Liberte-se da gaiola dos evangélicos! (Parte II)



(Atenção! Atenção! Por favor, leia a primeira postagem: “Liberte-se da Manipulação dos “evangélicos”! (Parte I) para que você possa entender a linha de raciocínio desta conclusão)

E conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará.” (Autor: Jesus Cristo)

2- Controla as idéias.
Isto ocorre quando somos obrigados a pensar dentro de uma “caixa”. A “verdade” não é propriedade de nenhum seguimento religioso ou evangélico.
Aliás, a Bíblia é inspirada, mas a sua interpretação muitas vezes não.
Pois há muitas interpretações divergentes uma com a outra, de vários grupos religiosos, e todos com base na Bíblia, portanto, mesmo o argumento tendo fundamento na Bíblia, não é suficiente a segurança de que esteja correto. Se alguém e/ou grupo religioso afirmar ser detentora da verdade, de que sua interpretação é a única infalível, de uma das duas hipóteses; ou a pessoa e/ou grupo não conhece nada de teologia e da história milenar do Cristianismo, (pois diferentes estudiosos em diferentes épocas discordaram um do outro em algum ponto) e por isso erram ao fazer com que seus seguidores pensem que estejam seguindo um conceito infalível ou pior ainda, tem muito, mas muito mesmo conhecimento, e sabe que toda a sua teologia não está 100% correta, mas para manipular as pessoas, diz-se que só lá é possível encontrar a “verdade absoluta”.
A maioria dos seguimentos religiosos tem por objetivo, fazer com que as pessoas pensem igual, só que isso é coisa de máquina, não de ser humano.
Nesses ambientes as pessoas estão sendo desencorajadas a questionar e pior ainda discordar. É lamentável ver que até os obreiros são ensinados a memorizar conceitos, e não formá-los.
Parecem mais papagaios eclesiásticos.
Infelizmente muito da teologia clássica, esta engessada.
Não fomos chamados para ser um eco, mas para sermos vozes!
Não podemos “robotizar” as pessoas.

3- Controla os relacionamentos.
A- Relacionamentos conjugais.A igreja não pode dizer para os casais quando e porque separarem. Isso tira das pessoas, o direito de decidir.
Pior ainda, é dizer como as pessoas devem ter relações sexuais.
Isso compete ao casal, e ninguém ou organização tem o direito de intervir.

B- Relacionamento com o próximo.Em muitos ambientes legalistas, onde impera a rigidez, ocorre o patrulhamento ou policiamento dos membros.
Não fomos chamados para vigiar o nosso irmão, mas para amá-lo.

C- Relacionamento com a igreja.Muitos entendem (muitas vezes, tendenciosamente) que buscar em primeiro lugar o Reino de Deus, é trabalhar para a igreja, cumprindo a programação da igreja. Nessa compreensão, ficam reféns da instituição religiosa.
Esquecem-se que não somos nós quem devemos servir a igreja, mas a igreja é que deve nos servir.

D- Relacionamento consigo mesmo.Esta imagem de que somos miseráveis e totalmente perdidos, gera nas pessoas uma baixa auto-estima.
Faz com que a pessoa não consiga se aceitar, e precise constantemente usar mascaras para se proteger das outras pessoas. Daí a imagem que alguns líderes nutrem de si mesmos e pior ainda, passam para os membros..........a de Super-Espiritual.

E- Relacionamento com o “mundo”.
Essa idéia de que o mundo é nosso inimigo, de que tudo que está no mundo é do diabo e que não somos deste mundo, por isso devemos pensar só no céu, é uma das grandes distorções evangélicas, que tem prejudicados milhões.
As pessoas não entendem – pois são ensinadas de maneira errada – que, quando a bíblia afirma que o mundo jaz no maligno, ela faz alusão ao sistema do mundo. A corrupção e a imoralidade, e não aos prazeres, músicas, teatros, poemas em fim, as artes que compõe a nossa cultura, e que veio de Deus, pois foi ele quem nos criou assim, e nos deu sabedoria para criar muitas outras coisas as quais devemos desfrutar.


F- Relacionamento com Deus.Muitas instituições, têm se colocado – a exemplo da igreja católica – como intermediadora entre Deus e as pessoas.
Fazendo com que elas pensem, que para ter contato com Deus só é possível através da igreja.
Se não forem à igreja, não tem como ter um relacionamento com Deus. Esta é a manipulação mais grave de todas.
A pessoa fica submissa á igreja, dependente como uma criança da instituição.

A igreja não é a intermediária entre Deus e os homens, pois só há um mediador.......Jesus Cristo!


Uma constatação:
Sempre existirão manipuladores, pois nunca faltarão manipulados. Isso é um circulo vicioso, se tem manipulados, tem manipuladores, e sem tem manipuladores, tem também manipulados.
Eis a proposta para quem está em uma igreja em que há manipulação:

1- Para os lideres:

Cometam suicídio organizacional!Não há outra saída!
Preguem na contramão do sistema religioso.
Mesmo que isto signifique ir contra o ministério.
Para isso você terá que fazer uma difícil escolha.....abrir mão do “status quo” que a religião oferece.

Prefira agradar a Deus mesmo que isso lhe leve a desagradar os homens. A não ser que você seja como um dos religiosos no tempo de Jesus que: “Apesar de tudo, até muitos dos principais creram nele; mas não o confessavam por causa dos fariseus, para não serem expulsos da sinagoga. Porque amavam mais a glória dos homens do que a glória de Deus.” (Jo 12 v 42-43)


2- Para os membros:

Cometam suicídio comunitário.
Comecem a questionar tudo o que fala o pastor.
Se não concordar com algo, discorde abertamente.
Cause impacto na sua comunidade.
Proponho que sejamos Sal dentro do saleiro!

Existem muitos membros e líderes que são reféns do sistema religioso, por isso, seja um irmão e amigo, se vir ou ouvir alguma coisa errada, fale, questione, ouse dar sua opinião. De uma oportunidade para as pessoas mudarem de conceitos.

Pois afinal de contas, a verdade não tem medo de ser questionada, por ser verdade!
E finalmente lembre-se de que.......”Estai, pois, firmes na liberdade com que Cristo nos libertou, e não torneis a colocar-vos debaixo do jugo da servidão.” (Autor: Apostolo Paulo)


Porque dele e por ele, e para ele, são todas as coisas; glória, pois, a ele eternamente. Amém.


Postado por: Marcio Alves

Escrito em: Sábado, 26 de setembro de 2009

Fonte original: texto extraído do blog:
http://outroevangelho.blogspot.com/2009/09/liberte-se-da-manipulacao-dos.html

Comentários

Eduardo Medeiros disse…
Antes de mais nada, quero dizer que quase, quase, a lágrima desceu pelo meu rosto lendo a declaração da Paulinha e a do meu amigo Edson que apesar de não conhecer face a face, eu amo demais. Principalmente por ele ter se aberto com alguns dos Confraternos sobre seus dramas emocionais; isto é confiança, abertura; e isto agente só faz com quem considera amigo de verdade.

"A vida pode te surpreender, basta você permitir"

Repito aqui o que eu disse para o Edson quando conversamos por e-mail. E não é que é verdade??!!

Fico imensamente feliz por vocês dois e fico mais feliz ainda por ver que essa nossa amizade à distância, pôde nos unir de uma forma tão sincera, descontraída, que resultou até em namoro e futuramente casamento!!!!

ISSO É MUITO BOOOOOMMMMMMM
Anônimo disse…
Olá pensadores,
Parabéns pelo Blog. É um belo trabalho que estam realizando aqui. Já os estou seguindo!

Quero aproveitar pra convidar-lhes a visitar e também seguir meu blog. Será uma honra tê-los como leitores. Seus comentários também serão sempre muito bem-vindos.

Visite: www.teologiainteligente.blogspot.com

Juntos seremos mais eficazes na proclamação do Evangelho de Cristo !!!
Te espero lá...
Graça e Paz !!!
Eduardo Medeiros disse…
Agora, marcinho,

a segunda parte do seu texto é ainda mais bombástico e incisiva: "cometam suicídio organizacional" e "cometam suicídio comunitário"...rapaz, você está pregando o anarquismo total!! heeeeeee

Nesse caso, o suicídio pode resultar não em morte, mas em vida!! Paradoxo dos paradoxos...

O Gresder tocou no assunto da "culpa" e da influência do Espírito Santo. Eu também li, mas não vi nada nessa afirmação que merecesse ser contestada.

Explico:

Não sou contra a culpa, sou contra a culpa que esmaga, que é manipulada por outros; pela culpa que resulta em estados mórbidos de depressão e medo pela "mão do Senhor" sobre a cabeça do pecador.

A culpa "saudável"

é aquela em que você conscientemente, percebe que tomou uma atitude ou praticou uma ação que foi contra a vida. A vida é sagrada. Toda atitude que feriu a vida autêntica deve ser culposa.

E não vejo nenhum problema dizer que o Espírito provocou tal culpa. Deus não está em nós? em nossa consciência e psiqué?

Logo, quando "matamos a vida", esse deus/espírito que não só mora em nós, mas que é nós, nos indica que atentamos contra o sagrado da vida.

Nesses casos, creio, o deus-em-nós-que-também-é-nós nos diz: "vai, e aprende que a vida é sagrada".

Essa é a culpa que produz vida e não a morte.
Marcio Alves disse…
Wilson Parpinelli

Quem disse que queremos ser eficazes na proclamação do evangelho de Cristo?

Porque ao inves de você comentar o texto, você vem aqui para colar comentários spam e fazer marketing de seu blog?

E ainda quer que agente vá lá??
Só pode ser mesmo brincadeira viu!!!!
Marcio Alves disse…
Não Duzinho!!!
Estou pregando a liberdade da total consciencia e autonomia.

Sim! Espero a morte deste cristianismo infantilizador e alienante!!!

Deixa eu tentar explicar o meu próprio comentário anterior sobre a culpa, e em que eu deixei de acreditar.
Eu deixei de acreditar na influencia do Espirito, tal como é interpretado pela cristandade.
Para mim, a culpa da consciencia, nada mais é do que isto mesmo: culpa gerada pela auto-consciencia humana!!!

Agora em relação a consciencia subjetiva ser subjetiva do sujeito, eu não sei não viu, pois consciencia é uma ciencia-con, ou seja, ela não é puramente pura do sujeito, antes é uma mistura do interior com o exterior.

Abraços
J.Lima disse…
Marcio.
Se não tivesse conhecimento da sua teologia diria que você está com ira "recalcada"! Hahahahahahahahhahahh

Caracas! Denunciou o sistema, colocou numa dimensão que os visitantes blogueiros idólatras do sistema vão ficar indigestos!

Esse artigo sem duvida seria de uma utilidade maior para os que estão realmente dentro da gaiola, (creio não ser o caso dos confraternos da CPFG) mas serve de alerta para os que não entendem como funciona o sistema e porque alguns lideres agem como agem!

Agora a parte que acho que mais me toca amigo é que muitos tentam fazer o possivel dentro do sistema, não significa concordar, mas usam a influência para salvar alguns, livrando-os do fogo! hahahahahhaha

Compreendo a sua sugestão, mas sugiro uma outra via além do SUICIDIO ORGANIZACIONAL, visto que o SUICIDIO É PECADO há a opção de influenciar a partir de DENTRO (sistema) sem confrontar diretamente, mas usando o poder da linguagem, da razão e da homilia, e acima de tudo da credibilidade que se conquista ao longo dos tempos.

O efeito pode não ser imediato, mas deflagra-se um efeito que vai passando e futuramente os resultados aparecem!

Só estou falando isso por saber que há muitos que preferem ficar no sistema, mesmo sem fazer oposição direta, usam da sua influência para ajudar alguns!

Claro que dentro do sistema você pode influenciar poucos, mas fora dele pode não ter meios para influenciar ninguém!
Abraço!
Marcio Alves disse…
J. Lima

A parte que lhe toca é justamente e literalmente o sal na sua ferida. Rsrsrsrsrs

Você sendo um renomado pastor e pregador, fica dificil largar o osso, eu sei como é isto, mas claro que em dimensões bem menores, pois era diacono e professor de escola dominical, não tinha o prestigio que você tem.

Será J. Lima que lá no fundo, bem no fundo do seu coração, você ainda continua não seria por causa do prazer e prestigio que o pulpito lhe dá?

Peço que leia o livro do GRESDER “A arte dos sofistas na pregação pentecostal” e reflita muito meu amigo, para ver se vale a pena e porque continuar.

Abraços
Anônimo disse…
Amigo MARCINHO,

Muitos vivem em função da igreja, seguindo à risca tudo o que os pregadores dizem....mas eu percebo, que a ignorância maior está nos fiéis que aceitam tudo o que ouve, sem questionar, sem discenir, e sem se preocupar se tudo aquilo que estão ouvindo é realmente o correto, se é aquela mesma interpretação que nós precisamos aprender...

Temos que ter em nossa sã consciência, que quem prega ...simplesmente prega aquilo que lê, a sua interpretação...visando o fato de que, cada um pode ter uma interpretação diferenciada em cima de um mesmo texto.......pois o que eu interpreto, não é o que você interpreta, e o que fulano interpretará....

Somos CABEÇA e não corpo, e a minha cabeça leva o meu corpo a fazer aquilo que ela ordena.....mas quem ordena a minha cabeça/mente??! Os nossos pensamentos....é no PENSAR que está o IDENTIFICAR e o DIFERENCIAR entre o certo e errado...o confuso do esclarecido ...a manipulação da liberdade...etc.

Esta sua frase é espetacular:
"Pois afinal de contas, a verdade não tem medo de ser questionada, por ser verdade!"

É a verdade que devemos buscar sempre!! E a única verdade que até então sabemos é que Deus nos ama de forma incondicional....então para que agradarmos o homem (igreja) se na realidade a intenção é somente agradar a Deus!!

E parafraseando o Edson: 'A verdade não nos deixa escolhas'...

Temos que viver a VERDADE e não fazer de conta que vivemos a verdade!!

Beijos querido!!
Parabéns pela duas postagens....não foram tão assustadoras...."que alíviooooooo UFAAA" hahaha..
Anônimo disse…
Amigo DUZINHOOooOOoo,

Muito obrigada pelas palavras!! e mais que isto, obrigada pela sincera amizade que tem demonstrado sempre para comigo, com todos os confraternos e em especial ao Edson, que tanto passou por momentos difíceis, e viu na amizade de todos vocês, enaltecer um motivo para não desistir!!

Que Deus o abençoe!!

Beijos querido!!
Anônimo disse…
MARCINHO,

Eu rolei de rir do seu recado para o Wilson......'Colar comentário Spam'!!

Essa é boa.....
Hahahahahahahahahhhah.........hilário!!
Anônimo disse…
Marcio

Mais um belo texto, certamente de muita utilidade prática para aqueles que ainda jazem em meio a religiosidade vazia apregoada pela maioria das igrejas.
Marcio Alves disse…
PAULINHA

As postagens não foram tão assustadoras, para nós, os fora da gaiola, mas para um engaiolado, sem duvida alguma foi indigesta.

Eu gostaria, pois postei com esta finalidade, de que aparecessem alguns engaiolados para podermos dialogar, aja visto, todos da confraria concordarem com o texto, e só há dialogo mais profundo, quando há discordâncias, mesmo assim valeu, até porque tem muita gente que apenas lê as postagens, mas não comentam.

Abraços
Marcio Alves disse…
Mano ISA

É isto ai, tomará que esta postagem seja lida por muitos que estão precisando.

Abraços
Marcio Alves disse…
PAULINHA

Antes que eu me esqueça.... a manhã será o seu dia de postar, então vai se preparando ai... não precisa se preocupar com o teor do seu texto ser teológico, apenas escreva o que vier a cabeça e sentir no coração, porque até mesmo, lá no blog outro evangelho, que é um blog com a finalidade pensante desconstruidora, eu acabei de postar um poema-subjetivo, então Paulinha, não se preocupe se irá se diferente o seu texto dos nossos, pois a graça reside justamente nisto: em sermos diferentes e aceitarmos com muito prazer estas diferenças.

Abraços
J.Lima disse…
Marcio lembra daquele post que o GRESDER colocou sobre O AMIGO dele que pregou e o outro pregador (FUNDAMENTALISTA) veio e des-pregou o que ele havia pregado?

Quem você acha que foi tal pregador?

Quanto ao prestigio?
Nem tanto, e não sou assalariado do ministério trabalho como FUNCIOINARIO DO INSTITUTO BIBLICO DE CAMPINAS.

Na realidade para ser sincero o ministerio não me dá nada, muito pelo contrário, acho que tira mais de min do que eu ganho!

Isso no sentido de votar em convenção (que aliáis parei de pagar a muito tempo pelo pouco tempo que tenho como ministro que é 2 anos)

Mas sou professor, e uso a oportunidade que tenho em sala de aula para de maneira sábia fazer um pouco do sugerido no texto, mas por outra vertente!

Então pelo amor de Deus não me condene, pois sofro mais do que os que SAIRAM, mas se todos SAIREM e não ficar ninguém para influênciar, o sistema será perpetuado!

Alíais LUTERO, não sai para fazer a reforma, sequer tinha intenção de fazê-la, sem contar que ele teve antecessores que lançaram semente de dúvidas, tais como JOÃO HUSS, G. SAVANAROLA, WYCLIFF, e alguns anônimos que não tiveram reconhecimento PÓSTUMOS!

Mas realmente ando pensando em mudar de ares, porém sempre estarei dentro de um sistema, ainda que seja o meu! Hhahahaahahahhaa

Abraço meu amigo!
Levi B. Santos disse…
Marcio

Não azucrina o J.Lima, pois creio que ele está fazendo um belo trabalho na surdina. É um dos nossos fora da gaiola infiltrado na "gaiola evangélica", para ver se liberta alguns passarinhos que estão enjoados de comer alpiste genérico.

Não acredito que ele seja um espião duplo, nem tampouco um espião da CGADB infiltrado entre nós.

Quanto ao artigo forte que postei no meu blog sobra a "Ceia da cartões de crédito" oferecida em um prato à membresia Assembleiana, acho de bom grado, ele não fazer comentário, pois o liberal do Gresder confirmou que será queimado pela cúpula da igreja, se mandar e-mail da paródia que fiz sobre o hino "Vem Cear" da Harpa Cristã para os pastores de Campinas.

Isso tudo pode sobrar para mim, pois, já fui rotulado recentemente de "INCIRCUNCISO" e "CONSULTOR DE HORÓSCOPO" lá no blog "Pulpito Cristão".


Abçs,

Levi B. Santos


P.S.: Engraçado, o Gresder me informou que na igreja de Campinas já tem um caixa eletrônico.
Será que o cartão da CGADB não está funcionando por lá. (kkkkk)

Só falta mesmo o Isaias propor um convênio desse tipo para a C.P.F.G. (rsrsrs)


Abçs,

Levi B. Santos
Hubner Braz disse…
Grande Marcio,

Não vou deixar a oportunidade passar. Vou postar o meu comentário.

O seu texto complementar está ótimo. Concordo com você...

Imagine: Se Jesus estivesse aqui, concerteza os caixas eletrônicos, os livros, Cds e DvD's no shopping's gospel dentro das igrejas, iram ser jogado aos ares. O comercio desenfreado em geral iriam voar.

Tem sistemas litúrgicos que me entristeceu, e a cada dia tende a piorar... Mas não poderei desanimar e estou no mesmo grupo do J.Lima e Ednelson.

Fazendo o papel do passarinho que irá apagar o fogo na floresta.

E o sistema ritmico e poetico do Levi é um complemento deste sistema recheado de virus.

Abrços fraternos

Hubner Braz
Marcio Alves disse…
Amigo e professor J. Lima

Primeiramente eu não AFIRMEI nada de sua pessoa, mas apenas perguntei.

E, em segundo lugar, mesmo que de fato seja verdade, você não seria o único, pois estariam com você, simplesmente toda a raça humana, no sentido de tudo que fazemos, fazemos por algum interesse.

Em relação a já ter pessoas que despreguem o que você prega, eu sinto muito mesmo, pois sei bem como é que é, pois isto já ocorreu comigo.
Tomará que você aguente por mais tempo, pois não é facil.

Mas saiba que mesmo que você saia, podemos e devemos continuar influenciando do lado de fora, pois eu tenho consciencia de que hoje, eu influencio muito mais fora, atraves do blog, do que quando estava dentro.

Abraços e boa sorte
Marcio Alves disse…
Mestre Levi

Eu ri de mais com este seu comentário sobre o J. Lima.
Não sei não viu Levi, como é que uma pessoa tão heretica quanto o J.Lima tem livre acesso ao púlpito assembleiano???
Cá entre nós, vamos falar bem baixinho, para o J. Lima não escutar, eu acho que ele é sim um espio da CGADB. KKKKKKKKKKKKKKKK
Marcio Alves disse…
Onde se lê "espio", deve ser lido "espião".
Marcio Alves disse…
Hubner

As únicas pessoas da confraria que eu imaginava e até mesmo esperava que iria contrariar a minha postagem, era você e o Ednelson, ai vem você e concorda com a minha postagem??
Confesso que fiquei surpreso!!!
A não, pode voltar aqui e discordar, se não, não tem graça. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Oh Márcio seu cabeçade de bagre, como você quer que eu não concorde com você, se eu também não vivo mais dentro da igreja/instituição? Ou você se esqueceu que faço parte da seita do Caio Fábio,kkk?
Sabe, eu já tinha lido um dia desses esses textos e confesso que pretendo usá-los para destribuir nas ruas como forma de alerta. Será que posso?
O meu negócio e contra tudo isso ai que você escreveu e tudo com Jesus, apenas!
Abçs fraternos!
Marcio Alves disse…
Caracas será que não estou sonhando????

Não bastasse o HUBNER, até você ED. concorda com o texto que eu escrevi???

Mas é claro mano que você pode usar e abusar do texto como quiser, não somente este, mas qualquer um outro que eu tenha escrito, não precisava nem pedir mano!!

Abraços
Anônimo disse…
Marcio

Isso é uma conspiração fundamentalista para te desacreditar junto à opinião pública dos hereges!
Anônimo disse…
Podexá MARCINHO,

Então é para eu postar o que vier à minha cabeça?!!

Deixa comigoooo...hahahahahahahah.....

Logo mais, estará florido este ambiente com a escrita de uma alma feminina...kkkkkk

Beijos!!
Eu disse que seu texto estava light...ninguém discordou com você...kkkkkkkkkkk
Anônimo disse…
Mais uma alma feminina, eu diria... aguardamos...
Anônimo disse…
ISA,

Hsuashuahsuahsuahsuhsuah....

(risos de "doido")...kkkkkkkkkkkkkkk

Beijos.