A GRANDEZA OU A PEQUENEZ DO HOMEM ESTÁ NO PENSAMENTO!!


O PENSAMENTO é um processo pelo qual leva nossa mente à questionamentos, idéias, consciência, cognição. O PENSAR modela o corpo, fazendo-o se adequar às novas estruturas da vida.

Através do pensar, nós (indivíduos) traçamos nossas metas, planos, opiniões, discussões, debates ....e com estes processos, vamos criando um ambiente afetivo com opiniões e pensamentos alheios, sempre traçando novas metas de pensamentos, raciocínios e filosofias, de forma a não ficarmos estáticos ou defasados perante às novas imposições e visões críticas.

Como disse René Descartes: "A essência do homem é pensar".

O processo do PENSAR também é gerado pelo processo da CONSCIENTIZAÇÃO. O pensamento sem conscientização, extrapolando todos os seus limites, geram um conflito.

Todas as interpretações comumentes geradas pelo PENSAR do homem, constituem o embasamento do conhecimento.

Mas no meu modo de pensar, todos os conhecimentos e interpretações que hoje são geradas e modeladas, na verdade foram enriquecidas e repassadas de geração em geração.

Como disse Antoine Lavoisier: "No mundo nada se cria, nada se perde, tudo se transforma".

Quanto mais aprofundado os estudos na filosofia gerada por antigos filósofos, todos os pensamentos serão convertidos para o nosso modo de ver e pensar, mas grandes resíduos da filosofia estudada ficará "salva" no nosso consciente, e apenas transformada em alguns detalhes, que relatam a nossa imposição e capacidade de também pensar, raciocinar, discenir, organizar e julgar.

Como disse Edson Moura: "Não há nada de original hoje na Terra! Apenas pensamos aquilo que outros pensaram antes de nós! .... Quanto menos conhecimento teológico e filosófico .... mais "NOSSOS" são nossos pensamentos!".

Hoje identifico meu pensamento como "legítimo" e "des-engaiolado".
Não sofro por influências filosóficas, não me adequo dentro de uma gaiola e como diz meu amigo Eduardo Medeiros: "Porque eu não gosto de comida enlatada".
Ainda parafraseando Raul Seixas: "Prefiro ser essa metamorfose ambulante, do que ter aquela velha opinião formada sobre tudo".
Mas sintetizando, o pensamento é o que constrói a GRANDEZA ou a PEQUENEZ do homem.

A GRANDEZA vem de um pensamento bem formulado, bem discernido, bem pensado ..... um pensamento que avalia a situação real e trabalha em função de desvendá-la, mudá-la ou alterá-la, articulando e saboreando toda a riqueza e diversidade da situação. É um pensamento edificante, tanto para o corpo como para a mente.

A PEQUENEZ vem de um pensamento obscuro, mesquinho, intolerante ..... um pensamento que desconhece a verdadeira busca pelo saber.
Este tipo de pensamento acaba sendo um meio de ocultação da realidade, e com isto a atividade de PENSAR com liberdade, pode transformar-se em um processo de domínio social, ou seja, onde o indíviduo pode ser dominado e totalmente influenciado pelo pensamento de outros.


"Somos frutos da paisagem em que vivemos; ela dita nosso comportamento e até nossos pensamentos, na medida em que reagimos a ela". (Laurence Durrel)

(Paulinha)

Comentários

Anônimo disse…
Presidente ISA,

Depois que passei uma raiva danada para postar o texto de forma a ficar do meu gosto, dentro dos padrões de formatação ..kkkkk...

Também futriquei até encontrar onde mudava o horário desta "bagaça" e finalmente corrigi horário e data, agora todos podem analisar, que todas as postagens e comentários estão marcando a verdadeira hora e dia em que foram postados. Assim facilita até mesmo para fazermos a contagem dos quatro dias para cada confraterno...

Aiii se não é uma mulher aqui neste blog, isto não anda viu...kkkkkkkkkkkkkkkkkk

Agora saboreiam uma escrita feminina....

Beijos!! Vou dormir...porque olhem que horas que já são...agora dá pra ver certinho....hahahahahah...
Anônimo disse…
Só esqueci de dizer porque a hora que víamos aqui no blog era "doida"...também o fuso horário era do Pacífico .. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk....mais um pouquinho porque eu rolo de rir aqui kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk...

Agora sim estamos no horário de São Paulo. rsrs..

É hiláriooo...

Mas agora eu vou dormir mesmo, pois o problema já elvis....fuiii
Hubner Braz disse…
Lady Paulinha, (A hacker dos blogs)

Terei a honra de ser o primeiro a comentar a essas horas... Afinal, está escrito "Eu amo aos que me amam, e os que cedo me buscarem, me acharão".

Amei o seu texto, quero destacar essa parte: "Mas sintetizando, o pensamento é o que constrói a GRANDEZA ou a PEQUENEZ do homem."

Qual a razão de estarmos passando do simples para o composto, do conhecido para o desconhecido, do geral para o particular? É a lei de toda a exploração.

Assim como o homem não pode avançar a não se colocando um pé diante do outro, o espírito naturalmente deve colocar um pé diante do outro. Além disso, o pé tem como ponto de apoio o chão; assim também a inteligência apóia-se num conhecimento do qual ela tem certeza.

Ainda estamos longe de bem utilizar o nosso cérebro, no sentido de bem pensar.

Posso estar dando a impressão de querer lançar em descrédito ao pensar ou saber... Longe de mim tal atitude!

Oseias escreve "Como rejeitaste o saber, tambem EU te rejeitarei, para que não exerças..."(Os.4.6) Conheço muito bem o inestimável serviço dos sabios de platão, como os dos confraternos.

Mas, por outro lado, li também que, "O saber incha"(1Co 8.1). E finalmente: "No acúmulo do saber, acumula-se a dor"(Ec:1.18). Considere "saber" por "pensamento"

Vemos Paulinha que há saberes e saberes de pensamento. Há um que produz inchaço e outros que produz dádivas.

Os Grandes e Pequenos se define na busca: uns buscam o saber por si mesmo, conhecer por conhecer. Que vaidade. Há aqueles que buscam para vende-la por dinheiro ou por honra. Que tráfico sabiêncial. Mas há os que buscam para edificar, e isto é amor, é prudência.

Um dia vi um sábio a dizer:"Teu saber nada é, se não há outro que saiba que sabes". E li o salmista dizendo"O saber é bom para quem o póe em prática" Tiago o irmão de Jesus vai mas além e escreve: "Quem conhece o bem e não o pratica, comete pecado"

E por último, o apóstolo Paulo escreveu: "“Tudo o que é verdadeiro, tudo o que é nobre, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que de boa fama, se há alguma virtude e se há algum louvor, nisto pensais." medite (pense) nestas coisas.” Filipenses 4:8.

PS: Reconheço que o meu comentário está recheado de bíblia. Mas dá um desconto ai Confradernos, em especial o crítico Má... em compania, rsrsrs. Faz um bom tempo que não comento assim.

Abraços a todos,

Hubner Braz
Paulinha, flor da Confraria, por favor, não fique brava comigo, pois agora o que direi tem haver com Jesus, não com a filosofia.
Segundo Jesus, o grande é aquele que se apequena a ponto de se tornar “serviçal” de seu irmão, um verdadeiro “garçon”, criando, assim, um paradoxo muitas das vezes incompreensível. Isso também é gerado pelo intelecto, pois tal, para chegar a esse nível de consciência, terá que abrir mão de vários subterfúgios que ele poderia não querer abrir, principalmente com que de modo geral ninguém quer: o Orgulho.

Essa consciência de grandeza, gerando um ser a “serviço do próximo”, só pode se fixar em nós quando damos espaço para que a fé em suas Palavras entrem em nós. E isso não vem de nós, é dom Dele, para que ninguém se jacte ser o possuidor de tal revelação. Eu, de mim mesmo, jamais seria um ser a serviço do outro se Ele não me convencesse. Por isso, glória seja dada a Ele eternamente!

O grande, segundo Jesus, também é aquele que cresce em consciência e sabedoria, mas principalmente é aquele que põe em prática o que Ele nos outorgou: O amor. Por isso Ele ter falado que o sábio(ou prudente) é aquele que ouve suas Palavras e a pratica pois suas casa(vida) jamais será destruída pelos ventos e tempestades (problemas) existenciais.

Se eu fosse escrever tudo que veio em minha mente, ficaria enorme, por isso sintetizei o meu pensamento.

Não me leve a mau maninha, mas é que você postou o texto do ponto de vista filosófico (e segundo esse ponto de vista seu texto está corretíssimo), eu já fui pela via das Palavras de Jesus que, para mim, tem peso infinitamente maior que qualquer filósofo.

Abçs (não vou mandar beijo se não o Noredson pode ficar com ciumes,rsrs, até porque eu sou lindão mesmo,rsrs, mamãe que disse!kkkkkk)
Marcio Alves disse…
PAULINHA

Muito boa reflexão filosofica.

Sim, de fato é o pensamento que nos tranforma e nos leva a tranformar o mundo.
Conforme você pensa, você age.
Por isso que não podemos para de pensar, jamais cometermos suicidio intelectual.

A idade da razão acontece no individuo que consegue pensar os seus próprios pensamentos, entrando pelos caminhos da consciencia, embora esta, nunca seja totalmente pura, pois sempre pensaremos a partir de nossos contextos culturais, geograficos e sociais, mas ainda sim, será um caminhar desconstruindo e rompendo com a dominação e masseificação que o meio impoe sobre o sujeito, não se sujeitando se não atraves de sua própria escolha de viver em sociedade, mas ainda sim no final de tudo será a sua própria auto-consciencia.

Abraços
Marcio Alves disse…
Outrossim, parabéns por ter arrumado a data e horário desta confraria, confesso que isto também me incomodava, mas ainda bem que temos uma Hacker em nosso meio e a favor de nós, não é mesmo PAULINHA. Rsrsrsrsrsrss
Eduardo Medeiros disse…
Primeiramente: Ô presidente, tá vendo?? a pitagorica deu um jeito no horário!!! ela merece um medalha de honra ao mérito.

Pronto, aqui deixo um projeto de lei que estabelece uma medalha para a Paulinha, por que senão fosse ela, estaríamos condenados ao horário do pacífico rssssss
Eduardo Medeiros disse…
Paulinha, seu texto está ótimo e gostei muito de lê-lo.

O Ed, mais uma vez, sutilmente, desqualifica um texto da confraria com os seus argumentos "espirituais".

Diz ele, corretamente, que o maior para Jesus é aquele se faz menor. Ora bolas, o que isso tem a ver com "pensamento" e com a atitude de pensar??

Aliás, a maior grandeza é daquele que mesmo sabendo-se mais inteligente, mais preparado, mais pensante do que o outro, é capaz de se colocar em estado de diaconia para com esse.

Paulinha, voltando ao seu texto, pensar é de suma importância para o ser humano. O pensamento abstrato e crítico foi o maior dom que a natureza nos outorgou nos diferenciando dos demais animais.

o Hub citou paulo quando ele diz que o saber incha; mas isso só acontece em pessoas egoístas, que se consideram o centro do mundo, que são vaidosas pelo que sabem; o problema aí não é o saber, mas quem o tem.

Diz-nos também o apóstolo que "a letra mata" e muitos crentes antigos(e alguns modernos) tomaram isso para fazer apologia da ignorância, sem perceber que quando Paulo dizia "letra", ele estava se referindo à "Lei" judaica. Era esse o saber que "inchava".

A única coisa que a letra mata, em minha opinião, é a burrice.

beijos paulinha
Ora Dudu, será que tudo que escrevo é sempre encarado por vc como "desqualificação"?Será que eu não posso dar minha opinião sem ser interpretado como ofensa? O que fiz foi fazer apenas um parelelo entre essa parte da escrita da Paulinha: "Mas sintetizando, o pensamento é o que constrói a GRANDEZA ou a PEQUENEZ do homem." com o que Jesus disse, ou será que pronunciar o que Jesus disse é pecado por essas bandas?
O que foi Dudu,porque você está pegando no meu pé? Já esqueci nosso entrave...você já?
Unknown disse…
Paulinha, primeiro texto aqui, muito legal!

Vou dar meus pitacos então rsrs:

Pensamentos odiosos mesmo que não se materializem, destroem a alma, enquanto que se os melhores pensamentos não se refletirem em ações reais, de nada servirão.

O sentido real do termo Conhecimento, como disposto nos Evangelhos, não é o grego/romano, de abstração mental. É o sentido de incorporar a verdade como modo de vida... ninguém conhece a Jesus pelo simples ato de ler um livro sobre ele, mas em incorporar seu Espírito, e viver como ele disse.
Hubner Braz disse…
Gabriel, você falou pouco mais falou bonito.
"Não é o simples fato de ler, mas sim de incorporar"

EDU M, você vem me falar que o inchar ai é a Lei... perai meu amado amigo! E o que me diz do texto de Salomão em Eclesiastes... é a Lei também? "Texto sem contexto e com pretexto leva à Heresias." Sabe que comer muito mel não é bom... rsrssrs.

Confraternos há um lugar pra chegar, há uma ponte que te levará pro outro lado, há um sonho, uma voz dizendo: os teus sonhos também são meus. "A vida não finda quando morre! Eu difino que é a partir daí que começa a vida"

Não corra atrás das borboletas. Cuide do seu jardim e todas virão até ela. EDNELSON está certo em termos de servir... mas não se refere a pensar e sim ao verdadeiro pensador. Pois quem é o sábio que se diz sábio e o louco que se diz louco.

Abraços a todos.
Os textos aqui postados são de uma riqueza extraordinária!

Muito me enriqueçe em lê-los!

Continuem assim!

Abraços!
Eduardo Medeiros disse…
Ed, não estou pegando no seu pé, estou pegando na tua escrita pseudo-espiritual(assim entendo) Não disse que você ofendeu a Paulinha. Estamos discutindo ideias. Veja sua frase:

"Eu, de mim mesmo, jamais seria um ser a serviço do outro se Ele não me convencesse. Por isso, glória seja dada a Ele eternamente!"

Desculpe-me, mas para mim, essa tua frase é pretensamente espiritual pois não é verdade que alguém tem que ser convencido por deus para servir ao outro.

Se por ser "convencido por deus" você se refere a ser cristão ou seguidor de Jesus, então não concordo mesmo com você, e para mim, é uma atitude de falsa espiritualidade.

Mas se você me disser que os kardacistas que possuem uma notável atitude de servir e ajudar ao próximo são levados a isso por deus, então eu concordo com você.

E prá ficar claro, Ed, não estou com raiva de você ou coisa parecida. Somente fiquei indignado com aquele teu texto por ele não refletir a verdade. Mas se é realmente isto que você pensa de nós, então seja. Sei que você não quis ofender ninguém, apenas discutir ideias(assim espero).

Mas enfim, perdoe-me se eu não estou conseguindo entender o que você está dizendo ou se ainda, estou sendo injusto com os seus sentimentos espirituais. De verdade.
Eduardo Medeiros disse…
Hub,

por acaso os analfabetos terão prioridades no céu e os intelectuais irão todos para o inferno?

Está certo que Paulo disse que a sabedoria deste mundo para ele não era nada, mas eu simplesmente não concordo com ele, mesmo porque, ele mesmo usou da "sabedoria deste mundo" (a filosofia grega) para construir seu pensamento teológico, que aliás, não tem nada de simples, pois alguém pouco instruído jamais conseguirá lê-lo e entendê-lo.

E quanto ao autor do Eclesiastes, o contexto da escrita é de alguém que está passando por uma profunda crise existencial onde não vê nada de bom no mundo, extremamente pessimista em relação à vida.

E se foi de fato Salomão quem escreveu o livro, é de se admirar que logo ele, um dos homens mais sábios e inteligentes do mundo antigo, tenha negado tudo aquilo que ele escreveu através do ato de pensar.

A não ser que você me diga que tudo o que ele escreveu não veio da sua inteligência nem da sua labuta intelectual e sim, desceu pronto do céu.
Edson Moura disse…
Ora..ora,paraquem não sabia o que escrever, você deu um espetáculo Paulinha "Socrática".

Mas era evidente que alguns dos nossos irmãos confraternos não iriam ver com os olhos "humanos" este texto...e sim com os olhos "espirituais" que NA MINHA OPINIÃO..são cegos!

A missão da humanidade Paulinha, é, corajosamente explorar lugares onde nenhum homem esteve...e por isso deve-se começar por seus pensamentos. Hoje acredito que os seres humanos podem e devem passar muito bem sem as intervenções divínas.

Adoro filósofos..e um deles em especial Jesus..ou vão medizer que ele não foi filósofo?

Infelizmente Paulinha "Platônica" muitos hoje se consideram peças de xadrez num tabuleiro chamado vida..e o grande jogador está lá "em cima" sempre movimentando algumas peças para que o jogo não termine.

Uma vida sem questionamentos não vale ser vivida...mas uma vida sem pensamentos existênciais...sem dúvidas humanísticas...sem o privilégio de não acreditar em alegorias...ah essa nem vida é! (PRA MIM!)

Eu, a SABEDORIA, habito com a prudência, e acho o conhecimento dos conselhos.
O temor do Senhor é odiar o mal; a soberba e a arrogância, o mau caminho e a boca perversa, eu odeio. Meu é o conselho e a verdadeira sabedoria; eu sou o entendimento; minha é a fortaleza. Por mim reinam os reis e os príncipes decretam justiça. Por mim governam príncipes e nobres; sim, todos os juízes da terra. Eu amo aos que me amam, e os que cedo me buscarem, me acharão.

Assim é abusca pela sabedoria Hubner. Não esqueça..."Um texto sem o contexto..certamente vira um pretexto!

Parabéns Ana Paula..seu texto é excelênte!
Anônimo disse…
Amigo HUBNER,

Muito Obrigada pelas palavras......

Quanto ao comentário, não tem problemas que você use muito as palavras bíblicas para comentar....mas frisando que a Bíblia foi feita em função do homem...e não o homem em função da Bíblia......

Concordo com quase todo o seu comentário, mas claramente, que eu Paulinha discordaria de algum fragmento...rs

Sua Fala:
"Ainda estamos longe de bem utilizar o nosso cérebro, no sentido de bem pensar.

....há saberes e saberes de pensamento. Há um que produz inchaço e outros que produz dádivas".


Não creio nesta afirmação, até mesmo porque no meu modo de ver, o PENSAR está relacionado ao embasamento do conhecimento e do saber.....
Pois o que é o processo do pensar?! Simplesmente o fato de discenir idéias...buscar a inovação...debater...o pensar leva nossas mentes à novas idéias, cognições...

E tratando-se do SABER....ele é a própria dádiva...mas você destaca dois tipos de saberes: um que pode causar inchaço e outro que produz dádivas.....

O "inchaço" então seria impostos por pessoas que pensam egocêntricamente?!...rs

Abraços....
Muita Paz.
Olha Eduardo, somente você ainda anda amargurado com meu texto(e não me venha dizer que não está por é mentira sua). Assim, parece que ninguém pode mais dar sua opinião por aqui sem que agente entre numa boa. O Márcio me chamou de "fundamentalista xiita", e fiz que nem li, pois, como não condiz com que sou, deixei pra lá...agora tu não esquece meu texto, porque? A carapuça serviu para você? Estou tentando ficar por aqui numa boa, conversar, manter a amizade, mas a minha opinião eu vou dar, tentando sempre usar palavras para não ferir ninguém...agora, se eu não puder discordar mano, me fale, pois ai eu sumo e nunca mais você terá esse chato por aqui.
Porra Dudu, você ainda não entendeu que eu creio no Jesus dos Evangelhos? Ou será que você quer que eu soletre pra você isso?
To pensando seriamente em não postar nada e passar a vez pro Noredson, pois tudo que escrever vai se motivo de ofensa..Francamente Eduardo..depois eu que sou o fundamentalista xiita.
Anônimo disse…
Amigo ED,

Vou usar da "intimidade" para escrever ED, pois se eu for escrever o seu nome inteiro, eu já esqueço o resto do comentário....hahaha.....(brincaderinha)..

NÃO levei a mal seu comentário, e muito pelo contrário, levei-o em consideração, aceitando-o como um ensinamento....

Mas então comentarei este fragmento seu:

"Grande, segundo Jesus, também é aquele que cresce em consciência e sabedoria, mas principalmente é aquele que põe em prática o que Ele nos outorgou: O amor."

A Grandeza e a Pequenez está no pensamento. (Minha fala textual)...mas a Grandeza e a Pequenez depende da maneira de VER e PENSAR de cada um.....pois:

A Grandeza pode estar relacionada à Orgulho, indiferença....pois se levarmos em consideração o termo "Ser Grande", para muitos pode significar "Estar Acima"...ou "Passar por Cima"..

Mas a Grandeza, como você citou neste fragmento, também pode nos levar à consciência de "Pensar Grande"...pensar com amor...igualdade....
Quem "pensa grande" pensa com com sabedoria...e age com o saber para o bem de todos...

É o PENSAR de cada um....que define também a GRANDEZA e a PEQUENEZ no próprio pensamento e modo de agir...

Abraços!!
Muita Paz.
Eduardo Medeiros disse…
Ed, cuidado por que crente não fala palavrão...heeeee

Rapaz, eu sei que você crê no Jesus dos evangelhos. Mas seria o Jesus messias de Mateus? ou o Jesus fazedor de milagres de marcos? ou ainda, o Jesus filho do homem de Lucas? ou talvez, o Jesus divino de joão?

Vou explicar para você não achar que eu estou te provocando: Se até mesmo os evangelhos possuem enfoques diferentes de Jesus que em muitas passagens até se contradizem, é correto perguntar: "qual Jesus"?

Por favor, Ed, não quero brigar com você, eu sou um cara pacífico que dou um boi para não entrar em briga.

Não estou amargurado com você. Já disse, fiquei foi INDIGNADO, que não é a mesma coisa que amargurado. Agora, como é que você me pergunta se a carapuça me serviu se você escreveu aquele texto para mim? (e para toda a confraria).

Eu respeito os conservadores. Eu respeito até macumbeiro, como não ia respeitar os cristãos conservadores?

Você pode escrever o que você quiser. Mas se escrever um texto teológico-apologético-ortodoxo, eu com certeza vou comentar e posso discordar ou não, mas sempre no campo das ideias.

Bem, por mim, está encerrado esta discussão. Escreva um bom texto de conteúdo teológico conservador e vamos trocar ideias.

A confraria é feita por amigos, e você, é um amigo nosso. Mas você não comentou o meu comentário anterior...

um abraço forte, pois lá no fundo no fundo, eu tenho a fé de um conservador mas a cabeça de um liberal. Ou um neoliberal.

Bom, agora vou para casa pois senão vou apanhar da patroa haaaaaaa....
Anônimo disse…
Amigo MARCINHO,

Eu AMEIII o seu comentário....PARABÉNS garoto!!

Ahhh que saudade de debater com o Marcinhoo...kk..

Mas agora confesso, que nestes últimos dias você tem me surpreendido nas postagens e comentários, pois não sei se é porque finalmente estamos falando a mesma "língua"..rs ...mas cada escrita sua está mais surpreendente que a outra....

Tenho muito orgulho de você amigo...você é inteligentíssimoooooooo.....

Mas quanto a questão de eu ser uma "hacker" amiga de vocês, só tenho a lhes dizer: Sorte de vocês!! hahahahahhhhhahah......

Mas o horário ficou ótimo agora né...kkkk

Abraços querido!
Muita Paz.
Anônimo disse…
Amigo DUZINHOOOoooO,

Eu aceito a medalha de honra ao mérito por tirar aquele maldito horário do Pacífico....kkkkkkkkkkkk

Grave assim na medalha Capitão:

HONRA AO MÉRITO PARA PAULINHA PITAGÓRICA!

kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk....

Abraços!!
Anônimo disse…
Amigo DUDU,

Muito obrigada pelas palavras, e pelo sensacional comentário.....

Assim como admiro o Marcinho e o Edson, adivinha quem está na minha listinha também?! rs..

Parabéns pela inteligência garoto...

E concordo com o que disse....em todos os momentos..

Quanto ao texto, vejo que em um texto tão simples, "alguns" insistem em fazer estudos de espiritismo coisa e tal....o que leva a desvalorização da filosofia, para tratar assuntos de teologia bíblica...

Uma coisa é uma coisa, outra coisa é outra coisa...kkkkkkkk

Mas como você mesmo disse, e assino embaixo:

"A única coisa que a letra mata, em minha opinião, é a burrice".

Abraços querido!!
Muita Paz.

P.S. Gostou da frase do filósofo Eduardo Medeiros que citei em meu texto?! Muito bom este filósofo viu.....rs
Levi B. Santos disse…
Grande Paulinha

Escreveste um grande ensaio, e através dele revelasse grandes verdades até então intocadas por mim ─ um pensador “aparentemente” fora da gaiola.

Na verdade, o pensador é aquele sujeito que sofre da “angústia da influência” Ele é um eterno ser influenciável ─ tema muito bem abordado recentemente por Harold Bloom.

O pensador exerce ao pensar um movimento incompleto e antitético que já foi pensado por um pensador que o antecedeu.

O Pensador bem pensante é aquele que sabe que o seu pensamento já foi uma vez pensado, e que o seu pensamento é sempre um pensamento inacabado. O que ele faz ao pensar é simplesmente resgatar do apagamento ou do esquecimento a palavra que foi imaginada anteriormente por alguém. Na verdade, ninguém descobre nada de novo ao pensar, apenas se amplia e dá novas pinceladas ao que é e que já foi. Fazemos apenas projetar sobre a tela do tempo uma escrita que já foi escrita.

O pensador é aquele que dialeticamente repete sem querer querendo, o gesto do seu precursor.

O Pensador é aquele que tem necessidade de descontinuar o passado, mas o que colhe são retalhos de fuga, de esvaziamento e de isolamento, conseqüência natural de sua tentadora compulsão em eliminar do seu interior a força daquele que o antecedeu em pensamentos.

O Pensador é aquele que tritura os pensamentos alheios como quem tritura frutas no seu liquidificador cerebral, para depois oferecer aos outros, como um gel de sabor diferente, mas que na verdade é uma salada das mesmas frutas anteriormente colhidas e saboreadas uma a uma.


Parabéns minha cara Paulinha, por fazer o velho pensador aqui, recolher-se a sua insignificância.


Abçs,

Levi B. Santos
Anônimo disse…
Amigo GABRIEL,

Obrigada pelo maravilhoso comentário.....

Esta sua fala traduz a idéia principal do meu texto:

"Pensamentos odiosos mesmo que não se materializem, destroem a alma, enquanto que se os melhores pensamentos não se refletirem em ações reais, de nada servirão".

Grandeza e Pequenez!..rs

Abraços querido!!
Muita Paz.
Anônimo disse…
Amigo OSÉIAS,

Obrigada pelas palavras e pela visita...

Sinta-se sempre à vontade para comentar..

Abraços!!
Muita Paz.
Anônimo disse…
Meu querido EDSON,

Não é para agradá-lo..rs.....mas o seu comentário está sem comentário....

Parabéns pela sabedoria garoto!! admiro muitíssimo você..

Amei este fragmento seu:
"Uma vida sem questionamentos não vale ser vivida...mas uma vida sem pensamentos existênciais...sem dúvidas humanísticas...sem o privilégio de não acreditar em alegorias...ah essa nem vida é! (PRA MIM!)".

Perfeito (PRA MIM)!! rs

Beijos...Ahh pra você eu posso mandar beijos!! kk
Anônimo disse…
Amigos DUDU e ED,

Fim de briga...fim de papo....e bora a fazer prevalecer a amizade sempre....

"A única maneira de se ter um amigo, é tornar-se um". (Ralph Waldo).

Abraços!!
Anônimo disse…
Amigo e Mestre LEVI,

O que posso dizer após ler este belíssimo e sensacional comentário?! Simplesmente direi, que você Mestre, disse tudo!!!

Parabéns!!

E muito obrigada por vir complementar meu texto e enriquecê-lo com este maravilhoso comentário.

Fiquei sem palavras...rs

Abraços querido!!
Muita Paz.
Anônimo disse…
Presidente ISA,

Está faltando o contador de visitas...e o contador de pessoas online neste Blog....

Vamos providenciar né genteeee....quem tiver aí no jeito, manda para nosso amigo ISA inserir no HTML.....e aproveita ISA, para mandar para o meu e-mail também, porque a Pitagórica aqui não tem este HTML também....kkkkkkkkkkkkkkk

Beijos!!
Hubner Braz disse…
Excelentissimo Edu. M,

Concerteza você conhece a famosa frase "Só sei que nada sei". o que definir disto em Marcinho e Edu. M.

Este sábio não ficou nestas palavras e disse ainda mais: “Ele supõe saber alguma coisa e não sabe, enquanto eu, se não sei, tampouco suponho saber. Parece que sou um pouco mais sábio que ele exatamente por não supor que saiba o que não sei”.

Essa declaração demonstra claramente a idéia de Sócrates de que, todo homem deve estar ciente de sua IGNORÂNCIA, para se manter de mente aberta a novos conhecimentos. Se acreditarmos que sabemos tudo, não aceitaremos opiniões e idéias novas e, portanto, ficaremos estagnados em nosso pseudoconhecimento.

A força dos discursos de Sócrates e sua presença imponente são tão nítidas que as palavras ficaram marcadas em seus discípulos. Com ele aprenderam o valor da filosofia, da amizade, do caráter e da verdade e a valorizar a essência das coisas, deixando de lado as banalidades como poder, reputação e riqueza, desenvolvendo uma postura de reflexão e liberdade de pensamentos, que busca o bem e dá acesso a felicidade e a sabedoria.

Paulinha, o que dizer de Adolf Hitler, Al Capone, Benito Mussolini, Chen Duxiu, Fidel Castro, Saddam Hussein entre outros que usaram o pensamento "inchado" para praticar o mal. "Então a pensamentos maquiavelicos e a pensamentos bondosos. E repito paulinha "Posso estar dando a impressão de querer lançar em descrédito ao pensar ou saber... Longe de mim tal atitude!"

Há, e outra coisa, as prioridades de entrar no céu ou não é relevante. Pois por enguanto não existe o inferno, o inferno é provocado na mente humana pela ausência do ceú. Como o mal é provocado pela ausência do bem.

Assim termino a minha missiva confraternais.

Hubner Braz
Hubner Braz disse…
Correção: "Então, na minha opinião, há pensamentos maquiavelicos "inchados" e pensamentos bondosos "dadivas".

PS: Obrigado Edson Moura pelo lembrete, rsrsrs. E quero acrescentar, "A Sabedoria é uma pessoa!"

Até...
Eduardo Medeiros disse…
Pauinha, claro que eu vi o pensamento do "filósofo Edu" haaaaa mas como nos lembra nuito bem o Hub,a atitude de todo nós deve ser exatamente este: "Só sei que nada sei".

Ed, tá tudo certo, meu rapaz,nada de mágoa porque eu já disse que ficar magoadinho é coisa de menininho.

Você tem o direito de comentar o que quiser, de postar o que quiser; eu, acima de tudo, sou um democrata. E repito que a minha indignação foi produzida pela forma equivocada como você nos nomeou.

Mas passou a indignação. Só lamento que você ainda não tenha aprendido como se troca ideias com quem não pensa como você.

E se eu cometi o mesmo erro que aponto em você, peço desculpas.

Caramba, Levi, você sim escreveu um comentário digno da texto da paulinha!!!!
Unknown disse…
Caramba se eu não correr vou ficar sem comentar o texto da minha cunhadinha postiça (Edson meu irmão postiço, verdadeiro e não falso)

Pensar: Este é um dos itens do "kit vida" que recebemos de Deus...Viver + Pensar + Agir = Liberdade. Esta equação nos torna semelhantes de Deus = Imago Dei.

Parabens.
J.Lima disse…
Paulinha!
Que bom ler o texto de professora!

Bastante inteligente e com citações de intelectuais!
Sem contar com a cita da frase do intelectual Edson NOREDA! (esse é bom!)Hahahahhaah

Muito legal percebi que você sendo professora com certeza tem de ler bastante e isso refletiu no seu artigo.

Continue assim e certamente vai melhorar cada vez mais!

Abraço!
Anônimo disse…
Paulinha,

Muito bom o que escreveste, confesso que muita coisa ali descrita estava dentro de mim.

Até no fato de citar a metamorfose ambulante, rsrs. Eu já usei esta música de Raul por diversas vezes, por não me sentir "finalizado", assim digamos.

Quanto ao aperfeiçoamento e agrupamento de pensamentos é fato que evoluem juntamente conosco. Isto em se falando da cultura, religião e também ciência.

Estes dias estava conversando com o Gabriel e fiz uma pergunta um tanto idiota, rsrs.

Tipo: "Se doenças, aparência e diversas características estão codificadas em nosso DNA e passam para nossos descendentes, será que o conhecimento adquirido também não poderia passar de forma codificada para um descendente e ele já nascer com aquele conhecimento e mais o que viesse a descobrir?".

Lógico que não é assim, mas foi engraçado.

Imagina como ficaria nossas cabeças sobrecarregadas de informações herdadas, rsrs.

Gostei quando disse "Hoje identifico meu pensamento como "legítimo" e "des-engaiolado".

Certo dia, dialogando com uma pessoa, colocando minhas opiniões sobre a religião, a pessoa disse:

"Você tem sua opinião, mas eu tenho a minha".

Confesso que nesta hora veio em minha mente algo que eu nunca havia pensado, eu parei e disse:

"Bom, minha opinião eu tenho certeza que é minha, eu fiz uma análise bastante detalhada de tudo isto, e estou te passando o que penso de verdade. Mas, a sua opinião é realmente sua? Será que você não está usando um opinião herdada? Herdade de teus pais, herdada da igreja que você frequenta desde criaça? Eu se fosse você, sairia daqui e reavaliaria se suas atuais convicções são de você mesmo".

Peço sua autorização para postar esse precioso pensamento filosófico em meu blog.

Um grande abraço,

Evaldo Wolkers.
Esdras Gregório disse…
Que isso Paulinha esta deixando o Edson escrever os textos em seu lugar ? isso é escrita de homem, com mentalidade de homem, com jeito de homem rsrs

Hehehe sabe o que é.. é que eu estou acostumado ler textos tão pessoais feitos com tanto coração, alegria ou desespero que um textos tão objetivo e frio como esse nem parece que nem foi você que escreveu.

Não estou dizendo de capacidade, pois você mais uma vez provou que poderia fazer com este texto o serviço “pesado”de um homem, mas sim de estilo e sensibilidade diferente, coisa que até agora somente você conseguiu com seus textos tão humanamente “trágicos” do mANAnancial
Eduardo Medeiros disse…
Evaldo,

de uma forma ou de outra, acabamos "herdando" conceitos, valores e certezas que nossos pais nos outorga.

Somente com o tempo é que você vai parar para pensar se aquela herança toda te serve ou não. Ou o que te serve e o que não serve.

Isso reflete exatamente a resposta que você deu a pessoa citada. Muitas vezes repetimos conceitos que para nós é verdade absoluta porque simplesmente nunca paramos para criticar as nossas verdades.

Gresder, seu maldito seguidor do bigodudo, você tem mesmo um olho clínico!!!! "isto é escrita de homem" haaaaa é verdade, tá parecendo mesmo um texto do filósofo Edson Noreda haaaa

Mas isso só demonstra a multifacetada inteligência da Paulinha que é capaz de escrever com a alma e com o cérebro.
Anônimo disse…
Amigo JAIR,

Cunhadinha postiça..haha...gosteii...rs

Mas agora você é quem me deu uma verdadeira aula de matemática com esta magnífica equação filosófica:

Viver + Pensar + Agir = Liberdade

Parabéns!!
E muito obrigada pelas considerações.

Abraços querido!!
Muita Paz.
Anônimo disse…
Amigo J. Lima,

Que bom que você gostou do meu texto...mas confesso que eu mesma estou surpresa com meu potencial de escrever textos filosóficos...rsrsr

Eu sempre fui uma aluna muito dedicada, e em minhas redações a menor nota sempre foi 8 (oito)...rsrs
Porque não sempre 10 (dez) né?! rs..
Confesso, que não conseguia tirar somente 10 (dez), porque a minha maior preocupação foi sempre com a escrita ortográfica...gramática....eu sempre gostei de escrever corretamente, e muitas vezes as idéias dos textos escapavam por eu ficar preocupada em corrigir palavra por palavra...acentos....se era com S ou Ç...hahahahaahah

Mas, quanto à leitura ...eu já li muitos livros na época de adolescência....e hoje leio alguns livros, mas eu vou te contar um costume, muitas vezes leio apenas 50% dos livros...kkkkkkk....pois sempre tenho que parar pra fazer algo, e eu ainda prefiro ganhar meu tempo resolvendo cálculos do que lendo livros dissertativos...rs

Mas claro, que sendo professor(a) temos que estarmos atualizados sempre, em vários flashs....rs....e com o Edson agora, ou eu leio livros ou eu leio livros....kkkkkkkkk...

Mas obrigada pelas palavras...e consideração.

Abraços.
Muita Paz.
Anônimo disse…
Amigo EVALDO,

É isto mesmo, de uma certa forma acabamos por transferir algum conhecimento ou idéia que lemos ou ouvimos, e que ficou armazenado em nosso consciente......pois é assim que funciona, não copiamos, mas transformamos idéias..

Mas feliz de nós, que aceitamos ser uma metamorfose ambulante....pois é assim que se encaminha de forma sábia o processo do PENSAR....pensar é modelar pensamentos de outros, é discenir e aplicá-los na realidade vivida....não é plagiar pensamentos alheios, mas sim utilizá-los para aprendermos impor novas idéias em cima daquelas...

Adorei seu comentário...

Obrigada pela consideração.

E quanto ao pensamento filosófico, está mais que autorizado ...pode postar lá no seu Blog.

Abraços!
Muita Paz
Anônimo disse…
Amigo GRESDERZITTO,

Fique você sabendo, que a única coisa que utilizei do Edson, foi esta frase aí dita por ele mesmo no MSN...e coitado, mal sabia ele que eu estava copiando e colando esta frase para utilizá-la mais tarde....kkkkkkkkkkk...

Eu bem que poderia abusar da bondade do coração daquele menino, para fazê-lo escrever alguma coisa para eu postar em meu nome, mas eu reconheço que sou capaz também, apesar de ter menos neurônios que vocês homens...e por isso, confesso que fui eu mesma a escritora deste artigo...rs..

Mas agora, você achava que eu ia postar um texto melancólico no meio deste batalhão de homens?! coitadinha de mim.....eu escrevi no nível de vocês....com pensamentos frios de filósofos...kkkkkkkkkkkk.....ou seja, "pensamento de homem" né Gresder...kkkk

Mas não esquenta, que na próxima postagem eu farei um texto bem emocionante, daqueles que faz qualquer um se abrir após ler....hahahahah....

Abraços....
Mas o seu comentário não tem nada de belo...kkkk

Volta aqui e comenta o texto em si, e não a autora em si....kkk
Anônimo disse…
Amigo DUZINHOoo,

Até você deixando se influenciar pelos pensamentos deste menino campineiro?!

SaRtei de banda!..kkkkkk....

Mas ainda bem, que no segundo tempo, faltando dois minutos para o Juiz apitar...você disse tudo:

"Mas isso só demonstra a multifacetada inteligência da Paulinha que é capaz de escrever com a alma e com o cérebro".

Adoreiiiiiiiiiiiiiii....hahahahah...

Assim como o Evaldo, eu peço autorização para postar este pensamento filosófico em meu blog...kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk...........(brincadeirinha).

Mas obrigada pelo elogio amigo....viu só, eu sou um "belo achado" feminino que sabe usar o cérebro....kkkkk

Abraços querido!!
Anônimo disse…
Gente cadêÊÊÊÊÊÊêê o nosso PRESIDENTE?!!

Será que ele foi abduzido ou sequestrado?!

Hahahaha...

IsaaaisinhooOOooo cadê vocêêee??
Anônimo disse…
MARCOS,

Valeu pelo aviso, mais tarde a gente passa lá para tomar uma xícara de café.....

Abraços!!
Anônimo disse…
Ana Paula

Pensar é o meu ofício natural. Não o meu ganha-pão, nem meu simples hobby, mas a razão primeira da minha existência. E a capacidade de pensar realmente é um bom referencial para se "medir" alguém, embora não seja o único. Um ótimo texto, parabéns.
-----------------------------------

Quanto aos contadores de visitas, eu passo a bola para o nosso Secretário-especial-para-assuntos-de-contadores-de-visitas-e-estatísticas-gerais, Gabriel Nagib, vulgo "Bill" (risos).
-----------------------------------

Beijos
Anônimo disse…
Apareceuuuu o Presidente ISA,

Estava sentindo sua falta amigo, achei que não ia aparecer para ler a minha singela postagem....

Mas ainda bem que você apareceu....

Realmente, o PENSAR é parte integrante do nosso ser....

Obrigada pelo comentário.

Beijos querido.
Ahh se o marcador de visitas é com o Bill....então Bill cadê você?!!! rs...
Anônimo disse…
Uééééeéé cadê o comentário do MARCOS??!!

Ele estava logo ali...vai ver que se arrependeu de promover o novo Blog dele com medo da gente passar por lá para tomar mesmo a tal xícara de café e excluiu o comentário...hahahahhahahahaahah.....

Não pensem que estou falando com meu amigo imaginário, mas o comentário do Marcos estava logo mais em cima...kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Anônimo disse…
Vou dormir depois desta!!! rs...

Beijos galeraaaaa.....Um lindo sábado ProCêis!!
Hubner Braz disse…
"Pensar e um ofício natural"...Concordo com o Isa. Mas cuidado no que esta pensando. O verdadeiro pensar, e ter o domínio do pensamento pensante para não pensar infrutificamente pensando que pensastes bem.

Bom dia a todos.
Hub.braz.
Edson Moura disse…
Só esclarecendo:

Embora muitos suspeitem de que eu tenha escrito este maravilhoso e conciso texto...devo salientar que :

Gresder...uma das coisas que te disse quando falamos ao telefone foi: "Eu me apaixonei pelo cérebro da Paulinha e não pelo corpo dela (que é um espetáculo também)

Sempre soube da capacidade dessa menina em desenvolver textos de cunho teológico ou filosófico...apenas esperava o momento de vê-los surpreendido pela capacidade intelectual desta professora.

Se tem uma linha escrita por mim neste artigo...é somente uma frase de MSN..no mais o texto certamente foi desenvolvido por ela.

Meninos..."a pior forma de se elogiar uma mulher...é compará-la com um homem".

Sei que todos são brincalhões e não perdem a chance de fazer uma piada...principalmente o Gresdinho...mas volto a dizer:

Eu não escrevi nem uma linha sequer do texto da Paulinha Socrática-Pitagórica-Platônica.rsss

O mérito é todo dela! Eta muié inteligente que eu arrumei! Que posso querer mais?!
Eduardo Medeiros disse…
Edson, com certeza não devemos comparar uma mulher com um homem, pois todos nós, homens, sabemos, que a força está com elas, já dizia em idos tempos o poeta Erasmo Carlos. rssss
Hubner Braz disse…
Eu concordo com o Noredson, nada de transexual perfeita, nos queremos a essência dos poemas, nos necessitos das mulheres autenticas... Como dizia os comercias das havaianas. "recuse imitações".

Abraços
Hubner Braz disse…
Obs: onde esta necessitos, e necessitamos.

Obrigado Gresder pela defesa posta na sala da tabula confraterna... Talvez os confraternos estejam certos... A única coisa que sei e que nada sei... Eterno aprendiz serei.

Mais uma vez... Thanks ao Gresder, Edu M. e Noedson pelo apoio e ensinamentos repassados...
Sergio disse…
Siempre me es gratificante recorrer el mundo de los blogs… y encontrar algunos como el tuyo. También tengo la esperanza que alguna vez pueda verte por el mío, que también se escribe en portugués, sería como compartir esta pasión por escribir que une a tantas personas y en tantos lugares...

Sergio
Anônimo disse…
Hubner

Acho que o seu comentário foi extremamente deselegante e infeliz. Transexuais não são "imitações de mulheres" como você disse. São pessoas que nasceram no sexo masculino mas sentem-se internamente femininas. Não há qualquer tentativa de "imitação" nisso, meu caro.
Anônimo disse…
Hola Sergio!

Es un placer tenerte en nuestro blog ..... no dude en leer y comentar ...
Estaremos encantados de conocer también su blog, después de todo, leer los pensamientos de nuevo es el curso más sabio para aprender un poco más...

Gracias por venir a ...... Los invito también a conocer mi blog personal: Manantial

Abrazos.
Mucha paz.
Anônimo disse…
Amigo ISA,

Muito significante a sua correção.


Amigo HUBNER,

Você é sempre muito bem-vindo às nossas salas....e o SABER consiste na conclusão de que só sabemos que nada sabemos!! E assim, caminharemos sempre para o caminho do APRENDER, e cada vez mais, ficaremos aptos a aprendermos novos conhecimentos.

Abraços aos dois!!
Anônimo disse…
EDSON meu amor,

Obrigada pelas palavras!!

Beijos!!
Eduardo Medeiros disse…
Aí paulinha, mandou bem no espanhol!!!!! nossa confraria a partir de hoje é internacional e bilinque haaaaa
Paulinha, também usando o Google Tradutor,até eu,kkkkkk. Abçs
Hubner Braz disse…
Descupe-me Sr. Presidente por meu comentário ser infeliz e deselegante,

Mas, este comentário vem como uma âncora para aqueles indecisos concientemente incociêncial.

É como disse uma vez ao Gress.. "Jesus é, ao mesmo tempo, inominável e Indefinível. Mas é concebível – apesar de nossa relatividade – através de uma sonda concepcional."

E são coisas que não vem acalhar na dubiedade existêncial.

Abração Excelentíssimo Isa.
Anônimo disse…
DUDUZINHO,

Mas alguém aqui pecisava manter os contatos internacionais né....pois em breve este blog estará repercutindo na mídia da blogosfera....kkkkkkkkkkkkk....e aguarde que logo mais aparecerão ingleses, alemães, japoneses...kkkkk.....já vão providenciando os cursos de vocês aí...hahahahahahah.....senão vou cobrar um alto cachê para ser a empresária e oradora do grupo....hahahahahah........
Anônimo disse…
ED,

Que tradutor menino?! Eu nem sabia que tinha tradutor de espanhol/português, para mim que tinha apenas tradutor de inglês/português...rsrs....
Anônimo disse…
Amigo ED,

Vai arregaçando as mangas aí.....e prepare os dedinhos.....porque meu posto de AUTORA está chegando ao fim.....voltando ser a CO-AUTORA...rs

Amanhã você é AUTOR heinnn.....kkkkkk

Abraços!!
Anônimo disse…
A postagem que teve mais comentários na Confraria, vai para:

EDNELSON...com 66 comentários!!!

Por isso, faltam dois comentários, tirando este, para eu ultrapassá-lo...kkkkk
Anônimo disse…
Valeu gente pela atenção e carinho, para quem quiser ler mais textos da Paulinha, visite:

www.paullinhag.blogspot.com ---->> Blog mANAncial

Beijos!!
Anônimo disse…
FIMM!!

67º COMENTÁRIOOOOO....

Levando em consideração os comentários postados em apenas 1 único texto de minha autoria.

GANHEIII!!!! kkkkkkkkkkkkkk......
Hubner Braz disse…
Vou ser o 68• completando a reciplocidade entre os confraternos...

Quem será o próximo a comentar? Estarei observando no meio desta rua, pela janela dos textos autorais dos des-gaiolados.

Thanks international
Edson Moura disse…
"69"...é legal!mas demasiado ambígüo.rsss

Vamos Ed...agora é sua vez de "mandar bala" no texto. Prometo que analisarei somente o teor escriturístico e não farei críticas descabidas. O que importa é simplesmente aceitarmos as idéias..mesmo que divergentes.

Abraços!
Anônimo disse…
70º Comentário...e ponto final!!. rs...