Confissões do Bill

Pessoal, farei aqui uma postagem rápida. Não esperem algo muito diferente, ou bonito, será apenas minha pequena jornada até aqui.

Aqui começa.

A anos e anos atrás, nascia em Vila Velha, no estado de Espírito Santo, no hospital Santa Mônica uma criança com nome de anjo. Gabriel.

Católica de criação, sua mãe o batizou lá. Mas não deu tempo de viver nem um cadinho na velha igreja. Aos 2 anos de idade, já era levado para o mundo evangélico.

Sua mãe se convertera a Jesus na Igreja Cristã Maranata.

E a cria foi crescendo ali dentro. Mais um nascido e criado no evangelho, ou pelo menos esperava-se que fosse.

--Espaço reservado para o salto no tempo à lá 2001 de Kubric--

O carro apertado, 1 diácono dirigindo, 3 obreiros, todos de terno, num calor infernal, correndo pela Rodovia do Sol, indo em direção a um bairro pobre. Lá ia ele prestar assitência numa igreja de periferia.

Era o momento mais empolgante de sua carreira na igreja. Finalmente era alguém especial, um obreiro, um trabalhador da obra. Era reconhecido e admirado, as pessoas lhe pediam orações, esperavam dele um exemplo.

O terrorismo psicológico era constante, a qualquer momento alguém podia ter uma "revelação" de que era sua vez de subir ao púlpito e pregar. Não é algo simples pregar alí, tem que se conhecer todo um linguajar específico, e saber interpretar a bíblia de acordo com uma cartilha extra-oficial, que eles chamam de "revelação além da letra". Logo, o medo de falar besteira era grande.

Ministrara algumas vezes o período de louvor, mas a execução deste momento importante do culto (que durava 15 minutos), devia ser feito de forma militar, e cada segundo, cada passo, cada fala, cada respiração era cronometrada e medida. Olhares de desaprovação eram dados em caso de movimentos imprevistos.

As pessoas lhe pediam oração, que eram feitas acopanhadas do diácono, e sempre seguidas da pergunta fatal: Teve algum don? (alguma revelação divina instantânea, qualquer coisa que tenha visto, não há uma definição exata).

Mas ele não suportaria isso por muito tempo. Desistira e voltara a ser apenas um membro de banco. Ouviria ainda mais vezes revelações de que Deus estava lhe dando uma última chance para voltar ao batente, mas ele não conseguia. Não tinha a estrutura espiritual dos outros para suportar aquela pressão. Era mais um derrotado, deixado de lado por Deus.

--Neste momento, a tela fica preta, e aparece um relógio marcando 09:30--
--Um grande auditório, cercado de árvores, com mais de 2 mil pessoas e um preletor à frente. Um clima agradável, e todo mundo bem vestido e sentados de maneira ordeira e comportada--

Lá estava ele, ouviu várias mensagens durante o sábado, e agora no domingo outra se iniciava. Não sabia se era só ele, mas estava impressionado pela falta de nexo do que havia ouvido. Não fazia sentido sob nenhum prisma, e eram provavelmente as mensagens mais vazia que já ouvira. Elas não lhe alimentavam como antes (já estivera ali antes), mas pensando bem, esta era a primeira vez que ele as ouvia atentamente. Provavelmente ele não havia ainda atingido o tal nível espiritual que lhe impedira de continuar como obreiro, e era melhor aceitar o que ouvia.

Olhava para os lados e via boa parte das pessoas cochilando. Alguns balançavam a cabeça como vaquinhas de presépio. Mas ninguém, disso ele tinha certeza, entendia nada.

Mesmo assim, ele pensava consigo mesmo: Que privilegiado que sou, praticamente nasci nesta obra, e conheço a Verdade. Não quero imaginar como seria se fosse diferente.

Mas algo lhe chamou a atenção naquela mensagem. O preletor começava a falar de alguma outra pessoa, que havia abandonado a igreja e estava se tornando contra ela, caluniando-a. Lágrimas vinham aos olhos do homem, que falava apaixonadamente. Era de dar pena.

--A tela apaga. 01:00am--
--Um quarto escuro, o brilho do monitor só deixa a face aparecer--

Ele precisava saber quem era esse miserável que ofendia a Grande Obra, aquela que lhe dera tanta segurança e certeza da Vida Eterna. Encontrou-o, e leu seus artigos. Justificou-os, encontrou saídas lógicas, negou-os até onde pôde*

Algum tempo depois, viu no youtube um homem barbudo, com anel no dedo, cara de maluco. Por algum motivo, resolveu ver o quê aquele homem tinha a dizer. Descobriu que ele tinha um site.

Seu mundo disabou.

Nada mais fazia sentido, tudo era relativo, tudo era falso, o quê era falso? O quê era pecado? Posso fazer isso?  Deus me ama mesmo assim? Sou menor por não ser tão bom quanto aqueles outros da minha igreja? O quê é igreja? Poderei ser pastor? O quê é ser pastor? São todos pastores? Por quê me enganaram por tanto tempo? Por quê me enganei? Por quê estou enganando as pessoas?

--Aqui entra um salto quântico, atemporal, sem nexo e provavelmente desnecessário--

E aqui estou eu. Pulei muitas partes dessa minha caminhada, muitas coisas aconteceram que não relatei, mas por hora é só o que tenho.

Abraços fraternais, em Cristo.

*dissonância cognitiva, para os entendidos

Comentários

Anônimo disse…
Serei o primeiro a comentar, que privilegiado ser eu sou, rsrs.

Bill, bela história.

Pena que não é única.

Esta história se repete a cada dia, lendo teu texto passo a crer que a "igreja" está fazendo seu trabalho, de certa forma está anunciando o Evangelho, como assim? Sem ela, a "igreja", a gente não tinha conhecido a Verdade.
Sim, parece-me que encontramos a Verdade através do engano.

Você conhece minha história, e agradeço por ter me apresentado o barbudo que outrora eu já conhecia, porém, estava precisando viajar em suas idéias.

Estou com sono, estou cansado, amanhã ainda é sexta.

Para os amigos da confraria, deixo o link de minha história (também com saltos, rsrs).

http://evaldocristao.blogspot.com/2009/06/experiencia-pessoal-nesta-caminhada.html

Abraços.

Evaldo Wolkers.
Anônimo disse…
Grande Bill

Legal a sua história, com requintes de filme de ficção científica e tudo,hehe.

É um pouco diferente das demais, pois você foi criado numa seita, assim como eu, o que sempre traz peculiaridads além das encontradas nas igrejas propriamente ditas.

Em comum é que você é mais um que não tem estômago para aguentar a farsa vivida pelos evangélicos com cargo nas suas respectivas denominações.

Um abraço.
Eduardo Medeiros disse…
Parece que todos nós estamos descaminhados do mesmo caminho que de maneira nenhuma é o Caminho. Sua história Bill, também é minha.

Quem está errado? Nós ou a igreja? Será que somos individuos tão pretensamente autônomos que não suportamos a autoridade eclesial? Será que somos apóstatas que não mais suportamos a "sã doutrina"? Será que queremos desmoralizar o Cristianismo?

Ponho as questões na mesa e respondo por mim:

Quem está errado?

Nem eu nem "eles". O que acontece é que o Evangelho pregado hoje não me diz mais nada. Esse deus cristão para mim, conforme é hoje pregado, é um deus que não responde mais às indagações do homem do século 21 que pensa só um pouquinho e que não está só interessado em bençãos. Mas é essa a mensagem que "eles" tem para oferecer. E a sua aceitação é grande pela massa que só tem em deus alguém que resolve problemas financeiros. Então, "eles" estão "certos": oferecem o produto que o mercado religioso evangélico quer consumir.

Somos pretensamente autônomos?

Sim, sou. Tenho a pretensão de dizer que o esquema não me interessa mais. Que a religiosidade evangélica para mim, é rala, sem consistência, sem transcendência. Sim, não suporto a "autoridade" dos pastores atuais (com algumas exceções), que usam a tal autoridade em proveito próprio, dos seus próprios planos de poder.

E a sã doutrina?

Ora, uma pessoa doutrinada é uma pessoa que não consegue pensar para além dos conteúdos da sua doutrinação. Doutrina está em oposição à liberdade. Não que toda doutrina seja ruim, mas como ela está posta hoje na igreja evangélica, ela é ruim, pois apenas formam pessoas que só dizem "sim".

Queremos desmoralizar o Cristianismo?

Ora, seremos nós que iremos desmoralizar uma religião que está sendo desmoralizada há praticamente 2000 anos? Onde está o "cristianismo' no Cristo? Cristo é um termo grego que se reporta a um termo judaico: messias. Logo, Jesus Cristo é Yoshua Messiah. Jesus Messias. Ou seja, até o título do nosso mestre é judaico e não um termo criado pelo "cristianismo".

Fazemos parte de uma religião que não foi fundada nem criada pelo homem que temos como filho de Deus.

Alguém aí tem algo a dizer? claro que tem...
Unknown disse…
Amigos,

O Evaldo foi da mesma igreja que eu, e conhece bem os ensinos lá pregados. Ele foi mais à frente do quê eu, indo mais a fundo nos porões da religiosidade farisaica. Ele, como ningúem, sabe que é preciso ter estômago para aguentar certas coisas, principalmente para os homens (visto que mulher tem um papel secundário nessa seita).

Isaias, eu tentei aguentar, mas não queria mais me alimentar de tanto lixo. Há quem aguente, ou que consiga ir lá e seguir o Evangelho apesar dela (conheço muita gente boa de Deus assim, que permanece por questões de tradição). Mas para mim não dava, não seria coerente comigo mesmo, nem com Deus.

Eduardo, curiosamente esta pergunta me é feita com regularidade: Quer dizer que você está certo e a igreja toda errada? Tenho que sempre tentar iluminar as mentes deles com a história de Lutero (que é um dos poucos que conhecem), e de como na religião não existem certos nem errados, e sim SINCEROS de coração e seguidores de Cristo, ou simples religiosos ritualísticos.

Concordo contigo. Começaram a avacalhar com a mensagem de Cristo logo lá em Atos (embora lá ainda havia algo de muito puro), mas a coisa desandou mesmo com Constantino e a nova "Religião Oficial do Império", que forçou um novo deus, uma nova religião, goela abaixo de todo mundo. Por isso Jesus se tornou mais um deus no panteão universal para tanta gente, e ainda hoje tem gente que se surpreende quando encontra o Verdadeiro.

Como você disse, Jesus não fundou o Cristianismo. Jesus estabeleceu-se como a Rocha, a pedra fundamental da vida de cada ser humano, ou pelo menos deveria ter sido assim.

Minha percepção de como minha religião era vã veio da leitura de biografias de gente como Gandhi, Sadhu Sundar Singh, São Francisco de Assis, Madre Tereza e tantos mais. Eles me viram enxergar como eu só conhecia a Jesus de falar.
Levi B. Santos disse…
Prezado Gabriel Nagib


As nossas histórias são parecidas, e não poderiam ser diferentes, haja vista que o sistema religioso em que fomos forjados, e não a Religião, tem um mesmo fundo patológico, isto é, uma mesma causa indutora de neurose obsessiva, que inocentementemente antes compreendíamos como manifestação divina, para fazer face ao nosso conflito existencial.

Na verdade, hoje, nos encontramos despertos, para ver que essas "arapucas religiosas" não passam de uma forma potente e moderna de idolatria coletiva, onde o que mais encontramos é o culto ao poder,ao sucesso e às autoridades mercantis.

E a manada batendo palmas para os Macedos,os RR, os Waldomiros, os Felicianos da vida, pensando que estão aplaudindo Jesus. É de doer o coração...

Que as nossas histórias juntas, um dia, possam servir para desmascarar esses mercadores e estelionatários da fé que como praga, vem tomando conta do nosso país de ponta a ponta.



Abçs,

Levi B. Santos
Anônimo disse…
O que este martins111 quer dizer?

Colou dois textos de alerta para quem? Israel?

Querido Martins, não percebeste que as profecias ditas por Ezequiel e Amós já se cumpriram? Não percebeu também que ela se cumpre a cada dia?

Atalaia = Vigia/Guarda.
Tocar a trombeta = Alerta de guerra.

Por quantas vezes Israel já passou por isto? Consegues contar?

Oh, realmente estou morrendo de meda do inimigo, inimigo? O "deus" dos judeus? O Ser malvado?

Não, não tenho medo, Jesus mostrou para nós que este "deus" malvado era coisa da cabeça dos judeus. Ele mostrou a real identidade de Deus, sim, o Verdadeiro Deus encarnado Nele.

E que tal Jeremias 7 que é o padrão do meio "evangélico" atual.

Paz, fé e esperança em Deus.

Evaldo Wolkers.
Hubner Braz disse…
Mestre Bill, ficarei honrado em comentar sobre a sua postagem... sei que tem alguns confraternos ansiosos pela minha explanação exegetica. rsrsrs.

Mas quero dizer que as confissões digitadas pelos próprios dedos das suas mãos, tem uns pontos de verdade com a seita que seguiste, mais apenas alguns pontos de grande relevância.

Não dá para aceitar que a religião seja o ópio do povo como disse Karl Marx, pois, não a vemos como adormecedora da capacidade crítica das pessoas. Hoje por exemplo, a maior fonte de alienação é a mídia televisiva, a qual retira dos telespectadores menos esclarecidos o direito da livre escolha, Marx teria que repensar o que disse para adequá-lo aos nossos dias.

À medida que o homem se emaranha na correria do mundo pós-moderno uma saída inteligente parece estar sendo buscar um lugar para desenvolver a espiritualidade.

Este homeu de barba, anel no dedo e cara de maluco agredita que os Gays nasce assim, porque está no DNA, na genetica. Se fosse assim você concordaria comigo que Deus não criaria Adão e Eva, e sim criaria Adão e Ivo.

A religião sendo uma crença em um poder sobrenatural, não pode ser colecionada, sendo a afirmação de George Bernard equivocada ou própria de sua experiência religiosa, pois, acreditar em todas as religiões é não ter criticidade, poder de escolha. Poderíamos porventura ser cristãos e satanistas ao mesmo tempo?

A religião é uma crença pessoal e coletiva, validada apenas pela experiência. Por isso quem vive a experiência religiosa, como cura espiritual defende sua crença até a morte. Quem não lembra do ocorrido com os cristãos da igreja primitiva, estes que não negaram a fé diante da morte.

Quando Albert Einstein comenta que a ciência sem a religião é manca e a religião sem a ciência é cega, está apenas confirmando que ambas precisam andar juntas. O homem não pode perder a noção de que é um ser criativo, no entanto tem que considerar seu limite, pois ao criar é necessário que reflita sobre os impactos de sua criação.

Toda criação humana traz benefícios e malefícios, citamos a invenção do avião que serve como meio de transporte, mas também como arma de guerra, o mesmo acontece com o carro, com a Aids e o Ebola... etc...

Quando a religião reconhece a importância da ciência e vice-versa, os envolvidos não correm os riscos de alienação.

Tanto cientistas quanto religiosos podem ser vítimas da alienação, basta que sejam cegos, defendendo apenas sua maneira de pensar. Assim como o religioso precisa dos remédios naturais da ciência, o cientista precisa dos remédios espirituais da religião para não transformar-se em PHDeus.

Portanto é de suma importância que o homem ao discordar das concepções religiosas de seu próximo, o faça com sabedoria, reconhecendo que vivemos em um mundo marcado pela diversidade, e eu sei que os confraternos fazem concepções com sabiência. Para começar não somos todos parecidos, não gostamos das mesmas coisas. Cada indivíduo tem liberdade para realizar suas escolhas.

É claro que a escolha religiosa de alguém deve levar em consideração o princípio da solidariedade humana, do respeito mútuo, da tolerância recíproca e da sustentabilidade ambiental, para que seja considerada como uma escolha humanizada.

O amado Tiago irmão de Jesus escreve no seu livro Cap.1 Vers.16 e diz "Se alguém supõe ser religioso, deixando de refrear a sua língua, antes enganando o próprio coração, a sua religião é vã. A religião pura e sem mácula, para com o nosso Deus e Pai, é esta: visitar os órfãos e as viúvas em suas tribulações, e guardar a si mesmo, para não contaminar-se com o mundo.

Portando o importante é ter a experiência e a exegese. E isso posso afirmar que tenho! Não estenderei o meu comentario para não tomar todo o espaço dos meus companheiros confraternos, mas sei que o Marcinho, o Ed, o Dudu, o Isa, o Levi e o Eval estão coçando os dedinhos para criticar o meu comentario. rsrsrs.

Abraços e a Paz.
Hubner Braz
http://hubnerbraz.blogspot.com/
Unknown disse…
Levi, os homem batem palmas até para o diabo, se este lhes aparecer vestido de palhaço. Basta que lhes ofereça o quê querem ouvir, ou alguns minutos de entretenimento.

Hubner, não me chame de Mestre, sou apenas alguém que tem muito a aprender ainda! Vejo que dessa vez você está mais elaborativo, criando textos mais consisos, elegantes.

Quanto à religião ser o ópio do povo, escreverei algo sobre isso, e começo a concordar com essa frase.
Anônimo disse…
Hubner, não seja presunçoso.

Na realidade você construiu o texto já com intenção e desejo de nossa refutação.

Sobre Deus criar Adão e Eva e não Adão e Ivo, esta é velha, virou até musiquinha "cospil".

Não creio na interpretação literal do Gênesis porque o homem sempre vai querer explicar a história destacando quem? O homem.

Claro que Adão e Eva deveriam aparecer no livro diferente da forma da criaçao (evolução?) de um leão, urso ou chimpanzé.

Podem não existir pessoas "cristãs satanistas", mas Jesus já foi chamado de "Deus à serviço de Satan". E eu hoje já fui chamado de Ateu, Deísta e satanista pela mesma pessoa.

Se eu posso ser deísta/satanista/ateu, porque não pode exitir um cristão satanista?

Pronto, meu dedinho parou de coçar, rsrs.

Graça e Paz.

Evaldo Wolkers.
Marcio Alves disse…
Mano Bill

Tua experiencia de vida, revela a nossa, não sendo a mesma mesmo sendo.

Não sei bem ainda, mas talvez quando for minha vez de postar, eu escreva também sobre minha historia. Eu disse não saber, pois serei o penúltimo, sendo assim, como tanto você, Duzinho e o Levi, como outros (ou todos?) escreveram e escreverão também suas experiencias, sendo diferenciado pelos detalhes, mas no todo muito idênticas, quando for a minha vez, já estaremos de certa maneira fardos de tantas historias.

Mas como disse...não sei se sei não sabendo se escreverei. rsrsrsrs

Abraços
Marcio Alves disse…
Hubner

Belo comentário, percebo que você resolveu ouvir o meu conselho.... esta evoluindo muito rapidamente......

Mas ainda sim, dá para discordar, mas agora não, talvez um outro dia quem sabe....é que eu tenho muitas outras salas do pensamento para comentar (quem pensa ser espertinho em somente comentar aqui neste blog, para resumidamente não ter que comentar nos demais blogs da confraria, ledo engano, pois ainda os blogs individuais conta e muito) e quero evitar a fadiga. rsrsrsrs

Abraços
Eduardo Medeiros disse…
Amigo Martins, sinceramente, não entendi o que você quis dizer.

HUB, belo comentário. Quero comentar:

"pois, acreditar em todas as religiões é não ter criticidade, poder de escolha."

Ora, se eu posso escolher aceitar todas as religiões como atitudes válidas para o encontro do homem com deus(como eu aceito),como isso poderia se uma atitude sem crítica? A crítica está justamente na negação de que somente uma religião é a verdadeira e absoluta.


"A religião é uma crença pessoal e coletiva, validada apenas pela experiência."

Essa sua frase, creio, valida o que eu disse antes. É exatamente por eu saber que a religião é uma atitude pessoal e subjetiva, é que creio que todas elas são caminhos válidos para deus dentro das suas especificidades que a cada um toca em sua subjetividade.

Até mesmo o cristianismo conservador e fundamentalista que dá sentido à sua(HUB) existência.

Agora, meu amigo, pára com essa besteira de que deus criou adão e eva e não adão e ivo. Você é muito inteligente para usar tal argumento.

abraços
Anônimo disse…
Querido amigo GABRIEL,

Parabéns pela postagem!!

É muito interessante que você também tem decidido trocar experiências da sua vida para com os leitores. Creio que esta é uma das mais interessantes formas de aprendermos mais, e estendermos ainda mais os nossos conhecimentos sobre a vida em que vivenciamos hoje.

Muita paz no seu coração!!
Não comentei o texto em si, e demorei a comentar pela falta de tempo...peço desculpas.

Beijos!!
Anônimo disse…
Abraços aos confraternos!!

Muita paz "ProCêis" turma...rs..
Anônimo disse…
Hubner, seu "maldito" fundamentalista que nós estamos aprendendo a amar!!!

Já que é para baixar o nível (risos), recomendo que você leia
Gênesis 1:27 e me explique o que "Deus" quis dizer com "E criou Deus o homem à sua imagem: à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou" sendo que teria sido somente em Gênesis 2:18 que Deus criaria a mulher...

Seguindo a sua linha de "bibliocínio" (essa é nova, gostaram??) ou seja, levando a Bíblia aos pé da letra, Deus realmente não teria criado "Adão e Ivo" e sim Adão-Eva, uma criatura hermafrodita, o que talvez explique a inegável dualidade presente em todos os seres humanos referente a homens terem seu "lado feminino" bem como as mulheres terem o seu "lado masculino".

Estarei aguardando as suas explicações...
Levi B. Santos disse…
Não adianta mexer em questões de Fé, meu caro Isaias. É perigoso! (rsrsrs)


Acreditar que existiram Adão, Eva e uma serpente como seres, só pode ser compreendido por um ato de fé. E FÉ é FÉ, como diz Eduardo. O que se crer por fé não se pode questionar. Então, quando o fundamentalista faz uma afirmação de fé, dizendo "A BÍBLIA DIZ...", fica difícil para a gente dialogar com ele, porque a fé não combina com questionamentos.

Bem sabemos que o Gênesis existente na Judaísmo, no Cristianismo e no Islamismo, nos traz muito elementos para entendermos a nossa própria natureza, desde que se considere que a Criação, a Queda e a Regeneração do homem foram mitos e não acontecimentos reais.

E por mito, aqui não devemos entendê-lo como ficção ou mentira, mas sim como um mundo de imagens que falam de nós mesmos.

Os Upanixades na Índia, nove séculos antes de Cristo diziam: "O Céu e o Inferno estão dentro da gente. Todos os deuses, todos os céus, todos os mundos estão dentro de nós.

Jesus, assim como os Upanixades considerava que "O Reino de Deus estava dentro de nós".

Aos que diziam a "Bíblia diz...", Jesus respondia com um "EU PORÉM VOS DIGO...".

Aos que dizem que Adão, Eva e a serpente existiram como seres, eu repondo com um: "Eu porém vos digo que tudo não passa de uma história mítica".


Quem lê, entenda...

Abçs,

Levi B. Santos
Anônimo disse…
Mais uma vez você está certo, Mestre Levi.

É que tenho o hábito/defeito/vício/qualidade de, por vezes, combater os meus queridos adversários utilizando as mesmas armas que eles. Afinal, se elas teoricamente servem para me atacar, também deveriam servir para atacá-los.

Abraços.
Unknown disse…
Prezado Irmão Bill;

A cada texto publicado pelos confraternos, só evidenciam o fracasso de sistema ultrapassado que ao invéz de libertar oprime, que deveria ter a palavra para a cura interior, tem uma palavra dura e fria de sentimentos que mata ao invéz de dar vida.

Esta é a grande razão para estarmos aqui todos nós cansamos do ditâmes e doutrinas de um regime prisional e hoje nossos questionamentos e pensamentos nos levaram a liberdade e hoje Deus é nosso amigo de verdade.

Amigo martins111, perceba que não tememos mais ameaças, pois Deus não nos ameaça, aliaz nunca ameaçou, pois ja se tornou nosso amigo. Permita-me uma sugestão caro amigo não perca seu tempo procurando bases biblicas para sustentar suas ideias é no minimo covardia ou coisa de quem não tem opinião própria. Aqui todos tem sua própria opinião e será respeitado por isto. Agora faço uso da frase do nosso Capitão Eduardo. "Não gostamos de comida enlatada".

Te convido meu amigo a ser livre para pensar, livre para adorar, livre porque Deus nos fez livres.
Eduardo Medeiros disse…
ISA,

primeiramente, gostei muito da nova cara do blog. As imagens dos pássaros voando é muito bonita e significativa.

Eu não gosto mesmo da discutir a fé de ninguém, visto que eu respeito todas elas: do cristão ao mulçumano. Porque se alguém crê que o sangue de um homem morto numa cruz a 2000 anos pode purificar pecados, isso é fé. Se alguém crê que Maomé é O Profeta de Alah, isso é fé.

Mas quando os que tem fé dispõe-se a discutir a própria fé, então eu discuto. Visto que eu também tenho a minha fé e o outro concordou na discussão. E para ouvir alguém criticar a sua fé é preciso antes de tudo, estar seguro no que se crê e ter não tolêrancia com o outro, mas sim, abertura para o diferente. Sem isso, não pode haver diálogo.

Estou coçando os dedos para responder a pergunta que você fez ao HUB, mas vou esperar ele te responder primeiro.

Ser hermafrodita? Essa eu nunca tinha ouvido falar. Revelação!!! rssss
Anônimo disse…
Adoreiiiiiiii este template Isa....

Agora você caprichou garoto...rs...

Beijos!!
Anônimo disse…
Valeu gente, agora que to vendo que vocês gostaram, aí vai uma dica muito quente (desculpa a intromissão em seu post, Billzinho):

* acessem : http://draft.blogger.com/home

* cliquem em Layout>> e em "Designer do modelo" (do lado direito, em cima)

então vai aparecer uma página com alguns modelos novos do próprio Blogger em que é possível escolher a quantidade de colunas do template, a imagem de fundo (como a dos passarinhos aqui) e muito mais. Muito massaaa!!!

Tchau.
Hubner Braz disse…
Excelso Isaias, Gostaria de ouvir o nosso amigo Eduardo M. explicando este enredo "criacionista"...rsrsrs. Mas...

...Explicarei a minha "reflexão filosofica" de Gênesis 1:27, no que o "escritor" e não "Deus", quis dizer: "E criou Deus o homem à sua imagem: à imagem de Deus o criou; "homem e mulher os criou".

Esse homem de que fala Gn 1.26-27, não é uma pessoa em particular, pois a continuação do texto fala que eles dominem. Assim, estamos diante da criação da humanidade e o domínio do universo não é dado a uma pessoa, mas a comunidade dos homens.

Em alguns casos, inclusive, as versões bíblicas parecem não concordar quando se deve traduzir Adão e quando se deve traduzir homem para o termo adam. Uma comparação entre as versões Corrigida e Atualizada em Gênesis 2.19-23 mostra esta dificuldade. Esta diferença se dá pelo fato de não haver letras maiúsculas no hebraico para distinguir uma forma da outra. Mas há um outro fator fundamental. Para o leitor antigo, a questão da historicidade do personagem bíblico era irrelevante.

Assim, vemos que na primeira parte é Adão mesmo já na segunda parte a palavra hebraico "adam" significa “homem, ser humano”, Na realidade, o termo hebraico é coletivo e designa mais “humanidade”. Na seguência "mulher" os criou - em hebraico "adamah" significa mulher. Para alguns teólogos, como Karl Barth, tal explicação de Gn 1.27b, de uma humanidade formada por dois sexos, é apresentada por Deus "quase à maneira de definição".

Isso exemplifica a criação de Deus referente a humanidade neste periodo e também explica de onde Caim conseguiu a sua esposa".
Já Eva vem do Hb.Hawwa, “vida” ou "Mãe de todos".

Logicamente, há uma intenção para que o texto bíblico aprofunde-se em tais minúcias. É a de apresentar como o universo criado deveria ser administrado: através da convivência de seres que se completam e se amam. Ou seja, esse ser plural só poderia exercer o domínio através da comunidade, completando-se como homem e mulher.

Entendo que qualquer discussão que busque estabelecer a historicidade de Adão ou da criação afasta de nós o foco principal da instrução dada no texto. Não é dizer que não são fatos históricos, mas é dizer que estamos traindo o texto ao nos atermos em estabelecer as verdades históricas, como se a Bíblia só fosse aceita como Palavra de Deus se todos os fatos ali registrados tivessem que ser comprovados historicamente. Se a ciência quer provar o contrário, em nada fere o ensino bíblico.

Eu tenho mais opiniões acerca do primeiro capitulo de genesis, mais vou deixar para a próxima. São reflexões minhas e sei que alguns não concordariam... só um exemplo básico... "Na minha opinião, Por 5 vezes o mundo já foi destruido, e estamos vivevendo a 6 criação... para se entender melhor, podemos ver que a terra era sem forma e vazia e o Espirito do Senhor pairava... Ou seja, não existe tempo estabelecido. Estamos caminhando para a setima geração a "Perfeita" onde não haverá sete coisas que existe atualmente na terra. Termino por aqui... não quero prolongar esse assunto.

Abraços fraternos amigo Isaias.

Hubner Braz
João Luz disse…
Querido Isaías Medeiros,

Também não me conformo em cantar mais (pensar) dentro da gaiola. Graças a Deus já escapei dela já faz um tempo. Fiquei lisonjeado por suas palavras deixadas em minha página, e vim retribuir sua generosidade.
É muito bom saber que existem mais parceiros pensando fora da gaiola.
Também sou a favor da "teologia da vida"

Que Deus enriqueça seu coração em Cristo,

João
Anônimo disse…
Hubner

Ô, Hubner, eu tô rindo até agora com o teu "Excelso"!! Não exagera, amigo, sou só um punhado de barro igual a ti (ai, que cheiro de falsa modéstia - kkkkk).

Então quer dizer que antes de Adão e de Eva houve outros seres humanos?? - Chamou, Darwin?? - Já vou! Parece que temos um espécime evoluindo por aqui, hehe!

Todo caso eu também estou ansioso pela explicação sapiente - e tomara que também engraçada - do meu - do nosso - primo Edu.

Abração, Hubner.
Anônimo disse…
João Ferreira

Olá, João, é um prazer ter você aqui com a gente. Percebi em seu blog que você também é um "pensador fora da gaiola". Fica à vontade entre nós.

Abraço.
Hubner Braz disse…
Isaias, amei a sua ultima postagem no seu Blog, logo, logo comentarei...

Agora mudando de assunto, parece que ficou surpreso com as minhas "Reflexões Filosoficas", mais só são reflexões.

Abraços amigo
Anônimo disse…
Legal, então vou esperar o teu comentário, Hub.

Não que eu tenha ficadoo surpreso, porque eu acredito na tua capacidade, mas é que uma coisa puxa outra...

abraço.
Eduardo Medeiros disse…
Meus manos e mana, estou com uma restrição financeira muito grande nesse final de mês, por isso, não vai dar, por hora, para trocar ideias mais aprofundadas sobre o tema.

Devo estar comprando um PC novo por esses dias, e quando ele chegar, eu volto com carga máxima.

Esperaaaaaaa!!! rsss
Anônimo disse…
Volta logo, carioca da gema!
Anônimo disse…
DUDUZINHO fala assim:

"Vou comprar um ixxxxxxxxqueiro na exxxxxxquina da exxxxxxcola"...

Cariocaaaa...cariocaaaa....hahah......
Anônimo disse…
Mas bah! O Edu é o único carioca-não-folgado que eu conheço! Sabem que dizer "carioca folgado" é considerado um pleonasmo inaceitável pela gramática da língua portuguesa, não sabem?

Risos.
Eduardo Medeiros disse…
Até que eu sei ser folgadinho quando quero heee....
Anônimo disse…
Sei... mas que é verdade o que eu disse, isso é, né?