A Moral e a Ética Não Fazem a cabeça de Deus


Ed Coelho

Que Deus é esse que faz de um homem poligâmico, que casa com sua meia irmã, adultera-a com uma concubina e que ainda ia cometer o assassinato de seu próprio filho “pai da fé”? (Abraão)


Como Deus abençoa um homem que nem se casa com a mulher, não namora, para vê se é da “vontade de Dele”, não noiva, não tem a permissão da família da mulher e, acima de tudo, não casa na igreja e papel passado, e vai direto para a cama e ainda por cima era sua prima? (Isac)


Como Deus escolhe um mentiroso, aproveitador, ladrão, enganador e poligâmico para ser pai de doze filhos que mais tarde viriam a se tornar as doze tribos de Israel? (Jacó)


Como Deus escolhe um assassino, medroso e sem fé para ser libertador e legislador de seu povo? (Moisés)


Como Deus abençoa a semente sacerdotal de um homem que fez um bezerro de ouro para ser adorado no lugar Dele? (Arão)


Não entendo como Deus permitiu que na Bíblia um homem que fez um voto de nazireu, mais depois o quebrou, casou com uma mulher que não era judia e ainda assim entra na galeria dos “heróis da fé”. (Sansão).


Como pode um homem ser segundo o “coração de Deus”, palavras do próprio Deus, e matar, adulterar, mas ainda assim continuar Rei e ainda salmodiar sobre Jesus? (Davi)


Deus devia estar brincando quando deu sabedoria como a nenhum outro homem o deu para um compulsivo sexual, idólatra, e inquisidor “impostorial” de seus irmãos. (Salomão).


Devia ser retirado da Bíblia o livro de um “profetinha de meia tigela” que todos teimam nomeclatura-lo de “profeta messiânico”, que andou um ano nu diante do povo de Deus, envergonhando e causando escândalo moral a toda a nação. (Isaías)


Que moral tinha aquele profeta safado, imoral, de palavras “chulas”, comedor de sua própria merda, de dedurar todos os sacerdotes de “deus” das suas idolatrias? Como ele ousou abrir a boca contra os “ungidos de deus”? (Esse caso me parece muito real e similar a de certo barbudo imoral, de palavras chulas, dedurador dos “ungidos de deus, adúltero, kkkk. A Bíblia é bem atual mesmo!) (Ezequiel)


E o que dizer do peão de boiadeiro que casou com uma prostituta e ainda teve filhos que o próprio Deus pôs os nomes? Que tipo de Deus é esse que manda fazer esse “pecado imoral” a um profeta seu? Não sei não, mas segundo a “moral santificadora” e o “estatuto de integridade” da religião, esse Deus está sob suspeita. (Oséias)


Coisa descabida é essa de Deus fazer de um assassino, briguento a ponto de se separar de seu amigo Barnabé, réu confesso que fazia aquilo que não queria e perseguidor da Igreja um apóstolo. Sinceramente não sei qual é desse Deus. (Paulo)


E quem é aquele que todos dizem ser o “discípulo do amor” e ainda receber a revelação do fim de todas as coisas do próprio Jesus querer pregar para mim sobre o amor, se ele mesmo queria fazer fogo descer do céu para consumir os samaritanos? (João)


Como Jesus deixou ser seu apóstolo um incrédulo que só acreditou na ressurreição do dele depois de tocá-lo? (Tomé)


E ainda tem aquele que negou o Mestre três vezes (e um monte de gente soube e ouviu o babado), tentou persuadir a Jesus para não cumprir seu propósito, que fez acepção de pessoas a ponto de Paulo dá uma puxada de saco nele; que moral ele tem para ser uma das “colunas” da igreja primitiva? (Pedro)


E, para finalizar, não poderia deixar de citar o maior “herege” que já passou na terra. Ele bebia vinho, trazia “escândalo” com seus discursos e curas no sábado nas sinagogas (templo), não se lavava antes de comer, comia e dormia nas casas dos publicanos e pecadores, amigo das adúlteras, prostitutas, samaritanos, coletor de impostos, centuriões inimigos de povo de Deus; era agitador, dedurador dos “ungidos de deus”, cometeu o maior sacrilégio para um religioso quando jogou as bancas dos cambistas no Templo, a “casa de deus”, quebrador de todas as leis e tradições religiosas e ainda por cima se auto- intitulava “Filho de Deus”. Com uma conduta dessa contrária a moral, ética e bons costumes que a “amada” religião prega, como ele tem a ousadia de pensar que estava fazendo a obra de Deus? Ou toda a religião é pervertida ou esses eram realmente servos e Filho de Deus. E agora?



Pelo visto, ética, moral e bons costumes não fazem muito a “cabeça” do Senhor Deus Todo Poderoso.


Se vivessem nos dias de hoje, nas igrejas evangélicas, onde a “moral, boa fama, ética e linguajar erudito” são mais importantes e apreciadas pelos “donos da religião” do que o compromisso com a verdade de Jesus, esses seriam tratados como escórias, como o “pinto ou o rabo” da “igreja” (por serem por demais indecorosos) e seriam chamados de, no mínimo, endemonhados. Alguns pastores não pensariam duas vezes em condená-los assim: “Servo de Deus de verdade não andam nus; servos de Deus não casam com meia irmã e nem adultera; servos de Deus não casam com prostitutas; homem de Deus jamais come sua própria merda, isso é coisa de débil mental.” Jesus então... (risos), não quero nem pensar o que fariam com ele; a única certeza que tenho é que fariam coisas piores que os judeus com ele.


Texto escrito em 30.09.09,com algumas modificações, como nome original: E se Fosse Hoje? No blog Vontando ao Gênesis.

Comentários

J.Lima disse…
Meu Deus!
Deu a louca no fundamentalista?
Ou o marcio estava enganado?

Caracóis!
Ednelson, essa foi de quebrar hein? rsss
Houve um momento que pensei estar lendo NIETSCHE!
Se você era considerado fundamentalista, deve ter acontecido uma metamorfose muito acelerada, pois esse texto está muito longe de ser ortodoxo!

Se é o marcio que escrevesse uma barbaridade dessas vai lá...mas você amigo que acabou de chegar! hahahahhahahahha

Bem vindo e parabéns!
Sinceramente me surpreendeu, esse texto está para para "muito além do bem e do mal"(NIETSCHE).Hahahahahahaha

Olha ai pessoal, o menino já entrou de sóla! e pelo jeito não é SÓLA "SCRIPTURA" hahahahaahhahah
Tá mais para SOLA "HAIRESIS" !Hhahahahahahahhahh
Marcio, Eduardo,Isaias, Edson, Levi , Gresder, Paulinha, Jair e todos os membros da confraria!

Havia uma preocupação dos textos cairem de nível, mas o amigo Ednelson, já derrubou a minha tese!
Abraço!
J. Lima

Alguns manos amados daqui é que me chamam de fundamentalista, mas eu não tenho nada disto. Que nada de "Sola Scriptura", o meu negócio é "Sola Yeshua". Ele para mim é o único exemplo a ser seguido.
Claro que em meu texto, que foi escrito no final de Setembro no ano passado tem muitos pontos que muitos ainda irão descordar, o que é natural, mas o que eu quis salientar é que moralismo e ética segundo o Salvador não nos levam a lugar algum...ops, levam sim, mas oa cinismo, auto-engano e hipocrisia.
Abçs e obrigado pelas palavras.
Hubner Braz disse…
AmigoOoOoOo Ed.

Você me apertou sem me abraçar, que texto extensivamente pragmatico. Mas tarde voltarei para revelar o meu comentário.

Abraços mano,

Hubner Braz
Marcio Alves disse…
É mano Ed, você me supreendeu, apesar de ter alguns pontos que eu ainda discorde, como por exemplo, na questão de ter sido deus quem escolheu e mandou fazer o que tais homens foram e fizeram, os quais você menciona, mas no geral esta bem heretico e prazeroso de ler o seu texto. Rsrsrsrsrss

Apesar também de estar meio frustrado, pois esperava um daqueles textos bem fundamentalistas, tipo xiita (hahahahahhaha), mas parabéns mano!!!

È J. Lima, então somos dois que pensava que os niveis dos textos iriam cair com fundamentalistas. rsrsrsrrssrsrs
Marcio Alves disse…
Uma outra coisa, que ia me esquecendo, é que eu morri de ri do comentário do J.LIMA, e acabei perdendo o principal foco do texto, que jusitça seja fita, realmente eu concordo com o ED. pois para mim, deus não tem moral, pois ele é a-moral, pois sendo a moral relativa até mesmo no meio dos homens, variado de contexto, cultura, lugar e povos, quanto mais deus, ou será que ele tem gosto???

Mas mesmo neste pensamento, temos serias implicações, como por exemplo, se deus não possui moral e etica, então quer dizer que tudo é permitido e nada é probido???

Muito bao reflexão ED.
Márcio

Porque você continua a me nomeclaturar assim, de xiita? Ou você, que já faz mais tempo que conhece meu blog não lia as minhas postagens?

Se você lesse, com certeza saberia que não sou assim, mas...cada um tem o olho que preferi ter.

Sobre o texto, isso é de Setembro de 2009 e como você vê, não tenho nada haver com o fundamentalismo evangélico reformado ou o nome que queiram colocar no bixo,rs.

Eu creio e discirno a partir de Jesus e não em meio as dúvidas que você tanto levanta, mas tentando ter sempre equilíbrio e coerência.

O meu Deus tem um nome, e o nome Dele é Jesus, mesmo que para ocê, querido Márcio cabeçudo,rsrs, Jesus não seja Deus.

Abçs
Unknown disse…
Ed, belíssimo texto... essa dissociação de que moral e ética tem algo a ver com Deus eu já fiz também. Meu primeiro choque com a religião foi ver que Moral tinha a ver com a cultura, e não com o que Deus julgava correto.

Jesus certamente seria condenado novamente, como assim são tantos cristãos hoje em dia... muitos são chamados de filhos do diabo, por questões morais desse tipo...
Valeu Bill pelas palavras...é assim mesmo, pois a Jesus chamaram de beberrão, comilão, amigos de publicanos, sBelzebu, samaritano, endemonhado, que dirá nós, que olhamos e vivemos somente de acordo com suas palavras, e com uma implicação maior, somos constantimente relativisasos pelas nossas próprias fraquezas e iniquidades.
Abçs
Marcio Alves disse…
ED meu querido cabeçudo (rsrsrsrs) você não percebeu que estou tirando onda com sua cara mano, quando te chamo de xiita??

È claro que você não é xiita, pois os tais nem se comparam com você. hahahhahahahah

Estou te zuando mano, brincando com você, pois dane-se o que tanto você como eu, ou qualquer um pensa, o importante mesmo é a amizade, pois ideias são apenas ideias e ponto final.

Abraços seu cabeçudo fundamentalista xiita. hahahahahahahaha


Obs: Faltou ainda, você responder minhas perguntas, sobre se deus não tem moral e etica, se segue que tudo é permitido e nada é probido????

Se vira mano, quero ver como você se sai nesta. hahahahahaha

quero ver até que ponto você consegue manter a pseudo-imagem de liberal. hahahahahhaha
Anônimo disse…
Ednelson, parabéns! Um texto para derrubar a calúnia de que você seria um "fundamentalista". E olha que o texto nem é recente...

Quando digo que o Jesus era um "Homem muito além do óbvio", não o faço por um mero jogo de palavras. Ele é a síntese da contradição entre a "ética, a moral e os bons costumes" e a mensagem do Reino. Basta um mínimo de honestidade intelectual para qualquer verdadeiro fundamentalista reconhecer que os argumentos apresentados em seu texto são irrefutáveis no tocante à falta de sintonia entre aquilo que as igrejas pregam e esperam dos seus membros e aquilo que Jesus ensinou e espera de nós.

Um beijo fraterno.
Eduardo Medeiros disse…
ED: sacanagem, assim você me tira o gosto de descontruir o teu fundamentalismo haaaaaaa

Mas que você não é um fundamentalista eu já tinha sacado lendo alguns textos seus. Mesmo assim, teologicamente, você é fundamentalista. Então, qual seria o termo melhor para te classificar? neo-fundamentalista?

heeeee...tô zuando, cara.

Excelente teu texto. Eu sempre digo que por trás de um moralista se esconde um devasso em potencial.

Deus livrou a cara dos devassos heróis da fé. Isso me consola, pois se eles foram heróis da fé, eu, que sou moralmente muito melhor do que a maioria deles (nunca andei nu na rua, nunca comi cocô, nunca peguei minha empregada...), só porque sou "imoral liberal" também vou ser salvo pela misericórdia do altíssimo.

haaaaaaa
Levi B. Santos disse…
O homem transgride aquilo que se tinha como “certezas prontas” e “verdades permanentes”, e, em seu lugar abre um novo campo de visão para substituir os dogmatismos ultrapassados.

O irresistível desejo de transgredir, em função de um bem maior, aconteceu com as filhas de Ló, que acreditavam que o mundo todo havia sido destruído com a hecatombe que ocorrera em Sodoma e Gomorra. Criam que não havia homens para dar continuidade à sua linhagem (Gênesis19:31); tiveram então a lucidez de embriagar o pai e manter com ele relações sexuais.

Prezado Ednelson, esse seu texto me encheu de orgulho em ser participante dessa Confraria de Transgressores do Reino(no bom sentido).

Parabéns pelo texto enxuto e suscitador de rteflexão.

Abçs,

Levi B. Santos

Levi B. Santos
Ohhhh Márcio seu cabeçudo...parece que tu é do contra,rsrs. Todos (to chocado ainda) elogiaram o texto; só tu mesmo pra encher,kkk. Mas, vamos lá.
Respondendo a sua pergunta, para mim, depende da cultura. Por exemplo: na Alemanha, os caras tomam café da manhã com cerveja. Isso é a cultura deles, mas vai fazer isso na casa de um crente da Deus é Amor,rsrs.
Na verdade, a ética de Deus consiste no Amor ao próximo e a mim mesmo, pois tudo que vai de contra à vida do próximo e minha é pecado e, por tanto, não permitido por Deus. E não é porque Deus tem prazer em dizer NÃO que não permite determinadas coisas,pelo contrário, Ele fala NÃO para que eu viva bem. Veja: O ódio faz mal tanto a mim quanto ao outro, pois, movido por ele, posso tomar uma atitude contra a vida do outro. A inveja, a luxuria, a vaidade, a mentira, a soberba...todos esses sentimentos fazem mal tanto à mim quanto ao meu proximo...
Na verdade, os mandamento de Deus para nós trazem paz, saúde (física e mental) e vida a todos que dão ouvidos à sua Palavra,a saber, Jesus.
Abç
Ps: Eu já ti falei que não ligo mais pro que tu escreves,só se estiver de acordo com Jesus que dou importância. Sei que tu estás brincando comigo,rsrs, erá só pra vê se tu ta ligado na parada,kkkk.Abçs seu cabeçudo amado.
Isaías, meu presidente.
Se muitos deles que viviam debaixo da Lei, e mesmo assim Deus os fez fazer coisas absurdas para levar a mensagem que Ele queria que todo o povo de Israel soubesse e nem por isso os condenou ao "inferno", que dirá nós, que vivemos sob a Graça de Jesus, seres justificados pela fé no Filho de Deus. Se todos pudessem receber essas palavras, que não são minhas, mas Dele...com certeza haveria uma mudança radical em suas vidas, mas...
O que espero de fato é poder abrir os olhos de alguns, para que possam romper com isso que chama de "igreja" e abraçarem somente a Jesus, sem viver uma existência de julgamentos e condenações do próximo por meras questões morais e éticas.
Obrigado pelas palavras. Um beijo em ocê maninho amado.
Dudu
Tirei o docê da tua boca,kkkk.Ultimamente estão me chamando de neo-ortodoxo,rsrs...sei não...prefiro não me encaixar em nada. Agora, o que tu dissestes é a mais pura verdade. O maralista sempre está a esconder sua pulsão interior. Sobre isso, tenho um grande exemplo disso em minha casa.
Ele vai te salvar sim, coisinha, mas vê se não abusa da paciência do Senhor,rs.
Agora, neo-fundamentalista, essa foi boa,rsrs.
Abçs
Levi, o homem que vive diariamente na praia,rsrs.
Muito obrigado pelas palavras, as quais me honraram muito. Toda honra e glória seja dada a Ele, eternamente.
Abçs calorosos.
Anônimo disse…
ED,

Particularmente, NÃO concordo com seu texto.

Talvez a nomenclatura de fundamentalista caia agora sobre mim, mas sintam-se à vontade. Mas não concordo mesmo.

Você durante todo o texto fez-se de questionamentos, onde de questionamentos já estamos de "saco cheio"....e além do mais, questionamentos, que vistos por uma pessoa do lado de fora, podem ter a leve impressão que você cita um Deus (Que Deus é este?!) que não tem valor algum...resumindo não tem ÉTICA e MORAL.

Que Deus é este que perdoa um assassino? Que Deus é este que escolhe um mendigo?!..etc etc....
Este é o Deus do Deuses, e que rege sobre todas as coisas, e o Criador de todas as coisas aqui presentes....

Não temos que deixar a nossa fé ser abalada, por uma maré de dúvidas incoerentes.

No seu caso, (no meu ponto de vista), posso estar enganada, mas você questiona o tempo todo as ações de um Deus. Isto é incoerência e injustiça, pois na verdade, li e reli o seu texto, e não consegui obter qual o fundamento disso tudo....

Dizer apenas que Ética e Moral não faz a cabeça deste Deus?! Quem lhe disse isso?! A palavra não disse, ela mostrou fatos de um Deus humano, que tinha piedade dos pobres e indefesos, e curava os feridos, e ressuscitava mortos.......e você apenas, tenta mostrar a "imoralidade" de um Deus, fazendo suas próprias conclusões...

Me desculpe, mas eu preciso ter fontes e idéias convictas de que este Deus não tem moral...

Para mim, agir com moral, é agir com honestidade...quando ele perdoa, ajuda...e aceita certas coisas, ele age com a honestidade em primeiro lugar......

Deus foi honesto em sua atitudes...honesto a quem? ....honesto ao povo....à decisão do povo....e como prova de sua honestidade, ele perdoou coisas imperdoáveis.....coisas que nós homens jamais faríamos, Ele fez.

Agora eliminar a honestidade (moral) deste Deus, para mim é o cúmulo do cúmulo.

Podem me chamar do que quiserem.....mas eu não aceito nunca tipos de postagens como esta.

Me desculpe, Ed...nada pessoal com você.

MARCIO...
Sua fala:"...pois para mim, deus não tem moral, pois ele é a-moral..."

Se Ele não tem moral....a moral existe apenas no dicionário. E estamos vivendo em vão....e a bíblia pode ser considerada um livro comum.

Certo?!

Me desculpe, mas esta postagem foi uma facada em meu peito. E o final da postagem, quando ironiza Jesus, eu chorei...como se fosse o dia da minha morte.

Sem mais palavras....
Anônimo disse…
Presidente ISA e irmãos da Confraria,

Retiro meu nome da Confraria.

Obrigada.
Paulinha flor da Confraria.

Em momento ALGUM eu questionei a Jesus. O MEU DEUS maninha, esse o qual eu escrevi, não salva somente aqueles que são moralmente "ilibados", como a religião, por séculos, tentou nos enganar. O Deus que aceitou a Jacó, Abraão, Isac, Ezequiel, Isaías,é o mesmo de hoje.
O problema é que para os evangélicos esse Deus o qual e descrevi NÃO EXISTE. O "deus" dos evangélicos é o deus Moral e Bons Costumes. Acho que você não entendeu a proposta do texto. Neste texto eu fui quase 100% irônico, escrevendo sob o ponto de visto de um "evangélico" que se apercebeu o quanto Deus mandou os seus servos fazerem coisas tão absurdas para nós que parece brincadeira. E sobre Jesus, minha maninha amada, eu escrevi com temor e tremor, pois de fato é assim que Ele se apresenta à nós nos Evangelhos. Eu jamais desrespeitaria aquele que me salvou.
Eu não vivo em crise de fé e nem muito menos com as dúvidas que a maioria dos nossos confraternos tem.Eu sou muito bem resolvido quanto à minha fé em Jesus.
Abçs e reflita sobre sua saída minha maninha, pois minha proposta neste texto não foi questionar à Deus(o que nossos irmãos confraternos já fazem tão bem)mas mostrar um Deus totalmente diferente dos que os evangélicos conhecem.
Eduardo Medeiros disse…
Paulinha, quero aqui DEFENDER o texto do Ed. Você de fato, não entendeu o tom da pergunta "que Deus é esse?".

Ora, é o deus que tem que lidar com humanos, com todas as suas virtudes e defeitos. O material de trabalho de deus, digamos assim, é o imperfeito e imoral ser humano. Não que deus mesmo seja imoral ou não dê a mínima para a imoralidade.

Leia de novo o texto, mas agora, com esse olhar, e você verá que o "Deus do Ed" é de fato, o Deus da Bíblia.

Bem, esse meu argumento o faço a partir da dinâmica da teologia bíblica e não necessariamente, do meu modo de ver a questão, que por hora, não creio necessário eu manifestar para não tirar o foco da eloquente mensagem do texto do Ed:

Deus, sendo perfeito, puro e santo, tem como companheiro de viagem o homem, imperfeito e nada afeito à santidade.
Eduardo Medeiros disse…
PAULINHAAAAAAAA, PLEASE, PLEASE...NÃO NOS DEIXE, POIS COMO FICAREMOS SEM NOSSA PRINCESA???? FICAREMOS ÓRFÃOS DE PRINCESA SÓ COM ESTA TURBA DE PLEBEUS POR AQUI!!!!

Sei que o texto do Ed te tocou de forma negativa, desculpe a brincadeira...mas é uma brincadeira séria...

please...
Anônimo disse…
Paulinha, sua fala é emocionada, e por isso mesmo precipitada. O deus que se está questionando não é o Deus no qual você crê. É o deus da ética, da moral e dos bons costumes humanos. Um deus que age na base do "olho por olho" e "dente por dente". É esse deus (da cabeça dos religiosos) que fazia com que mulheres adúlteras fossem apedrejadas e leprosos postos para fora das cidades para ficarem à própria sorte.

Releia o texto com a cabeça fria e farás uma leitura diferente da anterior.

Beijos.
Anônimo disse…
A tempo: não vou conhecer o seu pedido de saída até que reflita melhor sobre o assunto.
Levi B. Santos disse…
Prezada Paulinha


Gostaria de fazer aqui uma observação, para evitar mal entendidos (Continuando o comentário que fiz anteriormente).


O Texto de Ednelson, a primeira vista, nos dá a impressão de que ele está fazendo uma contestação de Deus(textos muito mais fortes virão). Porém nas entrelinhas não é isso o que acontece. Acho que o seu maior choque, Paulinha, foi em virtude do texto ter mostrado o avesso do bordado. O avesso do bordado é feio em seu emaranhado de nós e misturas de linhas e cores.

É que a gente está acostumado a ver sempre o lado mais belo do tecido que é o direito, mas devemos saber que, por baixo do direito está o avesso, que faz parte também do mesmo tecido.

Em nós existem duas naturezas CONFLITANTES. Ao mesmo tempo que reside o corpo (da conformidade e da adaptação), existe a ALMA (que está sempre em rebeldia e mutação). O que importa, é saber que da união desses dois elementos, é que irá surgir o novo homem, que fará da TRANSGRESSÃO um passo fundamental para o total conhecimento de si e dos outros.

Em relação ao "status quo" a nossa alma é imoral.

Grande é, esse paradoxo humano no qual não há humano que seja digno sem uma boa noção de si como nu e não há nada mais assustador à dignidade humana do que se perceber nu.

Um corpo com moral cria um mundo de roupas que reveste o "nú" (Nilton Bonder)

Porém o nú continua visível no avesso do bordado.
Deus está além da nossa ética e da nossa moral.

Abçs,

Levi B. Santos

P.S.: Não resta dúvida de que, pelo olhar do politicamente correto, Jesus foi o maior transgressor de todos os tempos.
Marcio Alves disse…
PAULINHA, eu também quero sair em defesa do ED, pois você não entendeu a proposta dele em seu texto, principalmente na parte de onde fala de Jesus, pois quem conhece o ED há muito tempo, como eu conheço, para ele - assim como para você também - Jesus é tudo, é o chão existencial dele, então de maneira nenhuma ele ironiza Jesus, mas sim a compreensão dogmatica e obscurecida da pessoa de Jesus, pois de fato, se os evangelicos vivenciarem o que jesus viveu e pregou, haveria menos legalismo e rigor para a vida.

Outrossim, também não entendi o porque de você se sentir tão ofendida, mesmo que o ED disse o que você entendeu, pois eu de toda confraria, sou o que pega mais pesado nas postagens sobre deus - claro que para mim nunca é o Deus verdadeiro e com D maiuscula, mas antes as imagens religiosas de deus - e você nunca ficou ofendida comigo, porque ficaria agora com a postagem do ED???

Agora respondendo sua pergunta, sim! Para mim a biblia é um livro comum, porém especial com uma linguagem rica em simbolos, fabulas e de um profundo misticismo, mas apesar disto, continua sendo um livro comum e portanto não divino, como se fosse a verdade absoluta, pois esta não existe.


Agora reflita bem, por favor antes de tomar a decisão radical de sair da confraria, ainda mais por um motivo tão banal, pois se assim fosse, a atitude de você sair do blog da confraria por causa do texto do ED, você teria também de nunca mais comentar em nossos blogs, pois a confraria é apenas uma extensão de nosso blog.

(Claro que não quero que você sai, tanto da confraria como de nossos blogs, mas apenas refleta, ok?)

Abraços
Unknown disse…
Amigo Ed Coelho;

Cara estou estupefato!!!

Seu texto é impolgante, revelador, desmistificador...digno dos confraternos desengailados.

O mais importante é que hoje percebemos as fraquezas do carater moral dos personagens biblicos e ainda assim conseguimos nos manter fieis com Deus. Concordo com o Marcio quando ele diz que os profetas fizeram o que deus mandou que eles fizessem, não creio bem assim, pois existem os erros de interpretação e de percepção, as falhas estavam na maneira em que se percebia Deus. Assim como hoje a nossa percepção e interpretação possa estar equivocada, mas o que mais importa é que Deus continua sendo quem ele é. Não coseguiremos se quer manchar seu carater.

Mas isto também não tira o brilho seu texto.

PARABENS!!!

Forte Abraço.
Marcio Alves disse…
Agora ED. antes que eu me esqueça... saido do assunto mas voltando para ele (rsrsrsrsr), deus afinal de contas tem ou não moral??

Pois dizer quem ele não tem, e depois voltar atrás e dizer que a moral e etica dele são o amor, não seria contraditorio??

E como E que fica para você a questão do juizo de deus??
Você ainda acredita que esse deus "liberal" que você descreve vai condenar alguém para queimar no fogo do inferno???
Com qual critério??

Pô ED. alguém aqui tem que discordar de você, se não, não tem graça mano. kkkkkkkkkkkk

Abraços
Eduardo Medeiros disse…
Já que o marcinho começo a questionar, lá vai:

A antropormofização de Deus foi uma característica do Antigo Testamento.

Aliás, deixa eu explicar isso mais uma vez: quando eu digo "deus", igualmente ao marcio, eu não estou falando de DEUS em si, pois este, creio ser inacessível, tendo porém, em Jesus, a "materialização" desse Deus.

O deus do AT, que é na verdade um reflexo antropomorfizado do DEUS-EM-SI, tem todas as características humanas, até mesmo aquelas menos nobres: ira, ciúme, cólera e também aquelas mais sensíveis: dor, tristeza e sentimento de abandono (pelo seu povo, Israel).

É um deus ao mesmo tempo irado e carente...

Uma concepção mais elevada de deus, mais transcendente, só ocorreria mais tarde com os grandes profetas.

Temos sempre que levar isso em conta quando lermos o pentateuco, senão, estaremos sempre criando paradoxos insolúveis entre aquele deus antropomórfico e esse deus mais transcendente que aos poucos, vai "sumindo" no relato bíblico.

Daí, a saga de deus no texto do Ed é a saga do deus moral que é "semelhante ao homem", ou seja, comunga com este sentimentos e atitudes por vezes, contraditória.

Ainda teríamos que levar em consideração a diferença das divindades da tradição eloísta e o da tradição javista, mas isso é papo para depois.
Eduardo Medeiros disse…
Ah, mais uma vez:

PAULINHA, PLEASE...
Oh Marcio cabeçudo,rs
Nunca disse que Ele não tem moral, só quis dizer em meu texto que não é por isso que Deus irá nos salvar.
Agora, sobre suas questões com relação ao inferno, não tem nem como eu dizer nada à você, pois você não acredita no mesmo e até eu mesmo não tenho condições alguma de dizer como é esse inferno, só sei o que Ele disse: lugar de choro é ranger de dentes.Se queima, tem fogo, tem bicho...isso não é comigo e nem quero saber,rsrs. Tem coisas Márcio que sua racionalidade jamais irá compreender, pois estão para além das percepções sensoriais...daí você dizer que é mito ou alguns, como o Gresder (por falar nosso, cade aquele trem)tentarem "desmitologizar" o Evangelho (Butmann agradece,rs).
Tem coisas Márcio que eu não entendo, e quem sabe jamais entenderei, mas nem por isso (por não entender com minha racionalidade) deixo de crê, porque você sabe que eu sou infiel a tudo, menos ao que Jesus falou, pois Ele, como tu bem sabe, é meu Absoluto.
Quanto ao julgamento, deixo as palavras Dele para você:
"E quando o Filho do homem vier em sua glória, e todos os santos anjos com ele, então se assentará no trono da sua glória;
E todas as nações serão reunidas diante dele, e apartará uns dos outros, como o pastor aparta dos bodes as ovelhas;
E porá as ovelhas à sua direita, mas os bodes à esquerda.
Então dirá o Rei aos que estiverem à sua direita: Vinde, benditos de meu Pai, possuí por herança o reino que vos está preparado desde a fundação do mundo;

Porque tive fome, e destes-me de comer; tive sede, e destes-me de beber; era estrangeiro, e hospedastes-me;
Estava nu, e vestistes-me; adoeci, e visitastes-me; estive na prisão, e fostes ver-me.
Então os justos lhe responderão, dizendo: Senhor, quando te vimos com fome, e te demos de comer? ou com sede, e te demos de beber?
E quando te vimos estrangeiro, e te hospedamos? ou nu, e te vestimos?
E quando te vimos enfermo, ou na prisão, e fomos ver-te?
E, respondendo o Rei, lhes dirá: Em verdade vos digo que quando o fizestes a um destes meus pequeninos irmãos, a mim o fizestes.
Então dirá também aos que estiverem à sua esquerda: Apartai-vos de mim, malditos, para o fogo eterno, preparado para o diabo e seus anjos;
Porque tive fome, e não me destes de comer; tive sede, e não me destes de beber;
Sendo estrangeiro, não me recolhestes; estando nu, não me vestistes; e enfermo, e na prisão, não me visitastes.Então eles também lhe responderão, dizendo: Senhor, quando te vimos com fome, ou com sede, ou estrangeiro, ou nu, ou enfermo, ou na prisão, e não te servimos?
Então lhes responderá, dizendo: Em verdade vos digo que, quando a um destes pequeninos o não fizestes, não o fizestes a mim.
E irão estes para o tormento eterno, mas os justos para a vida eterna."

Como vistes, a base do julgamento divino é o amor.O inferno, antes de tudo, é um lugar para o homem "curtir" seu egoísmo, mas...como disse, não entendo e nem homem nenhum entenderá.
Abçs
Eduardo Medeiros disse…
ED!!! CADÊ A SUA RÉPLICA AO MEU COMENTÁRIO??? NÃO FOGE NÃO...HEEEEEE

Ed, uma pergunta: você não CRÊ que a Bíblia tenha mitos ou você sabe por investigação literária?

Se sua resposta for por fé, beleza. Agora, saiba que a crítica literária prova que há mitos na Bíblia.

Ou você ignora a crítica literária que na verdade não não serve apenas para investigar a escrita bíblica mas qualquer texto antigo?

Esperando respostas...
Dudu

Sobre a investigação literária, não tenho como te responder, porque ainda não cheguei no nível 3, onde tu estás,kkkkk. Creio por fé. Para mim mano, criações humanas para tentar explicar algumas coisas não me seduzem. Por exemplo: pra mim é complicado entender como usam o caborno pra dizer a data de algum artefato encontrado.

Sou meio cético quanto a essas formas humanas, mas...como sou leigo, não creio e nem descreio, fico em cima do muro.

Assim como essa crítica litarário, por ser construção humana, pode estar certa ou errada, sei lá...Mas isso o fazem mais para gerar dúvidas em nós do que para qualquer outra coisa. Por exemplo: Creio de todo o meu coração que a história de Jonas é verídica, e sabes porque? Porque Jesus disse que o único sinal que a geração incrédula pedia seria a do profeta Jonas.Isso para mim é suficiente, pois se Ele afirmou que isso foi fato concreto, quem sou eu para contradizer a Jesus? Se ele estava com o Pai antes de se encarnar...viu, ouviu e participou de toda a história humana.

Como disse, ele para mim é meu Absoluto. Por isso, lutando contra todos os esforços humanos para o contradizer, fixo minha fé apenas Nele.

Abçs
Hubner Braz disse…
Edu,

Não há mitos na biblia!!!!A Bíblia não é um mito. A Bíblia é historicamente e arqueologicamente exata. Para dizer que é mito é afirmar algo que simplesmente não é verdade. É uma premissa falsa, para começar. Não é um mito de que Jesus viveu, nem é um mito de que o apóstolo Paulo e outros apóstolos viveram. Não é um mito que Abraão viveu, ou Moisés, ou Davi, ou Salomão, etc A Bíblia fala de Jerusalém, Egito, Assíria, ao rio Jordão, Belém, o rio Nilo, o rio Eufrates, faraós, reis, e assim muitas outras coisas que se têm verificado ao longo da história. Enquanto nós tivemos conhecimento que as histórias míticas podem incluir lugares reais, este não é o caso com a Bíblia. Ela ensina as pessoas e assume de facto, eventos e lugares. Seu estilo é escrito como um livro de história, de quem realmente viu o que aconteceu, de quem esteve lá.

Além disso Edu. M., se as pessoas, como você, querem afirmar que a Bíblia é um mito, então deixarei provar. Todos seriam pressionados a provar que a Bíblia e as histórias em que nada mais são do que mentiras. Sei que, chegará a hora de os críticos de plantão, vim com a sua reivindicação de que a Bíblia não é nada, mas um mito, que muitas vezes se desintegra em seus argumentos que não são verdade em suas declarações.

Finalmente, geralmente aqueles que negam a autenticidade da Bíblia também nega que os milagres são possíveis. Quando alguém diz que os milagres não podem acontecer, a Bíblia (para eles) torna-se um mito. Eles não podem aceitar que milagres são reais e que a Bíblia tem eles, então deve ser mito para eles. Mas isso levanta a questão. Para assumir os milagres não podem acontecer e, em seguida, submeter a Bíblia ao seu pressuposto é apenas para evitar provar alguma coisa. Significa que a pessoa assume a ser verdade o que ele está tentando provar.

Ednelson... depois comentarei o seu texto...

por enquanto estou de luto pela saída da paulinha.

Thanks All's.
Unknown disse…
Hubner, não há mitos na bíblia?? nenhum sequer??

"Seu estilo é escrito como um livro de história, de quem realmente viu o que aconteceu, de quem esteve lá.". Como isso pode ser possível se os próprios judeus reconhecem que vários livros podem ter sido escritos centenas de anos depois do que teria supostamente ocorrido (o Êxodo é um deles)?

Como você sabe que a literalidade dos acontecimentos foi mantida intacta mesmo sendo transmitidos oralmente durante várias gerações?

Você quer dizer que a criação não é um Mito? Quem foi que anotou tudo, se o homo sapiens sapiens como conhecemos só foi aprender a escrita a alguns poucos milhares de anos atrás, mas anda pela terra já a centena de milhares de anos? Adão já sabia escrever? ou foi Moisés que obteve uma revelação divina do início dos tempos (se for assim, então temos que admitir que os egípcios também tiveram parte dessa revelação, assim como os sumérios e tantos outros)...

Sansão, Davi e Golias, Daniel na cova dos leões... tudo isso é literal? Ora, se assim for, temos também que dar o mesmo crédito aos mitos gregos, e tantos outros, pois o quê difere uns dos outros?

De minha parte, a bíblia ganha uma dimensão muito maior quando interpretada pelos seus Mitos. Se for tomada literalmente, perde sua essência.
Marcio Alves disse…
O quê??? O HUBNER chamou o Eduardo para o debate ao dizer que a biblia não tem mitos???

Hubner você não sabe aonde se meteu, pois sem rasgação de seda, mas de todas as grandes mentes pensantes da blogosfera que eu conheça, o EDUARDO é sem duvida alguma, o maior mestre dos mitos!!!

Olha Hubner eu vou tentar acrescentar ao comentário do BILL, pois ele descreveu perfeitamente de uma maneira retorica o seu comentário.

Existe na biblia o mythos e o mitico, sendo o mythos estorias (sem o "H") parecidas com as parabolas de Jesus, ou seja, fabulas ficiticias, mas isto não quer dizer que sejam falsos ou que é mentira, pois esta é a maior distorção dos mythos, pois se assim for, quer dizer que as parabolas de Jesus eram mentirosas, apesar de suas estorias serem apenas fictcias????

Agora em relação ao mitico, são aquelas estorias envolvendo personagens reais, mas com eventos misticos, ou seja, acontecimentos que não foram factuais, mas que depois foram escritas, contadas e re-contadas envoltas pelo misticismo.

Quando a biblia e lida pelos oculos fundamentalistas da literalidade, ai sim é que ela se empobrece e se contradiz.

Dizer que a biblia é cheia de mitos, é mais ou menos dizer que ela é poetica (embora também seja), mas de maneira nenhuma dissemos que a poesia é mentirosa, pois até mesmo nela encontramos "verdades" por assim dizer, então logo não podemos falar que o mitos é igual a mentira, pois é uma maneira de expressar verdades inefaveis e eternas, atraves de simbolismo coisas que transcende nossa maneria de pensar.

Mas tanto o meu comentário, quanto o do BILL, não passam de rascunhos e de preparação, pois o mestre dos mitos vai demolir, literalmente este seu comentário.

Vou te dar um conselho:
Leia mais sobre a biblia, do que somente a biblia, e procure diversificar as suas leituras, não leia somente Max lucado, Ciro zibordi e tantos outros fundamentalistas, mas também os liberais e neo-ortodoxo, para ver se abre esta sua visão.

Abraços
Eduardo Medeiros disse…
Hub

seus argumentos são de uma infantilidade tamanha. Não digo isto para te ofender, de maneira nenhuma, por favor!! Mas você ainda é um jovem que precisa ler muita coisa. O problema é que alguns crentes só leem o Marx Lucado...

Eu não disse que TODA A BÍBLIA é mito. Nem que Jesus, Paulo, os discípulos eram mitos. O que eu disse é que HÁ mito na Bíblia, e isto é inquestionável.

Só quem não vê é quem tem a visão da racionalidade anuviada pela crença cega que não admite a investigação da crítica histórica e literária do texto bíblico e erroneamente, crê que se tiver mito na Bíblia isso a invalidaria como livro espiritual.

Nenhum mito bíblico invalida ou diz que o texto não é autêntico ou sem valor.

Nesse aspecto, o ED foi mais sincero: ele se diz impossibilitado de comentar sobre crítica literária por que ainda não chegou no nível 3, seja lá o que isso signifique haaaaa e corajosamente, diz que crê por fé.

A fé não é racional. Ou existe racionalidade em cobra falar com gente e mula reclamar da sua montaria????

Mas eu respeito a fé seja ela qual for, só fica difícil quando alguém quer tentar provar tal absurdo.
Gresder Sil disse…
Desculpe a demora Ed, eu tinha lido a sua postagem no primeiro dia e só hoje eu li mais ou menos os comentários, estou com alguns problemas mas logo resolverei.

Para quem leu o maravilhoso livro Sem Barganhas com Deus do Caio Fabio não encontrará nesta postagen nem uma novidade, pois ela toda esta eivada do pensamento do Autor do livro, que trata da moral de causa e efeito dos legalistas em contraposição graça de Deus que não se pauta pela moralidade dos homens.

Eu não somente concordo com esta postagem mais vou muito alem na questão da sexualidade humana que é uma em cada cultura e geração não tendo um padrão fixo inalterável a não ser consciência subjetiva de cada um conforme seu entendimento e conjuntura existencial.

Realmente a moral de Deus não é a do homem, que valoriza mais a lei do que o ser humano, sendo que foi a lei que foi criada par o beneficio e segurança dos homens e não o homem que foi criado para servir a lei que é uma coisa abstrata e não concreta como cada individuo.
Anônimo disse…
Querido ED,

Eu peço encarecidamente que me perdoe!

Pela atitude precipitada, em sair da Confraria, discordar com seu texto e ainda "julgá-lo" por contestar Deus, sendo que você jamais faria isto.

Reconheço que tudo isto foi causado pela minha desatenção...má interpretação que são ocasionadas simplesmente pela minha personalidade, em ser muito tempestiva e temperativa....às vezes acabo me alterando por uma coisa que nem é motivo para se alterar, e acabo ficando "cega" diante todas as escritas.....

Mas literalmente, confesso que não tinha entendido mesmo a proposta de seu texto!!

Passei a noite toda sem dormir, preocupada com uma coisa que foi tudo questão de um má entendimento.

Na manhã, liguei para o Edson ainda agitada....rsrs..coitadinho dele, ele que me aguenta........e a noite conversamos pelo MSN, onde ele me explicou a sua escrita....me explicou que seu texto é retórico, e como disse o Levi, eu vi o texto pelo avesso, e isso foi o que me assustou.

Garoto.... confesso que o seu texto, na verdade "este texto", foi uma "rasteira" em mim...pois eu não consegui ter a visão que todos tiveram, deve ser porque sou a única que tem menos neurônios aqui...kkkkkkkkkkk...também na próxima vida, quero nascer homem, para ter mais neurônios...hahahahahahhhh

Nunca me perdi com nenhum texto na Blogosfera, de nenhum amigo confraterno....mas este vai ficar para a estoria....rs

Mas agora eu posso lhe dizer que finalmente compreendi o seu texto...

Li e reli...o Edson me explicou...li e reli todos os comentários...realmente, você não ironizou Jesus e muito menos eliminou a honestidade deste deus.....

Poderia até fazer uma síntese do seu texto agora, porque confesso que ele até ficou gravado aqui no meu HD cerebral..kkkkkkkkkkkkk...mas isto não convém.......

Mas Parabéns!!

Peço a todos os CONFRATERNOS que me perdoem....

Obrigada ao Levi, Dudu, Isa, Marcinho também por ter me ajudado na interpretação.....

Agradeço ao Presidente por ter me enviado um novo convite, para voltar ao território da Confraria.....hahah....

Abraços!!!!
Agora caiam na risadaa porque até eu me diverti depois de tudo isto.....kkkkkkkkkkkkkkkkk.....é hilário como a "santa burrice" atrapalha a vida da gente............hahahahahahahhhhhhh........
Anônimo disse…
Paulinha

Em primeiro lugar, não é verdade que as mulheres sejam menos inteligentes do que os homens, como você quis dizer; muito pelo contrário...

Mas, você foi traída pelo seu temperamento. eu também já o fui por diversas vezes (e aquele email que te enviei, o que você riu, pode acreditar que tem um grande fundo de seriedade...).

No mais, façamos como Deus: esqueçamos que um dia você cometeu o "pecado" (risos) de se escandalizar conosco, uma vez que seu arrependimento é sincero.

Só não posso deixar de fazer uma última brincadeira: PQP, Paulinha! O cara que conseguiu escandalizar você foi justamente o único fundamentalista da turma!!! kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk.PQP Paulinha, eu que sou fundamentalista junto com o Hubner nessa bagaça, consegui te escandalizar?kkkkkkkkkkkk.
Pow, tu tem que se escandalizar é com o Edson, esse "maluco-beleza" aniquilista, o Dudu, esse desmiolato fanático pelos mitos bíblicos, com o Márcio, esse herege filosófico sem cura, com o Gresder, esse demitologizador compulsivo, com o Isa, que de "cristão revoltado" passou a assumir o que é (graças a Deus),com o Levi, avô da psicanálise,kkk, mas logo comigo? Quem encho o saco da moçada tentado converter eles para o fundamentalismo radical pra nós criarmos nossa própria rede terrorista filiada ao Osama Bin Laden,kkkkkkkkkkkkk.
Brincadeiras à parte maninha, entendo você, pois às vezes também ajo assim ( e todos agimos assim alguma vez na vida assim)preciptadamente.
Não te perdou nada, pois em nenhum momento suas palavras me foram ofensivas, pois tinha por certo que uma hora você entenderia o texto,rsrs.
E pare com isso de sair dessa joça aqui, pois a amizade está muito elém das heresias aqui escritas,rsrs.
Abçs e que o Senhor Jesus, nosso salvador, abençoe cada dia mais você, sua turminha da escola e seu namoro com o NorEdson.
Ohhhhhh Gresder, desmitoligizador, eu tenho esse livro em meu not, pois o baixei do site do Caio, mais não li nem 40 páginas, portanto, nem ao menos dá pra ter uma noção do conteúdo total do livro. Sei que ele fala disso, da teologia da Moral-Causa-Efeito,mas ir à fundo no livro, não.Portanto, pode parar com essa insinuação.
Não plagiei o Caio. Se assim fosse, não teria a mínima vergonha de dizer, pois você vive plagiando o Butmann e cia,dando a entender pro leigos que o que você escreve é novidade, mas não passa de uma plagiação barata,kkkkkk.Gostou dessa?kkkkk.
Copiou ou vou ter que soletar?kkkk
Abçs
Anônimo disse…
Nossa só agora observei que criei um neologismo:

Temperativa??!! Não existe este termo, existe?!

Hahaahahahha....

Sou "temperamental"...

kkkkkkkkkkkkkkk...........

Acho que a matemática já está fazendo efeito, e vejo que não é à toa, que todos dizem que "todo matemático é louco!"...

hahahah...
Anônimo disse…
Mas ISA e ED..

Sempre o suspeito, não é o culpado....

Eu suspeitava do Marcinho, do Gresder, do Duzinho, do levi, do Edson....me supreenderem.....mas olha, foi quem eu menos esperava...rs...isto está parecendo o filme do PÂNICO, os suspeitos ficaram inocentes, e o inocente ficou culpado...kkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Areeeeeeeeeee babadooooooooooooooooo....

hahahaah....

Ahhhhh novidadesssssssssss para os Confraternos:

Tenho NOVO templateeee....dêem uma conferida, agora só falta o texto novo...kkkkkkkkkkkkk

Abraços.
Anônimo disse…
ISA,

Coloquei meu nome na listinha dos Pensadores do blog novamente, e olha que lindinhooo...coloquei até duas borboletinhas no meu nome....ficou showw....kkkkkkkkkkkkk

Nunca mais me excluo, só aumentou meu serviço na internet....kkkkkk
Hubner Braz disse…
Edu, Marcio e Gabriel,

Se o papagaio da minha Vó fala comigo, o que direi se uma mula falar-me palavras de concerto?
Assim como você pode dizer pouco sobre o tipo de um carpinteiro nunca visto pessoalmente e estudar o modelo que ele fez, então você pode dizer pouco sobre o caráter do Criador através do estudo de Sua criação.

No entanto, informações sobre a sua natureza é vital para aniquilar os mitos, já que Ele é, obviamente, aquele a quem todos nós devemos nossas vidas e quem deve saber o propósito de nossas vidas. Se Ele é um tirano cruel ou um monstro despótico, então, Ele não se preocupa se vivemos da mesma maneira, mas se ele é honesto e atencioso, então, Ele pode nos obrigar a ser o mesmo. Em outras palavras, a existência de Deus pode ser uma questão acadêmica, para nós, mas sua natureza é uma questão extremamente relevante, se queremos viver à luz da realidade e não um MITO.

Sei senhores que mito é "histórias imaginárias construídas sobre uma base esqueleto da história real" - Mas sabemos que é o mesmo tipo de histórias que gerou centenas de anos depois de Buda ou Sócrates morreu. Não quero ignorar o mar vermelho se abrindo, porque a evidências arqueologicas que se abriu. E também não quero me extender, pois poderia citar (n's) eventos biblicos que pra mim foram reais... sem contar do novo testamento.

Nenhum pedaço da história antiga é tão certo e seguro como a história registrada no Novo Testamento, nenhuma história semelhante é atestada por muitos manuscritos assim de tal idade. Nenhuma outra história tem sido submetido a intensos, textual literária, histórica, jurídica e teológica esse exame e assim permaneceu incólume. Somente a pontuação certas variações ortográficas são debatidas por estudiosos sérios, e aqueles montante de, no máximo, uma milésima parte da história Novo Testamento.

Se o Novo Testamento não é história de confiança, em que podemos confiar? Então nenhuma história antiga pode ser confiável? Se dissermos que o Novo Testamento é um mito, a história não existe!

O fato é que - se César e Platão e Tácito existiu, o registro de cada detalhe da vida de Jesus no Novo Testamento é verdadeiro, e cada um de nós tem que encarar o fato de que vivia na nossa terra 2010 anos atrás, um homem Jesus que chamaram de perfeito, tinha poder sobre a doença ea natureza, não poderia ser morto, e falou e viveu como o Filho de Deus!

Não estou empobrecendo a biblia Sr. Marcio e nem sendo infantil Sr.Edu. M. a ponto de falar asneiras na confraria... mas me poupe de seus comentarios fajutos e infausto.

Até Srs... Há Ednelson... Já sai de luto... mas comentarei em breve. afinal - como dizem "somos fundamentalistas" rsrsrs.
Hub.
Deixa os caras, eles só querem "tocar o dedo Nele, para acreditarem que Ele ressucitou mesmo" (alá Tomé)kkkkk, mas eles sabem que nós amamos eles.
Como eu já disse ,acredito nesses "mitos" de Adão é Eva por causa de Jesus,não por cauda da Bíblia,pois Ele falou que o sangue de justo Abel clama por justiça. Eu creio na "maluquice" de Jonas porque Jesus disse que o único sinal que aquela geração má e perversa teria serial a do profeta Jonas,acredito em Abraão porque Jesus disse que ele viu os dias Dele e se alegrou, acredito em Moisés e nas "maluquices" do Mar Vermelho e por ai vai porque Ele asseverou que Ele existiu, acredito em Nóe e sua história porque Ele disse que antes da vinda Dele a sociedade existente estaria tão promíscua e cética sobre Ele quanto à aquela que não deu ouvido à Noé (basta olhar em nossa sociedade e ver se Jesus tinha ou não razão)...enfim, Jesus asseverou vários "mitos" como sendo verdadeiros, então...cabe a cada ser humano tentar "desmistificar" e "ateísar" cada afirmação Dele.
Eu, no que me diz respeito, não sou nem maluco de ficar brigando com Deus, pois onde estava eu quando Ele fundou a Terra? Ou será também que a Terra veio do Big-Bang? A quem Ele pediu conselho? Prefiro reconhecer que sou um "piolho" e acreditar Nele do que viver no ateísmo "encubado", tentando achar "chifre em cabeça de cavalo",rsrsrsrs. Ele me deu o direito de pensar, mas usarei essa facudade em outra direção, mas, digamos assim, edificante.
Muitos "mitos" bíblicos, a ciência já comprovou que ocorreram de fato. Portanto, eu creio mas muitos sem poder provar, pois se Jesus não é nosso Absoluto, fica difícil mesmo de acreditar, pois a fé vai muito além do óbvio e da racionalidade.
Abçs
Eduardo Medeiros disse…
Hub, meu amigo, onde eu disse que o NT é mito e não é autêntico?

Autenticidade é uma coisa, veracidade e literalidade são outra. O NT assim como o AT são livros religiosos e não científicos. E a única linguagem possível para a religião é o mito e o símbolo.

Senão, como falaremos de instâncias que estão para além do método científico, como por exemplo, deus?

Quem pode provar que deus existe e como ele é a não ser subjetivamente através de símbolos?

Um grande erro dos apologetas fundamentalistas é querer forçar uma literalidade onde nem mesmo o autor original bíblico pensou em ser literal.

Outro erro é achar que se a Bíblia não for toda literal, ela perde a sua autoridade e autenticidade, o que é sim, um erro infantil.

Todo os primeiros capítulos do Gênesis refletem, repetem e reescrevem mitos antigos das civiliações mesopotâmicas. E eu não estou supondo isto, pois está estabelecido que foi assim há muito tempo nos estudos das religiões comparadas.

Uns apologetas mais sinceros, conseguem até dizer que há semelhanças entre as narrativas bíblicas e os mitos mesopotâmicos, mais aí, a fé cega entra em jogo e eles afirmam que os de lá são de fato, mitos, mas os de cá, são literais e factuais pois foram inspirados por deus...Ah tá bom!!!

Hub, vou escrever mais sobre isso lá na minha sala e aí, poderemos debater mais profundamente essas questões.

Mas saiba, a narrativa simbólica(principalmente no AT) em nada diminui a força da mensagem da religião javista e posteriormente, da religião cristã.

Ah, o papagaio não "fala", apenas reproduz sons a voz humana.

abraços mitológicos haaaaa
Eduardo Medeiros disse…
Paulinha, você merecia ser castigada pela besteira e pelo estress que provocou na confraria!!!!!

Proponho que voce escreva 100 vezes a frase:

"não vou mais ser "temperativa", não vou mais ser temperativa..."

haaaaaaa...haaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa.....
Anônimo disse…
Ahhhhhhhhhh não DUDU.....

Hahahahah.............
Esdras Gregório disse…
Ed eu não li cinco por cento dos caras que você citou, apenas abracei a ideia da desmitologizaçao e secularização.

Mas as desmitologizaçao propiamente dita eu mesmo as faço, porque eu nunca li nem uma desmitologizaçao destes caras, apenas a sugestão da proposta.

Minha maior fonte é unicamente a minha intuição e inspiração pessoal, nada mais.
Marcio Alves disse…
CONFRATERNOS, por favor, queiram todos se dirigir para a nossa sala de discussões permanentes.

Obrigado.
Anônimo disse…
Edson, já tá pronto o texto de amanhã?
Anônimo disse…
ISA amoreeeee mioooooo,

O DUDU deve postar o texto no lugar do Edson, pois o Edson é um menino tão bom, de um coração tão bom.....que Ele resolveu doar o notebook como dízimo para uma destas igrejas aí, que andam até fazendo cartão de crédito...kkkkkkk...

Creio que com esta doação, o Edson já está com a vaga dele comprada lá no céu...hahahahaah....

Brincadeira amigo, mas é sério o que aconteceu com meu pretinho....infelizmente roubaram o notebook dele, e agora ele está sem condições de postar....

Beijos amigo!!
Vamos esperar pelo retorno do meu príncipe encantado!! rs...
Anônimo disse…
MARCINHO,

É o presidente que convoca, esqueceu?!! hsauhsuashaushau.....
Anônimo disse…
Poxa vida, que pena, Edson. Tomara que você consiga recuperá-lo. Todo caso, primo, se tu tiveres algum na manga, pode postar... (com a permissão da namorada do "Pretinho", é claro...
Hubner Braz disse…
Sr. Ed, descupe a demora...

Mas, sabemos que alguns dos personagens principais na biblia erraram. Quem já confrontou um irmão mergulhado em algum pecado deve esperar, de antemão, uma reação de autodefesa. Mas Deus perdoa a todos. Concordo com o seu texto. Mas Deus tem sim, Etica e Moral. As pessoas que perderam a etica e a moral, e todos que perderam colheram o que plantou.

Querido Ed, uma ética bem nutrida na Palavra e fortalecida pela comunhão com Deus poderá regenerar e transformar um coração duro para escapar das cadeias da autodefesa

Sei que tem os fariseus da atualidade transformando a etica e moral em mercadoria. A moral e a ética não é uma mercadoria ou um simples instrumento de produção, a moral é inspirada na Sagrada Escritura, e é ela com a ajuda do Espírito Santo, quem dá a compreensão na realização dos projetos que Deus tem em relação à humanidade.

É através desta aliança com Jesus de moral e ética, que o ser humano, homem e mulher, completa e prolonga a obra criadora de Deus no evangelismo e expansão do Reino de Deus. Jesus disse que temos que produzir frutos e alcançar outros, nesse sentido como pastores temos que equipar o povo de Deus com a Palavra de Deus, transparência, ética, moral, e zelo pela obra, e como servos de Cristo, temos que ser modelos precisos no trabalho duro de nossa parte. "Quem sai andando e chorando enquanto semeia, voltará com júbilo, trazendo os seus feixes". Salmo 126.6.

Assim me despedo, sabendo que, voltarei para espiar!!!

Abraços
Hub
Maninho, em sua fala "...a moral é inspirada na Sagrada Escritura, e é ela com a ajuda do Espírito Santo, quem dá a compreensão na realização dos projetos que Deus tem em relação à humanidade." Mano, depois dos mais diversificados exemplos escritos na Bilbia que Deus é a-moral (como disse o Márcio) você me vem com essa? Poxa, eu creio que na Bíblia está a Palavra de Deus, mas depois de tudo que escrevi você ainda acredita nisso, ou é porque você não entendeu o texto ou é porque você não quer ver mesmo...só isso que me vem a mente agora para explicar isso que você escreveu.E quer dizer que é o Espírito que precisa da moral para desencadear os "projetos de Deus"? Fiquei queimando meus neurônios para vê se compreendia sua escrita, mas confesso que até agora estou "voando". Podes iluminar minha burrice?rsrs.
E o que dizer disso:"Jesus disse que temos que produzir frutos e alcançar outros, nesse sentido como pastores temos que equipar o povo de Deus com a Palavra de Deus, transparência, ética, moral, e zelo pela obra, e como servos de Cristo, temos que ser modelos precisos no trabalho duro de nossa parte." Vamos em parte:
1- os frutos que Jesus disse para produzirmos não são pessoas, mas sim os descritos em Gl 5: "amor, paz mansidão...".Jesus não está com um livro de "estatísticas", onde premiará os que "levaram mais pessoas para a igreja".Pare com isso, pois isso é pensameto evagélico, não de Jesus.Ele falou Ide e pregai, mas não falou que todos se converteriam e nem todos creriam. Essa culpa, medo e neurose evagélica de que tenho que dar frutos (converter gente para minha denominação) não cola mais comigo, pois se eu pensar assim, nunca vou ter paz, pois sempre estarei com uma séria desconfiança que Deus não está satisfeito comigo porque não levei ninguem á "Jesus". Velho artifício de pastores para incentivar as pessoas a levarem gente para seus templos.
2-Mano, definitivamete não sou um "modelo perfeito" pra ninguém. Não sou arrogante esse aspecto como Paulo, que ao invés de mandar todo mudo imitar à Cristo, madou imitar à ele. Não é de adimirar que tal passagem é a mais usado pelos lobos para que todos seus pastores e fieis seguiam à eles e à sua denominação, não à Jesus.
Enquato a pregação não for direcionada à Jesus, isso que chamam de igrejas evangélicas vão contiuar a parecer com seus líderes, mas totalmente diferentes de Jesus.
Eu mano, lidero um grupo de pessoas, mas a ultima coisa que falarei para eles é para que sigam e copiem a mim, pois se um dia eu ousar pregar isto, estarei indo contra Ele, pois Ele disse: Vinde a mim;Eu sou o Caminho, a Verdade e a Vida...Jesus chama a todos para Ele, não para nós.
Moral e ética não fazem a cabeça de Deus, pois se assim fosse, Jesus seria o maior de todos os transgressores, basta verificar o tanto de procedimentos "imorais" que Jesus cometeu ante a sociedade de sua época, desafiando até Moisés, o "profeta dos profetas" para o povo judeu.
Abçs
Anônimo disse…
Uma coisa legal de perceber é que por mais imperfeitos que sejam os seres humanos, Deus ainda bota fé na gente e o chama para servir ao próximo a todo momento, só não vai quem não quer. Erro grande é se achar perfeito e intocável ou achar que não está pronto para o trabalho. Taí uma lista com todos os servos de Deus e suas respectivas imperfeições, mas mesmo assim, seguiram adiante e as venceram, para ficar só em 2 exemplos: Paulo de Tarso e Maria de Magdala. Foi gente que enfrentou os próprios defeitos em busca do aprimoramento próprio, cometeram muitos erros, mas tiveram a coragem de superá-los.
A cada dia que passa é maior o compromisso do homem para com Deus e consigo, porque aumenta a sua carga de conhecimento e consciencia em relação aos humanos que nos precederam, temos avançada a ciencia, falta avançar ainda no campo do coração. Portanto, ficar só reclamando ou criticando não constrói nada de bom. Para criticarmos, devemos antes ter um histórico de trabalho com amor em prol do semelhante, mas quem o tem, geralmente não critica, porque entende que o amor é edificante, e não somente crítico.
A quem mais foi dado, mais será cobrado.