Os apocalipses da Terra




por Gresder Sil


A acumulação nestes últimos dias de acontecimentos catastróficos da natureza é o cumprimento das profecias? Ou é as profecias que são uma interpretação religiosa de uma fase de transformação geológica do planeta Terra? A Grande Tribulação faz parte de uma etapa escatológica de uma dispensarão espiritual? Ou ela é na verdade as compressões e contrações intestinais de um planeta que após passar por imperceptíveis mudanças geográficas e atmosféricas ira entrar numa nova Era geológica de seu sistema.

Que é isto que esta acontecendo conosco? Tratasse da mais clara revelação das escrituras, ou de mais uma das sucessivas tentativas humanas de dar sentido espiritual e moral aos acontecimentos espetaculares da natureza, como sempre fizeram os extintos povos supersticiosos do passado, que diziam ser isto o castigo dos deuses? O que é mais obvio? As profecias se cumprindo na nossa cara, ou um planeta vivo eternamente em movimento que nunca deixou de manifestar por fora, a drástica e constante modificação das peças do seu incrível e insaciável quebra cabeça interno?

Tudo isso e tudo o que envolve o sistema de nossa constelação já estava maquinalmente programado por Deus para um desfecho cósmico profético terrível? Ou sábios do tempo e magos astrônomos do passado que observavam céus e terra, e que souberam por tradição oral e pelos antigos mitos apocalípticos das nações da constante inquietação e evolução do planeta, fizeram inconscientemente pela sua prodigiosa intuição especial, um alerta e uma descrição desastrosa e alegórica para a posteridade da humanidade?

Em fase disso, não deveríamos reinterpretar a explicação fundamentalista vigente das profecias cristãs dos últimos tempos? Mas será que conseguiríamos negar que de certa forma já estamos vivendo de fato nesta tal grande tribulação? Como também fazendo parte de um dos apocalipses da Terra, assim como os dinossauros enfrentaram em sua Era, um apocalipse que devastou o planeta e quase todos os seres habitantes daquele tempo remoto. Não só isso, como também sabemos que de tempo em tempo a sua estrutura se reconstrói, pois não é de hoje que as camadas da crosta da terra se movimentam, mas há muito tempo o planeta já teve uma formação que absolutamente não é esta que conhecemos.

Ou acaso esses ossos gigantescos de outra Era escondidos na terra e desenhos geográficos de continentes que perfeitamente se encaixam seriam excepcionalmente um engodo diabólico com sanção divina para segar os olhos dos não religiosos para o cumprimento das profecias? As “evidencias” são equivalentes para ambos os lados. Cada uma acredite no que quiser, pois a fé é a vontade do coração e não as especulações da razão. De qualquer forma, uma coisa é certa, o planeta esta vivo!

E apesar de a Terra não possuir um espírito mágico imaterial, somos todos filhos desta grande Mãe, que depois de ter passado por mais uma de suas dores de parto, dará a luz a mais um milênio. Que não consiste necessariamente em mil anos, mas numa nova Era “glacial” de descanso do maquinário interno que se apazigua após uma grande crise de ajeitamento e acomodação das espinhas dorsais de suas entranhas.

E então passado os “sete” ou “setecentos” anos desta grande tribulação, a terra voltara ao seu equilíbrio geológico e atmosférico onde a natureza vivera em paz com os homens assim como figuradamente o cordeiro pastara tranquilamente com o leão. Estas constantes transformações os homens secos, frios e céticos de hoje prevêem através dos estudos e tecnologias, e chamam isso de ciência. Mas antigamente homens inebriados da mística espiritual deste mundo, viram isso também pela sua grande sapciencia, e por acreditarem que um Espírito os inspirava em seus momentos de extraordinária Intuição, chamaram isso de Profecias.

Comentários

Anônimo disse…
Caramba, ótimo ensaio Gresder.

Também acredito neste Apocalipse da terra.

A questão é que este mundo estaria bem melhor sem nossa presença.

Nós somos os maiores responsáveis pela antecipação deste Apocalipse, através de nossa ganância e busca pelo poder.

Abraços,

Evaldo Wolkers.
Levi B. Santos disse…
Atualmente uma avalanche de tragédias aconteceram, desmoronamentos, inundações, terremotos, tusinamis.
Estas imagens nos chocam muito, assim como as morte trágicas dos discípulos forneceram elementos trágicos para os escritos simbólicos narrados no apocalipse de João.

Sonhos, visões de grande tragédias, céu que cai sobre nossas cabeças, meteoros que atingem a terra, eles falam de nossas catarses internas.
Num terremoto, as camadas do fundo da terra se acomodam, se assentam, da mesma forma somos nós e nosso psiquismo.

A tendência de nosso inconsciente é providenciar um fato que promova a homeostase da vida.

Sonhos e visões de natureza apocalíptica nos alertam para nossas transformações internas, desorganizando para depois organizar os caminhos de nossa jornada psíquica.

A natureza mostra que há sempre desordem, e na desordem há uma lei que nos rege para que o mundo continue mundo, mas de uma forma melhorada.
Anônimo disse…
Nossaaaaa!!!

Já tem nova postagem...que rápido no gatilho hein Gresderzitto...kkkkkkkkkkkkk...
Anônimo disse…
Gresder, eu aprendi a não te elogiar. Não por alguma coisa pessoal, mas porque isso normalmente acaba mal...

Entretanto, muito interessante essa sua reflexão. Há poucos dias mesmo eu estava pensando sobre o assunto. Lwmbrava exatamente de algo que você disse: um dia os dinos foram nós, os mandatários do planetinha. E eles tomarandoril, como todo mundo sabe...

A questão é que o mundo vive mesmo transformações. Ele está melhor, e mais feminino... Você mencionar uma "Mãe Terra" passa a ter muito mais significado nesse novo e irreversível contexto em que estamos vivendo.

Como se dará essa "reconciliação" entre Ela e nós - e se existirão os "nós" - eu já não sei. Acho uma "viagem" muito longa. Creio mais que daqui há pouco haverá mais uma vez uma placa de "aluga-se" sobre o planetinha e que mais um bando de loucos vai tentar a sorte por estas freguesias.
Anônimo disse…
A tempo: se não gostou do meu comentário, dane-se. E vê se usa um corretor ortográfico antes de publicar, porra!!
Marcio Alves disse…
Kkkkkkkkkkkkkkkk

É isso ai ISA!!!!!!!! Hahahahahah
Eu também assim como você cansei de mandar o GRESDER escrever mais corretamente, pois os textos dele é um assassinato ao português. Hehehehehehe

Olha é até compreensível as pessoas algumas vezes falarem erradas, mas escrever, eu não admito, portanto GRESDER, se você não voltar para escola para aprender, será expulso da confraria. (estou brincando viu. Kkkkkkkkkkkkkkkkkkk)

Eu já te disse que o seu texto perde todo o brilho por causa de seus muitos, eu disse muito, mas muitos mesmos, e bota muito nisso, erros ortográficos. Kkkkkkkkkkkkkkkkkk

Vê se aprende desta vez, tá bom GRESDER???!!!! Rsrsrsrsrsrs

Em relação ao texto.... sobre o que você escreveu mesmo???

Pois eu acabei perdendo o foco da temática da postagem, por causa de seus muitos erros grosseiros ortográficos, ai eu fiquei que nem o EDSON MOURA, corrigindo as suas palavras, mas não esquenta não, mas a tarde eu volto e tento comentar o seu texto que parece mais que foi escrito por uma criança que esta aprendendo a escrever no presinho, (rsrsrsrsrs) pois agora eu tenho que trabalhar.
Eduardo Medeiros disse…
Sei não, mas gresder e marcio parecem um casalzinho de namorados que vivem discutindo e competindo para ver quem é o melhor...

hhahahah ... porém, marcinho, vou sugerir ao novo presidente (vai ser o gresder???) que se alguém escrever um texto com mais de 3 erros ortográficos deverá ficar sem postar na próxima vez...
Eduardo Medeiros disse…
Pronto, agora vamos ao texto.

Gresder, muito oportuna a temática. Atual. O homem primitivo tinha no Caos um inimigo cósmico que devia ser vencido pelos deuses.

Em todas os mitos de criação, tudo vem a existir a partir do caos. Lembram do "nosso" mito?

"no princípio criou Deus os céus e a terra. E a terra era SEM FORMA E VAZIA..."

Sem forma e vazia quer dizer caótica. Alguns pensadores cristãos quiseram ver nesse texto a queda do diabinho do céu. O que, evidentemente, é um total absurdo.

Imaginem o céu, lugar puro, sem pecados e máculas sendo palco de uma guerra entra anjos bons e anjos revoltados e Javé de longe torcendo por Miguel...

Aliás, abrindo um parênteses, vocês sabiam que o grande Agostinho quase pirou na batatinha por que não conseguia explicar de onde vinha aquela água toda da narrativa do Gênesis?

O texto não diz que deus tinha criado a água, então, de onde vinha a água??

Se ele não tivesse tentado interpretar o texto literalmente, ele entenderia que o elemento água é primordial nos mitos antigos. Tudo emerge da água. O Gênesis, está claro, reflete essa compreensão e mostra deus pondo ordem no caos.
Eduardo Medeiros disse…
Os profetas bíblicos foram os cientistas políticos, econômicos e sociais do seu tempo. Eles, de forma espetacular, sabiam interpretar e "prever" como poucos intelectuais de hoje, o cenário da história de Israel.

Não que eles fossem profetas nostradamianos, não. Eram profetas por que sabiam ler a realidade e olhar o futuro.

Eles interpretavam a realidade através dos olhos da religião javista e podiam corajosamente dizer "assim diz Javé".

Mudavam as circustâncias, adequavam-se às mudanças, interpretando tudo, do ponto de vista teológico, digamos assim.

Um caso singular foi o do messias pagão!! Ciro, libertador do povo de israel da opressão babilônica, virou messias!

Uma completa HERESIA!!! Como um profeta judeu pôde chamar um pagão de Messias??

Muito simples: o profeta estava interpretando a história. Nas profecias messiânicas anteriores, o messias viria para libertar o povo e estabelecer de novo, o Estado judaico.

Ora, se foi um pagão que permitiu que isso acontecesse, então, esse pagão era o messias!!!
Eduardo Medeiros disse…
A terra está e sempre esteve em processo de transformação. Estamos, segundo vários cientistas, em pleno começo de uma nova era onde o clima da terra sofrerá mudanças visíveis.

Que a nossa "civilização" teve que destruir a natureza para que a sociedade capitalista e tecnológica se estabelecesse é fato histórico.

Poluímos nossa casa-terra! Pussemos a produção de riquezas à frente da consciência ecológica. Somos vorazes produtores de coisas e trecos de toda espécie que produzem milhões e milhões de toneladas de lixo a cada ano no mundo.

Muitos cientistas dizem que a ação do homem é mínima neste processo de mudança climática. Ainda que seja, é fato que estamos exaurindo os recursos naturais que a natureza nos deu até o ponto do colapso de Gaia.

Temos que ser também profetas do nosso tempo. Temos que levantar a nossa voz em defesa da terra contra a ganância sem fim do tal "progresso".

Mas vejo que o começo de uma nova era de conscientização está sendo gestada em todo mundo. A preocupação em preservar o que nos resta e de reflorestar áreas desmatadas está na ordem do dia.

Acredito que os donos do mundo estão acordando para um fato simples e aterrador: se não cuidarmos da terra, logo não teremos mais terra para morar.

Mas ainda que daqui por diante, todos os governos promovam políticas verdes, a terra não deixará de se "movimentar". As mudanças climáticas continuarão. Não sabemos ao certo o que a natureza nos reserva. Mas é bom que daqui por diante, sejamos parceiros da natureza e não inimigos dela.

obrigado, gresder, por nos proporcionar um momento de reflexão tão importante.
Hubner Braz disse…
Olá Sr. New Pres. Gresder,

Como disse das outras vezes, a terra já tinha sido destruido por cinco vezes, e agora é a sexta restauração da terra que vivemos. Daqui mais alguns anos, depois da ressurreição dos justos, depois dos 7 anos do anti-cristo, depois da querra do armagedon, depois dos mil anos de reinado... a Terra será destruida novamente, ai na setima restauração da Terra será perfeita. Não haverá 7 tipos de coisas naturais.

Mas voltando para a separação dos continentes, A bíblia diz, "é mesmo", Ela diz, rsrsrs. Vou explicar...

Os que crêem que a Terra se dividiu no tempo do dilúvio usa como argumento um documento chamado Toledot Shem, na nossa linguagem seria "Genealogia de Sem". Este documento está registrado na Bíblia, no livro dos Gênesis capítulo 10. Em Gênesis 10.25 fala do nascimento de Pelegue. Naquele tempo os nomes dos filhos eram escolhidos por causa dos fatos que se viam no cotidiano e não porque eram nomes bonitos. O nome Pelegue quer dizer mais ou menos "divisão” e o versículo ainda afirmam assim: "... Pelegue, porquanto em seus dias se repartiu a terra..."

Baseado nesse versículo, nos fatos históricos-culturais, em estudos sobre os tempos finais da Era Glacial, é que alguns cientistas criacionistas afirmam que a separação da Terra em continentes se deu por ocasião do dilúvio bíblico. Quando a família de Noé saiu da Arca ainda não tinham observado as mudanças. Mas com o crescimento da família (netos, bisnetos, tetranetos), os patriarcas começaram a notar que as terras que eles conheciam não estavam iguais como antes de entrar na arca.

A grande sacada de que a Terra não era mais a mesma se deu quando do nascimento de Pelegue e concluíram que devia ser por causa do dilúvio, por isso batizam a criança com esse nome.

Então sabemos que o texto de Gresder está brilhante, mas não concordo com algumas "coisitas" rsrsrsrs.

Abraços amigão.
Unknown disse…
Os profetas de nossos dias são os cientistas, sem dúvida.

Hubner, esses "cientistas" que você adora citar, vivem de dizer bobagens. Essa ladainha do dilúvio causar a separação dos continentes é de chorar de rir. Ah, eles simplesmente desprezam os movimentos das placas tectônicas e querem por que querem encaixar alguma teoria só por quê a "bíblia diz".
Hubner Braz disse…
Sr. Bill

Você não crê que as placas tectonicas se movimentaram no dilúvio?
Unknown disse…
Hubner, ciência não é crença, é prova. Quem acredita nisso primeiramente teria que provar a existência do dilúvio bíblico como algo universal, e provar a sua capacidade de movimentar as placas tectônicas, e ainda assim, provar que isto de fato ocorreu.
Anônimo disse…
Hubner,

Esta coisa de que a galera percebeu mudanças na formação do planeta é cômica, eles viviam em um mundinho, não no mundão.

Já pensou, Noé olhando pra SEM e falando: "Porra, cadê aquela árvore que estava aqui? E toda aquela montanha?

huahuhauahua.

Das duas uma: Ou ele ancorou a arca e a mesma não saiu do lugar, ou ela ficou vagando por aí.

Na primeira das hipóteses a percepção de alteração terrestre seria mínima, na segunda, ele iria aparecer em um lugar totalmente desconhecido e também não teria percepção de mudanças na esfera terrestre, rsrs.

Abraços,


Evaldo Wolkers.
Anônimo disse…
Acredito que o homem se acha "o foda" entre os seres existentes neste planeta.

Acha que o universo foi criado para ele, que Deus existe para ele, que as catástrofes são para e devido a ele, que tudo acontece por ele, inclusive a chuva.

Concluo que nada disso é ou foi feito para nós ou por nós.

Nós chegamos na última hora para cagar este planeta.

Ele seria muito melhor SEM NÓS.

Então, que todos nós sejamos destruídos e massacrados pelas revoltas naturais desta terra.

(um pouco de revolta comigo mesmoe e falta de tempo, rsrs)

Evaldo Wolkers.
Esdras Gregório disse…
Evaldo eu não acredito que somos os responsáveis por adiantar estes apocalipse da terra, pois com nos ou sem nos a terra ira se contorcer e se ajeitar por dentro assim como corpos celestes iram coincidir suas quedas de forma aleatória em algum tempo de forma mais numerosas do que em outras Eras.

O que somos é responsáveis por tornar a cada dia este planeta um inferno de gente se mutuando um em cima dos ouros, subindo em cima das pessoas dando rasteiras em seus semelhantes e fudendo com as coisas que são essenciais a vida, o homem pode se acabar, mas o planeta se restaurará.
Esdras Gregório disse…
Levi eu acredito sim que foi a coincidência destes fatos que possibilitou a “inspiração” do apocalipse de João.

Junte se a sensação de fim dos tempos que os discípulos viveram com as perseguições, impérios monstruosos destruindo os pequeninos, terremotos, guerras, pragas, privações dores, sensação de proximidade de morte, mais uma poderosa intuição particular inexplicável, mais todos os seus medos, todas as suas esperanças, todas as lembranças e promessas milenares e recentes, com as próprias expectativas de que este mundo esta moralmente perdido, com desejo despertado do seu senso de justiça para que deus punisse toda maldade humana.

Junte tudo isso ocorrendo por fora em João, de forma tão poderosa a mexer com todo o seu interior, seus sonhos seus medos e seus surtos, junte isso e temos uma revelação apocalíptica. Não que isso não tenha a mão divina mas que toda a ação divina é indireta intuitiva como semi-conciente é o Ser do Todo poderoso que conhece mundo que foi gerado de suas entranhas.

Não creio em Revelações, creio em intuições, não creio em um Deus pessoal como nos, Creio num deus supra-pessoal a-pessoal semi-pessoal ou seja creio num Ser puro que não fala a sua Palavra, pois sua Palavra é o mundo, é os homens, é vida, e que todo move e conduz de fora mágica, mística, espiritual e, filosoficamente inconsciente , como inconsciente são as maiores produções humanas.

Ao Deus desconhecido o meu tributo.
Esdras Gregório disse…
Isaías não sei como pode acabar mau você me elogiando, a não ser você descubrindo que você é como eu que tudo faz, não para salvar o mundo ou cristianismo ou até mesmo a blogfera, mas principalmente para salvar o ego de não ser reconhecido e encontrar o seu lugar significativo no mundo.

Bom eu acho que você esta confundindo, pois eu não me lembro de ter falado que um dia fomos dinossauros, pelo menos não devo ter falado isso de forma seria. Nao sei por que eu não gostaria do do seu comentário, então ganhei um dane-se de graça.

Fala por favor ao MÁRCIO para ele copiar meu texto aqui nos comentários com as devidas correçoes, pois eu realmente só estudei até quinta serie e não consigo captar mais erros do que eu já corrigi, falo serio.

Não tenho mais tempo hoje, amanha eu volto, nesta mesma hora, e neste mesmo canal.
Edson Moura disse…
Caramba Gresder...que texto maravilhoso...também acho, assim como muitos dos manos que a Terra está passando por transformações..."virando do avesso" (pois tudo que brota em forma de lava e atinge a superfície...precisa voltar para o centro para ser derretido novamente...viajei agora!rsss)

Mas observo uma preocupação muito grande pór parte de algumas pessoas, em se deixar uma Terra "melhor" para nossos filhos....quando na verdade deveríamos é deixar filhos melhores para nossa Terra.

Agora Hubner: Que besteira é essa que voc~e falou aí filhote?

Sua fala:

"Como disse das outras vezes, a terra já tinha sido destruido por cinco vezes, e agora é a sexta restauração da terra que vivemos. Daqui mais alguns anos, depois da ressurreição dos justos, depois dos 7 anos do anti-cristo, depois da querra do armagedon, depois dos mil anos de reinado... a Terra será destruida novamente, ai na setima restauração da Terra será perfeita. Não haverá 7 tipos de coisas naturais".

Cara isso é uma história de terror que nem meus filhos de 5 anos acreditam mais!rssss

Anticristo?

Armagedom?

Ressurreição dos justos?

Tenha dó né Hubner!

Eu só acredito nos 4 cavaleiros do Apocalipse..a saber:

Visa...Master Card...Diners...e American Express.


Aguardo sua resposta Hubinho...e por favor...não me obrigue a chamar o Noreda.
Marcio Alves disse…
GRESDER SIL

Ótima reflexão, venho em uma boa hora em que muitos já desde há muito tempo vem vaticinado a destruição total da terra, coisa que eu não mais acredito, pois por mais que a terra se auto destrua ela sempre se auto renovará dando continuidade assim a um processo que já perdura por milhões, ou talvez até bilhões de anos, e sempre continuará, sendo ela mesma um organismo vivo, morrerá para dar continuidade ao processo biológico de vida e morte.

Quanto a sensação que temos de que hoje há muito mais terremotos, maremotos, tsunamis e enchentes, é devido a auto tecnologia de transmissão de noticias, onde podemos saber o que acontece no mundo inteiro, coisa que os nossos antepassados não tinham, e já assim mesmo previam tais acontecimentos “apocalípticos”.

Quanto ao livro do apocalipse escrito por João, não podemos nos esquecer que eles já viviam a grande tribulação, onde já reinava o anticristo que era Nero e toda a sua turma imperial, sendo obrigado a escrever em código, daí aquelas figuras horríveis que na verdade não passam de um mecanismo estratégico para se passar uma mensagem codificada onde os cristãos que viveram o contexto de João sabiam, mas que nós hoje, até mesmo pela distancia geográfica, temporal e lingüística ficamos boiando para entender o que ele queria dizer, daí surgir tantas interpretações grotescas como a do HUBNER que nada mais é do que eco do fundamentalismo engessado e enlatado dos EUA.
Anônimo disse…
Gresder, tu é que não captasses a minha idéia. Os dinos um dia foram os donos do planeta, os mais "evoluídos", assim como nós somos hoje. Levasse um "dane-se" de graça? Bem feito! Quem mandou me esnobar em outras ocasiões? Mas foi apenas um "dane-se" preventivo, nada pessoal, meu caro.

O grande Noreda também não tem muito mais escolaridade que você e comete raríssimos erros de português, Gresder... Use a droga do corretor ortográfico do Word e pronto, meu filho!!!

Não, Gresder, nem que eu quisesse eu conseguiria se tão vaidoso quanto você...
Hubner Braz disse…
Estou sendo bombardeado... PearHabor, rsrsrs.

Depois responderei vocês, sei que, ao descrever a minha tese, vocês iram se converter ao fundamentalismo liberal anti religioso. Hehehe.

Defendo a próxima postagem a publicar pro NorEdson, hoRa vista, ele ter feito o seu texto e o próximo seja eu.

See you later confraternos
Esdras Gregório disse…
Eduardo também acho um absurdo a teoria da queda de Lúcifer, Este mundo é tão mágico, é tão profundo, a nossa mente é tão incrível que a combinação da incógnita do mundo com a nossa própria complexidade interior, em meio as necessidade intrínsecas de nossa razão em dar sentido e lugar as coisas, provoca uma certa explicação para cada evento no mondo do cosmo e no mondo infinito da nossa pisque.

A Lei que predomina no universo dos homens é a lei da sobrevivência dos mais fortes, e como de milhares de povos, mitos, e crenças, a religião e a raça dos hebreus é uma das mais fortes do mundo, foi a explicação da religião Javista que mais prevaleceu até agora.

Tanto o caus do mundo com a própria sensação de fim de mundo que cada geração experimenta, proporciona um ótimo Material para uma revelação, de novo, repito, não nego a revelação por completa, pois de forma indireta Deus esta imanente a este mundo, de forma a pairar sobre ele, mas sem tocá-lo, sem alçteralo, apenas permitindo que alguns sintam a brisa suave de sua respiração.
Esdras Gregório disse…
Hubner eu ia postar um texto antigo re-titulado de “A desengaiolaçao de um ser”.

Mas como eu li seu texto e ele me inspirou este, eu achei ele muito mais a propósito do que o outro que era uma confissão subjetiva do meu processo de desengaiolamento rsrs

Saiba que eu escrevi este post para você e principalmente esta frase: “cada um acredite no que quiser”. Pois a nossa vontade é que determina no mais profundo do nosso ser em que iremos crer.

Você acredita nas tuas teorias porque você quer acreditar nelas, elas dão sentido a sua duvidas, te dão segurança, te enche a cabeça de teses que para você é o máximo, te ocupam a mente, e sei lá o que mais que eu não sou vidente de coração.

Já eu sou igual a você e não acredito porque não quero, nem na explicação escatológica e nem completamente no apocalipse simplesmente por que eu não quero.

Não quero por que esta tal revelação é parcial, e ela não esta totalmente de acordo com o espírito de Jesus.

No apocalipse as almas embaixo do trono pedem a deus a vingança de suas mortes, enquanto Jesus pediu para Deus perdoar os seus assassinos. No apocalipse existe a recomendação que para quem é sujo, que se suje mais ainda, enquanto Jesus disse que se a sua mão te faz pecar, então arranque ela.

Ou seja, se você é pedófilo de adolescentes, seja pedófilo de crianças, se você é ladrão de galinha, roube um banco, se você bate punheta pensando na mulher do seu próximo, vai lá como a mulher de uma vez, e assim por diante conforme a santa recomendação: “Quem é injusto, faça injustiça ainda; e quem está sujo, suje-se ainda; e quem é justo, faça justiça ainda; e quem é santo, seja santificado ainda”

Hubner eu acredito na inspiração, mas não na inspiração plenária e inerrante, pois da mesma forma que hoje até mesmo os pastores mais honestos acrescentam doutrinas de suas próprias visões de mundo ultrapassado, antigamente os apóstolos também enfiaram os dedos sujos de pescador nas “santas” escrituras.
Eduardo Medeiros disse…
Pô gresder, que coisa bonita isto:

"Deus esta imanente a este mundo, de forma a pairar sobre ele, mas sem tocá-lo, sem alçteralo, apenas permitindo que alguns sintam a brisa suave de sua respiração."

muito poético mas não verdadeiro. Por que deus estaria imanente, pairando mas sem tocar no mundo, apenas olhando para o brinquedinho que ele criou e deixando apenas alguns sentir sua suave respiração?
Esdras Gregório disse…
Edurdo coloco aqui um antigo comentario que fiz no Bill para te esclarecer e que um dia virará post:

"Eu ultimamente tenho tido duas sensações a respeito de Deus:

primeira é a sensação de sua imanência, pois por mais pecador que me sinto a cada dia e por mais “desviado” que me torno, mais eu sinto Deus na existência do mundo isso de forma muito real e confortadora. Vejo que ele não esta distante demais de ninguém, e de nada, ele paira no mundo em que criou assim como o seu Espirito pairava sobre o caos no principio.

Mas também, e em contraposição, sinto que ele não faz nada e deixa que as coisa corram naturalmente segundo o seu curso natural. Isso é sua transcendência e tal pensamente se aproxima do Deísmo, pois apesar de ele estar no mundo eu não vejo ele interver nas coisas , antes pelo contrario: sinto que eu não tenho nenhuma imunidade nesta vida, de forma que absolutamente tudo pode me acontecer. Pois é assim que o meu ser o sente e crê: perto e ao mesmo tempo distante, mas absolutamente real."
Edson Moura disse…
Olha só...o Hubinho solicitando que eu seja o próximo á postar!rss

Obrigado Hubner, agora sim estou vendo altruísmo em você mano...pois abrir mão de sua vez em meu favor foi uma atitude nobilíssima!

Aceito a sugestão e já escrevi algo para a Confraria, só espero a decisão dos demais.

Abraços!
Edson Moura disse…
Ops|! Essa crase apareceu indevidamente na letra (a).kkkkkkkkkkk
Unknown disse…
Amigo Gresder;

Não podia ficar de fora, me desculpe o atraso. Estou reorganizando minha vida, minhas contas, meu emprego, meu blog...

Diante do seu brlhante texto e das excelentes observações registradas pelos nossos confraternos. Quero destacar uma observação do meu irmão Edson Moura. Segue abaixo:

"Mas observo uma preocupação muito grande pór parte de algumas pessoas, em se deixar uma Terra "melhor" para nossos filhos....quando na verdade deveríamos é deixar filhos melhores para nossa Terra."

Simplesmente perfeito.


Penso que somos nós homens, somente nós os responsáveis pela acelaração deste tal "apocalipse"...Aquecimento global quem causa?...Destruição da camada de ozõnio...desmatamentos? Quem é que mais altera as condições de sobrevivência na terra? São os animais ou os animais humanos?

Educação preservação é isso que devemos ensinar ao nossos filhos...filhos educados serão cidadões melhores...depois não poderão dizer "meu pai não me ensinou"...façamos então a nossa parte e chega de estar sempre arrumando uma desculpa ou desviando a culpa para Deus...Já disse Salomão: "Faça tudo que vier a sua mão para fazer, com toda a tua força.

É claro que a terra não para de se transformar, mas a influência humana só tende a piorar.
Eduardo Medeiros disse…
Gresder, entendo, acho, o modo como você sente a presença divina permeando tudo mas ao mesmo tempo distante. O deísmo, porém, vai um pouco além, pois diz que deus criou e se ausentou. Ou seja, não dá mais as caras por aqui.

Mas de fato, seu pensamento não deixa de ser um deísmo mas que ficaria melhor num pananteísmo - já leu a mais recente postagem do JL? É esclarecedora nesse sentido.

Repito aqui, o comentário que eu fiz lá:

"entre teísmo, deísmo e pananteismo, eu fico com um deísmo diferenciado. Como sou mais afeito à total transcendência de Deus, a moda judaica. Deus não se envolve com este mundo, visto que o mundo se move pelas suas próprias leis, físicas e biológicas.

Mas ele se faz presente em cada "messias" que apareceu neste mundo e nos fez imaginar e sentir uma nova "cara" de deus. Como sou universalista, não creio que a "salvação" esteja no messias judaico Jesus, mas em todos os messias universais que colaboraram para que os homens tomassem ciência que o Deus totalmente transcendente se faz imanente somente através de cada um de nós.

Jesus foi a "cara" de deus que eu reputo como singular. Não de fato, mas de direito."

Então, meu amigo, posso concordar com você nesse aspecto: Deus está "aqui" somente em cada um de nós. Ele se move e desperta, só e somente só, através de nós.

Como diz o provérbio hindu:

Deus dorme na planta
sonha na pedra
se movo no animal
e desperta no homem


Caramba, Gresder, você me faz ir além do que eu realmente ousaria ir...Que bom!!
Esdras Gregório disse…
Edson eu sou pessimista em relação ao futuro, enquanto alguns pensam como você em educação para uma nova geração, a maioria não se preocupa, com o futuro pois estão desesperadas em sobreviver no presente.

Não culpo totalmente os homens, somos como bicho, é a terra é um prato de comida onde vários Cachorros rosnando tentam pegar a “sua” parte. O homem é um animal infeliz, que desesperadamente esta a procura do seu lugar embaixo do sol, para a maioria não dá tempo de se preocupar com o futuro, pois lhe falta pão e paz no seu presente.

Não adianta sonharmos, mais alguns cinco séculos a historia entrara numa nova idade media, onde a superpopulação, as crises sociais, as pestes, a opressão, e vários fatores eclodirá novas guerras arrasadoras que vai destruir boa parte da cultura e civilização, e Roma será invadida de novo pelos bárbaros, até que haverá um novo iluminismo pela redescoberta das antigas ciências, e isso num eterno retorno.
Esdras Gregório disse…
Macio você realmente é o que mais perfeitamente me entende, pois foi o que mais tocou na questão da destruição da terra como algo intrínseco há ela mesma, e não como algo causado pelo homem como sugeriu meu texto.

“pois por mais que a terra se auto destrua ela sempre se auto renovará dando continuidade assim a um processo que já perdura por milhões, ou talvez até bilhões de anos, e sempre continuará, sendo ela mesma um organismo vivo, morrerá para dar continuidade ao processo biológico de vida e morte.”

Perfeito sua colocação.
Noreda Somu disse…
Gresdinho, lamento mas tenho que discordar de seu ponto de vista. É claro que o homem está aos poucos destruindo o planeta, pois apenas uma pequena parcela das pessoas pensam e desenvolvimento com sustentabilidade.


A atividade humana está causando mais destruição do que as catástrofes naturais registradas no mundo ao urbanizar zonas inadequadas, contribuir para o aquecimento do planeta e enfrentar de forma errada os fenômenos que afetam a Terra.

O aquecimento global causará furacões e inundações ainda mais fortes. "É fundamental estar preparado, educar a população e reforçar a infra-estrutura".

Os desastres naturais atingem, a cada ano, 200 milhões de pessoas. Mas "todos somos vulneráveis" diante destes fenômenos que aumentam por causa da urbanização inadequada, da degradação do meio ambiente e do aquecimento do planeta.

Os efeitos de um mesmo fenômeno não são os mesmos em todos os lugares onde ocorrem. "O furacão não mata. São as pessoas que se expõem ao perigo". Isto explica porque um abalo de 7,2 graus pode causar apenas 15 feridos no Japão e 26 mil mortos no Irã.

O mesmo ocorre nos Estados Unidos. Lá há Estados muito preparados para enfrentar possíveis catástrofes, como Flórida e Califórnia, e outros que não estão, como Louisiana e Mississippi.

A ONU promove uma "cultura da prevenção", mas é difícil de disseminar. Isso porque implica investir agora em algo que, futuramente, trará "benefícios intangíveis".

Obrigado!

Noreda Somu Tossan