"Nada de postagem..apenas um desabafo"

Por: Edson Moura

Confesso que a tentação foi grande, em colocar um texto de "impacto", mas o bom senso me bateu na face e me fez rever alguns conceitos sobre o que eu mesmo me propus escrever desde o início. Muitos não querem, ou melhor, não estão preparados ainda, para verdades sobre a vida que, de forma muito agressiva...vão de encontro ao pensamento "romântico" cristão.

Deixo então apenas um desabafo, para os meninos que adotaram a Bíblia como manual de vida...esquecendo-se que se olharem pela janela de suas casas...contemplarão um mundo "pouco" (pra não dizer muito) diferente daquilo que "querem acreditar".

Não posso ser irresponsável de querer tirar-lhes a magia...mistério...assombro dos textos bíblicos em que se apegam...para conseguirem seguir em sua caminhada rumo à "cidade celestial". Não posso cometer este delito...afinal...eu demorei algum tempo para me libertar do velho paradigma, portanto, não posso querer que "eles", em tão pouco tempo, "batam asas fora da gaiola".

Eu muito me preocupo com as pessoas novas na fé, que lêem a Bíblia, mas que também lêem nossas vidas (pois tudo que escrevo, nada mais é do quê experiências vividas).

O que estão elas lendo? Integridade ou duplicidade? Discurso sobre amor e prática contrária ao amor? Palavras sobre hospitalidade e atitudes de hostilidade? Há pessoas que começam animadas na fé, mas o comportamento de alguns de nós é para elas como um alfinete espetado num balão insuflado...Ou velhos na fé, que já estão cansados de viver no mundo da "Alice no país das maravilhas", são intolerados e até considerados ateus pelos mais jovens...

Pobres meninos, não imaginam que o caminho percorrido até aqui...fora espinhento, sofrível, contraditório...mas este é o preço da liberdade....e estaria disposto a refazer o trajeto se necessário.

Quero ser justo...caminhar no mundo, carregando em meu caráter, dois atributos que faltam à maioria dos cristãos atuais....ou seja: "Justiça e Piedade"

Por isso, precisamos buscar reproduzir as qualidades de Simeão.

Anatomia do fracasso evangélico:

Vivemos um momento muito especial como evangélicos no Brasil. Os números indicam que somos um expressivo contingente populacional. Há muitos justos no Brasil, como Simeão no antigo Israel. No entanto, precisamos nos incomodar com a seguinte pergunta: se o Brasil é cada vez mais de Cristo, por que continua ele tão miserável, tão corrupto, tão injusto e tão violento? Mais que lamentar, nós temos que chorar... de vergonha, porque não temos feito nenhuma diferença neste país.

Nosso erro tem sido colocar a estética acima da ética. Os evangélicos em geral entendem que ser cristão é adorar a Deus, seja este culto movido pela razão, seja este culto regado pela emoção. Não! O prazer da adoração faz parte do ser cristão, mas se ela não fluir para a vida serão apenas barulho diante de Deus, nunca adoração. Estética (beleza, emoção, prazer, culto contagiante) sem ética é lata vazia jogada num corredor. Adoração sem virtude é tentativa de manipular magicamente a Deus, não adoração, que dê glórias vivas (e não apenas de palavras) ao Senhor de nossa peregrinação.

Por isto, nosso país vive uma crise particular de integridade, que inclui a população evangélica, que tem se esquecido de ser como Simeão (justo e piedoso). Parece que cremos na possibilidade da convivência entre a justiça e a impiedade por parte de uma mesma pessoa.

Enquanto vivemos deste modo, o Brasil será como é.



Obrigado aos confraternos pelo espaço cedido a mim.

Comentários

De fato, a soberba é a pior desgraça interior que pode acontecer a um ser humano. Se por um lado o fariseu se gloriava por não ser igual aos outros homens roubadores, injustos e adúltero, por outro, há a moçada que se jacta por não viver segunda a doutrina teológica igrejeira e pior, alcançaram um grau tão elevado de "espiritualidade" que não precisam mais nem ler a Palavra, pois são auto-suficientes quanto a qualquer assunto.A Bíblia passou a ser um mero livro que somente os idiotas acreditam.Só se esquecem que se conhecem a JESUS(se é que conhecem mesmo) foi através da mesma que agora querem jogar na lata de lixo, por acharem arcaica demais e totalmente ultrapassada, sem mais nada a ensinar alguém.Conseguiram alcançar a Síndrome de Lúcifer. Parabéns aos quem vivem nesta situação.

"Tudo sucede igualmente a todos; o mesmo sucede ao justo e ao ímpio, ao bom e ao puro, como ao impuro; assim ao que sacrifica como ao que não sacrifica; assim ao bom como ao pecador; ao que jura como ao que teme o juramento"(Ec 9:2). Alguém quer realidade mais esmagadora do que esta?

Isaías meu presidente, se não for mais permitido escrever de baseado na Bíblia(mas precisamente no espírito de Jesus segundo os Evangelhos), por favor, retire meu nome da lista, pois de fato, postarei apenas textos assim.

Abçs
Eduardo Medeiros disse…
Mano Edson, fico aqui pensando que teor deve ter esse texto que você queria publicar mas amarelou rssss

Tudo tem seu tempo. Tempo para publicar/tempo para deixar de publicar... amadurece a sua ideia, revise tudo de novo, reescreva, e então, publique, na hora certa.

Sua reflexão é por demais pertinente. Estamos em plena crise de valores. Alguns, por estarem ultrapassados, devem mesmo ser repensados; outros, tão necessários para se ter uma vida boa e justa, estão simplesmente sendo destruídos pela sociedade pós-moderna.

Vivemos em plena era da ESTÉTICA. A pobre da ÉTICA, está como uma náufraga que se debate para não morrer de vez.

JUSTIÇA E PIEDADE. Esse deve ser o alvo de quem se diz seguidor do Nazareno, pois ele pautou toda a sua breve vida nesses dois pilares.

Quanto ao cristianismo dos nossos dias, eu já disse e repito: ELE JÁ ESTÁ FALIDO! A igreja cristã como instituição, também está falida, visto que a sua meta hoje, como você bem diz, é apenas a estética e não a ética. O materialismo tomou conta da fé. A fé tornou-se apenas um meio de se conseguir o material.

Quanto a neófitos e "velhófitos" rssss o que eu poderia dizer? Bom seria que nós nos tivéssemos o amor, a devoção, o assombro dos novos, e a cabeça e a reflexão de quem já saiu da gaiola.

O ED disse uma coisa que eu gostaria de comentar:

Meu amigo, se alguém disse aqui alguma coisa que você entendeu como se nós já tivéssemos jogado a bíblia no lixo, ou você não entendeu direito ou quem disse não deveria ter dito da forma que supostamente disse.

A bíblia é e sempre será, pelo menos para mim, o livro por excelência tanto para a vida quanto para a espiritualidade. Não há livro que eu mais leia e estude. O que pode mudar é como nós lemos a bíblia.

(tinha escrito muita coisa abaixo, mas resolvi deletar, pois talvez eu trate disso na minha próxima postagem)

abraços a todos
Levi B. Santos disse…
Esse talvez seja o desabafo do Edson, mas não o do Noreda.

A indignação com os rumos do evangeliquês universal fez brotar verdades conscientes que são de todos nós, pois as portamos, mas não conseguimos sair do canto.

Mas como gostaria de apreciar o texto forte e explosivo prometido pelo Noreda ─, aquele que arrancou lágrimas dos olhos de Jair, e nos iludiu por um bom tempo, dizendo certas verdades inomináveis que residem dentro de nós. Verdades essas permeadas pela ambivalência e contradição humanas.

Mas me diga uma coisa meu caro amigo:

Será que esse gaiola vazia de supermercado do topo do texto veio parar aí por obra do acaso?

Olhando bem para essa gaiola com uma tampa aberta, fiquei a pensar com os meu botões, e a perguntar para mim mesmo: "Será que ela não está querendo simbolizar o coração saudoso e vazio de um ex-engaiolado?"(rsrsrs)


Abçs,
Levi B. Santos
Hubner Braz disse…
O que eu tenho pra falar??? Bom....

Quando o homem descobrir todos os mistérios da vida, ele ansiará pela morte, porque, também é outro mistério da vida.


Abçs fraternais


Hubner Braz
http://hubnerbraz.blogspot.com/2010/03/em-busca-de-aperfeicoa-se.html
Anônimo disse…
Querido EDSON,

Parabéns pela postagem!! Mas não vou ficar "rasgando seda" e vamos ao que interessa....hahah...

Este texto, como você já havia me dito, tem idéias semelhantes à minha nova postagem "Viva o Cristianismo da Realidade"....

No meu ponto de vista atual, mesmo não sendo evangélica, eu percebo que as igrejas estão perdendo fiéis, e o público-alvo está se extingindo das igrejas, não porque se desiludiram com Deus, ou porque a igreja não oferece aquilo que muitos necessitam....

Assimilo esta "extinção" de fiéis, pelo simples fato de que, muitos caíram na real que as igrejas são uma monotonia, e em suas pregações tentam passar uma idéia de "contos de fadas" ....

Quantas vezes vamos às igrejas e ouvimos a afirmação do pregador: "O seu milagre vai chegar hoje!"...(Deus tenha misericórdia...não duvido, mas tipo: Ele tem uma bola de cristal?!)
A fé faz a gente crer no milagre, mas com o passar do tempo...se o milagre não chega, vamos crer que estamos sendo iludidos!!

Eu vejo, que o papel de muitos pregadores é "Iludir" fiéis, para conseguir almas....muitos pensam em si próprio, e não no próximo!!

A bíblia está ali, como uma carta deixada relatando a existência de um Pai...mas qual o valor de ler esta carta, e não aplicar os ensinamentos dela no dia-a-dia?! Deus nos impulsiona, através de suas palavras, para que prestemos mais atenção à nossa volta, que estendemos as nossas mãos...que tranformemos às nossas fés em obras..

O que é adorar a Deus?! É plantar o amor que Ele nos ensina....

O que é fazer jus à palavra de Deus?! É semear o pão para aqueles que necessitam, e levar um pouco destas palavras para aqueles que vivem numa intensa "escuridão"...

Não vivo em um mundo de ilusão, acredito em Deus acima de tudo...mas o que somos aqui?! Não somos nada, se não fazemos nada....

Assim como você desabafa o seu cansaço EDSON, eu também exponho o meu cansaço....estou cansada de tentar encontrar uma igreja correta (POIS NÃO existe)...estou cansada de esperar tanto, e fazer pouco para aqueles que tanto necessitam....

Beijos!! Voltarei...

Aos irmãos da CPFG, convido-lhes a comentar minha nova postagem, obrigada!!
Eduardo Medeiros disse…
Hub, meu amigo, acho que você encerrou nossa conversa meio que bruscamente na postagem anterior. Se escrevi algo que te deixou irritado ou perplexo de como pode existir gente como eu que se diz cristão e nega o cristianismo, por favor, não me perdoe!!

Pois eu mereço mesmo ser tachado de "falso crente" e outras coisas do gênero rsssssss mas quando você me conhecer mais profundamente...humm pegou mal né?? quando você conhecer melhor o meu pensamento teológico, você vai continuar achando que eu sou herege mesmo, mas pelo menos vai ver que eu nunca diria que a bíblia é um livro cheio de mentiras.

um abraço bem dado.
Eduardo Medeiros disse…
Paulinha, plese, o que você quer dizer com "mesmo não sendo evangélica"? Quer dizer que você "é evangélica" mas não pertence a nenhuma igreja evangélica ou você realmente nunca foi membro de uma igreja?
Esdras Gregório disse…
Ed. quando o Edson fala de usar a bíblia ao invés da realidade creiom que ele esta querendo dizer que é fácil a gente argumentar com base no conhecimento seguro e fechado dos mandamentos, profecias e promessas bíblicas objetivas e absolutas, ao invés de usarmos a nossa própria realidade relativa ambígua e paradoxal que nos envolve e nos consome.
Pois uma coisa é as coisas como deveriam acontecer, outras são as coisas como elas são insofismavelmente. Não adianta a gente dizer que foi Deus que disse ou a bíblia que disse; primeiro porque muito disso não acontece mais a ninguém e segundo porque a bíblia não diz coisa alguma, pois ela não é uma entidade autônoma, e porque também Deus não disse nada, disseram em nome dele. Muitos acertaram e até mesmo os que acertaram disseram para aquele tempo.
O que nos resta fazer? Dispensar a bíblia? Não! Apenas continuá-la! Ou quem foi que disse que ela esta fechada? Qual dos apóstolos ou profetas canonizou os sessenta e seis livros?Quem foi que disse que o que seria escrito à posterior não seria mais Palavra de Deus?Alias a Palavra transcende o livro bíblia, falando diretamente ao coração de cada um com o seu entendimento próprio e individual.

Quanto aos milagres contidos na bíblia e tudo mais, não podemos saber se foram de fatos literais ou simbólicos, mas de qual quer forma eles nos falam ao coração. Se forem mitos criados isso não significa que eles mentiram, pois quando crianças nossos pais nos falam de seres imaginários para nos educar, e assim poderiam eles falar em fabulas para educar um povo, Jesus mesmo sempre lhes falou em parábolas porque eles não poderiam suportar toda verdade. A riquíssima história do rico e lazaro por exemplo, nunca aconteceu, acaso Jesus mentiu para nos ao contá-la?
Eduardo Medeiros disse…
Um certo professor de teologia chegou diante da classe para uma aula sobre bibliologia. A sua primeira atitude foi pegar uma Bíblia, jogá-la ao chão, pisá-la e depois chutá-la. Alvoroço na classe, blasfêmia das blasfêmias cometera o professor para a grande maioria dos alunos.

Logo depois, ele pediu calma à turma, tirou do bolso um CD contendo os 66 livros da bíblia e fez a mesma coisa com ele: jogou ao chão, pisou e depois chutou o CD.

A segunda atitude do professor não despertou nenhuma reprovação por parte dos alunos.
Anônimo disse…
Ed

Seja contradizendo-a, reafirmando-a, ou relendo-a, todos nós, de maneira mais ou menos explícita escrevemos com base na Bíblia. Você não é diferente nesse sentido.

Abraço.
Anônimo disse…
Edson

Não me apetece mais ser evangélico, e talvez nunca tenha me apetecido. Claro que, assim como ninguém nasce sabendo tudo, da mesma forma as igrejas institucionais são úteis/benéficas/indispensáveis para a imensa maioria daqueles que se consideram cristãos - sobretudo à parcela evangélica.

Quanto à questão estética X ética, está evidente que são os crentes que "vivem dos louvores", e não o suposto Deus-Mecenas ao qual suplicam suas dádivas dadivosas. O povo crente é movido à música, à um ambiente (sobre)carregado de emocionalismo e a expectativas de bens vindouros a médio e longo prazo.

Permanecendo nesse assunto, mais cristalino ainda é o fato de que a Igreja está inchada, doente, e não maior e mais forte. Só não enxerga e admite isto quem é ou muito ingênuo ou muito otimista ou muito canalha.

Maninho, você tem o "livre-arbítrio" (ou não, calma!!!) de postar os textos que bem entender, literalmente falando. Mas, dizendo eu, sei que falo em nome de todos os confraternos ao lhe pedir que "não meça os seus textos", diga o que tem a dizer, que seremos todos ouvidos.

Forte abraço.
Anônimo disse…
DUDUZINHO, meu querido...

Sua Fala:
O que você quer dizer com "mesmo não sendo evangélica"? Quer dizer que você "é evangélica" mas não pertence a nenhuma igreja evangélica ou você realmente nunca foi membro de uma igreja?

Minha Fala:
Eu NÃO sou evangélica, não pertenço a nenhuma igreja evangélica e não me considero mais católica.... não me batizei em nenhuma igreja evangélica....mas só um detalhe, já conheci várias igrejas evangélicas (Como:Pentecostal, C.C.B., Nazareno, etc..etc...)...Mas tudo à convites de amigos e conhecidos.....

Hoje vou de vez em quando, muito em quando (à "passeio") na igreja Nazareno, mas particularmente, resumindo NÃO SOU EVANGÉLICA e NÃO FAÇO PARTE DE NENHUMA IGREJA. A minha religião é DEUS!!

Beijosss....
P.S. Pareço uma evangélica perfeita né...ahahahahah.....mas literalmente estou 'Fora da Gaiola'...rs
Anônimo disse…
Muito boa esta estoria sua aí DU, EDU e DUDU....

Pois vemos que a bíblia se tornou um "símbolo", e mesmo quem nunca leu uma letra deste "símbolo" ainda aprendeu a respeitá-lo....

Mas olha como a ignorância ainda persistem na vida de muitos, quando muda a "capa" do "símbolo"....acaba o respeito pelo "símbolo"...INCOERÊNCIA por parte da classe não é mesmo?! ainda bem que não era a minha classe de alunos....porque claro, eu luto para abrir os olhos dos meus alunos em função de fazê-los viver melhor, num mundo que só será melhor, quando todos aceitarem a convicta idéia que também precisam melhorar...

O mundo vai começar a mudar, quando as pessoas começarem a mudar a maneira de pensar....

Beijos...
Edson Moura disse…
Ed meu irmão a quem amo de verdade!

Nunca cogitei a hipótese de descartar a Bíblia...ou jogá-la no lixo!

Apenas não a uso para sofismar ou sustentar argumentos...

Eu, por respeito...opto por não usar textos biblícos quase sempre. Foi através do que está escrito na Bíblia, que meu caráter foi moldado...que aprendi a amar...que aprendi a viver. Desculpe-me se deixei à entender que des-creio na inspiração divina, pois em algum tempo...e em todo tempo...ela sempre será um tesouro para as gerações.

Abraços mano!
Edson Moura disse…
Já está tarde...ou cedo demais, para continuar escrevendo aqui...amanhã...quer dizer hoje...responderei aos comentários com (menos) sono!

Abraços!
Marcio Alves disse…
Mano Ed.

Os seus questionamentos referente ao Edson, também são e sempre serão dirigidos a mim, pois pensamos em conjunto até chegar em um consenso, claro que é impossível ser totalmente igual, pois somos singulares, tendo pensamentos singulares, mas no cerne do pensamento teológico estamos juntos.

Portanto passo a também responder ao seu comentário:

De forma alguma jogaremos a bíblia na lata do lixo, pois ela ainda é, e sempre será um livro especial, rico em símbolos e mitos.

Quando eu digo mitos, me refiro aquelas passagens que são fabulas do povo hebreu, como por exemplo, jardim do Éden, o dilúvio e tantos outros.

Há também os relatos factuais míticos, que são historias fictícias envolvendo pessoas verdadeiras, como por exemplo Elias subindo na carruagem de fogo.
Ou seja, a bíblia é extraordinária quando é lida como livro poético, simbólico e místico, mas uma grande contradição e asneira quando no lugar do mythos se usa o logos.

Mas digo isto, me referindo não totalmente aos seus relatos históricos como os descritos das guerras envolvendo os outros povos, mas sim, os milagres e acontecimentos sobrenaturais que foram ou naturais, ou fabulas contadas e recontadas pelos hebreus.

Portanto devemos jogar no lixo a literalidade da bíblia na sua grande e esmagadora maioria, mas não o mythos simbólico mítico poético contido e expressado na mesma.

Abraços mano
Edson Moura disse…
Levi meu mestre Bronzeado...você, como sempre, desnuda o escritorfrente aos seus leitores. De fato a gailola vazia, fala muito mais q
ue todas as palavras que escrevi ou que venha a esccrever. Por isso, deixo de lado o ponderado Edson, e dou espaço às vezes...só às vezes, ao Noreda.

O ser humano precisa (mas hesita em fazê-lo) evoluir nos seus pensamentos acerca de Deus...Fé...existência e relacionamento. Longe de mim querer ensinar os "outros" como se deve pensar ou viver...mas sempre tento contribuir para que todos aprendam que ser cristão é muito mais que carregar uma Bíblia, decorar alguns versículos e defender os interesses de Deus...(como se Ele precisasse de defensores).


Somos como e seremos sempre como crianças num processo evolutivo. Em torno de um ano de idade o ser humano começa a ficar individualista (ou egoísta). A sua visível empatia e solidariedade inicial começam a ser aparentemente reduzida, podendo ser mantida em equilíbrio durante toda a vida (suponho), caso não convençam as crianças que o ser humano é mau e pecador por natureza conforme temos aprendido até agora através das religiões e filosofias moralistas. No entanto, quando essa psicologia moralista é incutida na consciência do indivíduo desde a infância, a pessoa de "anjo" (solidário) se transforma em "demônio" (egocêntrico). Contudo a vida real interior é inocente, amável e generosa por natureza, perceba atentamente através dos exemplos dos bebês. Quanto mais cedo sabermos disso, melhor para todos nós, caso seja a paz mundial que realmente almejamos!


Que tal começar a ensinar na prática tal ciência exata as "crianças"? Fazendo o contrário do que as religiões moralistas fizeram até agora? Experimente cientificamente e comprove o mundo se transformar "novamente" em um paraíso terrestre, em vez de permanecer fantasiando e teorizando intelectualmente a respeito da verdadeira natureza do ser humano.


Em torno de um ano de idade, começamos a "compreender" ou "perceber" intelectualmente (limitadamente ou superficialmente), que o sofrimento dos outros não é mais nosso. Aqui começa a sabedoria humana (intelectual), o entendimento de que nós somos individuais e não uma única realidade (a vida infinita e universal revelada na forma finita aparente). Porém, antes disso, do desenvolvimento do cérebro duplo tínhamos uma outra percepção mais abrangente (espiritual). Esta percepção natural anterior solidária, tão almejada pela religião e pela psicologia, é a nossa verdadeira percepção espiritual e original. Já a percepção posterior, a egoísta (ou egoísmo exagerado) é adquirida segundo a ilusão de nossa mente condicionada. Portanto, é uma limitada e falsa percepção da realidade infinita, eterna e profunda, com certeza!


O erro está na crença da mente universal (coletiva), ou seja, a mente coletiva condiciona cada mente individual pura que nasce. Essa compreensão liberta cada indivíduo e não perdemos mais tempo procurando a causa do erro em cada pessoa individualmente. Assim amenizamos na prática a nossa crítica ao próximo, e conseqüentemente vai surgindo naturalmente à tolerância e o perdão, e depois o amor ao próximo.

Obrigado!
Edson Moura disse…
Gresder, concordo com o seu concordância. Deixe-me só falar mais uma coisa:


Há quatro elementos que, caracterizam a leitura popular da Bíblia:
Para o povo, a Bíblia vai além do texto: é Palavra de Deus viva e atual. O povo recupera a dimensão comunitária e eclesial na leitura e aplicação da Bíblia. O povo reapropria-se da Bíblia, mistura com a vida e começa a despertar para uma consciência crítica.

Para o povo a Bíblia não é só história, é espelho da vida. O povo não pergunta primeiro pelo fato (aconteceu mesmo?), mas pelo símbolo (o que significa?), e talvez isso seja meio que auto-engano!

Abraços!
Eduardo Medeiros disse…
Edson, seu comentário para o Levi merecia ser postado como texto e não como comentário. Sua frase

"Em torno de um ano de idade o ser humano começa a ficar individualista (ou egoísta). A sua visível empatia e solidariedade inicial começam a ser aparentemente reduzida, podendo ser mantida em equilíbrio durante toda a vida (suponho), caso não convençam as crianças que o ser humano é mau e pecador por natureza..."

é uma tese por demais interessante. você disse também que estamos evoluindo e eu concordo com isso. E também creio que um dos entraves para evoluirmos para esse patamar de solidariedade universal, é o nosso passado animal, onde o instinto da sobrevivêcia pela violência era a regra.

Adquirimos a consciência, mas ainda não conseguimos nos livrar totalmente do instinto da violência. A nossa redenção, foi feita por meio da violência, visto que Jesus teve que sofrer o que sofreu para se tornar o "salvador do mundo".

Sugiro que volte ao tema posteriormente.

gosto mais quando o noreda escreve. O Edson real é mesmo o noreda.
Eduardo Medeiros disse…
Paulinha, eu poderia jurar que você era uma evangélica tradicional rss realmente, você é a única cristã entre nós, realmente, fora da gaiola!!!

Agora, você ainda não se decidiu a se membrar em uma igreja por que você ainda não visitou uma igreja batista tradicional...heeeee
Anônimo disse…
Ta certo DUDU, tinha que ter uma ovelha negra na família né....neste caso sou a ovelhinha negra da "Confraria" HAHAHAHAHAH....

Mas deixa comigo, que vou botar ordem no "barraco" RS...

Beijos...
Anônimo disse…
Engraçado, o Edinho dá réplica em todos os comentários e menos no meu......ahhhhh isso é exclusão social!!! Pareeeiiii....

kkkkkkkkkkkkkkkk....
Anônimo disse…
A tá, Paulinha, e onde vc está vendo a resposta do Edson ao meu comentário?? Magoei também. Tomara que ele não pegue a doença do... não vou nem falar...
Levi B. Santos disse…
Realmente Edson (ops Noreda), a sociedade, através do crescente fundamentalismo religioso, logo cedo trata as crianças como seres cujas emoções não merecem ser compreendidas.

Quando se percebe as suas emoções vitais e profundas, sejam elas de agressividade, sexo,ou seja lá o que for, tende-se a tratá-las como erradas e indevidas, e com freqüência se rotulam esses afetos como pecados, ou ação diabólica ou demoníaca.
E, ao invés de se aprimorar as crianças em seu desenvolvimento natural, castram ou aleijam o caráter das mesmas, reprimindo doentiamente os seus sentimentos.

A sociedade ocidental, dita cristã, não combina, ou não se coaduna com as funções criativas dos afetos estruturantes , libertadores e intensamente humanizadores do ser humano em seus primeiros anos de vida.


“A melhor maneira de se criar um covarde com aparência de corajoso, é reprimir o seu medo” (Joseph Conrad)


Abçs,

Levi B. Santos
Anônimo disse…
Amigo Isaías, vamos dar as mãos e sair pelo mundo.....você também está sendo excluído aqui nesta página, e olha que o povo nem respeita mais o Presidente!!! isso é cúmulo..."Porque nunca houve antes na estoria deste país....uma exclusão social destas".....hahahahahahhahahah...
Anônimo disse…
Deixe estar... isso é intriga da oposição... mas deixaquéto, que enquanto eles nos excluem nós saimos de mãos dadas, cada um com a sua "mensalada" na peça íntima que for mais conveniente... kkkkk
Anônimo disse…
Querido amigo, adorei o post, concordo plenamente, "a fé sem obras é morta", se a fé não estiver vocacionada para o viver (ética), será vazia, não passará de estética.
Um beijo grande.
Anônimo disse…
O DUDU está numa pressa de postar, que já deixou até o rascunho rsrsrsr...

Eu "rolo" de rir.....
Hubner Braz disse…
Meu Caro amigo e mestre Edson Moura,

O seu texto está recheado de meias verdades. Concordo com você em alguns pontos, mais em outros não. A piedade não é mais do que meia justiça.

Amigos da confraria abro um parenteses para dizer ao Eduardo, (Quero que saiba Edu, que você nunca me deixará irritado e nunca vou tachá-lo de falso crente.)

"Continuando com o comentario do post" Edson você querer generalizar tudo no seu texto referindo ao modo de adoração dos crentes, é demais, rsrsrsrs. Olha o que você diz: "Os evangélicos em GERAL entendem que ser cristão é adorar a Deus, seja este culto movido pela razão, seja este culto regado pela emoção." é estranho por demais. E nisso você cometeu um erro. Todas as pessoas tem um jeito ou modo de adorar a Deus e o Apostolo Paulo até nós ensinam como adorar em Rm 12.1.

Conheço certa parábola de um Sábio sobre algo além do que as pessoas pensam. Medite. "Um dia, disse o Olho: "Vejo além destes vales, uma montanha velada pela cerração azul. Não é bela?"
O ouvido pôs-se à escuta e, depois de ter escutado atentamente algum tempo, disse: "Mas onde há qualquer montanha? não a ouço"
Então a Mão falou: "Estou tentando em vão senti-la ou tocá-la, e não encontro montanha alguma".
E o Nariz disse: "Não há montanha alguma. Não sinto o cheiro".
Então o Olho voltou-se para outra parte, e todos começaram a conversar sobre a estranha alucinação do Olho. E dizem: "Há alguma coisa errada com o Olho"

Espero que me entenda. O Olho era o único certo, pois estava vendo além dos vales... coisa que os outros membros não conseguiam. E o nosso anseio é ir além dessa mesmice que nos rodeiam. não é meu caro mestre Edson?

Jesus diz: “Na verdade, na verdade vos digo que aquele que crê em mim também fará as obras que eu faço, e as fará maiores do que estas, porque eu vou para meu Pai.” e essa frase está no Futuro!

Aqui encerro a minha missiva com a firmeza que tenho um bom amigo que me estimula com suas mensagens, e além do mais, aprendi a amá-lo.

Abraços fraternais

Hubner Braz
Anônimo disse…
Hubner, você está me devendo um comentário!! Ou será que está zangado comigo? Está? Humpf...
Hubner Braz disse…
Excelentíssimo Senhor Isaias,

Nunca ficarei zangado contigo. O zangão que fica zunindo por ai, poderia até estar, rsrsrs.

Mais qual é o post para que eu venha comentar????
Postei algo novo no meu Blog. Ok.

Osculo santo fraternal para ti.

"De um mortal rumo a imortalidade..." Hubner Braz
http://hubnerbraz.blogspot.com/2010/03/valor.html
Anônimo disse…
Já vou lá olhar. Enquanto isso, veja o que você esceveu aqui:

http://poucoalem.blogspot.com/2010/03/errar-e-divino-negar-isto-e-humano.html#comment-7775238722486286114

Abraço.
Hubner Braz disse…
Agora que entendi Mestre Isaias, e eu comentei agorinha no post anterior da CPFG, rsrsrs.
Anônimo disse…
Comentei no teu blog agora, Hubner.

Abraço.
Anônimo disse…
Amigo HUBNER,

Saiba que todos da CPFG estão adorando sua presença aqui, que de certa forma, nos estimulam a pensar e repensar sobre nossas próprias idéias aqui postadas....e melhor que isto, não há nada mais valorizante que a troca de conhecimentos, no que implica o desenvolvimento e aprendizagem de cada um.

Abraços! Seja sempre bem-vindo.

A Paz querido!!
Edson Moura disse…
Confraternos do meu coração...isso inclui Hubner e todos os novatos.

Olhem só! São 04:00 da madrugada e cá estou eu tentando ler para posteriormente responder aos comentários dos manos!

Mas é deveras difícil pois tenho que levantar hoje às 06:00 da manhã para a labuta.

Paulinha minha flor amada, não replico você aqui, porque não paramos de conversar por outros meios...você sabe né?

Isaías meu excelentissimo Senhor...não se sinta rejeitado...despresado...preterido...e outros adjetivos que não me recordo agora devido ao sono..rsss
Sabe que te amo...e pra provar isso, vou te ligar hoje Domingo...tá bom?

Eduardo...Voltarei ao tema Freudiano...Derridiano...e por que não dizer...Agostiniano.
O Leví me fez re-apaixonar por Psicanálise...estou até pensando em porcurar um pra me tratar.RSss

Sei que você meu capitão, também é inclinado à navegar neste mar que é a mente humana...somos dois..e com o Mestre Levi...somos três.

Hubner, não estou pondo todos os crentes no mesmo saco maninho...aliás, conheço vários..e com váriados métodos adoráticios (que palavra é essa que inventei?rss). Eu apenas fiz alusão à grande maioria de Cristãos de HOJE...que não sabem na verdade, o que é adoração.

Levi...O Noreda manda abraços! Estou profundamente tentado à terminar os estudos (pois só estudei até a 7ª série)...e fazer uma faculdade de psicologia. Você é um espelho no qual eu vejo refletido um espectro do homem que anelo ser dentro em breve...não tão breve assim rss.

Seus comentários sempre me fazem pensar...e isso é maravilhoso!

Bom, amanhã, quer dizer hoje quando chegar do trabalho, vou comentar os demais...espero a compreensão de todos, pois meus filhotes também estão aqui comigo e preciso (quero) dar atenção à eles também...sem falar na mulher maravilhosa que conheci por estas bandas da Blogosfera...tenho que ter um tempiiiiiiinho pra ela também...sabe como é né?

Bijão à todos os irmãos que por aqui trafegam com seus pensamentos pensantes...né Marcio?kkkkk
Eduardo Medeiros disse…
Ô paulinha, não é ansiedade não, é que estou escrevendo aqui no computador do meu irmão e aproveitei para economizar na lan. Mas, estreia é sempre estreia né?
Marcio Alves disse…
Duzinho não vai esquecer não heim, amanhã será o seu dia de postar.
E ai, será que vem uma feijoada, ou vai fazer que nem o Edson e deixar para a próxima???

O meu estomago pensante não aguenta mais ficar comento esses montes de legumes por ai, eu quero uma comida pesada e apimentada, será que o cozinheiro pensante duzinho preparou uma comida bem pesada para os confraternos????
Eduardo Medeiros disse…
Vai ser bem leve, bem pessoal, pois vou compartilhar com vocês um pouco as minhas "lembranças da gaiola". Quer uma coisinha mais interessante? vai lá na minha sala.
Anônimo disse…
Ta certo Duzinhooo....mas olha esse Marcinho, ninguém pode com esse "menino" não!! Furacãoooooooo da Blogosfera....hahahahahahahahha