Abraço.
Eduardo Medeiros disse…
Gui, no caso das mandrágoras, eu também creio que você está certa. Mas como não se deve duvidar de uma informação do Levi, eu acabo de promover a mandrágora a viagra e além do mais, boa para infertilidade. Tem tudo a ver uma coisa com a outra mesmo...rssss

Quanto às historias bíblicas, minha amiga, é muito fácil de compreendê-las. Difícil é aceitar a literalidade crua e impossível que muitos fazem.

A Bíblia é com certeza um primor em matéria de literatura antiga. Ela é formidável. Mas nós a empobrecemos com a nossa leitura fundamentalista.
Eduardo Medeiros disse…
Eva, eu entendi sim o espírito do seu criativo texto. Mas meu filho ou filha, não sei, vai sim aprender as estorinhas da bíblia, assim como vai ler todas as estorinhas infantis legais que eu achar que ela deve ler. Aliás, livro é o que ele(a) vai mais encontrar aqui em casa, já que existe um quarto só para eles, e são muitos.

Ele vai saber muito bem o que na Bíblia é mito, o que é lenda, o que é saga, e o que é histórico, pois tudo isso tem na bíblia.

E se Deus quiser (ops) ele vai reter apenas o que de bom pode haver na espiritualidade.
Levi B. Santos disse…
GUIOMAR


"Nada há de novo debaixo do sol" - disse o garanhão Salomão.

Dar conta de 300 concubinas(não é brincadeira).

Haja mandrágora, para manter aceso o pavio do autor das mais belas e divinamente inspiradas poesias eróticas (CANTARES) - kkkkkk
Anônimo disse…
Este comentário foi removido pelo autor.
Hubner Braz disse…
EVALDO,

Me poupe, GTA é um lixo... Só serve para roubar o nosso precioso tempo. Hehehehehe

Além de ser realista, a bíblia é bem mais interessante do que GTA.
Hubner Braz disse…
LEVI,

Vai com calma, senão o ISA vai querer conhecer Salomão.

Sobre a aflodisíaca planta. Vale tanto para homem, como para mulher.

A mandrágora (Mandragora officinarum L.) é uma planta da família das Solanaceae.

São-lhe atribuídas propriedades medicinais: afrodisíaca, alucinógena, analgésica e narcótica.

O uso da raiz da planta é muito antigo, encontrando-se citado nos textos bíblicos em Gênesis 30:14 e Cantares 7:13. Segundo lendas medievais, as raízes da mandrágora deveriam ser colhidas em noite de lua cheia, puxadas para fora da terra por uma corda presa a um cão preto; se outro animal ou pessoa fizesse esta tarefa, a raiz "gritaria" tão alto que o mataria.

Seus frutos, semelhantes a uma pequena maça, exalam um odor forte e fétido.[carece de fontes?]

Outra lenda refere que a mandrágora tinha como semente o Sêmen de um homem enforcado

Eitá, como é bom o wik...
Anônimo disse…
Obaaaaaa,

Além de todas as outras bizarrices, os seguidores de Javé TAMBÉM usavam alucinógenos.

Parabéns pela descoberta Hubner.

Vamos nos empanturar de alucinógenos no próximo culto na igreja do Hubner, Javé aprova a utilização de mandrágoras e ainda usa-a poeticamente, LOUVADO SEJA O MALUCO BELEZA JAVÉ.

Abraços,

Evaldo Wolkers.
Hubner Braz disse…
DUDU,

Provavelmente o umbigo de Adão foi feito pelo dedo mindinho do Ser.

Sobre a Maria de Magdala, se realmente teve relação com o Mestre "que eu duvido" então o filho que ela teve era um semideus.

Agora sobre o menino, eu só posso disser que já andei por cima das águas...
Levi B. Santos disse…
Grande pesquisador Hubner


Sabe por que a "mandrágora" vale tanto para o homem como para a mulher?

É porque a mulher tem uma pequena estrutura muscular(o clítoris) no seu órgão genital, que entra em ereção, à semelhança do pênis.
Mas isso, vocês já devem ter observado, na prática. (rsrsrs)
Eduardo Medeiros disse…
Hub,


"Provavelmente o umbigo de Adão foi feito pelo dedo mindinho do Ser."

Que diabos isso quer dizer meu rapaz?????

Olha, no caso do carro sem gasolina eu te dei uma mãozinha, agora, se você andou pelas águas eu creio que você está lendo muito a bíblia. Tenta jogar um pouco de GTA.

Falando nisso, que diabos é GTA?????? eu sou do tempo do pakman...
Eduardo Medeiros disse…
Levi, ui ui ui, aulas grátis de fisiologia feminina. Eta trem bão....heeeeee
Anônimo disse…
Dudu,

O Hub deve ter feito muito xixi na cama quando criança, aí, até dormia sobre as águas, quanto mais andar, rsrs.

Abraços,

Evaldo Wolkers.
Anônimo disse…
Este comentário foi removido pelo autor.
Anônimo disse…
Este comentário foi removido pelo autor.
Hubner Braz disse…
Calma DUDU e ISA,

Como estamos cheios de historinhas pra boi dormir, gostaria de incrementar a visão historica com uma imaginação fantasiosa.

Espero que me entendam.
Unknown disse…
Olá Eduardo Medeiros, desculpe!!! Minha intenção não foi ignorar suas regras, mas é que não resisti e fiz o convite, sou réu confesso desse crime!!!! rsrsrsrsrsrs, mas não estou arrependida, pois vi que funcionou e você aceitou! Obrigada, estarei de volta comentando seus artigos com certeza.
Unknown disse…
Como conversamos aquele dia, algo me intriga nestas historinhas bíblicas. Todas têm este fundo mal, esses "ensinamentos" de que há um deus que privilegia uns, mata outros, e depois de tudo quer ensinar valores morais para as pessoas.

Por exemplo, toda a fábula de Davi, se levada à sério, torna o deus de Davi um canalha completo. Insano, seria a melhor palavra. Constantemente mata outras pessoas por causa dos erros de Davi, e por mais que Davi tenha feito muita coisa errada, só fica "chocado" quando Davi transa com a mulher de um soldado. E ainda assim, mata o filho desta relação, e não a Davi.

Olhando desde Gênesis, passando pela historinha de Moisés, os 40 anos no deserto, passando por Jó (história que demonstra a maior injustiça deste deus, que ferra com a vida de alguém que supostamente gostava dele, só por causa de uma aposta com o capeta)... indo adiante, por onde quer que se olhe, é o mesmo deus sanguinário e injusto, complexo e confuso, mas que, psicologicamente, demonstra a confusão mental dos seus criadores, e da sociedade humana, que é injusta em seu seio.

Por isso esse deus é injusto, por quê a vida é injusta. As sociedades expressas neste livro eram imensamente injustas, e estavam nascendo, começando a formar suas idéias de direitos humanos.

O NT, poéticamente tenta acabar com esta injustiça: Deus teria se enviado para se matar para aplacar sua própria Ira contra a humanidade (ira infundada, enfatize-se). Este deus só se satisfaz com sangue. Mas ele não morre, ele ficou meros 3 dias no inferno, e logo em seguida ressucitou (estou seguindo a poesia). Este é o problema, ao invés de morrer para sempre, ele não teve coragem de nos deixar, e uma nova religião nasceu em nome deste personagem.

Lógico que isto tudo é mito, mas já demonstrava a necessidade humana de se desprender da religião, e parar de tentar mistificar os acontecimentos, tentando dar-lhes algum motivo, algum plano. A vida é injusta, porra! Não tentemos dizer que há alguém pensando em nós, planejando tudo isto. Se há, ele é um sádico, e não merece ser louvado.

Como eu disse um dia para ti. Se eu como pai, aplico em meu filho uma barra de ferro quente, torturando-o, até que ele implore por misericórdia, isto é amor?
Anônimo disse…
Grande Bill,

Exatamente, este post foi pautado em nossos diálogos de mesa de restaurante, rsrs.

Mas não sei ate quando terei paciência de escrever sobre estas coisas, talvez ate o dia de minha morte ou condenação por algumas destas religiões, rsrs.

Abraços,

Evaldo Wolkers.
Unknown disse…
Evaldo, também me sinto assim. Hoje, passendo pela tv, passei pelo canal do Mafalafalalafaia, e fiquei sem vontade de chingá-lo. Sabe quando nem vale mais a pena? É tão risível que perdeu a graça.
Eduardo Medeiros disse…
Bill, de fato, o judaísmo só vai ter uma interpretação mais elevada de deus nos grandes profetas. Aqui começa a transcendência de javé. Ou o "desaparecimento de javé."

à época de Jesus, aquele deus guerreiro da época de ouro do idealizado reino de Davi estava desaparecendo, pois que deus guerreiro era aquele que deixou seu povo ser derrotado por assírios, babilônicos, gregos e romanos?

Daí os grandes profetas quebrarem a cabeça para explicar por que o reinado de Davi tinha acabado já que samuel tinha dito que sempre haveria rei no trono de israel.
Hubner Braz disse…
Boa revelação Dudu...

Porque será? Será que na metamorfose do tempo, quando o véu rasgou de alto a baixo, foi invalidado a profecia, por considerar outro tempo presente????????

Será??????????
Levi B. Santos disse…
Mais uma emocionante COPA chega ao fim.

VIVA A ESPANHA! - campeoníssima com muita justiça.

Até 2014, se os deuses permitirem...
Marcio Alves disse…
EVALDO

Pow meu, não fala assim das historinhas bíblicas elas são tão legais....tem ação – Sansão matando cem homens com uma queixada de burro – tem aventura – Moisés e o povo de Israel atravessando o mar vermelho – tem luta – Davi versus Golias – tem comedia – Elias zombando dos profetas de baal – tem romances – Isaque e Rebeca – pasmem, tem até pornografia – as filhas de Ló embebedando seu pai para transar com ele, e os detalhes sensuais de Davi dando uma espiadinha em Betseba que era um avião tomando banho, aff, que delicia....imaginem o pastor contando essa estória para os adolescentes...., – sem contar vários contos eróticos de Salomão para a Sulamita...ou seja, uma parte da bíblia tem que ser proibida para menores de 18 anos, por conter ora estórias de sexo, ora de violência.

Portanto EVALDO, estou vaiando esta sua postagem...pois na verdade você não sabe apreciar com moderação a palavra sagrada do senhor.
O texto mostra que está difícil enganar crianças, elas já distinguem o óbvio. Alguns marmanjos ainda acreditam nas mesmas imposturas.

" Não obriguem suas crianças freqüentarem igrejas, deixem-nas decidirem suas crenças quando adultas".
Abraços.
Esdras Gregório disse…
Nunca me fez mal historias bíblicas quando eu era criança, pelo menos acho que não rsrs, sexo violência, heróis e bandidos vemos em todas as histórias quer nos desenho, quadrinhos, filmes novelas, contos, fabulas e historia reais, histórias míticas e histórias reais misturadas com mitos que é o que aconteceu com as narrações bíblicas.


Não me ponho em defensor do deus hebreu, mas do povo hebreu que como qualquer outro tinha o direito de se defender ou conquistar como fizeram os colonizadores, cada tempo uma moral, e o problema não esta na bíblia, mas na aplicação da moralidade dela nos nossos dias.


A bíblia não é contra a escravidão, mas recomenda tratamento humanos para com os escravos, basta ler o livro de Números e Levitecos, mas aqueles eram o tempo deles, eles faziam sua moral, e pela circunstâncias que eles viveram que nós não vivemos, seus atos se justificam, mas não justifica quem hoje faça o mesmo, pois não estamos nas mesmas conjunturas históricas e culturais que eles.


Dizer que os personagens (exceto Jô, Adão, Matusalém, lúcifer etc.) não eram reais é o mesmo que dizer que Lutero, Galileu e Abrão Lincoln nunca existiram. É lógico que a história foi floreada pelos escritores, é lógico que em acontecimentos reais foram acrescentados interpretação supersticiosa do povo que fizeram de eventos e homem lendas para aquela gente toda.


Mas a interpretação moral e religiosa dos eventos pelos cronistas não eliminam a realidade dos fatos, e nem incriminam os homes daquela época que viviam em tempos aonde se conquista os povos ao redor para não se ser conquistado depois quando eles ficassem mais poderosos. Aonde a vingança era uma forma de justiça para eles, assim como para nós a justiça é uma forma de vingança. Não somos menos bárbaros, apenas nos contemos pelos holofotes e nossas leis são superficialmente mais polidas.


Os crentes é que são desonestos e descontextualizados que se utilizam disso para seus próprios fins, o problema não esta no povo hebreu, em suas leis, suas razoes, seus motivos suas circunstâncias, seus eventos e suas interpretações parciais do mundo. O problema esta não somente nos crentes como também nos críticos da bíblia que são tão incapazes de verem a subjetividade de cada povo e a singularidade de cada cultura e momento histórico do processo histórico da civilização.


Assim como a cultura grega e romana contribuíram para formação das nações ocidentais também a cultura e moral religiosa dos hebreus foram fundamentais para se criar a civilização. Quem quiser ver maldade na bíblia ou quiser fazer maldade por causa da bíblia nunca apreciara a verdade de cada tempo para entender seu próprio tempo que não tem o direito de regulamentar uma verdade e moral absoluta para julgar outras nações e religiões que ele mesmo não viu e sentiu na própria pele o processo de como tudo foi feito pelos motivos que foram cometidos.


Não sei de quem eu sinto mais pena, se dos crentes ou dos que por se sentirem enganados por muito tempo, de formas inconsciente vingativamente julgam a moral de uma historia particular como se a sua moral fosse absoluta para fazer tal julgamento.


Acho que deveríamos elevar a qualidade de nossos debates para um nível que não envolvam tantos os nossos sentimentos e furores que ofuscam nossa razão.


Isso é uma direta para o Evaldo, Gabriel, Edson, Marcio e infelizmente para Eduardo e Levi que as vezes entram nessa espécie de anti-semitismo incomnciete e raiva dos crentes.
Levi B. Santos disse…
Prezado Gresder


O grande problema é que a religião é castradora da capacidade de pensar, na medida em que traz para o ensino, dogmas intocáveis, não contemplados com uma releitura.

A “religião” não sobrevive sem semear o castigo eterno para os que não estão na sua gaiola, e a promessa do céu para quem se submete aos seus desígnios. Os mestres que ensinam as historinhas bíblicas do Velho Testamento às crianças não fazem, no geral, uma leitura desmitologizadora, leitura essa, sem a qual não se entenderá o ESPÍRITO daquilo que foi escrito pelos antepassados.

Você, meu amigo, sabe muito bem por que nós somos considerados “hereges” no meio evangélico – elementos perigosos para o ensino das crianças, por desfazer das “Inscrituras Sagradas”. Você, assim como eu, alguma vez já deve ter pensado, que ao aproximar a hora da partida, vai ter que representar, isto é, para deixar mais consolados os familiares mais íntimos, vai ter que falar hipocritamente: “eu quero me reconciliar com a igreja”, mesmo sabendo que nunca foi um desviado.

Você sabe muito bem, que esse cristianismo que grassa em nosso meio não sobrevive sem a espada maligna da literalidade bíblica.

Eis o que é que se vê na prática:

As narrativas bíblica dos heróis e dos vencidos, premiam os primeiros e marcam com o ferro do sentimento da intolerância os últimos. As criancinhas aprendem logo aos quatro ou cinco anos de idade a idéia de que a salvação é um dom exclusivo dos cristãos.
Infelizmente, já vejo isso em minha própria casa, pois tenho uma netinha que está sendo criada dessa forma nos caminhos do “Sinhô”. Ela já diz: “Vovô, isso que o senhor está fazendo é do cão!”. Infelizmente ela já diz pra mim: “Que eu não sou de Deus, porque não vou a igreja!”.

Sinto que a cabecinha dela já foi comprada pelo detentor de “um suposto poder divino”.
A minha netinha já está sobre o impacto dos fardos pesados da culpa e do medo do inferno, que levaram os nossos primeiros pais a se sacrificar todos os dias, com rituais e dolorosas penitências, mais parecidas com uma flagelação, ou uma necessidade premente de pagar, de expiar algo, que só é aliviado pelos rituais ou práticas ascéticas.

Como quase toda criança do meu tempo fui forjado neste caldo fervente do medo do “chicote”, e é por isso que não quero pra criança nenhuma, de hoje, o aprendizado bíblico da forma como me foi imposta.
Eduardo Medeiros disse…
Gostaria de fazer uma síntese entre o pensamento do Greser e do Levi.

Gresder, concordo com muita coisa que você falou e Levi, concordo com tudo que você falou.

Gresder, creio que você está certo em suas palavras, pois o real problema é exatamente ler de forma literal e doutrinária tais histórias que a mim também, nunca fizeram nenhum mal.

Tenho dito isso várias vezes, mas é como você disse, ex-crentes que se libertaram do fundamentalismo, agora querem numa atitude de vingança, desqualificar as histórias bíblicas.

Eu também neste post brinquei com o assunto, inventando algumas estorinhas extras, como também fez o Isa; puro espírito humorístico que temos. A minha crítica a esse tipo de leitura feito pelo Evaldo eu já tinha feito.

Prá quem assiste Naruto e congêneres, nada tem de mais na violência bíblica. Conquistas e guerras fazem parte da história humana, ainda que hoje, pensamos não ser a melhor forma de se conduzir.

Por outro lado, tenho que concordar totalmente com o Levi que tais histórias do jeito que são contadas nas escolinhas bíblicas semeiam a intolerância nas crianças. Toda criança criada assim é intolerante.

Lembrei-me agora da minha irmã mais nova. Quando ela tinha uns 7, 8 anos, ela dizia para uma amiguinha que era batista que ela não iria para o céu porque usava brinco.

Como eu disse também, meu filho(a) vai ouvir todas essas histórias, mas vai saber desde pequeno(a) que tudo aquilo é igualzinho ao gibi da mônica que ele(a) vai ler. Quando for mais crescido, saberá desmitologizar a Bíblia e ter uma fé adulta, tolerante, aberta. Saberá reconhecer a mensagem e todas as lições universais que se escondem por trás da literalidade do texto. Assim espero...
Eduardo Medeiros disse…
Bom, deixa eu corrigir uma fala minha. Essas histórias me fizeram sim, mal, na medida em que eu aprendi que só nós, os assembleianos éramos os verdadeiros crentes e que todo mundo estava perdido se não aceitasse Jesus. Lá pelos 20 anos, eu não me sentia muito bem com isso, mas a doutrinação falava mais alto na minha cabecinha, com certeza. A libertação total só veio lá pelos 30.
Anônimo disse…
Prezados amigos confraternos,

Não preciso dizer mais nada.

O diálogo entre Gresder, Levi e Eduardo, demonstra que agora vocês entenderam o real sentido do meu texto.

Gresder, entendeu que meu texto não tem nada a ver com "ira" de ex-crente?

Edu, entendeu que meu texto não condena a Bíblia por sua literalidade morfológica?

Grande Levi, o que seria dos meus textos sem suas contribuições, com certeza eu seria jogado na fogueira do inferno, ou, até mesmo no lixão do lado de fora de Jerusalém.

Abraços,

Evaldo Wolkers.
Esdras Gregório disse…
Levi a as historias bíblicas só podem fazer mal para nós, pois para quem ela foi escrita fez um bem sem precedentes na historia da humanidade, pois os judeus chegaram até o século vinte um, pela unidade da crença fé e raça conforme foram estimulados e protegidos por suas escrituras, pois para eles foram escritos, isso é a identidade deles, sua historia, suas origens e suas peculiaridades e originalidade.

Eles não pereceram durante milênios em perseguição, pois foram unidos pela fé exclusivista e elitista que eles encontraram na bíblia.

Portanto deles são as escrituras antigas e para eles foram escritas, para impor medo, criar respeito, intensificar a unidade, dar motivação e orgulho nacional e religioso.

Os judeus produziram muito dos maiores homens da humanidade, entre eles psicanalistas, sociólogos, filósofos, legisladores, artistas, profetas e Jesus, tudo por causa da força de sua cultura e religião.

Portanto defendo a autenticidade de cada historinha judaica que ajudou e criou homens fortes e corajosos como os Macabeus que tinham que crer em um Deus que mata a espada crianças inocentes e dilacera adolescentes rebeldes, pois sem essa fé eles estariam eliminados da historia humana e nós não conheceríamos a riqueza espiritual de um povo que produziu homens honestos, sábios, trabalhadores e capitalistas incuráveis, guerreiros, habis reis e libertadores grandiosos.

Todo mal deve ter começado a partir do momento em que a cultura e religião judaica quis ganhar o mundo e impor sua historia para o resto dos povos, portanto se tem alguma coisa errada ela deve estar em Paulo e principalmente nos crentes que se apoderam de uma cultura particular para dar vazão as suas mesquinhas ambições.

Portanto querem rejeitar alguma coisa, rejeitem o cristianismo e não as escrituras e o judaísmo que é autêntico, compacto, seguro, produtivo e sobretudo: alto suficiente para o seu povo que só resistiu a dura perseguição e rejeição pela fé neste deus que vocês estão “escarnecendo”.
Esdras Gregório disse…
Eduardo as historias bíblicas são absolutamente reais, sem o verniz mitológico que os cronistas ou principalmente Esdras rsrs passou nas narrações autenticas dos anais daquela nação.

Por exemplo, os adolescentes foram sim rasgados pelas ursas, não por castigo conforme quer nos fazer crer o escritor, mas por serem naturalmente levados eles provocaram isso, daí que ligar um fato ao outro foi fácil para o legislador que imortalizou a historia. Mitos assim só são possíveis com bases históricas reais, que são arredondadas e coloridas conforme a intenção pedagógica e moralista dos escritores.

E os judeus realmente matavam crianças inocentes por uma questão pratica de eliminar um povo para não ter futuros problema com vinganças e retaliações dos filhos sobreviventes e estimulados pelo ódio das mães viúvas. Assim com também eles conquistavam antes de ser ameaçados para não ter trabalho com um vizinho poderoso, pois ou eles ou os outros de forma inevitável iria ia querer expandir seus impérios.

Portanto eu acho mais do que razoável tais atitudes, mas é lógico que deus não mandou, Pois Deus não tem personalidade e vontade como as nossas para falar ou ordenar coisas tão especificas desse jeito, mas se nos estivéssemos na peles deles veríamos deus como eles e agiríamos assim por instinto natural de auto-preservação.
Levi B. Santos disse…
“Portanto deles são as escrituras antigas e para eles foram escritas, para impor medo, criar respeito, intensificar a unidade, dar motivação e orgulho nacional e religioso”. (Gresder)

Concordo em gênero número e grau com o que você escreveu acima. Realmente as escrituras antigas não foram escritas para nós, muito embora o que se vê por aí pregado aos quatros cantos da terra seja composto de resíduos grosseiros e estapafúrdios descontextualizados do V. Testamento, com um único intuito, o de fazer do Deus judaico, “um bom negócio”.

As criancinhas na escola dominical, não vão aprender a servir, vão, sim, a aprender a se tornar um vencedor, um chefe, um atleta olímpico espiritual ou xamã evangélico. Aprendem logo cedo a desprezar e recusar a alteridade que a mensagem de Cristo trouxe para a humanidade, através da derrubada dos muros que faziam das nações gentias, verdadeiros guetos, inimigos uns dos outros.
Através das historinhas retiradas do contexto em que foram escritas, as crianças aprendem a direcionar o seu ódio aos que não são da sua igreja.
É isso que a “igreja” faz na atualidade: sem um conhecimento psicológico adequado, em sua concepção de virtude, semeia a intolerância contra aqueles que lhes são prejudiciais. Ainda dizem: “não era assim que deus agia, através dos profetas!” ─ e copiam para aplicar literalmente, letra por letra, dente por dente, o velho e gasto bordão: “ESTÁ ESCRITO...”

As referências das figuras bíblicas, históricas e nobres que marcaram a época antiga são usadas, hoje, para realçar o sentimento de onipotência, legalismo e farisaísmo dos donos das gaiolas.

É triste constatar que os três impulsos humanos que compõe o núcleo religioso sejam: o medo, a vaidade e o ódio. O propósito da “igreja” parece ser o de dar um ar de respeitabilidade à paixão pelo autoritarismo. A palavra que mais se fala nos salões templários é essa: PECADO, quando pecado, é tudo que as autoridades que controlam a educação e o poder hegemônico eclesiástico não gostam.
No fundo, no fundo o que a liderança mais deseja é a impotência do seu rebanho, para transformar o medo em uma obrigação, e a resignação em uma virtude.
Selma Lobo disse…
Nossa, to zonza... rsrss, fiquei aqui rindo sozinha e pensando num site que entrei um dia destes de uma jovem professora de EBD, falava sobre a "Origem Sangrenta dos Contos de Fadas", imagino o que ela não diria da "análise sangrenta das histórias biblicas"...rsssr.
Até tentei no site dela falar da importância da contação de histórias de fadas, duendes e mágicos ainda que para crianças "crentes". O imaginário infantil não pode ser "castrado" segundo nossas concepções pessoais. Hoje contamos estórias fantásticas com adaptções no final, para abrandar o choque trágico dos finais anteriores. Hoje chapéuzinho vermelho, não devora o lobo, ou o lobo a vovózinha, mas a tranca no armário, para vir o super herói, o caçador resolver tudo... As histórias biblicas continuam as mesmas, também baseia-se na Biblia que fica acima de qualquer interferência pedagógica(ou não?). Mas o destaque dado como disse alguém ai em cima , é para o heroísmo, para o pequeno Davi que vence o gigante Golias, com enfâse no poder supremo que cinco pedrinhas puderam ter, apesar de se usar só uma, uma pedrinha que derruba um gigante... rs, isso dá uma pregação de duas horas...
Insisto que se conte as histórias fantásticas e as histórias biblicas, afinal, a mim tbm não fez mal quando era criança... nem as biblicas, nem as fantásticas... só reforçou meu imaginário e talvez tenha favorecido o que me tornei ao longo de alguns longos anos na igreja e na sala de aula, hoje uma contadora de histórias.
Me diverti muito, sei que a idéia a principio é essa, mas ficar só na diversão por aqui é impossível, com tantos pensadores se esbarrando, não tem como não se arriscar a pensar um pouquinho mais.
Ah propósito, aqui em Brasilia, chamamos a gaiola de "caixa" e tenho percebido que quando alguém se arrisca a levantar a cabeça para olhar para fora , sempre tem alguém por perto para ajeitar a tampa da caixa.
Que Deus nos ajude, rsss.
Um abraço,
Anônimo disse…
e que me dizem dos supererois que estao invadindo as mentes das crianças de varias idades fazendo com que pulem de lugares autos e morrem, penssando ser o batmam, e as influencias do desenhos tipo pica pau que so faz maldade isso voces nao percebem acodem. pra se explicar a biblia voce precisa primeiro entende-la isso so com a ajuda do espirito santo.
Ô, Ô anônimo parvo, os idiotas que se suicidam lendo a bíblia são iguais aos que imitam Batman ou o Picapau. Convide o seu Espírito Santo para juntos amolarem os chifres de satã usando seus respectivos ânus como apontadores. Amém...


Seis meses depois, he, he, he...
Evangélico disse…
E vocês falam que o povo evangélico é fanático, eu porém pergunto a vocês o seguinte:
1- fanático é aquele que mostra a verdade ou aquele que distorçe a verdade para parecer estar com a verdade?
2- qual bebe recém nascido pode comer um bife, ou qual criança pequena pode entender física quantica?

E por fim gostaria de colocar só um texto bíblico:
(Galatas 6,7) "Não erreis: Deus não se deixa escarnecer: porque tudo que o homem semear isto também ceifará"

ass: Evangélico
Anônimo disse…
Olá Evangélico,

Que a paz do sinhô Gezuis seja sobre nós (labaxuricantalamanaias).

Vou tentar responder suas dúvidas.

"1- fanático é aquele que mostra a verdade ou aquele que distorçe a verdade para parecer estar com a verdade?"

Resposta:
Segundo o dicionário português, fanático é:
fanático (fa-ná-ti-co)
adj. e s. m.
Que ou aquele que está possuído de fanatismo. Indivíduo que se julga inspirado por divindade.

"2- qual bebe recém nascido pode comer um bife, ou qual criança pequena pode entender física quantica?"

Sobre uma criança comer bife, segue:
"O melhor são os grelhados: As frituras são praticamente proibidas até o pequeno completar um ano. Depois dessa fase, de vez em quando, a criança pode comer batatinha frita, bife frito, etc. Mas o melhor é grelhar as carnes."

E sobre uma criança aprender física quântica:
"07/01/2012 08h13 - Atualizado em 07/01/2012 08h13
'Fera' nos estudos, garoto de 12 anos quer cursar física quântica nos EUA
Estudante campeão de matemática criou um jogo de xadrez 'diferente'.
Nas férias ele se diverte lendo livros e montando robôs."

Segue fontes para conferir:

http://guiadobebe.uol.com.br/dicas-que-valem-saude/

http://g1.globo.com/vestibular-e-educacao/noticia/2012/01/fera-nos-estudos-garoto-de-12-anos-quer-cursar-fisica-quantica-nos-eua.html

Qualquer dúvida estamos aí,

Que Iemanjá te abençoe,

Evaldo Wolkers.
Anônimo disse…
È terrível quando as pessoas leem a Bíblia e só conseguem entender literalmente sem conhecer as verdades espirituais que cada uma de suas passagens ensinam bem disse Jesus que muitos ouvem mas não entendem mas o entendimento não foi revelado aos sábios e sim aos simples.
Anônimo disse…
Terrível é alguém acreditar nesta emaranhado de contos de fadas pessimamente montado.

Independente de ser entendido literalmente ou alcançando suas verdades espirituais, a Bíblia Judaico-cristã é uma bando de lendas e contos de fadas, nada além disto.

Evaldo Wolkers.