"Dai-lhes vós de comer"







Tinha sido um dia difícil na vida do Carpinteiro de Nazaré. Seu primo e primeiro mentor, João Batista, tinha sido decapitado por Herodes e isso abateu-lhe os ânimos.  Mas ele não tinha muito tempo para lamentações. Sua missão urgia, os pobres e os injustiçados esperavam dele, palavras que lhes tocassem o coração e mente e que pudessem avivar a esperança de dias melhores quando o Reino irrompesse nas estruturas doentes e seculares que subordinavam o povo numa religião decadente e conformada com o status quo.

Mesmo assim, pensando em retirar-se para curar sua dor, afastou-se com os Doze para um lugar deserto. Ele gostava de lugares desertos. Do silêncio. Onde mais poderia ouvir com clareza a voz do seu Pai? Mas nenhum movimento que ele fizesse passaria despercebido pelas multidões que o buscavam. Dezenas de desesperados, sofridos pela dor, foram ao seu encontro e receberam dele a atenção merecida.

Ainda com a dor da morte trágica de João machucando seu peito, ele pôs-se a ensinar e a curar. De uns curava o corpo e de muitos, curava a alma. O tempo passava muito rápido quando ele levantava a voz para proferir poderosas palavras que eram capazes de mudar e construir novas realidades. E de fato, daí a pouco, mais um paradigma seria questionado.

A noite caía e ninguém arredava o pé dos pés do Mestre.  Suas palavras não eram comuns. Não era como a palavra de tantos outros messias e profetas que pipocavam aqui e ali naqueles tempos na palestina.  Os Doze vieram lhe falar de coisas mais terrenas e burocráticas: Era preciso dar uma pausa para que a multidão fosse aos povoados se alimentar. Então, os Doze ouviram a ordem: “Dai-lhes vós de comer”. “Como poderemos alimentar tanta gente com apenas cinco pães e dois peixes? Jesus, insistindo, repetiu: “Vocês estão comigo há tanto tempo e ainda não aprenderam os códigos da solidariedade?

Então André, fitando os outros Onze, percebeu o que o Mestre falara.  Chamou-os e se retiraram para o meio da multidão. Jesus continuava suas preleções enquanto os Doze iam recolhendo qualquer alimento que encontrassem no poder das pessoas presentes. Algumas hesitavam em entregar seus pães e peixes, com medo que seus familiares presentes não tivessem o que comer. Para estes, André, sorrindo, dizia que o mestre iria ensinar-lhes uma preciosa lição.

Depois de algum tempo, os doze vieram com tudo o que puderam arrecadar no meio da multidão. Não era pouca coisa já que as pessoas sabendo que seguir os passos de Jesus os levariam a ficar horas e horas caminhando, sempre levavam na bolsa algum alimento para o lanche.  Mas era assim com todos. Muitos nem dinheiro tinham para essa despesa extra.

Jesus então abençoou tudo o que os Doze tinham recolhido. Partiu os pães e peixes em vários outros pedaços menores e pediu que os discípulos distribuíssem à multidão. Ao final, todos comeram. Os que não tinham levado nenhum alimento para si beneficiaram-se da repartição feita por Jesus e todos comeram e se saciaram. E ainda sobraram doze cestos de pedaços de pães que foram devidamente guardados para a próxima “multiplicação dos pães”.

Eduardo Medeiros, 2 de junho de 2010

* * * * * * * * * 
Crédito da figura: http://4.bp.blogspot.com/_

Comentários

Eduardo Medeiros disse…
Algumas observações técnicas sobre o texto:

Lucas (9.10-17) e João (6.1-13) falam apenas de uma única multiplicação de pães e peixes. Já Mateus (14.13-21; 15.32-39) e Marcos (6.30-44; 8.1-10) relatam duas multiplicações. Na verdade, essas duas referências em Mateus e Marcos, estão em duplicata, pois se trata de duas narrativas de tradições diferentes.

A primeira é a mais antiga, vinda da palestina e dá a entender que o evento ocorreu na margem ocidental do lago. Fala de 12 cestos que sobraram, número simbólico para as tribos de Israel e para os apóstolos.

A segunda narrativa pode ter vinda de uma tradição já cristã de origem gentílica. Localiza o evento na margem oriental do lago que era habitado por gentios. Aqui se fala de 7 cestos que sobraram e de 7 pães que simbolizam o número das nações de Canaã (Atos 13.19) e o número dos diáconos helenistas (Atos 6.5, 21.8).
Essa narrativa obviamente, quer fazer contato com eventos do AT, como a multiplicação do azeite e do pão por Elizeu (2 Reis 4.1-7; 42-44) e o episódio do Maná.

A teologia cristã viu aqui também simbolizado o alimento escatológico por excelência, a eucaristia e o discurso do pão da vida de João 6.
Eduardo Medeiros disse…
Se de fato Jesus tinha o poder de milagrosamente multiplicar quando quisesse pães e peixes, ele foi um messias cruel pois alimentou quem o seguia e deixou outros milhares lá na sua Galiléia, o lugar mais miserável da palestina, morrerem de fome.

Multiplicar do nada pães e peixes não é mais milagroso do que ensinar a solidariedade que reparte de quem tem e divide com quem não tem.
Eduardo Medeiros disse…
Paulinha, eu chamei o Ricardo (A Arte de ter Razão) de fanfarrão porque eu já o conheço de outros carnavais e frequentemente trocamos farpas, quer dizer, comentários heeeeee
Anônimo disse…
"T E N D E U" !!! heheheeeeeeeeeeeeee.....

Até que enfim esta postagem apareceu hein DUZINHO, faz hora que eu estava esperando iniciar a sessão, no entanto foi, que a pipoca já esfriou e o refrigerante já esquentou...kkkk...

Mas agora vou tomar banho, comer mais algumas besteiras...e mais tarde eu retorno...se não der para comentar hoje, me aguarde, pois hoje estou visitando todas as salas, e mesmo que exceda o limite da meia noite, eu vou terminar!! rs...

Abraços.
Eduardo Medeiros disse…
Paulinha, deixa de comer besteiras, menina, senão você vai ficar gordinha...ou gorda mesmo, sem eufemismos hahaha

Bom, tem homem que gosta do excesso de fofura...heee
Anônimo disse…
Ótimo texto, muito bem escrito e fácil de ler. A mim, antes mesmo de terminar de lê-lo, já inspirou uma reflexão: "quanto menos temos, mais fácil é de se partilhar".

Lembrou-me de um outro texto, lindo, que li em outro blog sobre um menino de rua que, numa sinaleira (semáfaro, sinal etc), alertava os motoristas num dia de chuva sobre um acidente nas proximidades. Tinha tão pouco (nada material), mas a informação que tinha, a compartilhava para o benefício dos outros.

Ao final do texto, entendi sua perfeita mensagem "nem tão subliminar assim" (risos) de que o pouco de muitos, somado, alimenta o nada de outros tantos.

E achei que tu desses uma boa "saída" racional para o milagre da multiplicação dos pães. Considero ainda que uma leitura não anula a outra.

Eu, por exemplo, creio em ambas as hipóteses: a bíblica (milagre) e a aventada por ti neste ensaio. Não faz a mínima diferença pra mim saber exatamente como tudo aconteceu. Meu amor por Aquele Cara é incondicional (risos).

É por estas e outras que eu digo que se pode crer exatamente nas mesmas coisas, por motivos completamente diferentes.

O crentão crê no milagre porque foi ensinado assim e sua razão, obscurecida por uma fé não saudável o impede de analisar o fato de outros ângulos.

Nós, pessoas que (aparentemente) somos mais esclarecidos, temos mais facilidade para acreditar numa hipótese como a tua.

Mas, no fim, cremos na mesma coisa: que um Mestre chamado Jesus um dia ensinou "solidariedade em massa" ao não permitir que uma multidão passasse fome. As lições subjacentes advindas do episódio em questão ficam para "quem tem ouvidos para ouvir".

Um abraço, e parabéns pelo post. O Edu é que nem Deus: "tarda, mas não falha" #não resisti.
Anônimo disse…
Pois é DUZINHO,

Eu já estou "GORDA"...hahahaaaaaaaaaaaa...

Mas ainda bem que o norEDSON gosta do excesso de fofura...heheheeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeee....

........
Pena que vocês não podem ver a cara dele agora, e nem eu, mas ele deve ter feito uma cara engraçada, pois ele odeia "fofura"...hahahaaaa......
Levi B. Santos disse…
Caro Eduardo

Magnífica releitura do “milagre da multiplicação dos pães”, que foi por ti inteligentemente batizada de “Parábola da Solidariedade”.

“Depois de algum tempo, os doze vieram com tudo o que puderam arrecadar no meio da multidão. Não era pouca coisa já que as pessoas sabendo que seguir os passos de Jesus os levariam a ficar horas e horas caminhando, sempre levavam na bolsa algum alimento para o lanche”. (Eduardo)

Entendo que essa narrativa (como muitas outras dos evangelhos), foi mitologizada nas mentes dos cristãos. Todos os oprimidos e marginalizados daquela época estavam grávidos de um messias, de um salvador que, mesmo tendo morte horrenda de cruz, ressuscitou dos mortos.

Emblemático ou perturbador é o fato desse fenômeno “ressurreição” necessitar da evidência de um túmulo vazio, como se a fé precisasse da muleta da razão para se crer.

Espero que você, meu caro Edu, numa próxima postagem, nos premie com uma narrativa desmitologizante da “ressurreição de Cristo”, de uma forma bem humorada e lúcida como foi esse seu instigante ensaio.

Parabéns
Eduardo Medeiros disse…
Isa, eu também posso crêr na possibilidade do milagre. Jesus tinha poderes espirituais além da média, assim creio.

Mas também fico pensando se de fato ele poderia fazer aparecer comida ele teria a obrigação moral de matar a fome de todo o povo que passava necessidade. E eram muitos. Por outro lado, me veio aqui agora, se de fato isso seria uma boa ideia, visto que só dando o peixe, não se ensina a pescar...

Fica para reflexão.

Mas agora, falando mais o Eduardo que muitas vezes lê o texto bíblico pelo método histórico-crítico, é bem possível que o evento tenha ocorrido de forma parecida com a qual eu escrevi e isso causou tanta comoção nos discípulos que mais tarde o evento foi "enfeitado" (no bom sentido da mentalidade da época), como uma multiplicação milagrosa. E de fato não foi?

Deixei passar mesmo o dia da postagem. Eu fico lendo e comentando os textos dos cumpadi e acabo me enrolando com o dia de postar o meu rsss
Eduardo Medeiros disse…
Levi, de fato houve mesmo mitologização e isso se percebe pelo número de cestos simbólicos: 7, 12 e 5. Ou seja, o texto como está, foi literariamente construído com esses significados simbólicos.

Mas como eu disse ao Isa, eu acredito mesmo que Jesus possuia poderes espirituais fora do comum.

Mas com certeza, o milagre da solidariedade foi mais contundente, mais revolucionário do que simplesmente se Jesus tivesse feito aparecer pães e peixes do nada!

Tua sugestão é muito boa. Mas eu aprendi a fazer tais releituras contigo ô Levi!!! hahahaha
Edson Moura disse…
Eduardo..adorei a versão 2010 da multiplicação de pães. É necessário que nossas mentes super criativas desenvolvam novas interpretações...desmitologizadas das ocorrências passadas nos relatos bíblicos.

mas já que demos asas à criatividade...e já que podemos trabalhar o contexto histórico...quero salientar algo que acredito...passou despercebido:

O Jesus filósofo...(pois até discípulos ele tinha) conseguiu de maneira inédita...fazer com que aproximadamente cinco mil homens judeus (eu disse judeus!...aquele povo que de maneira alguma se sentaria para comer com uma pessoa que ele não conhecesse profundamente...ou que não tivesse se purificado, cumprndo todo o ritual que seus pais deixaram de herança), fora mulheres e crianças, comendo juntos.

Eis aí um verdadeiro milagre realizado pelo maior filósofo que já pisou os pés lá pelas bandas da terra santa.

Esse é o Jesus que eu admiro!
Marcio Alves disse…
EDUARDO MEDEIROS

Tua explicação sobre a “multiplicação” feita por Jesus é bem mais significativa do que o próprio suposto milagre em si.

Assim como outros grandes mestres e figuras da humanidade foram mitologizados por seus seguidores que tiveram a “missão” de escrever sobre seu mestre – lembrando que nós não temos de Jesus, assim como de outros mestres, nenhum registro feito por ele mesmo – o que contribuiu ainda mais para os relatos místicos de muitos (será que não podemos dizer todos?) episódios que podem ter sido acontecimentos naturais.

Para mim também, mesmo que nós viéssemos desmitologizar completamente Jesus, ainda sim (talvez mais ainda?) continuo admirando a figura excepcional do nazareno, até porque, antes dele e depois dele, ninguém nunca falou como ele falou, ou seja, não são as palavras e conceitos em si, mas antes a maneira pelo qual e o efeito de suas palavras – pois é sabido que muitos dos conceitos de Jesus já tinham sido ditos muito tempo antes dele por outros mestres!
Levi B. Santos disse…
Prezado Edson

É como você diz: "...demos asas a criatividade."

E eu digo:
não há caminho de volta, resta-nos a aflição criativa de andar para frente, ou querer se transformar numa estátua de sal, que representa o desejo de VOLTAR quando não se pode mais - a exemplo da narrativa mítica da mulher de Ló.

Não tenho dúvidas de que o ato de "criar" envolve a transgressão dos modelos pré-fabricados de PENSAMENTO, que não admite um repensar, porque REPENSAR significa mexer com as estruturas fundamentalistas que não sobrevivem sem a fixidez de regras e dogmas.

A releitura proposta aponta um novo modo de ver as as relações sociais, abrindo um leque de questionamentos, sem os quais o sagrado se tornará simplesmente um ÍDOLO.
Eduardo Medeiros disse…
Edson, de fato levantastes uma questão que eu não tinha pensado. Realmente é bem possível não ter havido o ritual da purificação antes da refeição comunitária. Bem apontado!

Esse Jesus "histórico", desmitologizado, também admiro. Mas admiro também o "Jesus da fé", o Jesus que foi construído pelos seus discípulos segundo às indeléveis impressões que este homem fora do comum causou em todos eles.

E esse Jesus da fé foi construído principalmente, a partir da fé de Jesus. Em que ele cria? Qual sua visão de mundo? Qual sua visão escatológica?

Até onde o que Jesus cria mesclou-se com o que os seus discípulos já criam antes e construíram depois?

Ou seja, são perguntas que dariam para escrever teses e teses....
Edson Moura disse…
Realmente Levi meu mestre Bronzeado...não há mais volta pelo menos não para mim!

O Eduardo me fez alumas perguntas que acredito...sejam apenas retóricas, pois bem sabemos no que cremos e como cremos, mas de forma alguma poderemos ter certeza de como o mestre Jesus cria. É bem verdade, assim como o meu sócio Marcio disse, que embora saibamos da singularidade de Jesus...não podemos negar que muitos antes dele também disseram e fizeram "boas obras"...muitos suportaram a morte para não negar seus ideais...grandes homens da antiguidade possivelmente influenciaram o Galileu.

Cabe a nós hoje em pleno século XXI alçarmos vôo em direção a uma nova interpretação do que foi dito e escrito no passado, mas é claro, sempre respeitando as outras formas de pensar e crer.

Cada dia que passa mas eu me afasto da religião de um modo geral.
Cada novo livro que leio...cada novo pensamento "antigo" que tenho a oportunidade de apreciar...me deixa mais curioso e por que não dizer...confuso...sobre o que de fato é a fé...religião...metafísica...e tudo mais que envolve o chamado "sobrenatural".

O que me conforta Levi e eduardo, é saber que não estou sozinho nesta empreitada, antes, vou garimpando um pouco de cada amigo...um pouco de cada filósofo...um pouco de cada "religião", para quem sabe um dia eu consiga sentar-me numa poltrona velha e fechar meus olhos para o mundo...sabendo que não descansei...não acomodei...não desisti de tentar compreender os mistérios que envolvem a existência humana.

Abraços a todos os confraternos.
Edson Moura disse…
Eduardo...quem sabe num futuro bem próximo, nós possamos criar textos que tenham como intuito somente a reflexão...mas bem, diferente do que fazemos hoje.

A imaginação [é a grande arma da humanidade. Grandes gênios como Einstein, não tinham um cérebro diferente...pelo contrário, eram até medianos, mas o diferencial é que a imaginação permitia que ele criasse alternativas para quase tudo que via e sentia. Acredito eu que, foi desta maneira que as teorias da relatividade foram concebidas.

Repito que gostei muito do seu texto e espero que seja apenas um entre os tantos outros que virão por aí.

Abraços calorosos!
Anônimo disse…
Amigo DUDU,

Já li a sua postagem, mas comentarei a noite..

Já li tantas postagens, que estou com a cabeça confusa...kkkkkkkkk....

Terminei de comentar em todas as salas, depois vocês dão uma olhada...

A noite vou comentar aqui, e se der, postarei um novo texto em meu blog também, que já está abandonado há dias....

Beijos...agora vou me arrumar, pra ir ao shopping, pois ficar em casa sem fazer nada, me dá nos nervos....rsrs...

Até mais.
Hubner Braz disse…
Nossa, já tem outro post!!!

Poxa... :-( ... Nem comentei no do meu amigo Noredson e nem no prágmatico Marcitto... Mill descupasss senhores.

Nesse tentarei comentar ok, agora estou em Osasco, mas tarde estarei de recresso a Sorocaba-SP.

Se notarem, até no meu blog pessoal estou sem tempo... Vou me esforçar, e aparecerr...

Abraços a todos...
Anônimo disse…
Tu pensa que a vida é só isso aí que tu anda fazendo, é? Tem que blogar também, rapá...
Unknown disse…
Vale notar que este episódio encontra um paralelo lá pelo livro de Reis, com Elias (estou procurando aqui), assim como vários outros.

A parte do milagre considero desvio de foco, pois a mensagem em sí fala de solidariedade, e em como a ação individual pode alimentar multidões. Por isso gostei de releitura, visto que ela removeu este item.

Quando foca-se na questão do milagre, retira-se a responsabilidade pessoal, e joga-se as coisas "na mão de Deus", ou seja: "Deus vai fazer um milagre, magicamente", enquanto que o milagre está no que nós podemos fazer de bom.
Hubner Braz disse…
Ahhh, só pra apimentar a está situação verdadeira exposta pelo Sr. Edu. M.

A Multiplicação de pães aconteceu comigo... Mas de um modo diferente. O que multiplicou realmente foi a gasolina, em uma das viagens "missionarias" que fiz.

Se Jesus Cristo não tivesse multiplicado a gasolina, eu teria passado por interperies sem medida, no meio de uma serra perigosa.

Terminarei por aqui... Adorai ao Deus da multiplicação.

See you later.
Unknown disse…
Multiplicou a gasolina, ou você calculou errado a relação km/l ?
Hubner Braz disse…
Ehhh NAGIB, você sempre em oposição a mim, rsrs.

Ele Multiplou a gasolina Nagib, não sou bobo de ser enganado pelo próprio medidor de gasolina do carro, tanto é que tentei ligar varias vezes o carro e não foi, isso durante meia hora.

Depois da oração de Fé, Jesus Cristo operou este milagre.

EDU. M. Não quero crer na sua viagem literal e fantaciosa, de anular o milagre da multiplicação, dizendo que André agiu de "medingo" pedindo pão para o povo ao redor.

Pelo amor!!! Vamos chamar Waldomiro Santiago.

Continuarei....
Unknown disse…
Ah sim, Jesus, o cara com poderes mágicos de fazer um carro funcionar. E pensar que no passado deus abria mares, parava o sol e tudo mais.
Eduardo Medeiros disse…
Edson,

Minhas perguntas não foram retóricas não, de fato, essas são questões que eu sempre busco pesquisar e ler. O Jesus de carne e osso me interessa tanto quanto o Jesus de carne, osso e natureza divina...

Aliás, sr Noreda, Já que somos todos metamorfoses ambulantes, o que você de fato crê de Jesus?

Essa pergunta vale para todos.

O Isa postou um texto muito legal sobre as várias maneiras como as pessoas "preferem" a Jesus e eu, Edson, num exercício de pura imaginação provocado pelo texto do ISA, escrevi o que supostamente você falariam. O Levi também deu sua contribuição.

http://poucoalem.blogspot.com/2010/06/todos-os-caminhos-levam-um-jesus.html#comments

Só prá quem não leu lá, vou postar aqui:
Eduardo Medeiros disse…
O inspirador texto do ISA:

Enquanto isso, numa confeitaria missionária qualquer....

-"Aceita Jesus?"
-"Sim, com uma pitada de Calvino, por favor".

-"Aceita Jesus?"
-"Não, me traga um café".

-"Aceita Jesus?"
-"Sim, com duas colheres de Lutero para mim".

-"Aceita Jesus?"
- "Sim, com sabor de mel".... (é góspi a criança...)

-"Aceita Jesus?"
-"Claro, mas aquele tradicional, sabor Paulo de Tarso".

-"Aceita Jesus?"
-"Com sal e pimenta".

-"Aceita Jesus?"
-"Claro, mas ao molho arminiano, fazendo o favor".

-"Aceita Jesus?"
-"Flambado, por gentileza" (pegando fogo).

-"Aceita Jesus?"
-"Sim, mas o completo, aquele três-em-um".

-"Aceita Jesus?"
-"Gelaado!!".

-"Aceita Jesus?"
-"Sim, mas é para minha esposa, embrulhe pra presente".

-"Aceita Jesus?"
-"Às cinco, com chá e biscoitos".

-"Aceita Jesus?"
-"Mê dê um puro"
-"Estamos em falta"
-"Manda um puritano então".

-"Aceita Jesus?"
-"Não, obrigado"...
Eduardo Medeiros disse…
A contribuição do Levi:

Gostei dessa "Hora do Apelo". Arretada Isaias, essa sua PESCARIA cibernética. (rsrsrs)

Quero pedir licença para reforçar mais o APELO, enquanto vocês ficam orando bem baixinho em "inspíritu":

- "Aceita Jesus?" (da IURD)

- Não posso estou LISO

-"Aceita Jesus?" (da CGADB)

- Estou no SPC, não posso adquirir seu cartão de crédito.

- "Aceita Jesus?" (Da Vitória em Cristo)

- Depois, quando você deixar crescer o bigode.

- "Há seita Jesus?"

- Há, não tenha dúvida (resposta de um desengaiolado da C.P.F.G.)
1
Eduardo Medeiros disse…
O meu comentário:


Esta tua postagem está muito hilária, já inspirou o Levi e me inspirou também...fazê u k?

Jesus sendo oferecido aos confraternos:

Aceita Jesus?

Marcio:

somente se no subjetivismo subjetivo subjacente, ele seja um homem pé no chão da vida e da existência existencialmente vivida.

Levi:

desde que ele tenha consciência que no seu inconsciente, a sua pulsão e compaixão eram motivados pelo seu self singular.

Gresder:

Desde que ele provoque em meu coração a certeza sentimental de ser Deus encarnado mas que a minha razão jamais fique cativa de tal dogma irracional.

Noreda:

aceito-o sem a religião que é a perversão corrupta, alienante que Max já denunciara. Viva Chê!!!!!!

Paulinha:

claro que eu aceito, desde que ele caminhe ao meu lado e ouça tudo o que eu lhe disser e me dê forças de viver. (???) rsss

Hubner:

Claro que eu o aceito, desde que a sua morte na cruz seja vicária, ressuscite corporalmente ao terceiro dia e volte para o céu corporalmente de onde virá julgar vivos e mortos.

Edu:

Aceito, desde que ele não venha com cara de cristão e sim, com cara de judeu revolucionário social e espiritual.

Jair:

claro que eu aceito esse poeta maior que cantou pássaros, lírios e pardais em prosas e versos

J.Lima:

Você está me oferecendo o Jesus histórico ou o Jesus da teologia pentecostal? ou o Jesus da teologia Liberal? ou o Jesus da teologia da neo-ortodoxia? Fundamentalmente falando, as inter-seções dessas i-magens, formas um sín-tese, que resultou de uma tese e anti-tese e bla bla bla ...

O Bill, o Evaldo não sei bem qual seria suas exigências...haahaha
Eduardo Medeiros disse…
Aí o Isa completou para mim qual seria o Jesus do Biil, do Evaldo e o dele mesmo:


A fala do Bill seria mais ou menos assim:

"Aceitar por que? Eu não gosto de regras, não aceito nada, que absurdo! Aceito..."

E a do Evaldo:

"Desde que ele não goste dos caras daquela seita de onde eu vim, tá tudo certo!"

Quanto a mim, Edu, talvez eu te surpreenda. Eu aceito aquele cara simples, mas genial que teve uma profissão modesta, que demorou 30 anos pra se tocar do que queria na vida; que estudou as religiões existentes na sua época, bem como o ser humano e que, após tudo isso, descobriu que ele era o filho de Deus, e que nos ensinou que aqueles que prestassem um pouco de atenção ao que ele dizia, aprenderiam que cada um deles poderia ser, ele mesmo, um filho de Deus. É nesse cara que eu creio. Amém e aleluias sinceras a esse verdadeiro Super-homem.
Eduardo Medeiros disse…
Eu deveria acrescentar que para o HUB, Jesus tem que multiplicar gasolina na hora do sufoco...rsss
Eduardo Medeiros disse…
HUB,

porque a minha narrativa é fantasiosa e a narrativa do milagre não é?

Porque você não consegue admitir que o milagre maior seria se tudo tivesse ocorrido como escrevi?

Andre de mendigo? Por favor...seja mais criativo, meu amigo.
Eduardo Medeiros disse…
E agora para sua surpresa, HUB, eu não tenho nenhum problema em acreditar que Jesus tenha de fato multiplicado os pães do nada.

Monges orientais são capazes de fazer coisas que qualquer um de nós duvidaria.

Costumamos criticar algumas posturas do Waldomiro mas alguém aí duvida que as curas que acontecem são verdadeiras?

Mas é claro que "milagres" que ocorrem fora do "nome de Jesus" são produzidos pelo diabo para os cristãos conservadores...
Eduardo Medeiros disse…
A crítica que eu tenho contra os "operadores de milagres" evangélicos não são os "milagres' em si, mas o uso dos tais milagres para seus próprios projetos "ministeriais".

Já disse antes e vou repetir: Não é Jesus quem cura, é a própria pessoa que se cura.

Não foi Jesus quem encheu o tanque do Hub (se é que realmente um fenômeno aconteceu), foi a própria oração de fé que manifestou materialmente o objeto da sua mentalização.

Isso se chama parapsicologia. É um fenômeno largamente estudado cientificamente.

Não é o material que cria o mental (consciência) é o mental (consciente) que cria o material.
Edson Moura disse…
Opa!Eu acredito que as curas sejam verdadeiras...mas não que sejam milagres divinos!
Edson Moura disse…
Eduardo e Isaías, está hilário esta enquete do apelo. Fiquei até assustado quando ví que no seu devaneio..eu aceitaria Jesus daquela forma como sugeriu...kkkkkkkkkkkk Matou à pau Edu!

Mas deixa eu complementar minhas condições para eceitá-lo:

Aceita Jesus?

Sim...desde que ele não me peça pra acreditar que existe céu...muito menos inferno. Se ele confessar que o vinho na festa de Caná era feito com agua e sachet de tang sabor uva... e que o Lázaro já não aguentava mais ficar naquele sepulcro..a três ou quatro dias sem comer...e com o cadáver de um cahorro que estava em decomposição, fedendo que era uma maravilha.

Aceito a este Jesus, o cara mais esperto que já tive o prazer de conhecer por estas quebradas.
Edson Moura disse…
Êpa! Lá na sala do Gresder eu até me comportei...mas aqui na Confraria o buraco é mais embaixo.

Como é que é o negócio Hubner? Jesus multiplicou a gasolina no seu carro?

Tenha dó né meu menino!?

Deixe-me lhe contar uma história (com H, porque é verídica).

Um de meus visinos do lado...perdeu recentemente a esposa, vitima de um câncer muito raro. A mulher tinha apenas 30 anos e deixou 2 filhos pequenos para serem criados pelo pai...pois os parentes moram no nordeste.

Ah! Eu não falei que eles são crentes fidelíssimos da assembléia de Deus belém?...pois bem...ela era!

Dias antes de sua morte...que se deu em casa, pois os médicos acharam melhor que ela morresse entre seus familiares, um grupo de irmãos reuniu-se aqui na casa dela e levantaram um clamor à Deus...para que a saúde da mulher fosse restaurada.

Lá pela meia noite aconteceu o inesperado...pelo menos por mim:

Entre louvores e apelos...entre o choro das crianças que não entendiam o porquê de a mãe não querer viver mais um pouco...eu me peguei...em meu quarto...com um livro do Voltaire aberto sobre a mesa...orando junto com os irmãos crentes.

Foi algo mágico...eu orando...há tempos eu não fazia isso.

Sabe o que aconteceu Hubner?

A mulher por incrível que pareça....

MORREU!

Hoje então...lendo seu comentário...tive um “insight” e descobri o por que de Jesus não atender o nosso apelo naquela fatídica noite:

É óbvio que ele estava deveras ocupado...abastecendo o seu carro com a gasolina que VOCÊ esqueceu de colocar.

É incrível como algumas pessoas conseguem fazer de Jesus o cara mais injusto da face da Terra!

(usarei este final de desabafo para contra-argumentar com os que forem do contra)

Sem mais
Marcio Alves disse…
HUBNER deus multiplicou sua gasolina??

Isto é que eu chamo de fé medíocre em um deus medíocre, pois tantas coisas mais essenciais e importantes para deus fazer, e o detalhe é que ele não faz, ele vai logo multiplicar sua gasolina, ora hubner tenha dó!!!!

De duas uma; ou você está querendo chamar nossa atenção – o que de fato conseguiu – ou você é desprovido de bom senso e razão!!

Cara, seu fosse você e viesse acreditar que deus multiplicou minha gasolina, mas na mesma hora eu iria abandonar e deixar de servir a este deus, pois se tornou para mim desprezível, me ajudando numa questão que eu poderia facilmente resolver, para deixar bilhões de seres humanos na merda que precisão urgentemente de um milagre questão até de vida ou morte!!!

Você é uma figura mesmo Hubner, vou entender isto como uma piada tá bom! Rsrsrsrsrs
Esdras Gregório disse…
Eduardo você não vai acreditar que há uma semana atrás eu escrevi um texto desmitologizando o perdão dos pecados operados por Jesus, ficou no mesmo estilo do seu, ou meu rsrs pois sinto o cheiro do poeta Gresder Sil neste seu "conto' rsrs que alias, poeta que inspirou muitos há divercificarem na escrita.

Caranba era para elogiar você ou eu rsrs.

Acho absolutamente razoável sua versão, ainda mais pelas razoes expostas no seu primeiro comentário.Convincentes porque eu mais do que nunca que já passei por um processo de edição, sei como é que se mata a letra para dar vida ao espírito da mensagem de um livro, pois o que se faz hoje com um livro cru antes de chegar as livraria se fizeram com jesus o nú, antes de o envolverem em uma capa sugestiva para o consumidor, mas no bom sentido e não no sentido de esperteza dos discípulos ou do proprio Jesus, como surgeril subtilmente o Edson, O Impiedoso.
Eduardo Medeiros disse…
ATENÇÃO GALERA!!!!!!

O HUB AFIRMOU que a experiência foi verdadeira!!!!

Então, só há duas alternativas: Ou ele se enganou ou de fato, a oração que ele fez materializou a gasolina.

Não me parece que ele estivesse brincando. Então, não vou dizer que ele está MENTINDO, a não ser se foi brincadeira ou se ele for um daqueles crentes "visionários" que veem anjos e demônios em tudo que é lugar.

Não creio que seja o caso do Hub. Não é Hub?? por favor diz aí que eu não estou enganado!!
Eduardo Medeiros disse…
Da mesma forma que céticos e ateus dizem que o sobrenatural não é possível, parece ser esta a posição de alguns por aqui.

Edson bem disse que acreditava que as curas são reais, assim como eu também. Já é um caminho por onde trilharmos nossas ideias.

Alguém aí acha que todas essas curas são falsas?

Mas concordamos que não foi o "Deus cristão" que fez tais milagres, nem mesmo seu Filho.

Então, podemos pensar: o que provoca tais curas? Ou o que poderia ter provocado a materialização da gasolina pelo Hub?

Eu já dei lá em cima minha opinião.
Anônimo disse…
Todo radicalismo é burro. Só isso. Não vou dizer mais nada.
Eduardo Medeiros disse…
Quanto ao sobrenatural na Bíblia:

Minha opinião é que claramente, muitos relatos sobrenaturais são construções míticas, coisas comuns na literatura da época.

Sim, por que se alguém disser que Deus, o Pai de Jesus, ou Jesus mesmo como segunda pessoa da Trindade foi o responsável por mandar um fogo do céu literal para matar 400 profetas, homens feito à imagem de Deus, com famílias, com filhos e mulheres, esse Deus é uma impossibilidade.

Por que o mesmo Jesus, "segunda pessoa da Trindade" que possivelmente mandou fogo do céu lá no AT, nos Evangelhos ele se "arrepende" e nos manda não resistir ao mal mas pagar o mal com o bem...

esse Deus não serve, pois ele assassinou 400 profetas (sem contar os demais) e agora se desdiz. Mas qual a punição de Deus? Quem irá processá-lo pelo crime que cometeu?

Então, é claro que tudo isso é construção. Ou então, quem quiser que creia nesse Deus dúbio, assassino que depois que se encarna sente na pele o mal que fez a tantos homens e se arrepende...

Mas o engraçado é que Jesus nunca disse coisas do tipo:

"Eu quando era Deus do AT, mandava fogo mesmo em todo mundo que não fosse inimigo do meu povo Israel. Mas também mandava fogo no meu próprio povo quando se comportavam mal..mas agora, que estou em carne, estou arrependido: Amem seus inimigos, não resistam ao mal..."

Não, Jesus nunca disse tal coisa e se dissesse, ele seria maluco...um maluco beleza, mas maluco!
Anônimo disse…
Eduardo,

Segue minha resposta:

Aceita Jesus?
A questão essencial envolvida em tal questionamento parte do princípio de que aceitação é concordar com o que está sendo proposto, ou, um voto à favor de alguém por alguma coisa.
Afinal de contas, aceitar Jesus seria o que?
Ou seja, algum de vocês aceitaria Evaldo?
Esta pergunta foi feita a todos quando da proposta de minha entrada na Confraria.
Como poderia então Jesus ser aceito por mim?

Então, aceitar Jesus é algo impossível.

Se Jesus realmente foi aquele cara descrito nos Evangelhos e, morreu, ressuscitou, levou consigo todos os pecados que eu não cometi, ou, todas possibilidades que foram definidas "pecado" por Ele mesmo sendo Deus, então, não há nada para eu aceitar, a não ser que Ele já me aceitou.

Ou Ele me aceitou ou nada faz sentido.

Então, Eu Não Aceito Jesus, porque não há nada para se aceitar.

Abraços,

Evaldo Wolkers.
Anônimo disse…
Sobre a gasolina e o HUB,

As multiplicações apresentadas no livro denominado Bíblia Sagrada diferem em todos os sentidos da multiplicação apresentada por nosso amigo Hub.

Multiplicação de Azeite por Eliseu, foi um processo totalmente artesanal, onde, havia a interação da viúva despejando o azeite da botija.
Multiplicação de pães, processo realizada da mesma maneira onde os pães eram retirados do cesto e entregues, sendo assim, os pães não acabavam "do cesto" igualmente o azeite "não acabava" da botija.

Sendo assim, a possibilidade de seguir o fluxo multiplicador seria real se o nosso amigo Hub começasse a retirar a gasolina do tanque com uma mangueirinha e a mesma saisse abundantemente, enchendo assim, diversos galões.

Quanto ao carro "morrer", o nosso amigo Hub deduziu da falta de gasolina, o que, não comprova a inexistência da mesma no tanque do veículo.
Aconselho a levar o carro em um mecânico para trocar a bomba/filtro de gasolina, porque "sujeiras" podem ocasionar a obstrução da passagem de gasolina, fazendo com que o carro "morra" e, após diversas tentativas de ligar o carro, acelerar e orar, tal "sujeira" pode sair, desobstruindo assim, a passagem do combustível.

O meu conselho espiritual para estas viagens missionárias é: "Passe em um posto antes e complete o tanque, cheque os pneus, confira o óleo.".
São coisas básicas.

Agora, queria ver o Hub sem estepe com um pneu furado se haveria a multiplicação dos pneus.

Um grande abraço,

Evaldo Wolkers.
Hubner Braz disse…
Estou vendo que tem muito confraternos para me responder... pois bem, vou começar pelo autor do post.

EDU. M. não quero rebaixar o seu texto, ele está ótimo, provoca polêmicas. E, concordo com você sobre crer em milagres... MAIS ODIAR OS QUE SE PROMOVEM ATRAVÉS DESTE ARGUMENTO. O que contei, é um testemunho pessoal. Só Deus pra saber em que condições eu estava naquele momento que acabou a gasolina. O posto mais próximo era à 70 quilometros de distância. Não sou "visionario" e creio no mesmo Deus que você crer.

continua...
Hubner Braz disse…
GABRIEL N,

Não menosprezo os milagres, pode ser qualquer um, desde a transformação de agua em vinho(SEM ALCOOL) até o mar vermelho abrindo.

E sabemos que a casos e casos além do obvio.

continuaaa...
Eduardo Medeiros disse…
Mas o fato é que coisas sobrenaturais acontecem aqui na nossa dimensão material. Todos os pesquisadores do Jesus histórico que eu já li (nem todos cristãos tradicionais) concordam que ele curava doenças e expulsava "demônios".

Nenhum acredita entretanto, que ele fosse capaz de ressuscitar mortos.

A parapsicologia está cheia de exemplos de fenômenos sobrenaturais documentados como mover objetos com o pensamento, a telepatia, as intuições (chamado também de sexto sentido), etc.

Logo, não acho que essa rejeição ao sobrenatural seja razoável.

E o sobrenatural só é sobrenatural até que se ache uma explicação natural para ele.

O "sobrenatural" só é sobrenatural, enquanto não encontramos uma explicação natural para ele.
Hubner Braz disse…
EDSON MOURA,

Fiquei feliz do seu momento de fé e oração. O relato que você comentou é de tamanha tristeza e felicidade. (me descupe pelo termo, por ser uma questão delicada), "Sei que não crêr em Céu", Mas ela está no seio de Abraão agora.

A dois tipos de vontade de Deus, a perfeita e a permissiva, Deus é incompleencivelmente compreencivel. Se aconteceu, a um proposito nisso tudo. O que aconteceu comigo, só Deus sabe e poderá te responder para você acreditar, mas poucos tem o prívilegio de ter uma intimidade maior com o Pai.

continuuuaaaa
Hubner Braz disse…
EDU. M.

Você está certissimo sobre o "sobrenatural" precisamos tirar a minha frase(vou pegar ainda quem colocou lá) e colocar a sua frase... que tallll?????
Hubner Braz disse…
Evaldo Wolkers.

Você é uma piada em pessoa... Eu comprovo que estava sem gasolina, estava eu, a minha mãe, o meu irmão, e mais duas pessoas.

Tenho testemunhas.... "Onde estiver dois ou três reunidos em meu Nome Eu estarei no meio" disse Jesus.

continuaaaa...
Eduardo Medeiros disse…
Evaldo, a partir dos seus argumentos, eu concordo com você. Não podemos aceitar a Jesus. Melhor termo a meu ver seria nos alinhar-mos com ele na caminhada da vida.

Apesar de eu saber que coisas aparentemente milagrosas acontecem, não posso dizer racionalmente que Jesus ressuscitou dos mortos, que sua morte foi vicária e que subiu para o céu onde assentou-se à destra de DEus. Aliás, ele tá sentado no trono a mais de 2 mil anos...

Só quem crê pode aceitar isso sem ser pela razão. Mas quem disse que nós somos sempre racionais?
Eduardo Medeiros disse…
EDson, o caso que você contou é deveras triste. Não há pior coisa quando um crente ora e Deus não responde ou responde ao contrário do que ele pediu.

Mas há explicação para isso, e o Hub já deu. A crença resolve tudo: Existem duas vontades de Deus...ou seja, Deus tem dupla "vontalidade"(perdão pelo neologismo).

Não Hub, não acredito que Deus tenha tenha duas vontades: um ele cura e o outro ele deixa morrer. Ou seja, Deus faz o que quer. Cura ou não cura de acordo com seu plano insondável...

Fico pensando se seria possível que a vontade permissiva fosse de encontro à vontade perfeita. Isso quer dizer então que a vontade permissiva não é perfeita? Mas como pode existir algo imperfeito no Deus perfeito?

No entanto, HUB, acredito no seu relato "milagroso".
Marcio Alves disse…
EDUARDO MEDEIROS

Eu concordo contigo na questão de existir “milagres”, apenas não creio que é deus que os opere, isto independentemente de ter sido o “deus A” ou o “deus B”.

Também acredito no poder da mente humana, de por ela mesma acontecerem “milagres”.
Não somente na mente humana, como também no corpo, pois sendo o mesmo um organismo vivo, pode haver processos que revertam uma doença como – por exemplo – câncer, mas acho que isto não seja exatamente por causa da fé ou pior ainda de deus, mas do próprio ser humano em si mesmo.
Eduardo Medeiros disse…
GRESDER, seu vaidoso maldito, enquanto eu já escrevia poeminhas que ganhavam concurso no colégio, você ainda estava no saco do teu pai..heee
Marcio Alves disse…
HUBNER BRÁZ

Cadê a resposta para o meu comentário??
Ou você fará como fez na minha postagem... me deixando sem respostas?? – pois até agora estou esperando suas refutações contra a minha postagem. Hehehehehe
Eduardo Medeiros disse…
O comentário para o Gresder acabou indo duas vezes rssssss ele merece então um comentário duplo!!!

MARCINHO, é quase por aí. Segundo eu entendo, apenas quem acredita em "milagres' verá um acontecer. Então, o ato de acreditar é que materializa o suposto evento milagroso.

Mas este sentimento de "acreditar" ou de ter certeza que algo acontecerá, sempre funciona em conexão com uma dimensão transcendental.

E também não estou me referindo a nenhum deus mas ainda assim, a ideia de "Deus" não é descartada. Mas não é o deus de nenhuma religião. É algo além.

Estou me referindo a uma dimensão onde coisas perfeitas "existem" em potencial e que podem ser manifestadas materialmente pelo nosso consciente.

Uma coisa mais ou menos parecido com os arquetípicos platônicos. O ato de "sair da caverna" do mito platônico, é a condição necessária para que você possa ver a "Luz" e compreender que somos muito mais do que um corpo formado pela dança aleatória de átomos.
Hubner Braz disse…
MARCITTO,

Você está totalmente fora da quarta dimensão espiritual.

Se que você diz sobre o milagre acontecer pelo poder da "mente e do corpo" for verdade, como poderia acontecer da gasolina surgir no tangue vazio. (Sabe-se que, ao mesmo tempo que vemos uma gota de gasolina, poderemos ver nesta gota um universo cheio de planetas, estrelas e cometas).

Não descarto o poder da mente... mas a algo mais além do que a mente, que é o poder de Jesus Cristo, o verbo encarnado!!!!

See you later
Marcio Alves disse…
Novamente HUBNER BRÁZ

Como você não me respondeu ainda, então passarei a responder o seu comentário feito ao EDSON MOURA.

Se não vejamos:

Sua fala: “A dois tipos de vontade de Deus, a perfeita e a permissiva, Deus é incompleencivelmente compreencivel. Se aconteceu, a um proposito nisso tudo. O que aconteceu comigo, só Deus sabe e poderá te responder para você acreditar, mas poucos tem o prívilegio de ter uma intimidade maior com o Pai”.

Minha resposta: Quer dizer que há um propósito de deus na morte das pessoas?
Pelo amor de deus, o que há de mais importante neste mundo que uma vida de uma criança – por exemplo – para deus levá-la? – eufemismo para matar!!!

Que propósito é este, que deus tem em permitir desgraças acontecerem no mundo?
Como pode deus ser justo e amoroso em livrar alguns para deixar outros – grande maioria – na mais desgraçada miséria e sofrimento?
Como é que deus multiplica sua gasolina para deixar crianças serem estupradas, sem impedir??

Esta frase sua, sintetiza sua arrogância e egocentrismo: “mas poucos tem o prívilegio de ter uma intimidade maior com o Pai”.

Quer dizer então que deus permite milhões viverem na mais profunda miséria, outras milhares morrerem, mas livra você, pois afinal das contas, você é um filho especial dele que tem intimidade com ele???

Isto não é fé, mas demência egocêntrica narcisista!!!!!
Marcio Alves disse…
HUBNER BRÁZ

Como você é covarde mesmo!!!
Você não respondeu meu comentário feito a você, para responder o meu comentário feito ao EDUARDO!!!
Não!! Eu quero que você seja honesto consigo mesmo, pense e depois responda ao meu questionamento feito lá em cima para você, e não o meu comentário feito ao EDUARDO!!!!
Hubner Braz disse…
MARCITTO,

Deus é o dono da vida, Ele dá e tira na hora qu bem entender Dele.

Sabe que poucos não tem em sua mente o que Jesus falou... "muitos são chamados, mais poucos escolhidos" O que quero dizer é que todos tem a oportunidade de ter intimidade com o Pai, mais poucos o buscam... sabendo que a porta larga é mais gostosa e fácil de entrar que a porta estreita.

Vêe se VocÊ entende agora o que quero falar...
Hubner Braz disse…
MARCITTO,

Deus não é medíocre, e também não está deixando de curar e salvar outros pecadores por fazer ao mesmo tempo um milagre grandioso deste comigo.

Deus é o mesmo ONTEM, HOJE E ETERNAMENTE. Ele é ONIPOTÊNTE, ONIPRESENTE E ONICIENTE. Este é o Deus que creio. E Ele se tornou homem para te salvar e me salvar.
Marcio Alves disse…
Alto lá EDUARDO!!! Vamos com calma. Rsrsrsr

Tudo bem que eu disse que acredito em possíveis “milagres”, mas ainda sim, não exatamente como você.

Por exemplo: Uma cura de um paralitico dentro de uma igreja. Fato é que se for realmente comprovado sua paralisia e que não foi um truque, eu entendo que não foi deus e nem exatamente sua fé, mas antes, ele acreditou tanto naquilo, que o seu próprio organismo que é vivo, reagiu e começou um processo de cura.

Então eu não atribuo ainda – por talvez não ter estudado com afinco sobre os poderes paranormais – a uma dimensão metafísica, mas antes a nossa própria dimensão física, sendo criado pela mente pelo qual teve sua respondência pelo corpo.

Mas ainda sim, não excluo totalmente os possíveis poderes paranormais, como bem você citou e deu inúmeros exemplos.
Hubner Braz disse…
AGORA RESPONDI SEU COMENTARIO SR. MARCITTO.
Hubner Braz disse…
EDU. M. PARANORMALISTA.

Essa historia de paranormal e poder da mente e do corpo só vem corroborar para a existência de Deus e seus milagres... tudo bem que postei neste blog um coteúdo dizendo que "nunca existiu milagres", mas isso é só o café com leite, ou seja, a introdução do meu comentario.
Marcio Alves disse…
HUBNER BRÁZ

Mais que resposta mais evasiva e não menos pouco objetiva.

Mais é claro que deus – o seu deus – é muito medíocre e tribal, pois ajuda os seus “filhos” crentes, fazendo milagres medíocres, ao invés de ajudar outros bilhões que estão na mais desgraçada miséria!

Por exemplo: (para que você entenda melhor) Deus multiplicou sua gasolina, ao mesmo tempo em que neste momento estavam sendo estupradas crianças, mortas outras tantas pessoas, doentes e estado terminal em hospitais, milhões morrendo de fome e AIDS, então eu te pergunto: este seu deus não é medíocre?

Pois além de ajudar apenas os seus “filhos”, faz coisas tão pequenas, sendo que as maiores e mais necessárias não faz nada para impedir.

Entendeu???
Hubner Braz disse…
MARCITTO,

Você tem que parar de fugir e assumir a sua crença fundamentalista pentecostal do retete.

é apenas uma opinião pra ti...
Marcio Alves disse…
HUBNER BRÁZ

Então logo eu concluo que de duas uma: ou você apenas confundiu sua fé ilusória com um suposto milagre, ou então seu deus é muito pequeno, pois resolve probleminhas muito fáceis de resolver, para deixar os maiores problemas e a maioria sem milagres e a “ver navios”.
Hubner Braz disse…
MARCITTO,

Eu entendi o seu ponto de vista, que é totalmente distorcido e sem razão.

Lembra, "duas vontades"...
Marcio Alves disse…
Novamente HUBNER BRÁZ

Para de tentar fugir de meus argumentos, desviando o foco dos mesmos!!!
Se você não tem resposta, seja honesto comigo e com você, que eu paro de ter questionar!!
Marcio Alves disse…
HUBNER

Se meus argumentos são distorcidos e sem razão, porque então você não os refuta, respondendo parte por parte os mesmos???

Será que não é porque você não tem resposta para os mesmos????
Hubner Braz disse…
Marcitto, Tenho as respostas, elas estão na ponta da lingua..
Anônimo disse…
Sobre o primeiro comentário do Evaldo, não concordo com ele.

Jesus morreu como castigo pelos nossos (entenda-se "do ser humano") pecados, (entenda-se "erros"), nos mostrou um caminho para Deus etc. Mas, sempre cabe a nós decidir aceitá-lo ou não.

A Graça é um favor imerecido (todos aqui sabemos disso), ou seja, um presente. Cabe a cada um aceitar ou não esse presente. Eu posso economizar um ano inteiro para dar um presente caro para alguém que eu amo, mas essa pessoa simplesmente pode não recebê-lo. Ponto.
Marcio Alves disse…
HUBNER (EXTREMAMENTE IMPORTANTE!!!)

Eu não quero ganhar um debate, mas antes, desejo sinceramente que você pense.

Pare um pouco, leia as minhas indagações feitas a você, e depois responda honestamente.

Pois são estes medíocres testemunhos como os seus, que fazem deus parecer injusto e acabar por entristecer as pessoas, pois pense agora numa mãe que acabou de vir de um hospital de crianças especiais, que é crente e que a vida inteira orou a deus para que ele o curasse, mas não obteve resposta.

Agora pense ela lendo ou ouvindo uma declaração como a sua, o que ela sentiria a respeito de deus???
Ou pior, o que ela pensará de si mesma???

Por favor HUBNER, “fés” como a sua, fazem um grande mal para as outras pessoas!!!!
Hubner Braz disse…
MARCITTO,

A questão implica que se um Deus bom existe, então o mal não deve existir? porque Deus, sendo todo-poderoso, deve impedi-lo?

Temos que questionar e responder a duas perguntas. Primeiro, de onde vem o mal? resposta, vem de quem é contra Deus. Sendo assim, alguns exemplos podem ser inevitáveis como: assassinato, estupro, roubo, mentira e trapaça.

Em segundo lugar, se queremos que Deus acabe com o mal, queremos que Ele pare todo o mal, ou apenas parte dele? Em outras palavras, se escolhecemos apenas parte dele "para continuarmos mentindo por brincadeira", então por quê?

Se ele parasse apenas parte do mal, então nós ainda estaríamos fazendo a pergunta: "Por que existe o mal no mundo?"

Vamos supor que alguém estava prestes a cometer um assassinato. Deus teria que detê-lo, talvez sussurrar em seu ouvido, ou se isso não funcionar, fazer algo um pouco mais drásticas, como fazer algo cair na frente dele, ou parar seu coração, ou fazer as mãos de repente cair. De qualquer forma, Deus teria que fazer alguma coisa.

E se alguém queira roubar? Deus teria que impedi-lo também, certo? Sem dúvida, a imaginação de Deus permitiria um método mais prático do que eu sugeri, mas o resultado final seria o mesmo.

E quanto a mentir? Se alguém contar uma mentira, então para ser coerente não seria Deus que iria parar aquela mentira pronuciada? Afinal, Ele não poderia deixar nenhum mal acontecer, poderia?

Vamos dar um passo adiante. Suponha que alguém pensou algo mau. Então, naturalmente, Deus teria de intervir e impedir o pensamento do individuo, de pensar alguma coisa ruim em tudo, certo? O resultado final seria a de que Deus não poderia permitir que alguém pensasse livremente. Uma vez que todo mundo pensa, e ninguém pensa apenas pensamentos puros, Deus seria muito ocupado, e não seríamos capazes de pensar. De qualquer forma, até que ponto é que vamos parar nestes questionamentos? - a nível de assassinato, roubo, ou nível de pensamento? Quanto a sua pergunta implica, se Deus quiser parar o mal, você teria que ser coerentes e querer que ele faça isso em todos os lugares o tempo todo, não apenas escolher. anulando o livre-arbitrio

O mal, existe neste mundo em parte, porque damos lugar a ele. Mas o final de tudo, é porque Deus, em Sua soberania, permite que aconteça e o mantém sob seu controle.

continua...
Hubner Braz disse…
continua...


Então você poderia dizer: "Ele não poderia fazer-nos perfeitos e de que maneira nós não peca-se?"

Ele já fez isso. Ele fez um anjo perfeito, Satanás, mas ele pecou. Fez um homem perfeito, Adão, ele pecou. Ele fez uma mulher perfeita, Eva, e ela pecou. Deus sabe o que está fazendo. Ele nos fez do jeito que estamos com um propósito divino. Nós não entendemos completamente esse efeito, mas ele faz.

Deus é soberano, Ele tem o direito de fazer o que Ele deseja. Ele tem o direito de permitir o mal para realizar a Sua vontade.

Como Ele pode fazer isso? Simples, veja a cruz. Foi por meio do mal que os homens mentiram e crucificado Jesus. Contudo, Deus em Sua infinita sabedoria, usou este mal por bem. Foi na cruz que Jesus carregou os nossos pecados em Seu corpo (1 Pedro. 02:24) e é por causa da cruz que temos o perdão dos pecados.

Considere o exemplo bíblico de José, no Antigo Testamento. Ele foi vendido como escravo por seus irmãos. Ainda que significou para o mal, Deus o tornou em bem (Gn 50:20).

Deus é tão grande que nada acontece sem sua permissão. No Seu plano Ele é capaz de usar para o bem o que o homem pretende para o mal. Deus está no controle.

Entenda MARCITTO A SOBERANA VONTADE DE DEUS!!!
Hubner Braz disse…
MARCITTO,

A "fés" aconteceu numa situação circunstancial desfavorecida. Era noite, foi complicado viver uma experiência dessa, nem desejo ao meu pior inimigo, sabendo que os amo por demais.

Milagres não se explica, mas crer por fé. Se explicasse não seria milagre.

Ponto.
Marcio Alves disse…
HUBNER

Começando de baixo para cima, se o milagre não se explica, porque então você esta tentando explicar e defender o seu “milagre”?
Anônimo disse…
Hubner,

1 - Porque vinho sem álcool, então não seria vinho, seria suco de uva?
Eu acho interessante alegarem que os judeus chamam de vinho o suco de uva.

2 - Noé ficou bêbado e peladão bebendo suco de uva? Safadão ele heim, me enganou direitinho.

3 - Porque eu sou uma piada em pessoa? É mais sensato acreditar no nascimento de gasolina no tanque do que no entupimento proveniente de um combustível de péssima qualidade ou de resíduos das próprias mangueiras que podem ter passado pelo filtro de gasolina?
Só para te informar, dos 11 aos 15 anos eu fui ajudante de mecânico e, por diversas vezes ouvi estes "milagres" de pessoas que milagrosamente conseguiram chegar na oficina com o carro sem condições ou sem gasolina, que, na verdade, eram desmascaradas pelo "poder" científico do mecânico.

4 - Algum dos presentes conferiu a quantidade de combustível no tanque para comprovar sua multiplicação, ou seja, podem afirmar que havia 20ml de gasolina que, do nada viraram 2000ml?

5 - Se eu tiver fé, orar e fizer xixi no tanque Gezuis converte o xixi em gasolina?

6 - Nada mais a dizer.

Evaldo Wolkers.
Anônimo disse…
Hub, será que entendi sua frase?

"Eu sou o que vocês já foram" -> Ou seja "crenti"

", amanhã serei o que vocês não serão" -> Ou seja, pastor pentecostal?

Vai na fé, porque vai ter que orar muito pra muita água ser transformada em gasosa, rsrs.

Obs.: Hoje eu fiz um milagre, transformei cerveja em água, duvido que você consiga, rsrs.

Abraços,

Evaldo Wolkers.
Marcio Alves disse…
HUBNER

O mal não é apenas moral, mas antes também existencial, ou seja, não são apenas assassinatos, roubos, mentiras e etc, mas também doenças, mortes, tragédias naturais e outros.

Outra coisa, a questão aqui não é porque deus não acaba com o mal, mas antes, porque deus – segundo você – interfere em sua vida, fazendo um milagre pobre e muito pequeno ao multiplicar a sua gasolina, mas em contrapartida não faz nada para resolver, não somente o mal moral, mas principalmente o mal existencial????

Entendeu, ou você esta se fazendo de bobo e fugindo da questão principal????

Pois ate aqui, você não respondeu satisfatoriamente e objetivamente minhas questões levantadas a você!!!!
Marcio Alves disse…
EVALDO WOLKER

Fantástico seu comentário para o HUBNER, inclusive morri de tanto dar risadas. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Parabéns pela criatividade!
Marcio Alves disse…
Inclusive EVALDO, não se esqueça que após esta postagem do EDUARDO, você será o próximo a postar, ok?
Marcio Alves disse…
Caracas meu!!!! 7 PESSOAS ONLINE!!! Acho que este é por enquanto o recorde da confraria!!!!
Unknown disse…
Como eu disse, falar sobre milagres sempre desvia a porra do foco. A questão era o milagre do poder humano de que, quando queremos, sabemos fazer a coisa certa, e devíamos fazer isso sempre.

Mas aí vem um e diz que "Jesus multiplicou minha gasolina!!! Aleluiaaa!!", e a parábola se perde completamente nessa bobeira toda.
Anônimo disse…
OK Marcinho, pelo que percebi as postagens são de 04 em 04 dias.

Então o meu dia é no dia 06?

Evaldo Wolkers.
Eduardo Medeiros disse…
Caramba HUb, você mesmo não consegue explicar o que você acredita!!! Então vou explicar para o marcinho o que você não explicou claramente...
Marcio Alves disse…
Exatamente EVALDO, você posta domingo dia 06, ok?

Prepare ai a feijoada pensante, pois vou preparando aqui o sonrisal para não sofrer de indigestão reflexiva. Hahahahahha
Eduardo Medeiros disse…
o que o Hub quer dizer, marcio, é que deus faz milagre para quem tem fé nele. Quem não tem fé que se lasque!

Hora, faz sentido ou não? estou falando sério...
Eduardo Medeiros disse…
HUB, só queria que você me explicasse o que eu disse lá em cima: Se Deus tem dois tipos de vontade, a perfeita e a permissiva, será que pode acontecer de as duas entrarem em conflito....?
Eduardo Medeiros disse…
E se uma vontade é perfeita, a outra seria o quê? Imperfeita?
Eduardo Medeiros disse…
O Bill tá certo, já foi desviado o tema central da postagem que é o milagre da solidariedade..
Marcio Alves disse…
EDUARDO

Só se for amanhã, pois agora eu vou dormir. Hehehehe

Caramba EDUARDO, você não vai fazer isto, ou vai??

Você vai mesmo ainda mais envergonhar (para não dizer humilhar) o HUBNER, explicando o que ele não conseguiu e pior, ficou disfarçando em seus comentários, tentando desviar o foco nos mesmos????
Anônimo disse…
Edu, acho melhor fazer postagens só com o foco, daí só se debate ele (risos irônicos) e ninguém se perde em divagações menores (com todo o respeito).
Eduardo Medeiros disse…
Pois é Isa, vai tentar fazer isso com essas cabeças nervosas rssss
Marcio Alves disse…
Kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Desculpe EDUARDO, eu sei que você falou serio, mas foi hilário se não fosse trágico esta fato lamentável.

O pensamento milagreiro extremamente egoísta tribal do HUBNER, é uma vergonha desmedida e insensível!!!!

É uma pena mesmo que numa postagem destas, o HUBNER aparece batendo no peito dizendo que deus fez milagre ao multiplicar a sua gasolina, enquanto o mundo inteiro geme de dor, injustiça, fome, mortes, estupros e tudo mais.

Mas que se dane o mundo, dês de que o HUBNER consiga que deus multiplique sua gasolina, não é mesmo HUBNER????
Marcio Alves disse…
Mas fala ai HUBNER, você estava apenas querendo mesmo chamar a nossa atenção, não é mesmo???

É aquela velha frase egocêntrica que diz: “fale mal, mas falem de mim!”.
Eduardo Medeiros disse…
Marcio, você já foi crente e você conhece a teologia tradicional sobre o livre-arbítrio. Deus não pode fazer nada do que o homem não queira..
Eduardo Medeiros disse…
se o homem quer fazer maldade, nem deus pode fazê-lo querer o bem. Mas se você for calvinista, aí a coisa é diferente.

Neste caso, deus determinou que o mau sempre fará maldade até o dia do juízo para que deus mostre sua justiça lançando-o no inferno..
Eduardo Medeiros disse…
Mas marcio, me diz uma coisa:

você acha que a mente e a consciência é material ou imaterial?
Eduardo Medeiros disse…
Bom, caros amigos, minha esposa reclama a minha presença ao seu lado e eu, claro, vou obedecer, senão ela diz que eu troco ela por vocês..hahhaaa
Anônimo disse…
Isa,

Entendo que tu descordes sobre minha posição quanto à aceitação.

Porém, creio que, se Deus se entregou para resolver um conflito entre Divindade Criadora e criatura, este dilema foi gerado Por Ele e para Ele.

Ou seja, Ele veio resolver um problema criado Por Ele.

Não posso acreditar que eu deva "aceitar" o presente da graça porque creio que, se há realmente uma salvação proposta por um Deus que morreu e ressuscitou, esta salvação definitivamente está relacionada a toda criatura, quer aceite ou não.

No caso da não aceitação estou falando do "não conhecimento", ou seja, será salvo até mesmo o que NUNCA OUVIU O NOME "Jesus, Gezuis, Cristo, Christ, etc.", até o índio que mora na ilha mais distante será salvo mesmo sem ouvir nunca a palavra "Jesus".

Sendo assim, recoloco minha concepção de que eu, por ter conhecido tal nome (Jesus), só posso aceitar que Ele me aceitou, só isso.

Eu não posso aceitá-lo e muito menos negá-lo, apenas aceito que se realmente é verdade o que me falaram sobre Ele, Ele já me aceitou (digo isto porque 95% do que me falaram sobre Ele já descobri que eram inverdades, espero não chegar a 100%).

No mais, ELE nos amou primeiro e já nos aceitou, mesmo que conheçamos Ele ou não.

Evaldo Wolkers.
Edson Moura disse…
É verdade Hubner...ela está no seio de abrão agora....

E as crianças estão em um orfanato porque o pai não pode criá-a-las...estão aguardando adoção...só espero que não sejam vítimas de uma louca como aquela que espancava a menininha adotada.

No mais...fico tranquilo, pois seguindo consta...foi seu Deus quem causou tudo isso...provavelmente ele tem um propósito né Hubner.

Você me entristece garoto...consegue tornar Jesus nem vilão...de uma hora pra outra.

O Marcio foi contundente nos argumentos...mas você..fugiu de todas as perguntas...

Hubner...eu disse que não daria descanso pra você, se falasse besteiras por aqui...mas essa da gasolina foi a gota d'agua.
Edson Moura disse…
"Nossa Senhora do céu", eu não consigo mais ler uma letra do que nosso confraterno Hubner escreve.

Edu e Isa...eu não acho que saímos do foco do texto...pelo contrário, e tema é "milagre que não é milagre"...portanto...tudo que está sendo falado sobre o falso milagre do Hubner..é concernente ao tema.

Agora, se alguem acredita que este milagre de fato aconteceu...e que a gasolina foi multiplicada...meu próximo passo será lutar contra esse Jesus medíocre que opera este tipo de milagrinho.

volto depois...
Anônimo disse…
Evaldo, na minha concepção, "Jesus", muito além do homem de nazaré (tanto no sentido histórico quanto bíblico propriamente dito) é um espírito superior, um conceito ou, se preferirem, um mito (nos moldes que J. Lima expôs aqui em texto passado).

Também não me ocorre que alguém precise crer/aceitar/conhecer o "nome Jesus" para ser salvo, e sim os seus conceitos.

Para que ele possa chegar a todos os povos nações e línguas é imperativo que ele se tone um conceito universal, e não ente privativo da religião cristã.
Anônimo disse…
Isa,

Vejo incoerência em teus dois comentários.

No primeiro você discorda de mim quando digo que não vejo sentido em "aceitá-lo", depois você diz que concorda que não é necessário aceitá-lo.

É você quem está confuso ou eu me confundi?

Acho que é a gasolina que bebemos, rsrs.

Evaldo Wolkers.
Marcio Alves disse…
EDUARDO 1

Mais ainda a grande questão sobre milagres pendura, pois se o HUBNER acredita que por causa do livre arbítrio somente os homens que tiverem fé em deus e o buscarem receberam os seus milagres, porque então há tanto crente “fiel” a deus que sofre, passa por necessidade sem a intervenção de deus??

EDUARDO, os milagres evangélicos são que nem loteria... ganha alguns poucos, para outros milhares ficarem chupando o dedo.
Marcio Alves disse…
EDUARDO 2

Quer dizer, deus acabará com o mal fazendo outro mal pior ainda: o de lançar as pessoas “ímpias” eternamente no inferno.

Mas a crença do inferno por parte do HUBNER, é até “compreensivo” meu caro DUZINHO, pois o cara que diz o que ele disse lá em cima, no seu comentário, dizendo que deus usa o mal para bem, só pode mesmo acreditar no inferno e ainda sim é capaz de dizer que deus é bom.

Mas eu fico aqui pensando, como assim deus usa o mal para bem?
Isto poderia ser considerado ainda sim, um “bem”, mesmo ele usando do mal??

Então, por exemplo, uma mãe que perdeu sua filha estuprada e morta, deus “permitiu” isto – o que para mim não deixa de ele ter feito, pois se podia impedir e não fez, segue-se que ele somente permitiu por justamente querer – para usar disto em fazer um bem (?) a sua mãe?

Mas pergunto: que maldito de bem é este que deus poderia fazer para a mãe que valeria a vida e a dignidade de sua filha???

Mas pelo visto, quem deveria responder essas questões, quando aparecer por aqui vai novamente fugir das mesmas, desviando o foco das perguntas em outras questões!!!
Marcio Alves disse…
EDUARDO 3

Sinceramente vou ter que pensar mais um pouco para responder a estas perguntas, mas me diz uma coisa também, esta teoria “sua” está ligada a ciência noetica????
Marcio Alves disse…
EDUARDO 4

A sua mulher também esta dizendo isto? Rsrsrsrsr
Pois a minha também. Rsrsrrs

Semana que vem, como vou voltar a trabalhar de novo, pois agora sim, acabou minhas férias, vou ver se gasto menos tempo blogando.

Ah meu deus! Isto aqui é um verdadeiro vicio!!! Rsrsrsrss
Marcio Alves disse…
PAULINHA

Alguém viu a PAULINHA por ai???
Ela fez um comentário dizendo que iria voltar aqui para comentar, mas até agora nada!!

Seria bom se ela viesse, pois acho que de nós todos, a única que poderia concordar e assim estar ajudando o HUBNER, seria ela!!

Será que não é por causa disto que ela não entrou??
Pois ela acredita sim que Jesus é deus e que ele faz milagres sim!

Estou certo ou errado PAULINHA??? Rsrsrsrsr
Edson Moura disse…
Marcio meu sócio...você está muito perspicaz. Muito bem observado o fato de a pergunta do Edu estar ligada à ciência noética.

Cada dia que passa eu admiro mais esse cara Marcio. Inclusive, preciso dar uns pitacos lá na sala dele, sobre a teoria do efeito borboleta, ou como gosto e chamar "princípio da co-responsábilidade inevitável"...onde todo o universo está ligado á uma cadeia de eventos.

Quanto ao Hubinho...eu parei! Não vou mais pegar no pé do nosso garoto.rsss Espero que ele entenda que nós amamos ele e que essa nossa indignação não é diretamente com ele...mas sim com o sistema religioso que o formou. Precisamos ter em mente Marcio, que até bem pouco tempo nós também pensavamos assim. Hoje somos livres para pensar o que quisermos acerca do que quisermos...na hora em que quisermos.

Vou tomar café...e volto logo mais para continuar usando desta "droga" que se chama blogosfera...que me deixa as vezes em crise de abstinência.kkkkkkkkkkkkkkk
Anônimo disse…
MarciTToOOOo,

Eu estou apenas OBSERVANDO a "discussao"..

Para, finalmente, depois, com mais cautela, COMENTAR!!

Comentarei HOJE ainda!

Agora MENINOS (Duzinho e Marcinho), se as vossas esposas lhe derem uma arrasante com o pau de macarrao na cabeça de voces, eu vou adorarrrrr...kkkkkkkk.....façam o favor de dar atençao para estas flores viu!!!!

Ontem o Edson me deixou olhando pra tela, esperando ele no MSN e ele ficou comentando no blog (contei ate 100)rs.. mas a diferença é que eu ja sei como isto aqui funciona..entao nem esquento muito a minha cabeça...kkk

Beijos galera.
Me aguarde.
Marcio Alves disse…
EDSON MOURA

Você não vai colocar não, a sua nova postagem, lá em nosso blog “outro evangelho”?

E ai, qual vai ser o tema polemico desta vez??? Rsrsrs
Marcio Alves disse…
PAULINHA

Tens razão!!! Rsrsrsrsr
Mas ainda estou comentando bastante por estar de férias, mas semana que vem acaba a moleza, ai eu vou moderar nos comentários.

Ou pelo menos tentar. Rsrsrsrsrsrs

Como isto aqui é uma droga mesmo em todos os sentidos. kkkkkkkkkkkkkk
Anônimo disse…
Por falar em EDSON MOURA,

O BONITINHO, LINDINHO nao me disse que ESTARIA trabalhando HOJE???????????????!!!!!!!!!!!!!!!!

E a ligaçao das Dez prometida?!!!

Agora o pau de macarrao vai é voar na cabeça de um terceiro personagem!!
Hubner Braz disse…
Edson,

Infezmente você esta sendo imaturo e insencivel. E afinal, alguém tem que discordar de vocês... Hehehe, senão essa confraria ficara monótona, e não quero que isso aconteça.

Quanto ao milagre, o Edu. M. esta certo, milagre não se discute e muito menos se explica... Eu tentei explicar com ar de inocência, mas fui incoerente apartir que me deixei se envolver pelas suas falacias.

Voltareii
Hubner Braz disse…
Marcitto seu insencivel e inventor de paradigma neorealista,

Como você pode dizer que não Tê respondi? Quase escrevi outro post contendo a sua resposta lá em cima.

Confesso que fui imaturo, tentar explicar o milagre e uma infatilidade da minha parte, SOU O MENOR DE TODOS os confraternos desta sala.

Mas estarei defendendo a minha tese ate o fim... Rsrsrs

abraçao marcitto de incoerência coerentemente na inconciencia fadidica existencial.
Hubner Braz disse…
Gabriel,

Ninguém aqui fugiu do foco central da postagem que e a SOLIDARIEDADE, mas percebo que o foco já foi discutido por demais.

E tudo que comentamos aqui, e valido para aperfeicoamento mental.
Hubner Braz disse…
Edu. M.

Obrigado por tentar explicar a minha experiência para o cabeçudo do MARCITTO...

Vamos ver se dessa vez ele entenda.

Abraços
Hubner Braz disse…
Eita EDSON, a Paulinha ta furiosa com vc, rsrsrs.

A minha new mulher, esta brava comigo tbm, rsrsrs. O que e não e novidade, todos os companheiros da blogosfera ta passando por esta interperie básica tbm.

Hehehehe... Tchau
Noreda Somu disse…
Muito bem Hubinho...vamos deixar este assunto de milagre par lá vai! Vamos falar então de outro assunto.

Sua fala: "Não menosprezo os milagres, pode ser qualquer um, desde a transformação de agua em vinho(SEM ALCOOL) até o mar vermelho abrindo".

Hubner...faço curso de sommelier Já a algum tempo, mas confesso que fiquei confuso, quanto a sua afirmação de que se faz VINHO sem álcool.

Segundo me consta, o vinho é genericamente, uma bebida alcoólica produzida por fermentação do sumo de uva.

Na União Europeia o vinho é legalmente definido como o produto obtido exclusivamente por fermentação parcial ou total de uvas frescas, inteiras ou esmagadas ou de mostos; no Brasil é considerado vinho a bebida obtida pela fermentação alcoólica de mosto de uva sã, fresca e madura, sendo proibida a aplicação do termo a produtos obtidos a partir de outras matérias-primas.

A constituição química das uvas permite que estas fermentem sem que lhes sejam adicionados açúcares, ácidos, enzimas ou outros nutrientes.

Apesar de existirem outros frutos como a maçã ou algumas bagas, que também podem ser fermentados, os "vinhos" resultantes são geralmente designados em função do fruto a partir do qual são obtidos (por exemplo vinho-de-maçã) e são genericamente conhecidos como vinhos de frutas.

O termo vinho (ou seus equivalentes em outras línguas) é definido por lei em muitos países. A fermentação das uvas é feita por vários tipos de leveduras que consomem os açúcares presentes nas uvas transformando-os em ÁLCOOL.

Dependendo do tipo de vinho, podem ser utilizadas grandes variedades de uvas e de leveduras.

O vinho possui uma longa história que remonta pelo menos a aproximadamente 6000 a.C., pensando-se que tenha tido origem nos atuais territórios da Geórgia ou do Irã. Crê-se que o seu aparecimento na Europa ocorreu há aproximadamente 6500 anos, nas atuais Bulgária ou Grécia e era muito comum na Grécia e Roma antigas.

O vinho tem desempenhado um papel importante em várias religiões desde tempos antigos. O deus grego Dioniso e o deus romano Baco representavam o vinho, e ainda hoje o vinho tem um papel central em cerimônias religiosas cristãs e judaicas como a Eucaristia e o Kidush.

Responda-me Hubner meu menino:

O vinho que Jesus tomava...era sem álcool?

E se não era sem álcool...por que hoje os crentes não podem beber? (crentes no Brasil)

O que será que o convidado da fábula de caná na galiléia quis dizer, quando disse que o MELHOR VINHO fora guardado para depois?

Hubinho, são apenas três perguntas...espero que não demore em respondê-las.
Noreda Somu disse…
A Paulinha está uma fera comm o Edson...mas eu conheço o Edson e sei que ele vai conseguir enrolar ela direitinho...vai usar de psicologia reversa...e se possível até vai fazer ela pedir desculpa publicamente, por ter feito esse comentário na confraria.rss
Anônimo disse…
Nureda,

O Hubinho ainda não respondeu às minhas perguntas, respeite a fila, rsrs.

Evaldo Wolkers.
Edson Moura disse…
Caramba Evaldo...eu nem tinha percebido. Rsss

Hubinhooooo! Responde logo aí senão quando a Paulinha chegar não vou poder mais ficar na blogosfera.

Noreda Somu Tossan
Eduardo Medeiros disse…
Caros amigos, deixe eu colocar as coisas bem claras:

Não acredito que JESUS faz milagres hoje!

Mas sei que ele fez "milagres" quando estava aqui.


Acredito que os nossos pensamentos, imaginação, consciência, estes sim, são "milagrosos". Era essa a ferramenta que Jesus usava. A imaginação de Jesus era algo espetacular.

"SE dizeres a este monte..."

"quando orares, crede que JÁ RECEBESTES"

"A tua fé te curou..."

Muitas vezes, Jesus não curou ninguém, as pessoas se curaram pela fé.

Mas nossos pensamentos não são milagrosos no sentido bíblico. Tem muito mais a ver com ciência do que espiritualidade.

Aliás, para mim hoje, não existe nenhuma diferença entre ciência e espiritualidade.

Somente o cientista materialista radical não aceita a dimensão espiritual do homem por não ser capaz de enxergar além da matéria.

Ele esquece que nossa consciência não pode ser um epifenômeno do cérebro, que ela não é formada por átomos nem matéria, ela é transcendental...

Tô dando uma palhinha da próxima série de assuntos que vou tratar lá na Sala depois da Cabala.

Aliás, muitos conceitos da Cabala e de outras religiões orientais e até mesmo do cristianismo mais místico, já disseram o que hoje certos físicos quânticos estão dizendo.

É por isso que eu tanto bati na tecla de que a religião está fadada a evoluir e a admitir que as crenças teológicas para nada aproveitam, apenas para criar divisões.

Bom seria que os cristãos não levassem à sério a teologia que dizem acreditar. Bom seria que a teologia não fosse levada tanto a sério como sistema de crenças que se pretende dizer tudo.

A crença e a teologia não dizem tudo. Dizem quase nada.

A fé, esta sim, tem muito a dizer.

E mais uma vez, para que fique claro: quando falo de fé não falo na fé no deus cristão. Nem na fé em Jesus.

Gosto muito da definição de fé de Hebreus 11 sem levar em conta os pressupostos teológicos que estão no seu contexto.

Fé como certeza de coisas que não se vêem,
mas que sabe existentes, pois nelas estamos mergulhados.

Na Bíblia de Jerusalém diz:

"A fé é uma posse antecipada do que se espera, um meio de demonstrar as realidades que não se vêem".

E a realidade que nós não vemos, não percebemos, mas sabemos que ela existe é a nossa CONSCIÊNCIA. Pela nossa consciência, sabemos que somos conscientes.

Ela cria tudo e sem ela, nada do que foi feito se fez.
Eduardo Medeiros disse…
Tô vendo que o "Pensamento do Dia" pegou mesmo nè? hahahaha

Essa do Evaldo foi podre!! hhhahahaha
Eduardo Medeiros disse…
Se Jesus bebia vinho sem álcool, porque um dia ele falou chateado:

"veio João que não come pão e nem bebe vinho, e dizeis: 'o demônio está nele'! Veio o Filho do Homem, que come e bebe e dizeis: "Eis aí um glutão e beberrão..."

"Beberrão" é um termo ofensivo para quem bebe e se embriaga, se o vinho que Jesus bebia era não embriagava, porque o chamaram de beberrão?

Não sei se alguma vez Jesus ficou meio "alto". Creio que não, já que vinho era a bebida nacional de Israel.

Mas a ofensa que fizeram a ele de chamá-lo "beberrão" só nos mostra o quanto o Nazareno entornava...
Levi B. Santos disse…
Nessa estou a favor do Hubner e dos crentes aqui da Paraíba.

Pesquisas recentes dão conta de que Jesus era diabético, e sendo assim seu sangue só poderia ser simbolizado por SUCO DE UVA, uma vez que o sangue do diabético é doce.

Boa Hubner, sem querer querendo, descobrisse que o mestre tinha o sangue doce, hein!

UM LEMBRETE: A única bebida que tem o sabor aproximado do sangue, é o vinho. Isso, no caso do sangue de pessoas não diabéticas. (rsrsrs)
Levi B. Santos disse…
EDUARDO:

Meu caro confrade, milagre maior foi você fazer essa brilhante releitura para os tempos de hoje, de um pregação que de tão batida e rebatida em sua mesmice, já não tinha mais graça.

Mas você Edu será citado nos futuros pergaminhos ou no "Livro de ELI" (famoso filme da atualidade), como o homem que em pleno mês da Copa, fez a melhor tradução do "milagre da multiplicção dos pães", deixando os evangelistas na poeira.

A tua hermenêutica desmitologizadora está mais demolidora que as palavras ácidas do Marcio(kkkkkkkk)

Com relação a esse papo de milagres, eu fico com essa de BULTMANN:

" Quem pensa que se pode falar de milagres como se fosse acontecimentos demonstráveis, susceptíveis de prova, peca contra a ideia de Deus, que atua de maneira oculta."

É meu caro Bultmann, você tem razão de sobra, pois quando se submete a ação de Deus ao controle da observação objetiva, se entrega de bandeja a fé nos milagres à crítica da ciência e, ao fazê-lo, dá validade a esta crítica.
Eduardo Medeiros disse…
Levi, obrigado pelas tuas palavras. Vindo de quem vem, vai acabar me deixando vaidoso igual ao Gresder...

Mas gosto do Gresder por causa disso. Enquanto eu me escondo numa falsa modéstia, ele vem logo de cara limpa e diz que eu aprendi a escrever do jeito que escrevi com ele rssssssssss

E ele que era só um projeto do universo latente no esperma e no óvulo dos seus pais quando eu já deixava os corações das meninas apaixonados por mim com as minhas poesias juvenis.

haaahahaha

Gresder, estou aprendendo com você a ser mais sincero e a me tornar o que eu sou.
Anônimo disse…
Evaldo, quando eu disse "aceitar Jesus" eu estava me referindo ao Jesus-conceito/mito de meu segundo comentário a ti, e não ao "nome" Jesus propriamente dito.

P.S. Poderias me indicar alguma bibliografia e /ou softwares/linguagens etc que eu devo estudar para Sistemas de Informação? Grato.
Marcio Alves disse…
Concordo com o EDUARDO... EVALDO esta sua frase que se encontra no "pensamento do dia" merece ficar ai por uma semana, é fantastica, hilaria, e de muito bom gosto e de uma otima criatividade. rsrsrsrsrs

Que venha mais frases inspiradas por "deus" como esta sua!!! kkkkkkkkkkkkkkkk
Hubner Braz disse…
Olá senhores,

Alguém tem q mudar esta frase do dia aí... Rsrsrs

Viu Sr. Evaldo e Noredson, Eu sei que o próprio fermento através da decomposição da uva em curtido ela se transforma em alcool. Mas não quer dizer que a dito cuja parábola realista e totalmente literal bordas e transformação de água em vinho contenha álcool... Alguém pode me provar que aquele vinho tinha álcool? Creio que não!

Então, não vamos encolir os camelos e encuar os mosquitos.

Amo todos vocês em Cristo....

Do eterno aprendiz, Hubner Braz
Hubner Braz disse…
Levi, gostei da parte do Bultmam, we verdadeira esta frase.

Abraços
Anônimo disse…
DUZINHO,

Desculpe-me pela demora, mas finalmente li a sua postagem, que particularmente, só devo elogios à você maninho...

Parabéns pela abordagem e escolha do tema, retratando a tão inesquecível multiplicação de pães...

Confesso, que muitas coisas que eu pensava antes já não penso hoje...mas há coisas que penso hoje que nunca pensei antes......

E a questão do milagre, é uma destas coisas que já me dominou os pensamentos numa determinada época, mas que hoje, posso relevar...e refletir um pouco mais...sobre cada colocação que sobrepõe a questão do milagre..

Não elimino a questão do MILAGRE, pois como sabemos, Lázaro foi ressuscitado...e até que vocês não tenham algo que me prove com argumentos convincentes e satisfatórios, de que "a volta de Lázaro" foi um milagre....eu continuarei afirmando que foi sim um MILAGRE que Nosso Jesus, seja ele mitológico ou não, realizou.

Estou errada neste pensamento DUDU?! MENINOS?!

Se a resposta for SIM, me provem, pois como já disse no blog do Marcinho:

"No meu ponto de vista, que vantagem se tem ao dizer que "sabe-se" algo, se na verdade diz-se que sabe sem PROVAR?!!"

Como dizer que MULTIPLICAR pães, não é o mesmo que "fazer APARECER" pães??!!!

Pois matemáticamente falando, quando ADICIONA-SE ou MULTIPLICA-SE...AUMENTA, mas aumenta o que?! Aumenta aquela nova parcela, que não tinha, mas "apareceu"...para então finalmente ser ADICIONADA ao que se tinha...

Entenderam a minha colocação?!!

Mas não estou aqui para discutir e/ou debater se a "multiplicação" de Jesus foi milagre ou não,

Mas quero apenas enaltecer o meu pensamento....

Continuo..
Anônimo disse…
Eu penso, que HOJE os pensamentos foram substituídos por coisas mais práticas e ilusionárias...

Não vejo acontecer milagres desde que Jesus se foi....

O que eu vejo, é muitas "igrejas" usando-se de pessoas (falsos cadeirantes, falsos surdos-mudos...)...para mostrar à outras inocentes, que "O milagre chegou!!" e o cadeirante sai andando, como se nunca tivesse usado uma cadeira de rodas, isto pra mim é ridículo....me dá nos nervos só de imaginar...

Outra coisa que destaco, que Jesus foi um homem de bençãos, bençãos no sentido de "abençoar" vidas, com suas palavras de conforto...alimentando quem tinha fome...curando enfermos......

Mas o que fazia curar estas pessoas, eram as fés destas pessoas.....assim como aquela mulher que ousou tocar nas vestes de Jesus, ela foi curada....mas ao curar-se, e Jesus reconhecer o toque daquela pobre coitada, que foi curada ali no meio daquela multidão...ele disse a ela, que a fé dela a curou....

Então, eis o mistério...pois não podemos provar isto ou aquilo, nem discutir isto ou aquilo...

Pois existe uma lacuna, entre Fé x Cura...Jesus x Milagre...

Talvez benção estão sendo vistas como milagres, e os milagres pra dizer a verdade....só serão reconhecidos, por aqueles que vivenciaram...vão vivenciar....ou talvez, a fase de reconhecimento nem venha a acontecer, pois tudo é relativo....e o mundo existencial é indizível, misterioso.....um verdadeiro "Assombro"....

Marcitto, eu creio no Jesus Deus de Milagres, até que me PROVEM o contarário.

Beijinhos e brigadeiros.
"prestenção" que não iniciei debate gente...hahaha....

Mas falando sério, não comentarei mais na blogosfera, até segunda-feira à noite...pois este fim de semana, estarei com meu amado e querido amorzinho do meu coração chamado Edson, e vou almoçar aquela "serra" na casa do Marcinho...hahahahahaaaa....
Anônimo disse…
Hubner, não se faça de tolo.

VINHO TEM ÁLCOOL, porra.

O que não tem álcool é SUCO DE UVA.

Então Jesus pediu: "Tragam a água da purificação e a transformou em SUCO DE UVA, e a festa prosseguiu muito sem graça porque ERA FESTA DE CRENTI, sem Skol, sem vinho, só tinha FANTA UVA".

Este será meu próximo post, após o post de Vale Skol, rsrs.

Huv, "Amo vocês em Cristo" parece frase daquele site fake da crentinha que não lembro o nome.

Abraços etílicos,

Evaldo Wolkers.
Anônimo disse…
Ops,

Huv = Hub, rsrs.
Sergio disse…
Olá...!

Sabes...? O meu blog conta já com um ano...! E para a ocasião escrevi algo que também é para ti... e, de passagem, podes ver que há um selo que podes levar, se assim o quiseres... Pois, como o seu nome indica, serve para "selar" este vínculo que nos uniu neste tempo transcorrido..., isso me encantaria..., e faria completo este festejo e a minha alegria...!
Ou se não..., ofereço-te uma flor de Ceibo que é a flor do meu país: Argentina.

Obrigado pela tua presença...!

Cumprimentos,

SERGIO.
Esdras Gregório disse…
Ta bom eu admito Eduardo, minha vaidade me segou, afinal o Isaias escreve poemas a mais de dez anos, o Edson, Levi,Jair são poetas natos, mas é que seu texto ficou tão parecido com o meu que eu pensei ser seu texto influenciado pelos meus do marcador do meu blog: poema religioso sobre o filho do homem.

Mas você não comentou sobre o que eu disse em cima:

“Acho absolutamente razoável sua versão, ainda mais pelas razoes expostas no seu primeiro comentário.Convincentes porque eu mais do que nunca que já passei por um processo de edição, sei como é que se mata a letra para dar vida ao espírito da mensagem de um livro, pois o que se faz hoje com um livro cru antes de chegar as livraria se fizeram com Jesus nu, antes de o envolverem em uma capa sugestiva para o consumidor, mas no bom sentido e não no sentido de esperteza dos discípulos ou do próprio Jesus.”
Hubner Braz disse…
Sergio,

Pare de fazer propaganda nesta confraria... Propaganda é em outros lugares.!!!

Thanks
eduardo medeiros disse…
Hub, como assim eu não te provei que o vinho que Jesus tinha álcool? Dá uma olhadinha lá em cima..
Eduardo Medeiros disse…
Paulinha:

Como eu já disse, eu creio em "milagres" que na verdade não são milagres, mas algo que nós, seres conscientes, podemos realizar naturalmente sem necessidade da religião institucional. Senão realizamos é porque nos falta a "conexão"...
Eduardo Medeiros disse…
GRESDER,

Que bom que você se tocou no que estava dizendo. E já que o fez, tenho que admitir que nós somos influenciados uns pelos outros, não somente nos conceitos, mas também na escrita.

Qualquer escritor iniciante se espelha em alguém. Naquele cara que ele leu mais. Isso é um processo natural.

E prá você não ficar tristinho, vou repetir o que já te disse várias vezes:

VOCÊ É UM EXCELENTE ESCRITOR.
Eduardo Medeiros disse…
GRESDER,

quanto ao teu parágrafo.

O que eu queria destacar era exatamente essa possibilidade de Jesus ter feito o milagre da solidariedade ao invés do milagre da multiplicação dos pães.

Tua frase:

"Fizeram com Jesus nu, antes de o envolverem em uma capa sugestiva para o consumidor, mas no bom sentido e não no sentido de esperteza dos discípulos ou do próprio Jesus.”

Sem dúvida nenhuma o Jesus que nos apresenta os Evangelhos é um "Jesus construído" segundo a fé dos seus discípulos, mas como você diz isso foi feito no "bom sentido"...

E o sentido era espiritual. Teológico. Não que nos Evangelhos não existam ainda camadas de tradições do "Jesus histórico", antes de ser construído. Mas não é fácil identificar.

Somos sempre construtores...
Unknown disse…
Eduardo, sobre seus comentários:

"Somente o cientista materialista radical não aceita a dimensão espiritual do homem por não ser capaz de enxergar além da matéria.

Ele esquece que nossa consciência não pode ser um epifenômeno do cérebro, que ela não é formada por átomos nem matéria, ela é transcendental..."

Não tem como os cientistas "esquecerem" que nossa consciência não pode ser um epifenômeno do cérebro, se é por aí mesmo que está se chegando. A mente/consciência são estados/fenômenos do cérebro, e nada indica que ela sobreviva ao desligamento do mesmo. Embora não seja composto de átomos, é um estado, tal como uma música.

Uma boa explicação:

"Se a mente é um “epifenômeno” do organismo (especialmente do cérebro) é uma questão de definição do que seja epifenômeno. De fato, a mente não é o cérebro e nem é material (senão se poderia transferir memórias numa seringa). Mas ela acontece em virtude do funcionamento do cérebro. Não considero que isto a caracterize como sendo de natureza transnatural. Trata-se de uma ocorrência natural do organismo, que não sobrevive à sua falência."

Ainda:

"A consciência psíquica (consciousness, e não conscience) é a propriedade da mente estar ciente do mundo exterior e de seu processamento interno. A maior parte das sensações provinda dos sentidos (visuais, auditivas, olfativas, gustativas, táteis, térmicas, cinestésicas, álgicas, vestibulares etc), bem como a maior parte do processamento mental, se dá sem que se tome conhecimento do que ocorre. Somente é percebido aquilo que prende a atenção e o pensamento, só em parte, é acompanhado. Estar consciente é estar sabendo o que está acontecendo. No sono, desmaio, anestesia e morte, está-se inconsciente, no último caso, de forma definitiva. A consciência é a mais importante das ocorrências que fazem parte da mente. Ao se dizer que se está sabendo do que acontece, a primeira pergunta é “Quem?”. Sim, qual é o ente que tem consciência do que ocorre em sua mente? Tal ente, denominado “eu”, é o dono de sua mente e de seu corpo. A “autoconsciência” é esta noção que se tem de si mesmo. Também ela é, segundo as mais recentes pesquisas neurológicas, uma ocorrência mental e, logo, proveniente do funcionamento do organismo, portanto, natural, sem ser material."

Sugiro fortemente a leitura desse artigo:
http://www.ruckert.pro.br/blog/?p=3883

Ainda sobre este comentário:
"Aliás, muitos conceitos da Cabala e de outras religiões orientais e até mesmo do cristianismo mais místico, já disseram o que hoje certos físicos quânticos estão dizendo."

Olha, esse é uma questão interessante da relação Religião x Ciência: toda vez que surge alguma descoberta científica, religiosos de plantão tentam reinterpretar seus conceitos utilizando a ciência de maneira completamente equivocada. Até onde eu sei, não há nada na quântica que "prove" qualquer nível de coisas paranormais/espirituais. A psicanálise, neurociência e outros estudos tradicionais já explicam muitos dos fenômenos religiosos...

Se um dia algo for descoberto, será pela luz da ciência, e da relutância dos "materialistas" em não aceitar as explicações simplistas dos religiosos. E aí que não haverá mais paranormal (que por definição, nem pode existir, visto que tudo que existe, por mais raro que seja, é normal).

Ah, se puder, me mostre que conceitos são estes que dizem o quê a física quântica diz.. eu não sou em absoluto autoridade em física, muito menos quântica, mas conheço as fontes que o são, e tento fazer o mínimo, que é consultá-los e confrontar as evidências, para não sair crendo em qualquer baboseira dita sob efeito de alucinógenos rsrsrs
Unknown disse…
*adendo ao último parágrafo de meu comentário:
onde está: "se puder, me mostre que conceitos são estes(...)", leia: "se puder, me mostre que conceitos religiosos são estes(...)"
Eduardo Medeiros disse…
Bill, só compare a consciência com uma música quando você me disser que alguma dela tornou-se consciente de que é uma música.

A primeira explicação do primeiro parágrafo: Eu não disse que a mente/consciência trabalha sem a interação com o cérebro. Disse que ela não é material. Ela é mais do que emoções que são produzidos pela química cerebral. Alguém já provou que a consciência não sobrevive à morte do cérebro?

Pode-se estar "inconsciente" em alguns processos, mas isso não significa que naquele processo a consciência tenha deixado de existir.

Olha, eu concordo com você que muitas vezes a religião tenta se adequar à ciência. Mas existem sim, temas religiosos milenares que são ciência pura, dito é claro, em linguagem religiosa.

Quando ao seu pedido, prefiro não começar aqui essa discussão. Em breve vou postar uma série de textos sobre o tema e aí poderemos nos degladiar à vontade, rolar no chão, dá tapa na cara, só não vai valer chute no saco e dedo no olho, combinado?

Como você, também não sou especialista, mas vou às fontes e tento entendê-las. Não creio que físicos quânticos com doutorados e prestígio internacional que são idealistas, tenham cunhado suas teses sob o efeito de nenhuma droga.
Unknown disse…
Ed, não era sobre os físicos a que me referia, e sim sobre os religiosos, danados por dizer baboseiras com tom de sabedoria.

Outra coisa, como a ciência diz que a mente é o resultado do funcionamento do cérebro, logo a mesma só existe se o cérebro estiver "ligado". Com a morte, esta finda-se.

Ora, quem faz a afirmação de quê a consciência sobrevive após a morte é que tem o ônus da prova.

Pode-se à vontade criar teorias sobre o quê for, mas elas só terão alguma validade se alguém conseguir constatar, provar de alguma forma isto. Até hoje ninguém o fez.

Logo, não é questão de provar que "não existe", mas antes de se provar que "existe", já que este é o absurdo, o extraordinário. É como por exemplo, a questão dos milagres. Ora, o natural e normal é saber que eles não existem. Mágica não existe, tudo pode ser explicado de alguma forma material.

Mas se alguém afirma que sua gasolina foi multiplicada, cabe a este provar que isto realmente aconteceu, e não foi por fenômenos naturais.

De igual forma, se alguém diz conseguir ler mentes, deve fazê-lo em um ambiente controlado de modo que se constate se realmente o faz, ou é uma fraude. Até hoje, ninguém conseguiu (e olha que muitos tentaram...).

Daí que o ônus da prova é de quem diz o extraordinário, e não de quem diz o normal. Para a ciência, a consciência morre com o cérebro, ponto. Se alguém diz que não, então que prove, e aproveite para ganhar um Nobel e reconhecimento para o resto da história humana.
Anônimo disse…
Esse pensamento do dia foi demais Evaldo... rapaaa, e pensar que eu peguei a atual, desse Hubinhoo... que não era atual ainda...RSRSRS da até desgosto desse povo... será que burrice pega?KKKKKKKK.
Marina Braz disse…
Anônimo,

Sei quem tu és, e bem verdade que não conhece a essência do Poder de Jave... Deveras que aconteca em demasia na sua existência.

See you later
Hubner Braz disse…
Srs,

O fato do acontecimento da multiplicação da gasolina foi categoricamente tagivel, real e palpável. E esta gasolina no carro durou ate eu chegar no próximo posto para abastecer novamente, isso, há 70Km do ocorrido milagre.

Thanks
Hubner Braz disse…
Evaldo,

Transformar cerveja em água e fácil, quero ver transformar água em vinho não alcoólica e deixar todo o povo da festa feliz.

O que vem por ultimo e melhor.

Hubner Braz
Ola a todos da Confraria.

O blog continua com tudo. Infelizmente por motivos particulares estou tendo que me ausentar, afinal, minha esposa precisa de cuidados redobrados neste último mês de gestação. Outrossim, precisei vender meu notbook para sanar algumas dívidas e mandei cortar o sinal de internet em casa (entenda-se casa do pai). Apenas minha irmã possui o moldem da Vivo e raríssima vez consigo usá-lo, como agora.

Estou terminando minha casa e ainda nesta ou mais tardar na próxima semana estarei me mudando. Desculpa a todos pela ausencia e pelo pedido de exclusão feito por mim ao Isa. Sei que alguns não entenderam e ainda fizeram questionamentos infundados, mas somente eu e Deus sabemos o que estou vivendo.

Deus abençoe a todos e bons debates a todos.

PS: Ao Hubner

Hub, o vinho era alcólico mano, tanto que Jesus disse que o chamavam de beberrão, porque ele era chegado a um bom vinho (e somente quem bebe bebida alcólico pode, por assim dizer, ser chamado de beberrão, como alguns o chamavam). Sei que você já estudou a cultura judaica, e é inegável o uso do vinho pelos judeus em suas festas. Você sabia que até bebida alcólica era usado como oferta diante de Deus no A.T? Isso que bebida alcólica é pecado foi criação dos evangélicos, não de Deus.
Abçs
Hubner Braz disse…
Qual assunto será o próximo post? Estarei olhando da janela.
Hubner Braz disse…
Edu.M.

Gostei da sua explicação sobre o vinho, sei que a bebida alcoólica foi criação da cultura evangelique que se baseia nas instruções que Deus deu a Sansao.

O importante e que continuamos amigos e sobre a sua saída? Minha resposta e não, você tem uma suma importância aqui e não deve sair.

Abraços amigao
Anônimo disse…
Engraçado Hub, se não me engano foi a 4º vez que disseram a mesma coisa para você, que a porcaria do vinho é vinho mesmo, e, só agora você vem dizer "obrigado pela explicação".

Rapá, vc é lento assim ou é impressão minha? rsrs.

Agora brother, teu Deus é muito chinfrim cara, se teu carro faz 15 por 1 na média, ele só te deu 4.66 litros de gasolina, o que equivale aproximadamente a R$ 12.06.

Deuzinho chulezento este, fala sério, pelo menos Jesus deixou a galera tão alimentada que neguim não conseguia andar de tanto comer pão.

Com o Deus da Bíblia não existe pouca miséria não.

Bom, já estou exercitando minha fé, meu carro está com o tanque pela metade, vou orar muito para ver se amanhã ele vai estar com o tanque cheio, e, ainda quero 250 galões na garagem porque deusinho miserento não quero não, rsrs.

Abraços,

Evaldo Wolkers.
Anônimo disse…
Evaldo, tu tás querendo um deus da prosperidade?! Vai pra essas universais/mundiais/interplanetárias da vida, vai meu filho!!
Anônimo disse…
Huhauhauahua,

Isa, não estou querendo não, quem quer é o Hubner, ou você não percebeu que estou ironizando?
Não consegue perceber meu tom sarcástico e minha risada demoníaca?

Abraços,

Evaldo Wolkers.
Anônimo disse…
Pô, Evaldo, "estou há tanto tempo convosco e ainda me perguntais se não percebo vossas ironias"? kkkkkk
Eliel Vieira disse…
O verdadeiro milagre foi a conscientização das pessoas de que, se elas compartilharem entre si o que têm, sobraram sacos e mais sacos de alimentos, além de todos estarem plenamente satisfeitos!

Excelente blog este!

Já está nos meus favoritos!


Abraço!

Eliel
Penso que, mesmo sem nenhum centavo da Megasena, podemos nos unir solidariamente neste país e cada um contribuir com o que tem, inclusive seus talentos, e aí veremos acontecer o verdadeiro milagre da multiplicação dos pães que, após ter alimentado 5.000 homens (sem contar mulheres e crianças), ainda rendeu uma sobra de 12 simbólicos cestos cheios.

Como no artigo acima, sei que há teológos que acreditam que, naquela conhecida passagem bíblica, não teria havido nenhum ato sobrenatural, pois teria sido a contribuição voluntária de um discípulo (cinco pães e dois peixes) que, após a repartição para 100 grupos de 50 (ou 50 de 100) que incentivou outras pessoas ali presentes a compartilharem seus alimentos, repartindo uns com os outros e talvez grupos com grupos.

Ora, é o milagre da repartição que precisa ser feito no nosso meio e para isto as pessoas dentro de cada cidade precisam ser mais unidas. Cada bairro, vila ou povoado pode organizar-se em torno de suas respectivas cooperativas e associações de moradores afim de procurar meios de satisfazer as necessidades de todos.